segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TV GLOBO - FANTASTICO - MUSEU DAS ALMAS DO PURGATORIO - PARTE 2





Esta é a parte2 do documentário sobre o Museu das almas do Purgatório.

É importante perceber a diferença de opinião entre os padres sobre a veracidade das relíquias, isso não é obrigação para nenhum católico acreditar. Deve-se acreditar no Purgatório por ser uma fé da nossa Igreja. Não precisamos de provas para crer nisso. São interessantes as histórias, mas se são verdadeiras é sempre uma questão muito mais de cada um tirar suas próprias conclusões, e como disse o padre exorcista no final da reportagem ainda existe a possibilidade de haver alguma manifestação demoníaca entre elas.

O fogo que existe no purgatório é uma imagem de purificação, pois o ouro é provado pelo fogo, no entanto como é lá, o que existe de fato são coisas que não nos cabe saber e só pertence a Deus.

Outra questão interessante, é a visão do jornalista, ao dizer que é uma questão delicada para a Igreja o Espiritismo, coisa de leigo.

Manifestações espíritas existem e se pode ver na Bíblia como o próprio padre disse, mas não são simples assim, como ir numa mesa branca e evocar alguém, para "ajudá-lo a encontrar a luz", nossas orações só são úteis há quem se encontra na espera de estar com Deus, se purificando, os salvos e remidos, porém aqueles que só fiz\eram o mal e não se arrependeram em vida, não adianta rezar, pois já foram condenados e escolheram seu caminho.

Ao dizer que o Espiritismo existe é necessário lembrar que aqui não se legitima a religião fundada por Allan Kardec. 

Para nós cristãos católicos pode existir comunicação entre os vivos e mortos sim, se for permissão de Deus, como em alguns casos de santos, ou mensagens em sonhos, ou visões, apenas para ajudar e iluminar ou pedir orações.

No entanto, isso não é nem deve ser o centro de nossa fé, isso faz parte.

Assim como rezo pedindo a ajuda de um santo, posso rezar para ajudar alguém em vida ou por alguém que partiu para que Deus o acolha entre os santos e perdoe seus pecados.

Do mesmo modo, quem parte nos ajuda intercedendo por nós se estiver no céu ou esperando entrar nele  no que chamamos de Purgatório.

Para o cristão católico o importante e o centro da fé deve ser Cristo, por isso o nome de Cristianismo.

É nossa experiência de vida santa aqui e agora que deve ser ensinada e buscada, na certeza da salvação eterna, o que dispensa a reencarnação, necessidade de quem não crê no sangue de Cristo, e ainda é pretensioso achando que pode evoluir, esquecendo que só Deus pode nos santificar e nem que reencarnássemos sem parar íamos ser santos, porque a santidade é dom, é graça, é Deus quem dá, quem confirma, quem salva.

Há muitas questões científicas envolvidas também a respeito dessas manifestações e muitas correntes que dizem ser impossível uma manifestação material, como psicografia, mãos de fogo, imagens em fotos, câmeras,etc.

Há questões parapscicológicas também envolvidas, nossa própria energia que pode atuar inconscientemente, ou de outros, energias presentes e presas nas paredes de uma casa, no chão em prédios, a capacidade do ser humano de captar mentalmente coisas que aconteceram há muito tempo, teorias e teorias, etc.

Bem o que vale é estudar todas e não perder de vista o principal : nossa fé é Jesus Cristo, nossa verdade está em sua Igreja, nessa comunhão de fé milenar que vem desde os apóstolos, que não é só Bíblia, como é para os Protestantes, que é também Tradição que vem desde as origens da Igreja, transmitida oralmente antes mesmo dos Evangelhos serem escritos, e o Magistério a comunhão dos Bispos com o Papa. Tradição e Magistério que definiram o Novo Testamento tão usado pelos protestantes, que esquecem que quem selecionou livro por livro foi a Igreja Católica Romana e Ortodoxa, assim como partes do Antigo Testamento.

Nossa fé não é fácil e não é simples, e por ser algo tão antiga e tão cheia de histórias, muitos não estudam e carecem de compreensão. Que o Espírito Santo nos ilumine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário