sexta-feira, 29 de agosto de 2014

QUEM SÃO AS TRÊS MARIAS?











As três Marias são as mulheres que foram ao sepulcro e receberam o anúncio da ressurreição.



Segundo o Evangelho de São Marcos as três Marias são:

  Santa Maria Madalena, Santa Maria, mãe de Tiago, (conhecida como Maria de Cléofas ou  Maria Jacobina ou Jacobé) e Santa Maria Salomé, mãe dos filhos de zebedeu.



E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
E diziam umas às outras: Quemnos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.
E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.
¶ E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.
Marcos 16,1-11














A Maria , mãe de Tiago é vista como sendo a irmã de Nossa Senhora, a outra Maria, mulher de Clopas ou Cléofas:

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
João 19,25







Cena de Jesus morto nos braços da Virgem Maria, rodeada pelas três Marias, as mulheres que seguirm o Senhor.





As três Marias pertenciam ao grupo de mulheres que seguia Jesus. Santa Maria Salomé é vista por muitos como a mãe dos filhos de zebedeu:

E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir;
Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
Mateus 27, 54-56

E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.
Lucas 23,54-55



No Evangelho de Mateus, aparecem apenas duas Marias no relato da ressurreição:

 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mateus 28, 1



No Evangelho de São Lucas temos uma descrição mais generalizada dessas mulheres:

 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
Lucas 24,1

E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.
Lucas 24,9-10





SANTA MARIA DE CLÉOFAS

Tambem chamada de a “outra Maria”.

Seguiu Jesus ao Calvário e o viu após a ressurreição. Ela era a mãe de São Tiago menor, José Basabas, São Simão e São Judas Tadeu.

Era irmã da Virgem Maria e casada com Cleophas irmão de São José, o esposo da Virgem Maria, por isto talvez ser verdade o que alguns estudiosos  alegam que Jesus era parecedíssimo com seu primo-irmão São Judas Thadeus  e talvez por isso a pedido de sua mãe, converteu a água em vinho, antecipando o tempo de seus milagres, no casamento do outro seu primo-irmão, São Simão, o noivo das bodas de Caná.

Uma lenda diz que ela teria ido para a Espanha onde faleceu na Cidade Rodrigo. Outra lenda diz que ela acompanhou Lazaro, Maria Madalena e Martha até Provence.

Uma terceira lenda conta que ela, Maria Madalena, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sarah, uma cigana escrava, foram atirados ao mar pelos judeus, numa barca sem remos e sem provisões. Milagrosamente a barca, sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône, hoje a nossa tão querida Saintes Marie’ de La Mer, França.

Santa Sarah é muito venerada nesta cidade.







Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada:
1) com seus quatro filhos,
2) com os seus filhos carregando os seguintes emblemas: Judas um barco, Simão um peixe, Tiago uma palma e pedra de moinho,e José Basabas com três folhas ou uma taça.
3)Às vezes ela é representada com Maria Salomé e Maria Madalena, que juntas consolaram e ajudaram a Virgem durante a crucificação
e 4) presente com Maria  Madalena  à ressurreição do Senhor.
Sua festa é celebrada no dia  9 de abril.









SANTA MARIA SALOMÉ

Nasceu no primeiro século e é uma das três Marias que serviram a Jesus, junto com Maria Cleophas (mãe de São Tiago, o menor, São Judas Thadeus e esposa de Cleophas ou Alpheus), Maria Salomé e Maria Madalena).

Alguns exegetas bíblicos acham que Maria Cleophas seria irmã da Virgem Maria (João 19:25).

Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima da Virgem Maria.






Santa Maria Salomé com Zebedeu e São Tiago Maior, ao colo.





Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição.

O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.

Diz os Evangelhos que Jesus e Salomé em uma conversa, ela pede a Jesus para coloca-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu. É que Tiago e João o seguiriam seu exemplo de humildade e sacrifícios para ganhar e merecer seus lugares lá.

A lenda diz que após a ressurreição ela foi para Veroli, Itália e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova .

Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando  a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços.
 Às vezes ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu.
Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.

É padroeira da Veroli, na Itália.

Sua festa é celebrada no dia 22 de Outubro

Nos países do hemisfério sul, no firmamento temos três estrelas que são chamadas Três Marias em homenagem as Três Marias e na França temos uma cidade com o nome de "Saintes Maries de la Mer" , também em homenagem a elas. Em Minas Gerais temos uma Usina Hidroelétrica com o nome de Três Marias.











SANTA MARIA MADALENA



Teria nascido em Magdala ou em Betânia .

Maria Madalena, Maria de Betania e Maria pecadora, citadas no evangelho são a mesma pessoa segundo o Papa São Gregório, o magno; grande estudioso dos santos e criador do Calendário Gregoriano.

Durante um banquete ao qual Jesus participava, ela lavou seus pés com óleo perfumados e em seguida os enxugou com seus próprios cabelos.

Foi exorcizada por Ele e seguiu Jesus em todo o seu caminho até o pé da cruz e depois acompanhou o seu sepultamento e Jesus a recompensa com sua presença após a Ressurreição: Maria estava junto do sepulcro, de fora, chorando.

Enquanto chorava se inclinou para o interior do sepulcro e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus havia sido colocado um a sua cabeceira e outro aos pés. Disseram então "Mulher por que choras?" Ela respondeu : " levaram meu Senhor e não sei onde o colocaram" .

Dizendo isto se voltou e viu Jesus de pé. Mas não podia imaginar que era Jesus. E Jesus lhe disse:" "Mulher por que choras ?A quem procuras?" Pensando ser Ele o jardineiro ela respondeu: "Senhor se foste tu que O levaste me diga onde O puseste que eu irei busca-LO" Jesus responde : "Maria". Ela então O reconhece e grita em hebraico "Rabbuni! "(que quer dizer Mestre!).







É a padroeira das cabeleireiras, estilistas de cabelos, podólogos, pecadores penitentes, prostitutas arrependidas, perfumarias, perfumistas, manicures, fabricantes de perfumes, fabricantes de esmaltes, oleos para o corpo.

Na arte litúrgica da Igreja ela é representado segurando um alabastro de óleo.

Sua festa é celebrada no dia 22 de julho.

Mais sobre Santa Maria Madalena:

A história dela no primeiro século, especialmente na Igreja do Leste, é obscura com várias lendas que seguiram a ressurreição. Assim vários  exegetas diferem de opinião particularmente os exegetas do Leste e do Oeste ao identificar Maria Madalena.

Devido em grande parte a influencia dos escritos do  Papa São  Gregório Magnus, a liturgia  ocidental identifica ela a uma mulher pecadora sem nome citada por  Lucas (em Lucas 7:36ff;Lucas8:2) e Maria da Betânia irmã de São Lazaro e Santa Martha (João11). Existiria também uma terceira Maria que veio de Magdala, para a costa oeste do Mar da Galiléia, perto Tibérias na Judéia.

Esta seria  a mulher a qual Jesus “teria tirado os sete demônios” (Marcos16:9 ;Lucas8:2). Ela era uma das mulheres presentes no Calvário e foi a primeira a testemunhar a ressurreição, a qual Jesus disse para ela contar aos apóstolos.

As três Marias( que são homenageada com três estrelas no céu e com uma usina hidroelétrica em Minas Gerais) são: Maria Madalena, Maria Cleophas e Maria Salomé.

Na opinião de litúrgistas do Oriente (e a venerável opinião de Santo Ambrósio) existem três diferentes pessoas e parece duvidoso que Maria da Bethânia e Maria a Pecadora fossem a mesma pessoa.

Modernos escolares duvidam que sejam a mesma  pessoa visto a  questão das duas  diferentes origens (Bethânia e Magdala). Mas tem sido sugerido que se elas fossem a mesma pessoa seria muito mais fácil explicar três irmãs adultas vivendo juntas sem os seus esposos. Se Maria da Bethânia é a mulher pecadora (prostituta) e se seu irmão e irmã a tomaram, para morar com eles, após ela ter-se arrependido, eles ficariam com a reputação manchada (para a época).

Não obstante a tradição Oriental da mulher arrependida; Maria da Betania e Maria Madalena, sendo diferentes mulheres foi adotado no Calendário Romano revisado em 1969.

Entretanto é provável que, após o arrependimento de Maria, a Pecadora, ela teria seguido Jesus até o fim e estaria presente a crucificação (Mat27:56;Marcos 15:40;João 19:25) com Joana e Maria, a mãe de Tiago e Salomé, ela descobriu o túmulo vazio e ouviu os angélicos anúncios da ressurreição do próprio  Cristo. Ela seria a primeira pessoa a ver Cristo e foi a primeira a ver Cristo mais tarde no mesmo dia que João conta que o Mestre deu a ela a mensagem para entregar aos demais (João 20:1-18).

De acordo com uma antiga tradição do Oriente, Maria Madalena acompanhou João e a Virgem Maria a Efesus onde ela morreu e foi enterrada.

Um das lendas da Idade Media diz que ela foi prometida a São João, o evangelista.
Uma outra lenda antiga no Ocidente, diz que ela viajou para Provença, França com Marta e Lázaro e outros para evangelizar Gaul. Estas fontes dizem que ela passou 30 anos de sua vida na caverna de La Saint-Baume nos Alpes Marítimos e foi milagrosamente transportada, pouco antes de sua morte, para a Capela de Saint-Maximin, onde recebeu seus últimos sacramentos e onde foi enterrada em Aix.

Sua relíquias são tidas com estando em vários locais, mas nenhuma foi devidamente autenticada. São Willibald diz que viu sua tumba em Éfesus(hoje Turquia) no  8°século .Vezelay, França diz ter suas reliquias desde o 11° século.

Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada com um jarra de óleo e sempre com cabelos longos. Entre as cenas que ela é retratada ela é mostrada:

1) Chorando no Calvário; 2) chorando e lavando os pés de Jesus; 3) brincando com Ele em Betania; 4)com Martha (do grande mestre Caravággio);5) com Martha na ressurreição de Lazaro;6)com as duas outras Marias no túmulo de Jesus;7) penitente no deserto com os cabelos  longos e sua jarra;8) com Santa Maria do Egito e 9) com cenas do navio naufragado na viagem dela com Lázaro e Marta a Marselha.




















Imagens de
 Santa Maria de Cléofas e Santa Maria Jacobina
 em Saintes Maries de la Mer, na França, 
 onde acredita-se que as três Marias desembarcaram
 após terem ficado à deriva no mar.



10 comentários:

  1. Muitas Imagens, Deus não gosta, pois ele é Espirito, e que que os seus adoradores o adorem em espirito.
    João 4 :24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sua opinião de que Deus não gosta de imagem.

      Mas se Ele não gosta por que mandou fazer?

      Por que Deus mandou fazer imagens de Anjos para colocar sobre a Arca da Aliança?

      Deus não gosta?

      Por que Deus mandou Moisés fazer uma Imagem de uma Serpente?

      Deus não gosta?

      Por que Deus abençoou o Templo de Jerusalém cheio de Imagens de Anjos com rosto de homens e animais?

      Deus não gosta?

      Então ou sua Bíblia tem problemas ou sua doutrina tem problemas ou seu Deus tem dupla personalidade.

      Excluir
    2. Amei!!!
      Não imagino a minha vida sem a intercessão da Virgem Maria.
      Parabéns!!!

      Excluir
  2. Gostei da resposta, mas, Apenas Deus és digno de todo louvor, honra e Glória, e bendito é aquele que vem em nome do Senhor, nosso Rei e Salvador, Jesus Cristo.
    Maria foi a escolhida por Deus entre todas as mulheres para ser Mãe do nosso Salvador,
    Mãezinha queria, Rainha dos Anjos, Mãe de Jesus.
    Louvado saje a Santíssima Trindade.
    Maria é sinônimo, de Mãe, Carinho, doçura.

    Parabéns Wando pela resposta!

    ResponderExcluir
  3. Que santa e uma normal uma gravida e uma com bebe todas juntas em cobre pesando 0.700 gramas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você estiver fazendo uma pergunta, não sei responder sem uma foto. Normalmente, Nossa Senhora é quem segura um bebê.

      Excluir
    2. Devem ser Santa Ana, a Virgem Maria e o menino jesus.

      Excluir
  4. Que santa e uma normal uma gravida e uma com bebe todas juntas em cobre pesando 0.700 gramas

    ResponderExcluir
  5. Imagem é uma arte,as vezes até divina, mas o dom é de Deus ..amém

    ResponderExcluir