quarta-feira, 6 de abril de 2011

IV ESTAÇÃO - JESUS ENCONTRA SUA MÃE





















NÃO HÁ RELATOS BÍBLICOS SOBRE O ENCONTRO DE JESUS E MARIA NO CAMINHO DO CALVÁRIO.

 ISSO É UMA SUPOSIÇÃO, JÁ QUE O ÚNICO RELATO É O DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO, QUE DIZ QUE SUA MÃE ESTAVA AOS PÉS DA CRUZ.

EU ACREDITO QUE, SE ELA ESTAVA AOS PÉS DA CRUZ, TAMBÉM DEVE TER ACOMPANHADO TODO O DRAMA DOS PASSOS DE JESUS ATÉ O CALVÁRIO.

A ÚNICA PASSAGEM QUE FALA DAS DORES DE MARIA É A DO EVANGELHO DE SÃO LUCAS.

NO ENTANTO,  OUTRAS PASSAGENS BÍBLICAS PODEM SER ATRIBUÍDAS A MARIA, POR EXPRESSAREM, DE FORMA LITERÁRIA, O QUE UMA MÃE AMOROSA SENTE DIANTE DA DOR DE VER UM FILHO DIVINO ASSASSINADO.



















EVANGELHO DE SÃO LUCAS:




Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe:

 "Eis que este Menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma."
(Lc 2, 34-35)




















LENDO O LIVRO DAS LAMENTAÇÕES SEMPRE VEJO NESSES TEXTOS A IMAGEM DA VIRGEM MARIA EM SUAS DORES:







NO LIVRO DAS LAMENTAÇÕES ( 1, 1-2; 6;12. 2,13):

 
Como está abandonada a cidade tão povoada! Assemelha-se a uma viúva a grande entre as nações. Rainha entre as províncias, ficou sujeita ao tributo.

Ela chora pela noite adentro, lágrimas lhe inundam as faces, ninguém mais a consola de quantos a amavam. Seus amigos todos a traíram, e se tornaram seus inimigos.


Desapareceu da filha de Sião toda a sua glória. Seus príncipes se tornaram como cervos que não encontraram pastagens e que fogem, esgotados, diante dos que os perseguem.




 

Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta, a mim que o Senhor feriu no dia de sua ardente cólera.

Que dizer? A quem te comparar, filha de Jerusalém? Quem irá salvar-te e consolar-te, ó virgem, filha de Sião? É imensa como o mar tua ruína: quem poderá curar-te?
















OUTRA PASSAGEM DA BÍBLIA , NA QUAL ESCUTO A VOZ DE MARIA FALANDO SOBRE SUAS DORES NA PAIXÃO DE CRISTO É NO LIVRO DO CÂNTICO DOS CÂNTICOS ( 3,1-4):







Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.





2. Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.





3. Os guardas encontraram-me quando faziam sua ronda na cidade. Vistes acaso aquele que meu coração ama?




4. Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu.




















QUERO, MÃE, ACOMPANHAR OS PASSOS DE TEU FILHO ATÉ O CALVÁRIO, COMO TU O SEGUISTES, AFLITA, CHOROSA, MAS AINDA ASSIM COM FÉ EM DEUS.
TU NOS ENSINASTES, MÃE, A NUNCA PERDER A FÉ, MESMO QUANDO TUDO PARECE PERDIDO.
ESTENDA TUA MÃO SOBRE MIM, E PELOS MÉRITOS DA PAIXÃO DE TEU FILHO, JESUS, POR TODO O AMOR QUE ELE ME DEU EM SEU SACRIFÍCIO NA CRUZ, PEDE A ELE E AO PAI ETERNO MINHA CONVERSÃO PELA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, A SAÚDE DE MINHA ALMA E DO MEU CORPO, O EQUILÍBRIO EM MEUS CAMINHOS, A GRAÇA DE SER ALEGRE, SEMPRE VIVO, SORTE E TODO TIPO DE BÊNÇÃO.
 QUE EU LEVE TUA PRESENÇA E A DE JESUS A TODOS QUE EU ENCONTRAR. AMÉM










REFERÊNCIAS:



Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/26/3.php#ixzz1ImOXGX3F
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/31/2.php#ixzz1ImNaDkWb



Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/31/1.php#ixzz1ImMPw95i
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/31/1.php#ixzz1ImMGs9zg




































Nenhum comentário:

Postar um comentário