sexta-feira, 11 de março de 2011

OS SALMOS PENITENCIAIS

Sete Salmos Penitenciais























Existem sete salmos usados em ritos de penitência no saltério: 6, 32, 38, 51, 102, 130 e 143, que costumam ser designados como “Salmos penitenciais”, dado o seu espírito e o uso litúrgico tradicional.


O salmo 51 foi escrito por Davi após a visita do profeta Natã, quando se conscientizou do grave erro cometido (conforme a narração de 2 Samuel 11-12).

Depois de uma primeira parte em que o salmista demonstra grande tristeza por suas ações ilícitas, na parte final ele se mostra dis-posto a testemunhar acerca da misericórdia divina a fim de que outros, na mesma situação de culpa e contrição, também a encontrem e experimentem.







É costume, nas sextas-feiras da Quaresma, e outras ocasiões penitenciais, rezar ou cantar os Sete Salmos Penitenciais, dispostos no Ritual Romano da forma extraordinária.

 Não são salmos para escolher: a cerimónia é a reza dos sete, um após o outro, com a antífona e a oração própria.



Se se quer dar maior solenidade, faz-se como descrito nas ladainhas e no Te Deum.

Após os Salmos, canta-se ou recita-se a Ladainha de Todos os Santos. Pode-se celebrar com o Santíssimo exposto.


































2 comentários:

  1. Excelentes os Salmos, o site também é muito bom, porém acredito que agradaria mais à Nossa Senhora se a moça da capa da página (a de véu azul) estivesse mais modesta, menos maquiada etc, ou que fosse a foto de uma santa, Santa Terezinha do Menino Jesus por exemplo. apenas uma sujestão, que Nossa Senhora os abençoe.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os Salmos são uma bênção para a alma.

    ResponderExcluir