terça-feira, 21 de junho de 2011

BENDITA SEJA A SANTÍSSIMA TRINDADE E INDIVISÍVEL UNIDADE.







A TRINDADE - TRÊS PESSOAS EM ETERNA COMUNHÃO .

MISTÉRIO DE FÉ : TRÊS PESSOAS EM UM SÓ DEUS.










ALGUMAS PASSAGENS BÍBLICAS SOBRE A TRINDADE E TRECHO DO CATECISMO:



 8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. 9 Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...





10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.






11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
JO 14, 8-11


23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. JO 14,23


18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. MT 28, 18-20










 
30 Eu e o Pai somos um. JO 10,30









 
26 Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. JO 15,26



CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA SOBRE A PROCEDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO:




§248 A tradição oriental põe primeiramente em relevo o caráter de origem primeira do Pai em relação ao Espírito. Ao confessar o Espírito como "procedente do Pai" (Jo 15,26), ela afirma que o Espírito procede do Pai pelo Filho.





A tradição ocidental põe primeiramente em relevo a comunhão consubstancial entre o Pai e o Filho, afirmando que o Espírito procede do Pai e do Filho (Filioque).





Ela o afirma "de forma legítima e racional", pois a ordem eterna das pessoas divinas em sua comunhão consubstancial implica não só que o Pai seja a origem primeira do Espírito enquanto "princípio sem princípio, mas também, enquanto Pai do Filho Único, que seja com ele "o único princípio do qual procede o Espírito Santo".

Esta legítima complementaridade, se não for radicalizada, não afeta a identidade da fé na realidade do mesmo mistério confessado.



§264 "O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão". 








ADORAÇÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
 PELOS SANTOS E ANJOS NO CÉU





















Nenhum comentário:

Postar um comentário