segunda-feira, 19 de maio de 2014

POR QUE OS CATÓLICOS COROAM MARIA RAINHA? MÊS DE MAIO - COROAÇÃO DE MARIA É BÍBLICA



Nossa Senhora usa uma coroa, pois é Mãe do Rei e Senhor, assim é Mãe Rainha:

"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;"
(Lucas 1,31-32)







O Rei Salomão coroou sua mãe Betsabé como Rainha, a Rainha Mãe.  Jesus, como filho exemplar, Rei dos Céus, não pode fazer menos que ele:

19. Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita:
20. Tenho um pequeno pedido a fazer-te, disse ela; não mo recuses. Pede, minha mãe, respondeu o rei, porque nada te recusarei.
(I Reis 2)


Na Bíblia, também temos o relato do amor do Rei Assuero por Ester. 

Ela alcançou graça aos seus olhos mais do que todas as mulheres e virgens. O mesmo relato encontramos em Maria que alcançou "graça diante de Deus" (Lucas 1,30)   era "Virgem" (Lucas 1,27) e foi proclamada "Bendita entre as mulheres" (Lucas 1,42) pelo próprio Espírito Santo através da boca de Santa Isabel e, por isso, assim como Ester, merece o título de Rainha. 
Eis um trecho do livro de Ester:

"E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti."

Ester 2,16-17









São João, no Apocalipse, fala do povo fiel, da Igreja, comparando-a a Maria, e mostrando que ela é Rainha:



"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono."
(Apocalipse 12,1.5)











"À vossa direita se encontra a rainha 

Com veste esplendente de ouro de Ofir"

Salmo 44





Na Bíblia está escrito que Jesus é o Rei dos Céus e Maria a sua Mãe (Atos 1,14), logo ela é a Rainha Mãe, pois todo Rei nasce de uma Rainha (Lucas 1,31-32).




E na Escritura diz que Jesus herdou o trono de Davi por ter  sangue dele, sangue real que veio através de Maria.

Maria é Rainha, pois é Mãe do Rei e Senhor, assim é a Rainha Mãe (Lucas 1,31-32)

A Bíblia também diz que o Rei Salomão coroou sua mãe Betsabé como Rainha, a Rainha Mãe. 
 Jesus, como filho exemplar, mais do que Salomão, 

O Rei dos Céus, não pode fazer menos que ele (I Reis 2, 19-20)


Nas escrituras, também temos o relato do amor do Rei Assuero por Ester, que simboliza o amor de Deus por Maria (Ester 2,16-17).

Ela alcançou graça aos seus olhos mais do que todas as mulheres e virgens.


O mesmo relato encontramos em Maria que alcançou "graça diante de Deus" (Lucas 1,30)   era "Virgem" (Lucas 1,27) e foi proclamada "Bendita entre as mulheres" (Lucas 1,42) pelo próprio Espírito Santo através da boca de Santa Isabel. Maria, a Mulher da Graça, foi colocada no lugar de Eva, a Mulher do pecado, do mesmo modo que Ester foi colocada no lugar da rainha Vasti. 

Por isso, e muito mais, assim como Ester, merece o título de Rainha. 


São João, no Apocalipse, fala do povo fiel, da Igreja, comparando-a a Maria, e mostrando que ela é Rainha (Apocalipse 12,1.5).

Os protestantes teimam em dizer que essa não é Maria, mas apenas simboliza a Igreja. 

Eles não querem aceitar  que São João, o discípulo que cuidou da Mãe do Senhor (João 19,27), falou da Igreja, mas também falou de Maria, pois a figura das duas se fundem no texto do Apocalipse e a menção a Maria é clara:

Foi Maria quem deu à luz a Jesus:
"Ela deu à luz um Filho, um menino,... " (Apo 12,5)

O Filho de Maria, Jesus, que foi elevado aos céus:
"Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono." (Apo 12,5)

Por que São João mistura a imagem de Maria com a da Igreja?

Porque Maria é a Virgem feita Igreja, pois foi o Templo mais perfeito de Deus Trindade Santa: filha do Pai, Mãe do Filho e Esposa do Espírito Santo (Lucas 1,35).

Os protestantes também afirmam que a Rainha dos Céus era uma deusa e é um título pagão, por isso é errado chamar Maria de Rainha, mas esquecem que o rei pagão da Babilônia, Nabucodonosor, é chamado de rei dos reis por Daniel (Daniel 2,37) e isso não impede que Jesus receba o mesmo título (Apo. 17,14; 19,16).

Os protestantes usam o texto bíblico de Jeremias 7,18; 44,18-25 erradamente para tentar diminuir o papel da Mãe de Jesus na História da Salvação:

"Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome." (Jeremias 44,18)

"E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?" (Jeremias 44,19)


"Assim fala o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, dizendo: Vós e vossas mulheres não somente falastes por vossa boca, senão também o cumpristes por vossas mãos, dizendo: Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos de queimar incenso à rainha dos céus e de lhe oferecer libações; confirmai, pois, os vossos votos, e perfeitamente cumpri-os." (Jeremias 44,25)

Os textos acima dentro do seu contexto se referem a uma deusa pagã e não à Virgem Maria, Rainha dos Céus.

Assim como o texto de Daniel se refere a Nabucodonosor (Daniel 2,37) e não a Jesus o Rei dos Céus. 

A Virgem Maria é a Rainha dos Céus, mas não é uma deusa, é apenas a humana mais Santa, a Escolhida entre todas as mulheres, a Única que conviveu com Jesus antes de seu nascimento (Lucas 1,35) até sua ascensão e a Vinda do Espírito Santo (Atos 1,14) . 

Ela esteve presente na maior parte da vida do Senhor, praticou a Palavra de Deus de forma exemplar (Lucas 11,28), nunca duvidou (Lucas 1,20;38) , jamais perdeu a fé, nem nunca desistiu (João 19,25), possui laços sanguíneos e afetivos que ninguém jamais terá com Jesus. 

Por tudo isso, e muito mais, ela é a mais Santa de todos os habitantes celestes e merece o título de Rainha, pois mais do que isso ela já recebeu: Jesus.

O Salmo 45 também menciona de forma profética a realeza de Maria ao dizer:


"As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir."
Salmos 45,8-9




"Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o."
Salmos 45,10-11











Deus se afeiçoou da formosura de Maria e Ela achou graça diante dele:

"Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus."
Lucas 1,29-30







Diz os Salmos:


A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Salmos 45,12-13












Maria é a Casa de ouro (I Crônicas 29,2), pois foi morada do Senhor e é a Mulher do Apocalipse vestida de sol:

"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol..." (Apocalipse 12,1)

Ainda diz os Salmos:


Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
Salmos 45,16



E o Apocalipse diz que Maria é a Mãe de todos "que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (Apocalipse 12,17), fazendo de nós príncipes.

Outra comparação que podemos perceber é que no Evangelho Maria profetiza:


"Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,"
Lucas 1,48



 E os Salmos diz:

"Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente."
Salmos 45,16-17




Não é idolatria chamar Maria de Rainha, pois o Senhor nos fez um  povo de reis e sacerdotes

Os Apóstolos receberão tronos (Mateus 19,28; Lucas 22,30). Os Santos estão assentados em seus tronos (Apocalipse 11,16). Os Santos reinam com Cristo (Apocalipse 20,4). 

Todos receberemos uma coroa de glória se perseverarmos na fé em santidade até a morte (Apocalipse 2,10; Pedro 5,4; I Coríntios 9,25; 2 Timóteo 4,8)

Se todos os santos recebem a coroa da glória, com certeza a da Mãe do senhor é a mais bela, e por isso recorremos à intercessão dela pedindo que ore, rogue por nós, pois diz a Bíblia:

"...os ricos do povo suplicarão o teu favor." (Salmos 45,12)

Assim como a rainha Ester pediu por seu povo diante do rei, Maria, Rainha dos Santos, pede por seu povo diante de Cristo, o Rei do Universo.
Como toda Rainha, seu poder é o da intercessão, do amor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário