sexta-feira, 6 de julho de 2012

BASÍLICA DE SANTA ANA - LUGAR DO NASCIMENTO DE MARIA




 







A Igreja de Santa Ana é uma igreja católica romana, localizada no início da Via Dolorosa, perto das igrejas da Flagelação e Condenação, no bairro muçulmano da Cidade Velha de Jerusalém.

 


HistóriaA atual igreja, erguida perto das ruínas de uma basílica bizantina, e sobre o local de uma gruta acreditada pelos cruzados como sendo o local de nascimento de Maria, e casa dos seus pais Ana e Joaquim, foi concluída em 1138 por Arda, a viúva de Balduíno I, o primeiro intitulado rei de Jerusalém.  

A basílica bizantina anterior tinha sido construída sobre o que restava de um santuário pagão ou ao deus egípcio Serápis ou a Esculápio, o deus grego, ambos deuses da cura. 

 Ao contrário de muitas outras igrejas dos cruzados, Santa Ana não foi destruída pelos mulçumanos que capturaram a Terra Santa no século XII.  

Em 1192, um ano depois de sua conquista de Jerusalém, Salah ad-Din a converteu em um seminário islâmico, observado pela seguinte inscrição em árabe Salahiya (de Saladino) acima da entrada.  

Durante o domínio muçulmano da Palestina, os peregrinos cristãos só foram permitidos dentro da gruta depois de pagar uma taxa. Eventualmente, a igreja foi abandonada e caiu em ruínas.

 Em 1856, em agradecimento ao apoio francês durante a Guerra da Criméia, o sultão otomano Abdulmecid presenteou-a a Napoleão III. Posteriormente, foi restaurada, mas a maioria do que resta hoje é original. Atualmente Santa Ana pertence ao governo francês e é administrado pelos Padres Brancos, uma ordem da Igreja Católica chamado pela cor de suas vestes.

 





 








Altar principalConcepção e construçãoConstruído entre 1131 e 1138 para substituir uma igreja bizantina anterior, e logo depois ampliado por vários metros, a igreja é um excelente exemplo da arquitectura românica.  

A basílica de três naves incorpora tectos em abóbada de aresta e pilares, claras linhas limpas e um interior um tanto sem adornos. A nave é separada dos corredores laterais inferiores por arcadas de arcos pontiagudos.  

O altar-mor, concebido pelo escultor francês Philippe Kaeppelin incorpora muitas cenas diferentes.  


















Na frente do altar da Natividade são representadas (à esquerda), a Descida da Cruz (centro) e Anunciação (direita); na extremidade esquerda, é o ensinamento de Maria por sua mãe, na extremidade direita sua apresentação no Templo.  

No corredor sul, há um lance de degraus que levam até a cripta, em uma gruta acreditada pelos cruzados como sendoo o local de nascimento de Maria. Um altar dedicado a Maria está localizado lá. 

A basílica bizantina foi parcialmente esticada sobre duas bacias de água, conhecidos coletivamente como as piscinas de Bethesda, (onde Cristo curou um homem aleijado)  e construída sobre uma série de pilares, uma das quais ainda hoje na sua totalidade.




 









AcústicaA igreja possui uma acústica incrível perfeitas para o canto gregoriano, com sons em movimento através do espaço aberto e para cima da gruta. Isso faz com que a igreja seja um local de peregrinação para solistas e coros, especialmente sopranos e tenores.










FONTES:



Nenhum comentário:

Postar um comentário