segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

JUBILEU - ANO SANTO CATÓLICO E BÍBLICO (LEVÍTICO 25) - ANO SANTO DA MISERICÓRDIA




A celebração do jubileu se origina no judaísmo. Consistia em uma comemoração de um ano sabático que tinha um significado particular. Esta festa se realizava a cada 50 anos.

Durante o ano os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava.

Na Bíblia encontramos algumas passagens nas quais se menciona a celebração judaica. Talvez a mais importante se encontre no Levítico (Lv 25,8).



Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,
E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.
Levítico 25:9,10

Para nós, católicos, o jubileu nos convida à Reconciliação com Deus e obtenção de indulgências para ser livre do pecado e suas penas para termos nossa possessão no céu. É mais um convite a fugirmos e evitarmos o pecado e praticar as virtudes








O ano qüinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações,
Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis.
Levítico 25:11,12

Neste ano do jubileu tornareis cada um à sua possessão.
Levítico 25:13

Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus.
E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra.
Levítico 25:17,18

A palavra jubileu se inspira no termo hebreu de yobel, que faz alusão ao chifre do cordeiro que servia como instrumento. Jubileu também tem uma raiz latina, iubilum que representa um grito de alegria.







JUBILEU OU ANO SANTO:

A celebração de um Jubileu acontece durante um ano, assim esse ano passa ser chamado “ANO SANTO” ou “ANO JUBILAR”. A designação de “Ano Santo” começou a ser utilizada pelo Papa Sixto IV no Jubileu de 1475, apoiando-se no texto do Evangelho de Lucas:


E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
Lucas 4:16-19


A Igreja acolheu a ideia de um ano especial de graça, transformando-a em realidade com o Ano Santo ou Ano Jubilar.

 O Papa Bonifácio VIII estabeleceu, pela primeira vez na história da Igreja, o Ano Santo de 1300, que a partir de então deveria ser celebrado a cada 100 anos.

O Papa Clemente VI (1342-1352) reduziu tal período para 50 anos, o Papa Urbano VI (1378-1389) para 33 anos (o tempo de vida de Cristo). Desde então, sempre que circunstâncias externas (guerra…) não o impeçam, é celebrado a intervalos de 25 anos.

No entanto, entre tais períodos previstos, tem havido celebrações de Ano Santo por circunstâncias excepcionais: 

Pio XI determinou que fosse celebrado em 1933 como recordação dos 1900 anos da morte redentora de Cristo. E João Paulo II, em 1983, em memória dos 1950 anos do mesmo evento salvífico.

Conquanto a indulgência do jubileu, originariamente, só pudesse ser ganha em Roma (visita às quatro igrejas principais: São Pedro, São Paulo extramuros, São João do Latrão e Santa Maria Maior), foi possibilitada a sua obtenção, desde 1983, também nas catedrais e nos lugares de peregrinação das dioceses de todo o mundo.








A PORTA SANTA

A Porta Santa é apenas um símbolo do Jubileu. Ela simboliza Cristo,  quem passa por ela é livre de seus pecados.

A Igreja que recebeu de Cristo o poder para ligar e desligar, concedeu ao rito de passar pela Porta Santa do Jubileu a in dulgência plenária, ou seja, o perdão de todos os pecados já perdoados no sacramento da Confissão.

Todo pecado acarreta penas eternas no inferno (Gl 5,21; Apo 21,8)   e temporais nesta vida ( as consequências do pecado mesmo perdoado) (Num 20,12; 1 Sam 3, 14.17-18; 2Sam 12, 13-14; Jon 1,12 ; At 5, 3-5.9-10; Jó 2, 8).

 Cristo nos libertou de todas as penas do inferno através de sua morte e ressurreição nos abrindo o céu, mas enquanto estamos na terra pagamos também pelas consequências temporais de nossos pecados através de doenças, sofrimentos, etc.  Se morremos em graça, mas ainda temos a pagar alguma pena, nos purificamos antes de entrar no céu (1 Cor 3, 13-15; Mt 12, 32; Lc 12, 48; Lc, 12, 58-59), o que chamamos de Purgatório.

  A Igreja recebeu o poder de perdoar os pecados(João 20, 21-23; 2 Coríntios 5, 18-20) e dar indulgências pelo poder das chaves de ligar e desligar (Mateus 16, 19; 18,17-18).

As indulgências é o perdão de todas as penas temporais, devolvendo ao cristão o estado de graça perdido em Adão. Quem morre após recebê-la pode entrar no céu sem precisar se purificar no Purgatório.












A PORTA SANTA - PASSAGENS BÍBLICAS:

Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao Senhor.
Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão.
Salmos 118:19,20







Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

E pôs porteiros às portas da casa do Senhor, para que nela não entrasse ninguém imundo em coisa alguma. 2 Crônicas 23:19

Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao Senhor. Salmos 118:19

Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão. Salmos 118:20

Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo. Salmos 5:7


Para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação. Salmos 9:14

Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Salmos 100:4


Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés. Salmos 132:7

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Salmos 84:10

E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. Mateus 25:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário