segunda-feira, 20 de abril de 2015

ONDE FALA, NA BÍBLIA, SOBRE NOSSA SENHORA DO DESTERRO?




O título dado a Virgem Maria de Nossa Senhora do Desterro deriva da passagem bíblica da Fuga para o Egito. Desterro significa expulsão da pátria ou da terra onde se reside, exílio, expatriação.

Por isso, na tradição popular, Maria é invocada com esse título em viagens e migrações, bem como parapedir  proteção aos viajantes.

Os diversos títulos que damos a Maria é o cumprimento da profecia bíblica: "Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada " (Lucas 1,48). 

A Bíblia ainda diz :"....a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."Provérbios 31,30

Toda vez que encontramos alguma referência à Maria na Bíblia aí está uma passagem que fala de Nossa Senhora.






Leiamos o trecho da Fuga para o Egito no qual se baseIa a invocação de Nossa Senhora do Desterro:



EVANGELHO DE SÃO MATEUS ( 2,1-15)

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.




Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em Êxodo 25, 18-22;31,1-6; Números 21, 7-9; 1Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; 1 Reis 8, 5-11; Números 7, 89; 10,33-35; Josué 3, 3-8;Juízes 18,31 1Sam 6, 3-11; II Sam 6,2; Ezequiel 41,1. 17-26; Gálatas 3,1.

Conclusão:
Deus proibiu imagens de deuses, mas pediu imagens de anjos e de uma serpente para ser usada em oração. Logo, as imagens podem e devem ser usadas como símbolos por nos fazerem recordar dos exemplos de seus santos e nos lembrar das realidades celestes, assim como foram  usadas no Templo de Salomão e em cima da Arca da Aliança.


As imagens não são ídolos porque um ídolo é a representação de um deus falso que era adorado ( Ex 32,1; II Cr 13,8; II Cr 32,19), enquanto nossas imagens representam pessoas humanas, servos de Deus, anjos, Maria, Jesus, o Deus verdadeiro, adorado somente em seu corpo e sangue, na hóstia e são usadas como símbolos de veneração para nos lembrar do sagrado, como os querubins no templo ( Ex 26,31;  37,7.9; I Re 6,2.23.24-25. 27-29.32.35 ;7,29.36; 8,7;  II Cr 3,7. 10. 14; 5,8;).

As imagens  fazem memória de algum fato ou Santo (Num 17,1-5; Jos 24,27).   Do mesmo modo que a Arca de madeira com imagens de anjos,os querubins, era carregada como símbolo do poder de Deus (Num 10,35), as imagens também são carregadas como símbolos desse poder pela memória do sagrado que elas trazem.





Imagem de Nossa Senhora do Desterro carregada em procissão para nos lembrar da cena da Fuga para o Egito. Ao olharmos para ela, direcionamos nossa mente para o Cristo e sua história divina. É uma demonstração de fé como a Imagem da Serpente Bíblica feita por ordem de Deus para que o povo de Israel demonstrasse sua fé (Num 21,7-9)



Referências a Maria no Antigo Testamento:


Mas muito antes do Novo Testamento Maria já tinha sido profetizada:


Gênesis 3, 14-15:
14. Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela (Maria e Jesus). Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”




Isaías 7,14:

Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco

.



Miquéias 5,2:
2. Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel.




Zacarias 2,14:
Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.



Sofonias 3,14:

Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.



Salmos 44 (45),8-17:
"As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente."








Referências a Maria, Nossa Senhora, no Novo Testamento:

Em Mateus, nos capítulos 1 e 2, Maria aparece na descrição da anunciação do nascimento de Cristo e no seu nascimento em Belém.
Em Lucas, a partir de 1,26, é descrito de forma detalhada a anunciação pelo anjo Gabriel enviado a Maria.

Depois, a partir de 1,39, fala de Maria que vai ao encontro da prima Isabel, que também está grávida, de João Batista.

No capítulo 2 Lucas conta o nascimento de Jesus.

 De 2,41-2,50 conta o fato que o menino Jesus, com 12 anos, se perde dos pais e finalmente é encontrado por eles no Templo, ensinando os doutores.

Lucas conclui o seu "evangelho da infância" dizendo:
Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens (Lucas  2,51-52)


Durante o ministério de Jesus


Também durante a vida pública de Cristo, há algumas passagens onde é descrita a presença da sua mãe.

Bodas de Caná: Maria intercede para que Jesus venha em auxílio dos noivos, que ficaram sem vinho. Jesus então realiza, segundo João, o primeiro milagre, transformando a água em vinho - João 2,1-12;
Marcos 3,31-35: a família, com sua mãe, vai ao encontro de Jesus. Jesus então se pergunta: "quem é minha mãe e meus irmãos?" E responde: "quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe."
Irmão, em linguagem bíblica, designa não só os nascidos de uma mesma mãe, como também os primos. Leia mais sobre os primos de Jesus e a Virgindade de Maria em http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/ADEPHOS%20IRMAOS%20DE%20JESUS%3F e http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/VIRGEM%20DAS%20VIRGENS  )
Na paixão - Diz João: "perto da cruz de jesus, permaneciam de pé sua mãe... Em seguida a confia a João dizendo: "eis tua mãe!" (João 19,25-27).
Na igreja nascenteO livro dos Atos dos Apóstolos mostra como Maria fazia parte da primeira comunidade, depois da ressurreição:

Atos 1,12-14: junto com os apóstolos, após a ascensão de Cristo, se reuniram na "sala superior" algumas mulheres, "entre as quais Maria, a mãe de jesus".


Em Galátas 4, São Paulo também a menciona:
4. Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,



No Apocalipse 12 a figura da Mulher- povo de Deus também se mistura à figura de Maria, aquela que deu à luz o Menino que regerá o mundo com cetro de ferro:
"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.

2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.

5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.

15. A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir.
16. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara.
17. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus."


A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA E DOS SANTOS É BÍBLICA

Os Santos podem ouvir nossas orações pois já estão em Deus (Luc 9,30;20,38;  Heb 11,4; Apo 6,9ss; 7,15) e acompanham o Cristo onde quer que vá Apo 14,4, logo, se Cristo está em nosso meio, todo o céu também está aqui, pois vivos ou mortos pertencemos ao Senhor e nos esforçamos por agradar-lhe II Cor 5,9 e nem a morte pode nos separar de Cristo Rom 8,38ss, que como cabeça de nossa Igreja, vive para interceder.

 E nós, que somos seu corpo, os da terra e os do céu, oramos com Jesus, pois Cabeça e Corpo são um só Heb 2,11; Ef 4,16.

Os Santos nos ajudam pelo laço que nos une que é o amor I Cor 12,25; II Cor 7,3; Gal 6,2; Ef 4,16.


E a Bíblia fala da importância de pedir a intercessão do próximo II Cor 1,11; Jer 18,20; Bar 1,13; Jó 42,8, pois a oração de um justo tem muito poder Tg 5,16.

 E justos só aqueles que já estão dia e noite diante do Trono de Deus  I Cor 4,4; Apo 7,15, são eles nossos vigias Is 62,6-7; Heb 12,1, que não cessam de lembrar a Deus nossas necessidades Apo 5,8; 8,3-4.

Entre todos os Santos, Nossa Senhora tem a intercessão mais poderosa, pois é a Mãe de Nosso Senhor, e isso podemos constatar nas Bodas de Caná, já que bastou um pedido da Mãe e Deus mudou até seus próprios planos (João 2,1-12).










ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO DESTERRO:


Ó Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres, consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas, alivio das almas que penam, socorro dos aflitos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel, dos tormentos eternos, de todo bicho e animal peçonhento, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do juízo final, das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos.

Minha amada Mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente Bom.

Rogai a vosso Divino Filho Jesus, por nossas famílias, para que ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê o perdão de nossos pecados, e nos enriqueça com sua divina graça e misericórdia.
Cobri-nos com vosso Manto maternal, ó estrela dos montes.

Desterrai de nós todos ao males e maldições  (pensar no sonho ruim, feitiçarias ou males que deseja afastar). 
Afugentai de nós a peste e os desassossegos.
Possamos, por vosso intermédio, obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas, e convosco ser felizes por toda a eternidade. Amém.
Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós que recorremos a Vós.














Nenhum comentário:

Postar um comentário