domingo, 1 de julho de 2012

APARIÇÃO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO AO IMPERADOR CONSTANTINO LEPROSO






Pesquisando sobre uma referência a uma aparição de São Pedro e São Paulo ao Imperador Constantino, encontrei um trecho de uma carta, considerada uma falsificação feita durante o Renascimento por Lorenzo Valla , pois foi  a base para  reivindicações papais territoriais e jurisdicionais na Itália.  

Bem, como a questão histórica é muito densa , retirei apenas os trechos que correspondem à lenda da aparição dos apóstolos ao Imperador.

Algumas pinturas retratando essa aparição são encontradas na Basílica dos Quatro Santos Coroados, em Roma.  

Não encontrei afirmações de que a Igreja reconheça oficialmente essas aparições como verdadeiras, até porque , foi em sonho, e também, se pelo que eu encontrei, só há relatos nessa carta falsificada, então fica realmente difícil de ser-lhe dado crédito.

No entanto, achei a lenda interessante. E como pelo que eu sei uma lenda pode ter algo de verdade, o problema é que talvez nunca saberemos se sim ou não , então achei por bem conhecê-la melhor.








Eis alguns trechos da Carta atribuída ao Imperador Constantino:




















Pois, num momento em que uma lepra poderosa e suja invadiu toda a carne do meu corpo, e os cuidados foram administrados por muitos médicos que vieram juntos,mas nem por  um deles eu consegui saúde:




veio aqui os sacerdotes do Capitólio, poupando-me que uma fonte deve ser feita no Capitólio, e que eu deveria preencher esta com o sangue de crianças inocentes e que, se eu me banhasse nela enquanto ela estava quente, eu poderia ser purificado. 








 


 E muitas crianças inocentes foram reunidas de acordo com suas palavras, quando os padres sacrílegos dos pagãos desejaram- nas para serem abatidas  e a sua fonte preenchida com sangue: a nossa serenidade percebeu as lágrimas das mães, eu logo abominei tal  escritura .
 

 E, com pena delas, eu pedi seus próprios filhos para serem devolvidos para elas, e, dando-lhes presentes, dispedi-as.  

Naquele dia, tendo chegado o silêncio da noite em cima de nós, quando o tempo do sono havia chegado, os apóstolos São Pedro e São Paulo apareceram, dizendo-me: 





 


"Como tu colocaste um prazo para os teus vícios, e tens abominado o derramamento de sangue inocente, nós somos enviados por Cristo Senhor nosso Deus, para dar-te um plano para recuperar a tua saúde.

 Ouvi, portanto, nosso aviso, e faz o que indica a ti Silvester -.. o bispo da cidade de Roma - no Monte Serapte, fugindo eles perseguições, orgulha-se da escuridão com o seu clero nas cavernas das rochas.

 Este, quando o levaram a ti, ela vai mostrar-te um piscina de piedade, naqual você deve ser mergulhado por três vezes e toda a força da lepra vai abandonar-te."


 E, quando isso for feito, você deve retornar para o teu Salvador, e por tua ordem, por todo o mundo, as igrejas podem ser restauradas. purificar-te-às, além disso, desta forma, deixando toda a superstição de ídolos, tu farás adorar e amar o Deus vivo e verdadeiro - que é o único e verdadeiro - e que tu consigas  fazer a Sua vontade.

Levantando-se, portanto, do sono,  eu fiz de acordo com o que eu fora aconselhado a fazer pelos santos apóstolos, e, tendo convocado  o pai excelente e benigno e nosso iluminador - Silvester o papa universal - Eu disse a ele todas as palavras que me haviam sido ensinadas pelos santos apóstolos e pedi-lhe para ver esses deuses Pedro e Paulo.  


Mas ele disse que eles realmente não se chamam deuses, mas apóstolos de nosso Salvador, o Senhor Deus Jesus Cristo. 

 E mais uma vez, Constantino começou a pedir que o papa Silvester o abençasse mais uma vez e perguntou se ele tinha alguma imagem dos apóstolos, de modo que, a partir de sua semelhança, pudesse saber que eles eram aqueles a quem a revelação havia mostrado.  




 









Em seguida, esse mesmo pai venerável ordenou que as imagens desses mesmos apóstolos fossem mostradas pelo seu diácono. E, quando Constantino olhou para eles,  reconheceu, representados nessas imagens, os semblantes das pessoas que  tinha visto no seu sonho.











E assim, no primeiro dia após o recebimento do mistério do santo batismo, e após a cura do meu corpo da imundície da lepra, percebi que não havia outro Deus senão o Pai e o Filho e o Espírito Santo, a quem o abençoado Silvester, o papa, prega ser uma trindade em um uma unidade, três pessoas em um só Deus.

(De Zeumer edição, publicada em Berlim em 1888, v Brunner-Zeumer: "Die Constantinische Schenkungsurkunde") traduzido em Ernest F. Henderson, Selecione documentos históricos da Idade Média, (London: George Bell, 1910), pp 319-329













 FONTE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário