domingo, 23 de janeiro de 2011

MILAGRE - CASA DE JOSÉ, MARIA E JESUS VOOU - A SANTA CASA DE LORETO














Sobre a casa de Loreto há duas versões:

Os céticos afirmam que ela foi tansportada por cavaleiros.

Os  fiéis afirmam que ela foi transportada miraculosamente.

Eu li ambos os relatos e acredito no milagre, pois há fortes indícios e comprovações dele, tanto em testemunhos, quanto em fatos ainda hoje verificaveis.

Leia tudo para entender:
 

O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico situado no município italiano de Loreto.

 É considerado o mais importante da Itália.

 Foi construído perto da casa onde, segundo a tradição medieval, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré, casa essa miraculosamente transportada por anjos.

 

A lenda

No século III, quando Santa Helena foi a Nazaré. teria mandado construir uma igreja no local onde se encontrava a casa da Sagrada Família de Nazaré.

Além de descobrir a Vera Cruz, terá também encontrado o lugar da Encarnação.

A tradição conta também que foi nessa casa que Maria foi educada e cresceu na companhia dos seus pais, Santa Ana e São Joaquim.

 

No século XIII, os lugares santos cristãos foram ameaçados pelos sarracenos e a igreja construída por Santa Helena foi arrasada.

A mesma sorte estaria reservada à casa de Nazaré.

 Segundo a lenda, Deus fez miraculosamente transportar a Santa Casa para a Croácia, para as localidades de Trsat (Tarsatica) e Rijeka (Fiume), para o Monte Rauniza, com a ajuda de anjos.

 












Esta ideia surgiu no pontificado do Papa Nicolau IV.

Na casa, foi encontrada uma estátua que representava Nossa Senhora coroada e tinha o Menino Jesus ao colo.

Ainda segundo a tradição, a Santa Casa foi novamente transportada pelos anjos para Itália, onde foi encontrada por uma senhora chamada Lorette em 10 de dezembro de 1294.

Foi daí que provém a história de Nossa Senhora de Loreto.

As litanias loretanas foram compostas pelo cardeal Savelli em memória deste acontecimento.


Ponto de vista crítico


Segundo a crítica histórica, foi um príncipe bizantino, Nicéforo I de Épiro, que em 1290 tomou a iniciativa de transferir uma casa típica da Palestina de Nazaré para as Marche italianas (sem dúvida a troco de remuneração, pois foi ressarcido alguns decénios mais tarde pelo rei de França Luís IX).

A casa foi desmontada em Nazaré em 1291, seguiu de barco pelas costas da Dalmácia e finalmente remontada em Loreto em 1294.



LEIA OS ARGUMENTOS ACERCA DO MILAGRE EM : 

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2011/01/casa-da-familia-sagrada-que-voou-para.html




(MAIS ABAIXO TAMBÉM HÁ RELATOS E TESTEMUNHOS DO MILAGRE)

A herança:

Os habitantes da Croácia honram desde há séculos esta tradição mariana organizando peregrinações ao santuário de Loreto e consagrando igrejas a Maria, Mãe de Deus, no seu próprio país.

Os papas Pio II, Paulo II, Sixto IV, Clemente VII, Leão X e Sixto V estão entre os primeiros pontífices a reconhecer oficialmente este prodígio.


A história da Santa Casa interessou muitas figuras cristãs durante e depois da Renascença, especialmente Erasmo de Roterdão, René de Bastarnay, Louis d'Arpajon e Battista Spagnuoli.

René Descartes foi peregrino em ação de graças pelo sonho que conta em Olympiques, e que está na origem da sua mathesis universal.

Loreto foi elevada a cidade mariana e sede de diocese e tornou-se um dos mais importantes locais de peregrinação da Europa.




Em 1 e 2 de setembro de 2007, o Papa Bento XVI foi a Loreto para viver uma festa da Fé com jovens da cidade




Basílica da Santa Casa











A basílica é uma estrutura do gótico tardio continuada por Giuliano da Maiano, Giuliano da Sangallo e Bramante.

A espantosa fachada da igreja foi construída durante o pontificado de Sixto V, que fortificou Loreto e lhe deu os privilégios de vila (1586); a sua colossal estátua ergue-se no meio do lanço de escadas em frente.


Sobre a portaria principal está uma estátua de bronze, à escala natural, da Virgem com o Menino de Girolamo Lombardo; as três soberbas portas de bronze foram feitas em finais do século XVI, sob Paulo V (1605-1621), também por Lombardo, seus filhos e alunos, entre eles Tiburzio Vergelli, que também fez a caligrafia em bronze no interior.

As portas e candelabros da Santa Casa são dos mesmos artistas.




O ricamente decorado campanário (1750 a 1754, de Vanvitelli, é de grande altura; o sino principal, apresentado por Leão X em 1516, pesa 11 toneladas.

O interior da igreja tem mosaicos de Domenichino e Guido Reni, e outras obras de arte, incluindo estátuas de Raffaello da Montelupo. Nas sacristias de cada lado do transepto do lado direito há frescos, à direita de Melozzo da Forli, e à esquerda de Luca Signorelli. Em ambos há belas intarsias.


A basílica como um todo é uma obra prima de colaboração que envolveu várias gerações de arquitectos e artistas.



SANTA CASA NO INTERIOR DA BASÍLICA








A Santa Casa

A maior atracção, porém, é a Santa Casa, o centro de peregrinação desde o século XIV e local muito popular entre os turistas, mesmo os não católicos.




É uma edifício de um só piso, de pedra, com 8,5 m por 3,8 m e 4,1 m de altura; tem uma porta no lado norte e uma janela no lado ocidental, e um nicho que contém uma pequena imagem negra da Virgem com o Menino, em cedro-do-líbano, ricamente adornada com jóias.







TESTEMUNHOS E COMPROVAÇÕES DE RELATOS DO MILAGRE:

A Mais Maravilhosa Telecinesia da História 




Trata-se de um sensacional caso. Muito mais sensacional que os milagres habituais. Sem dúvidas pela importância do objeto desta Telesinesia.




>> Os modernistas e "modernizados" classificam de lenda este caso, como todo pretenso milagre , e mais lendário este precisamente por sua espetacularidade.

 

---- Mas não apresentam nenhum argumento e nem se dão o trabalho de pesquisar.

 

Certamente trata-se de algo muito, muito maravilhoso, sensacional... Mas, além de que o maravilhoso é essencial em todos os milagres ("miraculum = maravilhoso), a espectaculosidade deste caso especial não pode ser motivo para rejeita-lo sem estudo, como fazem os racionalistas..., antes pelo contrario mais motivo para estuda-lo a fundo, como faz a Parapsicologia, a ciência do incomum, tanto mais digno de estudo quanto mais maravilhoso.




Claro, sem cair no quixotesco que seria indigno do Autor dos milagres.

E o comprovado neste caso sensacional, não cai no quixotesco ou fantasioso como as mitologias budistas, hinduístas, greco-romanas, do candomblé etc.


 

A SANTA CASA --

Numa cidadecinha da província de Ancona, na Itália, há uma Casa (o "príncipe dos parapsicólogos", o grande sábio Bento XIV insiste em que melhor seria dizer uma habitação ou quarto) de aproximadamente dez metros de comprimento, por quatro metros de largura e seis metros de altura.




Uma tradição constante e universal afirma que se trata da Casa ou quarto onde morava Maria de Nazaré, onde recebeu a revelação de ter sido escolhida para Mãe do Messias anunciado pelos profetas, onde aconteceu o mais sublime fato da história: a Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.














TERSATZ -

 Os cristãos haviam perdido a Terra Santa. Também uma tradição constante e universal afirma que no ano 1291... 

O mundo cristão estava consternado pela terrível notícia: a igreja magnífica que a imperatriz Santa Helena havia construído no começo do século IV albergando a Santa Casa de Nazaré acabava então, 1291, de ser derrubada pelos maometanos.




Imediatamente outra notícia imensamente consoladora se espalhava por todo o mundo cristão: a Santa Casa havia sido milagrosamente salva: Na segunda vigília da noite de 10 de maio de 1291, a Santa Casa de Nazaré apareceu repentinamente na Dalmácia (antiga Iugoslávia), às margens do Adriático, entre Tersatz e Fiume, num lugar conhecido pelos habitantes da região com o nome de Rauniza.

De manhã a surpresa dos habitantes e peregrinos, cada vez em maior número, era indescritível: de onde e como apareceu repentinamente lá aquela Casa?

 Toda de pedras vermelhas e quadradras, que não havia na região. Casa de forma oriental. Claramente antiga.

Como é que se mantinha em pé toda aquela mole, pousada na terra nua, sem quaisquer fundações?




O bispo Alexandre de Modruzia, que todos sabiam que estavam moribundo, chega no dia seguinte curado, sadio e forte.

Abre caminho entre a multidão e proclama que a sua cura milagrosa foi a confirmação por ele pedida a Nossa Senhora de que realmente esta é a Santa Casa de Nazaré.




O governador da região, Nicolau Frangipane, nomeou uma comissão de quatro homens escolhidos e muito respeitados, além do próprio bispo Alexandre, para irem a Nazaré da Galilaia, em Palestina, e esmiuçar quanto possível os fatos.

Verificaram que já não existia mais em Nazaré a Casa que desde a época dos apóstolos era tida por todos como a Casa da Sagrada Família.




Mas as fundações estavam lá. Nenhuma diferença havia no tipo de construção entre as fundações que continuavam em Nazaré e os muros da Casa que aparecera em Rauniza.

As dimensões eram perfeitamente iguais. Tudo confirmado por escrito e sob juramento.




Três anos e meio depois, em decorrência de acontecimentos que todos julgaram indignos do agradecimento e reverência que se deveria prestar, a Santa Casa desapareceu.




Em Rauniza, o governador erigiu uma capela, onde se lia:

 "Aqui é o lugar onde outrora esteve a Santíssima Casa da Bem-aventurada Virgem".












 No caminho de acesso gravou-se:

"A Santa Casa da Bem-aventurada Virgem veio a Tersatz no dia 10 de maio de 1291 e retirou-se no dia 10 de dezembro de 1294".




As pessoas piedosas de toda a cristandade ficaram desoladas.

Mas novamente a tristeza transformou-se em sublime surpresa e alegria: Vertiginosamente espalhou-se a noticia: a Santa Casa apareceu de novo e repentinamente..


 


A SANTA CASA DE LORETO --

Sobre a trasladação da Santa Casa de Loreto, assim se expressa um contemporâneo, Paulo della Selva, três anos depois do fato, em carta ao rei de Nápoles, Carlos II:

"Para satisfazer a vossa piedosa curiosidade sobre o grande milagre da trasladação (...) da Casa da Santa Virgem, transportada para a Itália, na província de Ancona, ao território de Recanati (...), eis como foi segundo (...) homens dignos de fé e originários de Recanati (...). Todos, com muitos dos concidadãos, vivos quando o milagre. Deles li com imutável atenção a narração nos registros públicos".
"A 10 de dezembro de 1294 (...), quando à meia-noite tudo estava mergulhado no silêncio, uma luz se espargiu do céu e, intensa, veio ferir o olhar de muitos habitantes às margens do Adriático (...), arrancou a todos de sua residência, levando-os a presenciar uma grande maravilha, superior a todas as forças da natureza. Todos então viram e contemplaram à vontade uma Casa toda cercada de celeste esplendor (...) viajando através dos ares da noite".


"Os camponeses e pastores ficaram estupefatos diante de tão grande maravilha (...) Foi a Santa Casa depositada no meio dum bosque, um lugar enorme, as árvores mesmas lá inclinando-se (...) Ainda hoje inclinadas (...) no meio de uma floresta de loureiros, daí o nome de Loreto, como agora se chama o dito lugar".


"Assim que a manhã despontou, os camponeses e os pastores abalaram Recanati, dando a notícia. Então, todo o povo acorreu ao Bosque dos Loureiros, para assegurar-se da verdade da narração que com tanto entusiasmo faziam os que viram a maravilha. Todos (...), nobres e gente do povo, ficaram mudos de espanto"


"Entretanto, a Bem-aventurada Virgem Maria multiplicava os prodígios e milagres (...) Dos lugares mais afastados e das províncias vizinhas todos acorriam ao Bosque dos Loureiros" (...)
"Todavia, embora os prodígios celestes demonstrassem que o lar modesto era a residência da Mãe de Deus, o lugar onde o Verbo se fez carne; para encontrar mais claramente a verdade, os habitantes de Recanati reuniram-se (...), decidiu-se então que dezesseis homens, todos ilustres e conceituados, fossem a Tersatz para examinar as medidas da Santa Casa, bem como a Nazaré, onde fora erigida primitivamente e onde estivera por longos anos (...) Foram, viram, examinaram, voltaram e declararam que haviam achado tudo absolutamente conforme" (...)


"O que acima ficou dito é verdadeiro e conforme a nossos anais e aos arquivos públicos. Em testemunho e em fé, ordenamos que esta peça fosse sinalada com o nosso selo e subscrita pelo tabelião público, estabelecido pela autoridade imperial (...) a 12 de junho de (...) 1297".











O MURO PROTETOR


- Os cidadãos de Recanati viam com ansiedade a fragilidade das paredes da Santa Casa. Sem fundações, pousada diretamente sobre a terra nua.

Assim, decidiram elevar ao redor da frágil Casa um forte muro de tijolos sobre bases sólidas.

 E outro prodígio veio a confirmar a realidade do milagre da trasladação da Santa Casa de Loreto.

 Transcrevo do historiador padre Riera:


"O eco dos comentários do povo propagou-se nas províncias perto da de Ancona, sobre um grande milagre, quando se terminaram as obras das paredes que se levantaram estreitamente unidas às da Santa Casa.

O prodígio calou fundo no espírito do povo. É que, concluídas as ditas paredes, dias depois, de unidas que estavam sem que pudesse passar um fio de cabelo entre elas, viram-se separadas tanto, que um menino podia facilmente andar entre ambas.

Aquilo era, certamente, para mostrar que as augustas paredes da Casa de Loreto não tinham, absolutamente, necessidade de arrimo, do arrimo humano (...) Muitas pessoas ainda hoje vivem que foram testemunhas do admirável espetáculo, já que o viram com os próprios olhos"


"Muitos anos mais tarde, o papa Clemente VII (1342-1394) mandou que o arquiteto Rainero Nerucci abatesse aquele muro (o arrimo) de tijolo, já em grande parte arruinado pelo tempo, e que elevasse em seu lugar um magnífico monumento de mármore. (O arquiteto) notou com grande espanto que, contra as regras da arquitetura e contra os planos da arte humana, todas as pedras estranhas à Santa Casa estavam afastadas (...) O mesmo Rainero, bem como muitos outros, contaram-me igualmente que aquelas paredes afastadas, depois de muitos anos racharam-se de tal modo, que se podia facilmente contemplar a antiga Casa".


O mesmo papa Clemente VII realizou o plano que já preparara Leão X.

Enviar uma nova comissão, com autoridade pontifícia, a Loreto na Itália, a Tersatz na Dalmácia e a Nazaré para reexaminar cuidadosamente os lugares e consultar as tradições locais.

Assim mais uma vez foi confirmada plenamente a certeza da trasladação milagrosa da Santa Casa, mandando então o papa Clemente VII decorara o exterior da Santa Casa com magníficas esculturas de mármore branco, para o que foram convocados os melhores artistas, sob a chefia do famosos Nerucci.

















A RIQUEZA DA BASÍLICA -

No século XIV os habitantes de Recanati elevaram em Loreto um esplêndido santuário, substituído na segunda metade do século XV por uma basílica mandada erigir pelo papa Paulo II.




Do teto da Basílica pendem 66 grandes lampadários de ouro e prata. O ouro de cada um destes lampadários pesa 17 quilos.

A fachada da Santa Casa está protegida por uma grade de prata. Os muros da Santa Casa estão cobertos de lâminas de prata.




É indescritível e inabalável o tesouro da Basílica, com pedras e metais preciosos nos artísticos, numerosos e variados quadros, imagens, custódias, crucifixos, candelabros, etc., etc. 

Um dos cálices de ouro foi oferecido em 1464 pelo papa Pio II, em agradecimento por um milagre que alcançou por intercessão da Virgem de Loreto.




Sempre a hierarquia católica vela contra as lendas... Se esta tradição não tivesse bases firmes históricas, a devoção não se haveria traduzido em tão generosas doações.




A IMAGEM E SUA RIQUEZA













Dentro da Santa Casa há uma imagem antiquíssima, que de acordo com a análise dos especialistas é do século primeiro!

A imagem representa Nossa Senhora com Jesus menino nos braços, e está talhada em cedro do Líbano!

A imagem agora está coberta de diamantes, e um globo da Terra, sobre a mão esquerda do Menino, esta coberto de ouro. 

A imagem está em nicho de prata. 

Um dos anjos que colocaram ao redor da imagem é de ouro maciço, e outros dois são de prata maciça.













CONFIRMAÇÕES PAPAIS - 

Já citamos as confirmações por Paulo II e Clemente VII. 

Há ainda que destacar:




* Sisto IV, durante todo seu pontificado de treze anos, 1471-1484, favoreceu a Santa Casa e declarou a Basílica de Loreto com todas as pessoas ao seu serviço diretamente ligados à Santa Sé e isentas de qualquer outra jurisdição.




* Leão X (já aludido) também durante todo seu pontificado, 1513-1521, favoreceu e expressamente renovou todos os privilégios anteriormente concedidos à Basílica de Loreto, estendendo àquela única basílica todos os privilégios do conjunto de todas as igrejas de Roma.




* Sisto V, sumo pontificado de 1585 a 1590, concedeu à Basílica de Loreto o título de Catedral e estabeleceu lá um bispo constituindo a Basílica só como se fosse uma diocese inteira.




* Clemente IX, papa de 1667 a 1669, ordenou que a Sagrada Congregação dos Ritos realizasse um severo processo de revisão histórica da trasladação da Santa Casa e de todos os prodígios concomitantes. 

Revelando-se mais uma vez como absolutamente indiscutível a veracidade histórica dos fatos, o papa mandou que se incluísse no "Martirológio Romano" para o dia 10 de dezembro um resumo do grande milagre:

"Em Loreto, no território de Ancona, trasladação da Santa Casa de Maria, Mãe de Deus, na qual o Verbo se fez carne".




* Inocêncio XII, em 1691, estabeleceu ofício e Missa particulares de Nossa Senhora de Loreto, e incluiu nas leituras do Breviário (livro de orações do clero) a história da trasladação da Santa Casa.




Sem dúvida há que acrescentar as "Letras Apostólicas" de outros papas favorecendo o culto, assim confirmando com sua autoridade a verdade histórica da Santa Casa de Loreto: Paulo II em 1471, Júlio II em 1507, Leão X em 1519, Paulo III em 1535, Paulo IV em 1565 etc., pois não pretendo ser completo.




* Nada menos que Bento XIV...








Qualquer um que realmente conheça parapsicologia sabe que Próspero Lambertini ou Bento XIV é a maior autoridade de todos os tempos em qualquer fenômeno parapsicológico, especialmente na diferenciação entre o natural e o supranormal. Insuperado. Insuperável. Claramente um milagre de ciência infusa.




Nada menos que Bento XIV defendeu peremptoriamente a verdade histórica da Santa Casa de Loreto, desbaratando as críticas absolutamente preconceituosas dos racionalistas e liberais protestantes da época.




*** O racionalista Cadaubon caluniou dizendo que não há documentos contemporâneos aos fatos atribuídos à Santa Casa. 

E foi apoiado por multidão de papagaios.




---- Bento XIV desbarata a calunia. Perderam-se, sim, como em muitos fatos antigos, muitos documentos. Mas se conservam alguns, inclusive acima citados. E os historiadores citam documentos escritos pelas testemunhas, documentos que eles tiveram nas suas mãos. 

Bento XIV dá um show de conhecimento destes historiadores: 

São Bernardo, cardeal Baronio, Raynaldo, Tursellino, Turriano, Rutílio Benzónio, Jerônimo Angelita, Luis Centofforino, Teófilo Raynaudo, Petrasancta, padre Honorato de Santa Maria, Antônio Sandino, "omitindo outros", como acrescenta expressamente. 

Além dos argumentos arqueológicos, da tradição, milagres confirmativos como vimos e veremos logo mais, etc.




*** E ainda houve quem inventasse que tudo é lenda originada em que a família que trasladou a Santa Casa tinha a sobrenome Angeli, e foi assim que correu o mito de que foi trasladada por anjos... 

E ainda hoje, uma multidão de papagaios repete a tal calunia. Inclusive um bispo (?!) me objetava com isso, que lhe afirmaram numa conhecidíssima universidade de Roma...




---- De fato alguns artistas desenharam anjos transportando a Casa. É compreensível, e até artístico.

 Mas que documento histórico, entre tantos, fala disso, tanto na telesinesia SN a Tersatk como na de Loreto?

 Inclusive expressamente se afirma que multidão de pessoas viram em Loreto a Santa Casa pelos ares, resplandecente, nada de anjos... 

Aliás, a mesma família levou a Santa Casa, primeiro de Nazaret a Tersatk, e anos depois a Loreto? 

Como conseguiram carregar aquela mole ingente? Etc. Esses "modernizados"...




Imaginação artística..., que foi aproveitada para urdir a absurda calúnia de que tudo se originou pela confusão do nome anjos com o sobrenome da família Angeli.













Imaginação artística..., que foi

aproveitada para urdir a

absurda calúnia de que tudo

se originou pela confusão do

nome anjos com o sobrenome

da família Angeli.




GRANDE SURPRESA -  comprova o milagre

Com a colaboração da autoridade do governador da cidade, e em cumprimento do pedido de Bento XIV, antes de restaurar o pavimento da Santa Casa deveriam fazer-se lá escavações. 

Foram feitas por quatro mestres pedreiros, sob o comando de quatro arquitetos, três dos quais vindos do estrangeiro, em presença de cinco bispos. 

As paredes da Santa Casa não tinham mesmo fundações, estavam menos de um pé sob o pavimento da Basílica.  

Evidentemente a Santa Casa fora depositada sobre um caminho do bosque: terra seca superficial, pequenos seixos meio achatados, uma casca de caracol, uma noz inteira ressecada, etc. 

Como em qualquer caminho. 

Pretendendo aprofundar mais... a grande surpresa: contra todas as leis da gravidade, da lógica, da arquitetura, todo o volume enorme da Santa Casa esteve - e está! - durante tantos séculos suspensa no ar, sobre um vão de bem mais de dois metros de profundidade.




Bento XIV em 1751 pediu e obteve colaboração para embelezar e enriquecer ainda mais a Santa Casa.














CONCLUSÃO --


 Não só porque nestas longas séries de artigos estamos tratando dos fenômenos SN ( supra normais), senão também e precisamente porque constituem a garantis pele "assinatura" divina, devemos destacar dentre todos os numerosos argumentos históricos, o grande número de outros milagres que assinam o grande milagre da trasladação da Santa Casa de Loreto. 

Recentemente publicou-se uma profunda e ampla monografia sobre a difusão da devoção à Senhora de Loreto. 

Devoção muito difundida primeiro pela diocese de Ceneda (hoje Vittorio Veneto) e por toda a Itália setentrional, depois pelas dioceses de Piave e de Livenza e por toda a Itália do noroeste. especialmente a partir do século XVI e principalmente pela pregação dos jesuítas.

 Conjuntamente se apresentam depoimentos a respeito de novos e numerosos milagres alcançados pela intercessão de Nossa Senhora de Loreto.




Apoiado em toda a ingente quantidade de argumentos sobre a veracidade histórica da trasladação da Santa Casa, o parapsicólogo, mais uma vez entre tantíssimas, não pode menos de rir com absoluto desprezo da atitude (respeitando as pessoas) de toda classe de racionalistas, e mais dos teólogos protestantes chamados liberais, e ainda mais dos teólogos católicos antigos chamados modernistas e dos teólogos católicos contemporâneos que chamamos "modernizados".

 Seus preconceitos doentios e sua petulância só é comparável à sua descomunal ignorância quando se referem aos fatos supranormais, que desconhecem completamente.




REFERÊNCIAS:

http://www.clap.org.br/artigos/fenomenos/f_historia.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_da_Santa_Casa_de_Loreto










































































































































































interior da Santa Casa
parede original com pinturas de outras épocas
































Nenhum comentário:

Postar um comentário