terça-feira, 15 de maio de 2012

MARIA É A ESTRELA QUE NOS GUIA ATÉ JESUS - PASSAGENS BÍBLICAS - ESTRELA DO MAR, ESTRELA GUIA, ESTRELA MATUTINA




















Maria é invocada como Estrela do Mar, Estrela Matutina,  Estrela Vespertina, ou Boa Estrela, porque com sua luz e exemplo ela nos conduz até Jesus.







Assim como a Estrela de Belém guiou os Reis magos ao Cristo, Maria, como Mãe e Intercessora, quer nos guiar ao seu Divino Filho, Único mediador entre nós e o Pai.  


Eis o trecho do Evangelho de Mateus (2,9-11) que nos mostra como a Estrela guiou os Magos do Oriente:




 " Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 
 
 


10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.






11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra."






Nessa passagem , é clara a figura de Maria , como o trono do grande Rei, diante do qual os Magos se prostram:


"viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram;"

Ajoelhar-se diante de Maria, é honrar não Ela, mas sim Deus que se fez homem em seu seio.

Os magos viram o Menino com a Mãe e não exitaram em se prostrar para adorar o Menino Deus. 


Assim, também , não devemos duvidar em reverenciar a Mãe, pois quem bendiz a Mãe , que profetizou que todas as gerações a chamariam de Bem-aventurada,  bendiz o  Filho.



















Ao ver uma Imagem de Maria, já que não podemos vê-la corporalmente,  devemos sentir o que os Magos sentiram : "Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria." Mt .2,10







Diante de Maria, devemos abrir nosso maior tesouro para Deus, nosso coração, pois foi diante dela e por meio dela que os magos ofereceram seus dons a Jesus.


Do mesmo modo, por meio dela, diante de suas imagens, em oração, podemos oferecer nosso coração a Jesus, pois do mesmo modo que ela administrou os tesouros de Jesus Menino, ela também pode administrar ainda hoje, com sua poderosa intercessão.



















Se eu posso pedir que um irmão interceda por mim a Jesus, imagine pedir que a própria Mãe dele interceda por mim!








Diz a Bíblia:

Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos (nos caminhos) da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor. (Daniel 12,3)




Maria introduziu o mundo nos caminhos da Justiça, quando aceitou ser a Mãe de Jesus, quando deu ao mundo a Luz verdadeira, assim , Ela brilha no céu com um perpétuo resplendor e "como a estrela-d'alva brilha no meio das nuvens, como brilha a lua nos dias de lua cheia, (Eclesiástico 50,6), Maria brilha para nos trazer esperança e força nas batalhas da vida.



 Maria é a Estrela que anuncia a chegada do Sol, a Estrela radiosa da Manhã, Jesus, como diz o Apocalipse ( 22,16):

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã. "

Ela é a Estrela Matutina, pois nasce sem pecado, para gerar o Santo dos Santos.
O nascimento de Maria já anuncia que a Salvação , o Sol verdadeiro, virá ao mundo.



 




Ela é a Estrela Vespertina, pois quando a noite chega, a noite da solidão, da tristeza, da dor, ter devoção a Maria, Mãe de Jesus, é ter esperança.

Ela é a Estrela do Mar, pois assim como os marinheiros olhavam e se guiavam pelas estrelas, assim devemos nos guiar e olhar para Maria até chegar so Porto Seguro, que é Jesus.

O próprio Deus , não quis apenas que ela fosse uma Estrela Guia, mas sim a Rainha das estrelas, a Rainha do Universo, coroando-a e vestindo-a com todos os elementos do céu, como São João nos diz , em sua visão, no Apocalipse:








Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. (Apocalipse 12,1)

















Nada melhor, aqui, que lembrar a Exortação de São Bernardo de Claraval:




E o nome da Virgem era Maria (Lc. 1, 27). 
Falemos um pouco deste nome que significa, segundo se diz, Estrela do mar, e que convém maravilhosamente à Virgem Mãe. …  
Ela é verdadeiramente esta esplêndida estrela que devia se levantar sobre a imensidade do mar, toda brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos.
 Ó tu, quem quer que sejas, que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, no meio das borrascas e tempestades, se não queres soçobrar, não tires os olhos da luz desta estrela.
 
 Se o vento das tentações se levanta, se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha a estrela, invoca Maria.






Se és balouçado pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha a estrela, invoca Maria.







 
Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria.









Se, perturbado pela lembrança da enormidade de teus crimes, confuso à vista das torpezas de tua consciência, aterrorizado pelo medo do juízo, começas a te deixar arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despencar no abismo do desespero, pensa em Maria.



 
Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria.

Que seu nome nunca se afaste de teus lábios, jamais abandone teu coração; e para alcançar o socorro da intercessão dela, não negligencies os exemplos de sua vida.







Seguindo-A, não te transviarás; rezando a Ela, não desesperarás; pensando nela, evitarás todo erro.

Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansarás; se Ela te é favorável, alcançarás o fim.

E assim verificarás, por tua própria experiência, com quanta razão foi dito: “E o nome da Virgem, era Maria














Virgem Maria, 
Senhora da Estrela,
 Estrela do Mar,
 Boa Estrela Guia,
orai por nós,
para encontrarmos, sempre, em Jesus
a nossa alegria!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário