quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O NOME DE MARIA, MÃE DE JESUS - BÍBLIA , SIGNIFICADO, VENERAÇÃO



Maria ou Miriam é um nome  feminino de origem hebraico ( מִרְיָם - Miryam ), cujo significado e etimologia são discutidos. 

Muitos consideram equivalente a eminente ou exaltado , mas outras interpretações foram propostas,como Senhora Soberana, Amagura, A Amada, Luz e esplendor,  luz sobre o mar, entre outras.


ANÁLISE BÍBLICA DA VENERAÇÃO AO NOME DE MARIA

O nome de Maria é digno de honra e veneração, pois assim cumprimos com a profecia bíblica "Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada " (Lucas 1,48).


A Bíblia ainda diz sobre a veneração do nome dos Santos:

"A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá."
Provérbios 10,6-7

"....a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."
Provérbios 31,30

"... o justo estará em memória eterna." Salmos 112,6

Na oração pelo rei do Salmo 72 reza-se  "Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito."Salmos 72,17

Assim é o nome de Maria, todas as gerações a proclamam bem-aventurada " (Lucas 1,48), pois sua fama durará enquanto o sol brilhar (Salmo 72,17).

Se Deus tornou o nome de Abraão famoso, se ele era conhecido e venerado  como "Pai" do povo de Israel (Lucas 16,24; João 8,39), e todos os povos foram abençoados nele (Gênesis 12,2-3), muito mais é  o nome de Maria, pois através dela fomos abençoados na plenitude dos tempos com Jesus Cristo (Galátas 4,4; Efésios 1,3), daí ser a Mãe de nossa Igreja, a Mãe dos que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus (Apocalipse 12,17).

O nome dela é tão digno de veneração que o Anjo Gabriel não a chamou pelo nome "Maria", mas a chamou pelo de "Graça de Deus" (Lucas 1,28), daí o motivo de Maria se questionar o que significaria tal saudação (Lucas 1,29):

"Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação."

Maria é maior que todos os Santos, pois ninguém é chamado de "Graça Plena" na Bíblia.
No texto do Evangelho em Grego, Maria foi nomeada de Kecaritwmenh, ao invés do anjo dizer "chaire Maria" (Alegra-te Maria), ele disse "chaire kekaritomene" (Alegra-te cheia de graça), o que mostra que essa qualidade é de sua natureza.

A palavra kekharitômenê não pode ser traduzida em nossa língua por uma única palavra, arriscando, com isso, não revelar seu verdadeiro valor.  A palavra tem um significado mais abrangente do que apenas agraciada.   Ela está no Particípio Perfeito, provinda do verbo  "Charitoo" que quer dizer: "estado de santidade ou graça diante de Deus".

Maria foi nomeada de Kecaritwmenh. O anjo diz "chaire kekaritomene" (Alegra-te cheia de graça).  O prefixo "ke" indica tempo passado indefinido de sua "charitoo".  E o sufixo "mene" indica que sempre será assim.   Se o Kecaritwmenh está no tempo passado indefinido, é  porque em toda sua vida ela foi assim, desde a concepção.

O modo de "Particípio Perfeito" indica que Deus a fez assim, ou seja, ela ERA e não ESTAVA.  Se esse estado de santidade tivesse ocorrido após sua  concepção deveria ser usada a palavra "Karitúmene", que é o particípio presente.

 Por isso, São Jerônimo expert em grego, traduziu o termo "kekharitômenê " por "Gratia Plena ", "plena de graça" em latim, forma , segundo alguns, mais adequada do que "cheia de graça" que vemos atualmente nas Bíblias Católicas.

E a saudação "Alegra-te", foi traduzida por São Jerônimo pela saudação em latim ( língua usada pelos cristãos de Roma) "Ave", entrando para sempre para nossa versão portuguesa (Ave, Maria, Cheia de Graça).











A ETIMOLOGIA DO NOME MARIA

A etimologia do nome é disputada, tendo chegado a propor uma multiplicidade de fontes e equivalentes. 

 A forma original é claramente Mir-yam , mas de acordo com a lei de Filipos , / i / em sílaba tônica resultados trancado em / a /, por exemplo, onde o aramaico forma Maryam daí, portanto, as formas gregas, latin e árabe.

Alguns pesquisadores propõem uma derivação da raiz mrh que significa 'rebelde', evocando os protestos de Miriam contra seu irmão Moisés (Números 12, 1), embora o nome seja anterior a este evento, certamente menos. 

Outra hipótese afirma que a raiz mra significa extensão obesos e bonito. 

 Em hebraico também existe a palavra mara (h) , a amargura, sendo esta uma das muitas etimologias propostas. 

 Uma etimologia antiga, recolhida por escritores eclesiásticos, liga o nome com as palavras hebraicas "mir", relacionado com Luz e "inhame"; mar.

 Miriam, então, seria luz sobre o mar; daí a denominação Latina, recoguido por ladainhas , Stella Maris; "Star of the Sea"

No entanto, uma vez que esses personagens são descritos como nascido no Egito (e ainda o mesmo Moisés um nome dessa fonte ), tem-se especulado a raiz egípcia moderna; Bem, Miriam derivam mr ; amor em forma mry : amado.








Maria é a forma em latim para o texto Miriam, em hebraico, e pode significar Senhora Soberana, Amagura, A Amada, Luz e esplendor.

A Virgem Maria, na verdade, foi tudo isso. Ela é a Senhora Soberana por ser a Mãe do Senhor Soberano; é Amargura, por ser a Senhora das Dores, sofrendo diante do Filho Crucificado;  é a Luz que nos guia para Jesus; é a Amada por Deus, a Escolhida.


Na sua forma hebraica, Miriam é atestada no livro bíblico do Êxodo (escrito até o século VI. C. ) como o nome da irmã de Moisés e Aarão .

Maria e Miriam estão espalhados por todo o mundo, especialmente nos países da fé cristã por ter sido o nome da mãe de nomes de Jesus , o Messias , de acordo com o Novo Testamento .




A VENERAÇÃO DO NOME DE MARIA PELOS SANTOS DA IGREJA:




Frases de Santos da Igreja sobre o Nome de Maria:

"O nome de Maria, diz Santo Antônio de Pádua, é júbilo para o coração, mel na boca e doce melodia no ouvido."

"Bem-aventurado o que ama vosso nome, ó Maria (é São Boaventura quem fala), porque este santo nome é uma fonte de graça que refresca a alma sedenta e a faz produzir frutos de justiça."

"Ó Mãe de Deus, diz o mesmo Santo, que glorioso e admirável é vosso nome. O que o leva em seu coração se verá livre do medo da morte. Basta pronunciá-lo para fazer tremer a todo inferno e por em fuga a todos os demônios. O que deseja possuir a paz e a alegria do coração, que honre vosso santo nome."










"O nome de Maria, diz São Pedro Crisólogo, é nome de salvação para os regenerados, sinal de todas as virtudes, honra da castidade; é o sacrifício agradável a Deus; é a virtude da hospitalidade; é a escola de santidade; é, enfim, um nome completamente maternal."

"Ó amabílissima Maria, exclama também São Bernardo, vosso santo nome não pode passar pela boca sem abrasar o coração! Os que Vos amam não podem pensar em Vós, sem um consolo e um gozo muito particulares. Nunca entrais sem doçura na memória dos que Vos honram."

"Ó Maria, diz o Santo Abade Raimundo Jordão, o chamado Idiota, a Santíssima Trindade Vos deu um nome que, depois do de vosso Filho, está acima de todos os nomes; nome a cuja pronunciação devem dobrar o joelho todas as criaturas do Céu, da terra e do Inferno, e toda língua confessar e honrar a graça, a glória e a virtude do santo nome de Maria. Porque, depois do nome de vosso Filho, não há quem seja tão poderoso para nos assistir em nossas necessidades, nem de quem devamos esperar mais os socorros que necessitamos para nossa eterna salvação."
]









"Este nome tem mais virtude do que todos os nomes dos Santos para confortar os débeis, curar os enfermos, iluminar os cegos, abrandar os corações endurecidos, fortificar os que combatem, dar ânimo aos cansados e derrubar o poderio dos demônios" (...).

"Ouçamos a São Germano de Constantinopla: "Como a respiração, diz, não só é o sinal como também a causa da vida, assim quando vedes cristãos que tem com frequência o santo nome de Maria na boca, é sinal de que estão vivos com a verdadeira vida. O afeto particular que se tem a este sagrado nome, dá vida aos mortos, a conserva nos vivos, e os enche de gozo e de benção."



















Nenhum comentário:

Postar um comentário