terça-feira, 25 de setembro de 2012

DEUS QUER QUE RECORRAMOS AOS SEUS SANTOS

 

 

 

Cristo fez de nós "um reino de sacerdotes"( Apo 5, 10)  e uma função do sacerdote é interceder pelo povo, como Moisés disse que foi mediador entre Deus e o povo (Dt 5,5) .

 

 

 

  Há um só Mediador da Salvação (I Timóteo 2:5), que é Jesus, mas o Senhor quer que recorramos à intercessão de seus Santos (Jó 42,7-9), (At 18,11-12), (1 Tim 2,1), pois eles são "operários e administradores dos mistérios de Deus" (1 Co 4,1), daí Moisés chamar-se de mediador (Dt 5,5).

 

 

 

 

 

 

 Santa Rosália intercedendo pelo fim da peste em Palermo

 

 

 

 

 

 

Assim, lemos no Livro de Jó (1,5), que Jó intercedia pelos pecados de seus filhos:

"E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente."

E , mais adiante, lemos que Deus quis que os amigos de Jó recorressem à mediação dele e que ele perdoaria os amigos de Jó em virtude dos méritos dele:

"8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
(Jó 42,8)

 Dessa forma, recorrer aos Santos é uma prática que agrada a Deus, como Ele quis que o povo recorresse à mediação de Jó, Moisés,  os profetas e os Apóstolos (At 18,11-12), pois diz a escritura que:


 "...a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito" (Tgo 5, 16) 



"O Senhor está longe dos maus, mas atende a oração dos justos" (Pr 15,29) 




 






 




SantaTecla intercedendo pelo fim da peste no séc II.














Algumas passagens bíblicas que mostram a mediação dos Santos:

" Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. "
(Gen 18,32)

" Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? (...)13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.
14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."
(Ex 32,11. 13-14)


 "(estava eu nesse tempo entre o Senhor e vós, para vos anunciar a palavra do Senhor; porque tivestes medo por causa do fogo, e não subistes ao monte) , dizendo ele: "
(Dt 5,5)








Santa Francisca Romana intercedendo por Roma










 "Disse-me, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não poderia estar a minha alma com este povo. Lança-os de diante da minha face, e saiam eles." (Jer 15,1)



"Também a este respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta. "
(2 Re 1,12)

 
"Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito. "
(2 Re 2,9)




"Então dissera ele: Que se há de fazer, pois por ela? E Geazi dissera: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.
15 Pelo que disse ele: Chama-a. E ele a chamou, e ela se pôs à porta.
16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.
17 Mas a mulher concebeu, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera. "
(2 Re 4, 14-17)

"E Eliseu orou, e disse:  senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. "
(2 Re 6,17)


 

"Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"(Tgo 5, 16)












São Sebastião intercedendo no céu.



















" Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. "
(Heb 11,4) 



"Elias era homem pobre como nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.
18 E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto."
(Tg 5,17)


 
"Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. "
(At 9,17) 

"E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,"
(At 19,11)







 




 São Sebastião intercedendo por devotos










Por isso, podemos orar a Deus invocando seus Santos e seus méritos, como vemos no salmo:

"Pelo nome de Davi, vosso servo, não rejeiteis a face daquele que vos é consagrado" (Sl 131,10)

E ainda em outras passagens, vemos o uso dos méritos dos Santos em oração a Deus:

  Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.
(Êxodo 32:13)


 14 Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou. 
(2 Re 2,14) 






 



 Santa Bárbara intercedendo por devoto moribundo















Deus nos escuta em atenção aos seus Santos:
 
O Senhor, porém, teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e se tornou para eles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir nem lançá-los da sua presença .
(2 Reis 13:23)


 Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo.
(Salmos 105:42)
 


   Oferecer súplicas e orações a Deus pela mediação dos Santos, nossos modelos de fé (Hb 6,12), é prática baseada na Bíblia e na Tradição da Igreja que possui registro dessa oração já no século II. 




 




 São João Batista protegendo devoto








 Os Santos nos cercam e nos protegem com sua intercessão, pois são uma nuvem de testemunhas ao nosso redor (Hb 12,1) torcendo por nós para que alcancemos a salvação com eles, como vemos na palavra que diz :

 "Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos” (Ap 6,11).


Ofereçamos, pois, a Deus nossas orações e invoquemos seus Santos, pois isso o agrada e em atenção a seus servos, por meio de seu único Filho, Ele opera milagres.

 Deus escuta nossas súplicas feitas, como dizemos em toda oração liturgica, por Nosso Senhor Jesus Cristo, único Mediador da Salvação (I Timóteo 2:5), que não exclui nossa mediação (1 Tim 2,1), nem a de nossos irmãos vivos ou falecidos, como intercessores (Ap 6,9-11), mas faz de nós seus participantes, "operários e administradores dos mistérios de Deus" (1 Co 4,1).






2 comentários:

  1. O Único que intercede por nós é Jesus Cristo! É considerado santo segundo a Bíblia todo aquele que é justificado pelo sacrificio de Jesus, no Novo Testamento e no Antigo Testamento todos que professavam sua fé no Senhor e somente nEle. O Único Santo que deve ser invocaddo é o Senhor Jesus. Somos incentivados a orar uns pelos outros mas não buscar em pessoas mortas a intercessão pelos vivos. Isso é invenção e usar a Palvra de Deus para tentar justificar a idolatria é blasfêmia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce nao sabe o que diz: se voce diz que o unico que intercede 'e Jesus, como voce diz depois que somos incentivados a orar pelos outros?

      Sao Paulo chama de Santo todo batizado,mas a experiencia da Igreja com seus martires nos seculos 1,2,3 mostrou que nem todos perseveram na fe. Muitos cristaos negaram Cristo e aqueles que davam testemunho dele e morriam passaram a receber esse titulo de honra: Santo, pois nem todo que invoca o Senhor e faz milagres em nome dele vai para o ceu Mt 7,21; 25, 11-13; Luc 13, 26-27. O dia de nossa morte 'e nosso julgamento Heb 9,27 e veremos tudo as claras ate sobre a vida do proximo.

      Nao existe mortos para nos Cristaos Catolicos. Todos os Santos estao vivos em Deus, como disse Jesus Luc 20,38 . Nos formamos um so Corpo, uma so Igreja 1 Cor 12,12, a da terra e a do ceu. Cristo vive para interceder Heb 7,25, mas nao intercede sozinho, pois 'e a Cabeca do Corpo que 'e a Igreja Col 1,18, assim os Santos estao onde Ele esta Apo 7,15; 14,4 e vivem para servi-lo Apo 7,15, e o maior service que prestam 'e a intercessao por todos 1 Tim 2,1-4; Apo 6,9ss.

      Excluir