quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OS MILAGRES DE SANTA ÁGUEDA OU SANTA ÁGATA - COMEMORADA DIA 05 DE FEVEREIRO









PARA LER SOBRE A VIDA E O MARTÍRIO DE SANTA ÁGUEDA, VEJA EM:




Muitos são os milagres atribuídos à Santa Agueda ou Ágata ao longo dos séculos:

Apenas um ano após sua morte em 252 , Catania foi atingida por uma grande erupção do Monte Etna.



A erupção começou em 01 de fevereiro e já tinha destruído algumas aldeias nos arredores de Catania.


O povo entrou na catedral e levou o véu de Santa Agatha  em procissão próximo ao Monte.


Este, segundo a tradição, cessou sua erupção pouco depois. Foi o dia em 5 de fevereiro, a data do martírio da virgem de Catânia.


CURADA APÓS REZAR NO TÚMULO DE SANTA ÁGUEDA


Santa Luzia de Siracusa , quase contemporânea de Santa Agatha,  foi com a mãe gravemente doente a orar no túmulo de Agatha para implorar a cura.

Diz a lenda que Luzia, enquanto rezava, teve uma visão em que Santa Agatha disse:
 "Por que você veio aqui, quando você pode fazer isso também? Como Catania é protegida por mim,  Siracusa vai ser por  você."

A Mãe de Luzia foi curada, e depois de um tempo Luzia foi martirizada.







A INTERCESSÃO DE SANTA ÁGUEDA JÁ SALVOU A CIDADE DE CATÃNIA DIVERSAS VEZES



Em 1169 Catania foi abalada por um grande terremoto no dia 04 de fevereiro a 21 horas, quando muitas pessoas tinham se reunido na catedral de Catania a rezar em honra da santa.

Faleceram no desabamento da catedral, o bispo Aiello e 44 monges, assim como um número indeterminado de fiéis. Nos dias seguintes outros terremotos e um tsunami invadiu a cidade.

Diz a tradição que o terremoto parou somente quando os cidadãos levaram o véu da santa  em procissão.



De acordo com as lendas mais de quinze vezes, de 252 até 1.886 , Catania foi salva da destruição pela lava, e então foi preservada em 535 pelos ostrogodos, em 1231  da ira de Frederick , em 1575 e em 1743 da peste .







File:Piero, sant'agata.jpg 

LIVRES DOS ATAQUES DOS MOUROS

Em 25 de julho 1127 os mouros cercaram a costa siciliana. Onde  desembarcavam deixavam massacres, assassinatos e roubos.

Quando eles estavam prestes a atacar a costa da Catania, os habitantes da cidade recorreram à intercessão de Santa Ágata e a graça não demorou muito: Catania foi poupada desse flagelo.



Outro episódio demonstrou mais uma vez que a cidade ao pé do Etna esteve sempre sob a vigilante proteção de Santa Agatha.

Em 1231, Frederico II da Sicília tinha vindo para subjugá-la.

Muitas cidades se amotinaram e Catania foi uma delas.

 Frederico II enfurecido ordenou a destruição da cidade , mas o povo de Catania conseguiu que antes da execução de sua ordem   fosse celebrada uma última missa na Catedral, na qual Frederico II participou da mesma.

 Foi durante aquela função que o rei da Suábia, nas páginas do seu breviário,  leu uma frase, que apareceu milagrosamente, que soou como um aviso perigoso:

Noli ofender Patriam Agathae quia Ultrix iniuriarum leste  . ( Não ofenda a patria de Ágata, porque ela é a vingadora de toda injustiça)

Imediatamente abandonou o projeto de destruição,  revogou o edital e se contentou contanto que as  pessoas apenas passassem sob duas espadas cruzadas, penduradas em um arco erguido no meio da cidade.

Para Frederick era  suficiente o ato de submissão e deixou os cidadãos ilesos e Catania salvos pela intercessão de Nossa Senhora da Graça e Santa Agatha

A cidade comemora este evento com um baixo-relevo em mármore que agora é a entrada da prefeitura e retrata Agatha, sentada em um trono como uma rainha, pisando no rosto barbudo de Frederico II da Suábia .



LIVRE OUTRAS VEZES DE TERREMOTO E LAVA 

Em 1169, um terremoto serviu como um prelúdio para uma erupção.

Um rio de lava fluindo para as encostas do Etna e se espalhando pelo interior, destruindo tudo em sua passagem implacável e avançando em direção à cidade.

Mas, como tinha acontecido um ano depois da morte de Santa Agatha, uma procissão com o véu sagrado bloqueou o rio de lava.


Milagres similares os catanenses obtiveram também em 1239, em 1381, em 1408, em 1444, em 1536, em 1567 e 1635.

Mas a erupção mais desastrosa ocorreu em 1669: uma série de bocas foram abertas ao longo dos flancos do vulcão, que entraram em erupção de lava e lapilli de 60 dias.

 A lava destruiu muitas aldeias e veio para a cidade, em torno do fosso de Castello Ursino.

Um afresco na sacristia da catedral, construída 10 anos depois da erupção por aqueles que experimentaram em primeira mão esses momentos trágicos, descreve as cenas quase apocalípticas da erupção.



Quando o magma havia alcançado uma distância de 300 metros da catedral, milagrosamente não tocou os lugares onde Agatha foi presa, sofreu o martírio, e foi enterrada, para ir e continuar a descarregar no mar por mais de três km. Parecia uma clara vontade de salvar os lugares santos de Catania, que pertenciam a sua história e seu culto.


Essa erupção terrível também está ligada a outro evento milagroso: um afresco representando Santa Agatha na prisão, e que estava em um quiosque nas paredes da cidade, foi transportado intacto do rio de centenas de metros de lava. Agora  a pintura está no altar-mor da igreja de Santa Agatha alle Sciare em Catania



Dom da gratidão por ter salvo a cidade da destruição total é a grande vela votiva de prata no centro da capela na catedral de Santa Agatha e Carlos II da Espanha quis oferecer à santa padroeira da cidade.

Em 1693 um violento terremoto sacudiu Catania.

Houve 18.000 mortes. Nenhum dos nove mil sobreviventes da catástrofe queria mais voltar para a cidade.

 Catania se tornaria uma cidade fantasma, se um delegado do bispo, em procissão com as relíquias de Santa Ágata, não houvesse pedido ao povo para ficar e reconstruir a cidade.


Em 1886, o vulcão fez uma abertura em Nicolosi, uma cidade nas encostas do Etna. O Bem-aventurado Cardeal Dusmet , no dia 24 de maio, levou em procissão o véu de Santa Ágata, e enquanto a procissão ficou parada em uma parte do monte, a lava magma parou imediatamente.

 Nesse ponto, em memória do milagre extraordinário, agora está um pequeno altar.














 
PROCISSÃO DA FESTA COM BUSTO RELICÁRIO DE ÁGUEDA





"Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos."EF 6,18




"Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá; foram resgatados dentre os homens, como primícias oferecidas a Deus e ao Cordeiro."APO 14,4



INTERCESSÃO DE ÁGATA LIVRA DE PRAGA

 
Em várias ocasiões Sant'Agata benigna colocou a mão sobre a cidade para a proteção contra epidemias.

Em 1576, quando a praga começou a se espalhar não muito longe de Catania, o Senado decidiu recorrer à intercessão da padroeira. As relíquias foram levadas em procissão pelas ruas da cidade e, uma vez que chegou próximo aos hospitais, onde os doentes foram hospitalizados,eles se recuperaram e ninguém mais foi  infectado.

 Catania tem um outro sinal de protecção em 1743, quando uma segunda onda da praga se espalhou a partir de Messina e Catania também.

O milagre  desta vez também aconteceu: as relíquias foram levadas em procissão e a praga cessou.
Em memória deste milagre foi construída na Praça dos Mártires atual ', uma coluna romana (do Teatro ) encimada por uma efígie de Santa Agatha, que esmaga a cabeça de um monstro, símbolo da praga.


File:ColonnaAgata.JPG

COLUNA EM AGRADECIMENTO PELA CESSAÇÃO DA PRAGA




 


TETO DA CATEDRAL DE SANTA ÁGUEDA EM CATÃNIA

ÁGUEDA RECEBIDA E COROADA PELA SANTÍSSIMA TRINDADE  E MARIA NO CÉU





"Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. "
(I Coríntios 9,25)



FONTE:



St. Agatha shrine
 













"A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus. "
(Apocalipse 8,4)






PINTURA DA SACRISTIA DA CATEDRAL MOSTRA A LAVA ENTRANDO NA CIDADE




"Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia." ( Tiago 5,16)





"Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. "
(Apocalipse 6,9)













15 comentários:

  1. Santa Ágata rogai pelas minhas intenções em meu coração. Amem

    ResponderExcluir
  2. Grande exemplo de amor a Deus. Que ela rogue por nós ao Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Santa Águeda rogai por nós! Abençoa minha vida,restaura minha saúde física, mental e espiritual! Amém!

    ResponderExcluir
  4. Santa Ágata obrigado por restaurar a saúde celular de Rejane Rebouças.

    ResponderExcluir
  5. Santa Águeda, obrigado pela restauração celular em Rejane Rebouças.

    ResponderExcluir
  6. Santa Águeda, protegei-me! Livra-me de todas as doenças!Louvado seja, ó minha Santa!5 de fevereiro de 2019

    ResponderExcluir
  7. Santa Águeda, rogai por nós, abençoe minha família, meu trabalho, meus amigos e aquele s que não querem minha amizade, Santa Águeda nos protege dos perigo, inveja, maldade e caminha comigo por onde eu for.
    Rogai por nós
    Amem

    ResponderExcluir
  8. Santa agueda interceda a Deus por mim e cuida dos resultado da minha mamografia

    ResponderExcluir
  9. Santa Ágata livrai todas as mulheres do câncer de mama e de torturas em nome de Jesus Cristo Amem

    ResponderExcluir
  10. Santa Agatha faz um milagre para minha irmã Vanusa Dias da Costa. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Márcia Aparecida Dias Simões11 de maio de 2022 às 02:36

    Santa Agata regenera as minhas manas e me lira desse tumor q pode ser maligno em nome de Jesus amem🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Santa AGATHA por me escolher em estar comigo .Gratidão.

    ResponderExcluir
  13. Santa Ágatha restaure a minha saúde. Obrigada. Amém.

    ResponderExcluir