domingo, 7 de novembro de 2010

PURGATÓRIO I


Texto do Catecismo da Igreja Católica, Art. 12:

1030. Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.




1031. A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados.

A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da Igreja fala de um fogo purificador:
'No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,32).
 
Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro' (São Gregório Magno, Dial. 4,39)".








Comentários:

Uma vez, vi uma pregação de um frade que dizia que o Purgatório é como uma ante sala do céu, um lugar de espera. Quem está lá sabe que irá ver a Deus, mas por conta das consequências dos seus pecados, que exigem reparação,( pois tudo o que fazemos de errado um dia volta para a gente), é preciso esperar, se purificar, libertasse de tudo o que o prende a terra, cada mancha de pecado e falta.

Para nós não é preciso reencarnar para se alcançar a perfeição, pois o único perfeito se sacrificou por nós, e através de sua vida santa, é que somos salvos e justificados.

Eu imagino que, mesmo que eu reencarnasse milhões de vezes, nunca iria chegar à perfeição. Faz parte de mim ter erros.

Somente Deus é quem realmente pode me fazer pefeito e me confirmar em sua graça para que nunca mais eu cometa erro algum.

É como disse  São João, no Apocalipse, receberemos um novo nome, uma nova vida.  E isso só Deus pode fazer, por isso, para mim, a teoria da Reencarnação não tem sentido, pois minha vida é Cristo e meu morrer também será Ele, (assim espero estar em sua graça e o peço).

Acreditar numa segunda vida na terra é negar o amor de Deus, é o desejo escondido do homem de na verdade continuar aqui, preso a esse mundo, como se aqui fosse a felicidade plena e esquecendo que  esta vida é só um sinal, uma pálida imagem do que é a felicidade em Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário