quarta-feira, 16 de setembro de 2015

GUARDAR DOMINGOS E FESTAS - BÍBLIA - A OBRIGAÇÃO DA MISSA - SÁBADO PARA O DOMINGO



SÁBADO ERA SOMBRA DO DOMINGO:



Como nos diz a Bíblia, o sábado era a sombra da realidade que é o Domingo, Cristo:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, QUE SÃO SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS,   mas o corpo  é de Cristo."  (Colossenses 2,15-17)



O DOMINGO É O DIA DO SENHOR RESSUSCITADO:

O Domingo é o Dia do Senhor para os cristãos desde o início dos séculos, como nos diz São João no Apocalipse:

"Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor (Dia do Senhor Ressuscitado, o Domingo), e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,"

Apocalipse 1:10

São João cria uma nova expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemera) jamais encontrada em qualquer outro escrito, ao invés da expressão (hemera tou kyriou), (usada para falar do Dia do Senhor como sendo o Sábado ou o Dia do juízo final), e que foi vertida do hebraico para o grego.

Essa nova expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemera) é criada para falar do Dia em que Jesus ressuscitou  (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1) e  lhe apareceu em visão (Apocalipse 1,10-13).

É um termo usado para distinguir esse dia (o domingo) do sábado judaico e do Dia do juízo final, também chamado de "Dia do Senhor", porém escrito em grego como "hemera tou kyriou".É um dos mandamentos da Lei de Deus guardar o Dia de prestar Culto de adoração e louvor a Deus, que para nós, cristãos católicos, é a Missa  ( Atos 2,42; 1 Coríntios 10,16; 2 Coríntios 11, 27-29; 2 Coríntios 11, 26;   Romanos 12, 1), feita no Domingo principalmente.

O Domingo é o Primeiro dia da semana e é guardado para lembrar a Ressurreição de Jesus (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1), que nos libertou do pecado e da morte, fazendo desse o dia  da vida nova, da renovação da criação ,o dia da  luz (Gênesis 1,1-5).

Já não guardamos o sábado dos judeus, pois não fomos escravos no Egito  (Deuteronômio 5:12-15), mas escravos do pecado, não fomos libertado do Faraó, fomos libertados do Demônio e da Morte.

Já não guardamos o sábado por ser o sétimo dia no qual Deus descansou (Êxodo 20:8-11). Guardamos o Domingo, pois nesse dia com a Ressurreição de Jesus nos foi concedido o verdadeiro descanso , o céu (Hebreus 4,9-10). 

O descanso sabático pelo qual esperamos é a realidade eterna no céu (Hebreus 4,9-10), que o Senhor nos abriu por meio de sua morte e ressurreição (I Coríntios 15,17.20-22), por isso guardamos o Domingo.




DOMINGO JÁ ERA DIA SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:

Mas antes dos cristãos, o Domingo já era guardado em muitas festas judaicas, como sendo o Primeiro ou o oitavo dia da semana:

No oitavo dia tereis dia de solenidade; nenhum trabalho servil fareis; Números 29:35

E no dia oitavo realizaram uma assembléia solene; porque sete dias celebraram a consagração do altar, e sete dias a festa. 2 Crônicas 7:9

E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito. 
Neemias 8:18

Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso. Levítico 23:39

Que fareis vós no dia da solenidade, e no dia da festa do Senhor? Oséias 9:5

Começaram, pois, a santificar no primeiro dia, do primeiro mês; e ao oitavo dia do mês vieram ao alpendre do Senhor, e santificaram a casa do Senhor em oito dias; e no dia décimo sexto do primeiro mês acabaram.
 2 Crônicas 29:17




DOMINGO JÁ ERA DIA DE DESCANSO EM ALGUMAS FESTAS:

O Domingo, que também equivale ao oitavo dia, também era dia de descanso em muitas festas do caledário judaico:

Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso. Levítico 23:39


Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis. Levítico 23:36










DOMINGO - DIA DE BATISMO DE CRIANÇAS:

O Domingo também é o dia por excelência para o Batismo das crianças, que equivale à circuncisão da Lei Mosáica, pela qual Jesus também passou:

E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. 
Levítico 12:3

E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas. Atos 7:8




O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Gênesis 17:12


Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 
Filipenses 3:5

E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor
(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.
Lucas 2:21-24



BATISMO DAS CRIANÇAS É BÍBLICO:


O Batismo das crianças é bíblico, pois os Apóstolos batizavam toda a família, ficando os pais responsáveis de educar seus filhos na fé:

 "Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,
Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã."
1 Coríntios 1,13-17


"E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso."


Atos 16,14-15


  "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa."


Atos dos Apóstolos 16,30-34









DOMINGO É DIA DE CULTO E OFERTAS:

O Domingo, que é o primeiro e oitavo dia da semana ao mesmo tempo, é dia de oferecermos nosso sacrifício, nosso culto espiritual, e material com as ofertas para ajudar à Igreja:





"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar." (1 Coríntios 16,2)


"No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite."


(Atos 20,7)

 "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações."


 Atos 2,42

E ao oitavo dia trará duas rolas, ou dois pombinhos, ao sacerdote, à porta da tenda da congregação; 
Números 6:10

E ao oitavo dia tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação. 
Levítico 15:29


Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis. Levítico 23:36

E, cumprindo eles estes dias, será que, ao oitavo dia, e dali em diante, os sacerdotes oferecerão sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e eu me deleitarei em vós, diz o Senhor DEUS.
 Ezequiel 43:27

E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite; Levítico 14:10

"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."
 Romanos 12, 1







Nenhum comentário:

Postar um comentário