domingo, 4 de janeiro de 2015

SANTA APOLINÁRIA - A SANTA VIRGEM EREMITA TRAVESTIDA DE HOMEM - 05 DE JANEIRO


Icono ortodoxo griego de la Santa.



Não existem fontes e narrativas históricas seguras sobre essa Santa. 

 De acordo com algumas narrativas, Santa Apolinária era filha de um alto funcionário na administração de Roma - alguns dizem que era a filha do imperador grego Artemio (467-472) - que distinguiu tanto pela sua beleza física como por sua piedade como boa cristã.

 Durante os anos da sua juventude, fez uma peregrinação à Terra Santa, acompanhada por vários escravos. Lá ela conheceu uns monges da Palestina e do Egito, tomando a decisão de fazer um voto de virgindade e permanecer naquelas terras. 

Ela libertou seus escravos após dar-lhes grandes somas de dinheiro, não retornou a Roma, mas foi para Alexandria; onde, disfarçada de homem, entrou em um eremitério, usando o nome falso de Doroteo e que está sob a direção de San Macario.




Ícone Ortodoxa Grega da Santa.




Depois de um certo tempo no eremitério, ela descobriu que sua irmã era atormentada por um espírito maligno, portanto, com a permissão do abade, retornou a Roma para curar sua irmã. 

Feito isso, sua família e amigos a pressionaram a ficar na Cidade Eterna, mas ela voltou para o Egito, onde continuou a liderar uma intensa vida de oração e penitência. Depois de sua morte, e por intervenção divina, ficou conhecido seu sexo feminino.

Esse tema de uma mulher disfarçada de homem para entrar como um monge em um mosteiro não é novo. 

Agora tente um caso semelhante quando escrevemos sobre Santa Marina-Marino, sendo um problema relativamente comum quando se trata de narrativas lendárias, escrito para satisfazer os desejos de certos leitores medievais românticas. 

O Martirológio Romano a comemora no dia 05 de janeiro.

Sinaxis de los santos Teonas obispo, Teopentos y Apolinaria, celebrados el 5 de enero.



O Bispo São Theonas, São Teopentos e Santa Apolinária









Oração 

Deus de infinita santidade, que prometestes habitar nos corações
puros, ouvi as súplicas dos vossos fiéis, por intercessão
da virgem Santa Apolinária, e ajudai-nos com a vossa graça viver de tal
modo que mereçamos ser vossa morada. 
Por Nosso Senhor.
AMÉM







ALGUMAS FONTES:










Nenhum comentário:

Postar um comentário