sábado, 9 de abril de 2011

VI ESTAÇÃO - UMA MULHER (SANTA VERÔNICA) ENXUGA O ROSTO DE JESUS
















NÃO HÁ RELATOS BÍBLICOS DESSA PASSAGEM. NO ENTANTO, ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELA NÃO TENHA OCORRIDO DE FATO. É UMA HISTÓRIA QUE É TRANSMITIDA HÁ MUITO TEMPO NA TRADIÇÃO DA PIEDADE DA IGREJA.

COMO SABEMOS NEM TUDO FOI ESCRITO NOS EVANGELHOS, MAS TUDO O QUE FOI ESCRITO É O QUE É IMPORTANTE DE FATO. ESTA É UMA LENDA QUE FICA AO CRITÉRIO DE CADA UM ANALISAR E PENSAR SE ELA OCORREU DE FATO.

EU CREIO QUE ELA PODE TER OCORRIDO SIM, POIS MUITOS ALI TAMBÉM SE COMPADECIAM DO SOFRIMENTO DE JESUS E COMO DIZ O EVANGELHO HAVIA MUITAS MULHERES QUE SEGUIAM JESUS NO PERCURSO AO CALVÁRIO, LASTIMANDO E CHORANDO POR ELE, UMA DELAS BEM PODERIA TER DESAFIADO OS GUARDAS E NUM MOMENTO DE DESESPERO DEMOSNTRAR O SEU AMOR E AGRADECIMENTO ENXUGANDO A FACE DE JESUS, JÁ QUE NADA PODIA FAZER ALÉM DISSO.















Não há referência à história de Santa Verônica e seu véu nos Evangelhos canônicos.

A história que chega mais perto é o milagre já relatado sobre a mulher que foi curada de uma hemorragia em Mateus 9:20-22 e Lucas 8:43-48. O nome dela foi identificado como sendo Verônica nos Atos de Pilatos, uma obra apócrifa do século IV d.C.

A história foi depois mais elaborada com a adição da história de Cristo dando a ela um auto-retrato num tecido com o qual ela posteriormente curou o imperador romano Tibério (Cura de Tibério).

A ligação disto com Jesus carregando a cruz na Paixão e a aparição milagrosa da imagem só ocorreu por volta de 1380, num livro internacionalmente famoso na época chamado de "Meditações sobre a vida de Cristo"
A história de Verônica é celebrada na sexta estação da Via Crúcis.

 

De acordo com a Enciclopédia Católica, o Véu de Verônica era considerado nos tempos medievais como a imagem verdadeira, a representação de Jesus anterior ao Sudário de Turim.











AS VISÕES DE IRMÃ MARIA DE SÃO PEDRO E A SAGRADA FACE.

 

Santa Verônica foi mencionada nas visões de Jesus pela irmã Maria de São Pedro, uma freira carmelita que viveu em Tours, na França, e iniciou a devoção da Santa Face de Jesus.

Em 1844, a irmã Maria relatou que numa visão, ela viu Santa Verônica limpando o cuspe e a poeira da face de Jesus com seu véu no caminho do Calvário.








 Ela afirmou ainda que os atos sacrílegos e blasfemos de hoje em dia estão adicionando cuspe e poeira no rosto de Jesus.







 De acordo com ela, Jesus teria pedido a devoçã de sua Face Sagrada como reparação, que seriam então comparáveis ao ato de Verônica limpando o rosto de Jesus.



A devoção à Santa Face de Jesus foi eventualmente aprovada pelo Papa Leão XIII em 1885. Santa Verônica é comemorada na "Terça-feira gorda", a terça-feira antes da quarta-feira de cinzas, o mesmo dia da comemoração da Santa Face.
 














REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Ver%C3%B4nica



VEJA MAIS SOBRE SANTA VERÔNICA:

http://rezairezairezai.blogspot.com/2011/04/santa-veronica-mulher-que-enxugou-o.html


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário