terça-feira, 12 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - 15 DE AGOSTO







Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Virgem Maria em alusão a sua assunção aos céus. 

A festa da Assunção é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia. É padroeira das cidades de Fortaleza, no estado do Ceará, de Jales do estado de São Paulo e de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

Vários são os testemunhos das Escritura que corroboram e ajudam a entender que Maria foi assuntada aos céus

Enoque foi Levado aos céus de corpo e Alma:

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (Hebreus 11, 5 – Gênesis 5, 24)

Em II Reis 2, 11-12 Elias foi levado aos céus em uma carruagem de fogo. Em Mateus 27, 52-53 - quando Jesus morreu e ressuscitou, os corpos dos santos foram levantados. Nada na Bíblia impede Assunção de Maria ao céu.

E o Livro do Apocalipse demonstra como Maria foi vista no céu por João

“Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Apocalipse 12, 1).

Muito embora se interprete também a mulher como a Igreja, é fato irrefutável que as características da Mulher do Apocalipse 12 se refira a Maria, como mostra o versículo 5:

“Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono” (Apocalipse 12, 5).

Foi exatamente o que ocorreu com Maria, deu a luz a Jesus, que morreu ressuscitou e subiu aos céus.



A assunção foi proclamada pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950.  Assim define o Catecismo da Igreja católica:


“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo." 

A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte...” (CIC 966)






A ASSUNÇÃO É UMA CRENÇA ANTIGA JÁ NA IGREJA PRIMITIVA

TESTEMUNHOS DE CRISTÃOS DA IGREJA PRIMITVA:




PSEUDO – MELITO DE SARDES (300 d.C)

“Se, portanto, pode vir a passar pelo poder da sua graça, apereceu direito a nos seus servos, que, como você, depois de vencer a morte, reinam em glória, por isso você deve assuntar o corpo de sua mãe e levá-la com você, regozijando-se, no céu. Então disse o Senhor [Jesus]: ‘Seja feito segundo a tua vontade’” (A Passagem da Virgem 16, 2-17).







EPIFÂNIO DE SALAMISSA (377 d.C)

Se a Santíssima Virgem morresse e fosse sepultada, morte dela teria sido cercada com honra, a morte teria encontrado sua pureza, e sua coroa teria sido uma virginal... Teria sido martirizada de acordo com o que está escrito: ‘a tua alma uma espada traspassará’, então ela iria brilhar gloriosamente entre os mártires, e seu santo corpo teria sido declarado bem-aventurado; pois por meio dela, a luz veio ao mundo.” (Panarion 78, 23)








TIMÓTEO DE JERUSALÉM

“Por isso, a Virgem é imortal até hoje, vendo que ele que habitou nela, transportou para as regiões de sua assumção” (Homilia sobre Simeão e Ana 400 d.C).





JOÃO O TEÓLOGO  (400 d.C)

“O Senhor disse à sua Mãe: ‘Que o seu coração se alegre e seja feliz. Pois cada favor e todo o dom foi dado a você do meu Pai no céu e de mim e do Espírito Santo. Toda alma que clama o seu nome não deve se envergonhar, mas deve encontrar misericórdia e conforto, apoio e confiança, tanto no mundo que agora está quanto no que está por vir, na presença do meu Pai que está nos céus’. . . E a partir desse momento em diante todos sabiam que o corpo impecável e precioso foi transferido para o paraíso.” (A Dormição de Maria)








GREGÓRIO DE TOURS (575 d.C)

“Os Apóstolos levaram seu corpo em um caixão e colocaram num sepulcro, e eles o guardavam, esperando a vinda do Senhor. E eis que, mais uma vez o Senhor apareceu-lhes; e o corpo santo tendo sido recebido, Ele ordenou que fosse levado em uma nuvem para o paraíso: onde, agora, voltada à alma, se alegra com os escolhidos do Senhor...” (Oito livros de Milagres 1, 4).









Basílica da Dormição em Jerusalém


TEOTEKNOS DE LIVIAS (600 d.C)

“Convinha... que o santíssimo corpo de Maria, o corpo que deu a luz a Deus, receptáculo de Deus, divinizado, incorruptível, iluminado pela graça divina e cheio de glória ... fosse confiado à terra por um tempo e elevado ao céu, em glória, com sua alma agradável a Deus.” (Homilia sobre a Assunção).








MODESTO DE JERUSALÉM

“Como a gloriosíssima mãe de Cristo, nosso Salvador, Deus, o doador da vida e imortalidade, foi dotada com a vida por ele, ela recebeu uma eterna incorruptibilidade do corpo junto com ele que levantou-a do túmulo e tomou-a para si mesmo de uma forma que só é conhecida a  dele.” (Encomium in dormitionnem Sanctissimae Dominae nostrae Deiparae semperque Virginis Mariae (PG 86-II,3306))





A Dormição - diz respeito à morte de Maria
A Assunção- diz respeito ao fato de ela ter sido elevada ao céus
Ascenção - é o nome dado à subida de Cristo ao céu - pois "ninguém subiu ao céu se não o que desceu de lá" (João 3,13).
Subir é elevar-se por suas próprias forças, e só Cristo o pode.  Maria, porém, foi transportada para lá por Cristo.



GERMANO DE CONSTANTINOPLA (683 d.C)

“Você é aquela que, como está escrito, aparece em beleza, e seu corpo virginal é totalmente santo, todo casto, inteiramente o lugar que habita Deus, de modo que é doravante completamente isenta de dissolução em pó. Apesar de ainda ser humana, é alterado para a vida celestial de incorruptibilidade, verdadeiramente viva e gloriosa, sem danos e partilhando a vida perfeita.” (Sermão I (PG 98,346)).






SÃO JOÃO DAMASCENO

“Convinha que aquela que no parto manteve ilibada virgindade conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte. Convinha que aquela que trouxe no seio o Criador encarnado, habitasse entre os divinos tabernáculos. Convinha que morasse no tálamo celestial aquela que o Eterno Pai desposara. Convinha que aquela que viu o seu Filho na cruz, com o coração traspassado por uma espada de dor de que tinha sido imune no parto, contemplasse assentada à direita do Pai. Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas as criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus”. (Sermão sobre a Assunção de Maria)





“São Juvenal, bispo de Jerusalém, no Concílio de Calcedônia (451), levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejavam possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto a pedido de São Tomé, foi encontrado vazio; portanto os Apóstolos concluiram que o corpo foi levado ao céu.” (PG (96:1))




Como, então, foi que ela assumiu às cortes celestiais? Deste modo. Quais foram as honras então conferidas a ela por Deus, que nos ordena a honrar nossos pais?” (Sermão II sobre a Assunção de Maria)





“E , assim, o corpo imaculado (panagion)  foi colocado no túmulo. Então foi assuntado, após três dias para as mansões celestiais. O seio da terra não era receptáculo apropriado para morada do Senhor, a fonte viva de água de limpeza, o milho do pão celestial, a videira sagrada de vinho divino, o sempre-vivo e fecundo ramo de oliveira da misericórdia de Deus . E assim como o todo o corpo sagrado do Filho de Deus, que foi tirado dela, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, deveria que ela fosse arrancado do túmulo, essa mãe deve estar unida ao seu Filho, e como Ele descera por ela, então ela deveria ser assuntada por Ele, para a mais perfeita morada, o próprio céu.” (Sermão II sobre a Assunção de Maria)




“Vamos então também guardar a festa solene de hoje para homenagear a partida alegre da Mãe de Deus” (Sermão II sobre a Assunção de Maria)





“Regozije-se o ar na Assunção. Deixe uma brisa suave flutuar na graça. Deixe toda a natureza celebrar a festa da Assunção da Mãe de Deus.” (Sermão III sobre a Assunção de Maria).







Cristo subiu aos céus
e preparou, no Reino eterno,
um lugar para sua Mãe, a santa Virgem, aleluia.






Como é bela e formosa a Virgem Maria,
Que passou deste mundo ao Cristo Senhor.
Em meio ao coro dos santos refulge,
Como o sol entre as estrelas. Aleluia







A Virgem Maria subiu para os céus.
E triunfa com Cristo sem fim, pelos séculos.
Resplendente de beleza, fulgurante como a aurora,
Ó filha de Sião, vós subistes para os céus.
 Aleluia.







 Maria foi assunta ao céu,
*os anjos se alegram, louvando.









Rogai por nós, Bem-aventurada e sempre Virgem Maria,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.








Ó Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atento às coisas do alto a fim de participarmos da sua glória Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário