domingo, 14 de fevereiro de 2016

A VIDA APÓS A MORTE, CATÓLICA, BÍBLICA, CRISTÃ



Católico de verdade não tem medo da morte e não a vê como inimiga, mas como uma consequência natural, uma porta para estar com Deus. 

Depois da salvação que Cristo nos deu com sua morte e Ressurreição, a morte deixou de ser inimiga do homem e passou a ser a porta de entrada para estar com Cristo:

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus."
2 Coríntios 5:1

 "estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor."
 Filipenses 1:23

"Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor."
2 Coríntios 5:8





A vida após a morte, para o católico de verdade, não é um sono eterno, o fim, um descanso literal, como é para alguns protestantes. 

A morte é um estar com Cristo (2 Coríntios 5:8)

 Nossa alma não morre é imortal (Mateus 10,28) e todos permanecemos vivos em Deus:

"Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. "
Lucas 20:38


Todo católico faz parte do Corpo de Cristo e Cristo está vivo, pois ressuscitou, logo, também já estamos ressuscitados (em parte) pelo Batismo:

"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." Colossenses 2:12

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus."
Colossenses 3:1

A alma imortal permanece viva em Cristo e Cristo está em todo lugar. 

O céu não é um lugar, mas um estar com Cristo. O céu é um mistério. Mistério é a palavra que cerca a vida após a morte. 

O mundo espiritual não é acessível aos homens, pois é indescritível. 

Nossa língua não pode descrever o que Deus reserva aos homens. 

Por isso, toda a teoria espírita de Chico Xavier e do Espiritismo vem abaixo diante do mistério proposto pelo Cristianismo:


"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. "
1 Coríntios 2:9

"E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."
2 Coríntios 12:3,4

"Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado."
1 Coríntios 13:9,10

"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido."
1 Coríntios 13:12









 As realidades espirituais e eternas só nos serão acessíveis em plenitude quando se desfizer esse corpo no qual habitamos. 

A história de que o outro mundo é parecido com este e todo aquele filme " Nosso Lar" se perde diante do que propõe a Bíblia, ao nos falar sobre o mistério do após morte.

No fundo, é muita pretensão querer falar com exatidão como é o outro mundo e ainda usar o nome de "ciência" para querer se afirmar tentando explicar no mínimo detalhe tudo o que acontece assim que o ser humano morre.

Para nós, católicos, a morte é mistério.   Mistério no sentido de pertencer ao divino e não acessível "totalmente" aos nossos sentidos humanos.

Jesus nos dá um relato metafórico do que é a vida dos Santos ao nos contar a parábola do rico e de Lazáro (Lucas 16, 19-31). 

Após a morte, (se forem para o céu) as almas santas são acolhidas pelos anjos e pelos Santos, como no exemplo de Abraão:

"E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado."
Lucas 16, 22







E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
 Lucas 16:9

Por isso, cremos que Nossa Senhora recebe todos os seus filhos  (Lucas 16:9), pois se no Antigo testamento, Abraão era o Pai na fé (Lucas 16,24), a Virgem Maria, para os cristãos lavados no sangue de Jesus, é a nossa Mãe na fé cristã (Apo 12,17).

Se uma alma condenada, como o rico, intercedeu por seus familiares (lucas 16,27-28), como não intercederia pelos seus, os Santos que já estão diante de Deus (Apo 5,8)?

Muitos Santos tiveram visões, deram descrições de como era a outra vida, etc. Mas todas essas visões são sempre vistas com seu tom simbólico. 

Ninguém pode descrever exatamente como é a vida após a morte, pois assim nos diz a Bíblia (1 Coríntios 2:9).


No entanto, temos certezas absolutas sobre ela do ponto de vista de nossa fé cristã e católica:







1 - MORRER É ESTAR COM CRISTO:


 estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
 Filipenses 1:23

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
2 Coríntios 5:8

Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor
2 Coríntios 5:6

E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil (...)
E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e (...)
 Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
Apocalipse 14:1-4











2 - ASSIM QUE MORREMOS, SOMOS JULGADOS POR DEUS:

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, 
Hebreus 9:27

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 
2 Coríntios 5:10







3 - O CÉU É A CIDADE DOS SANTOS:


Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 
Filipenses 3:20


Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
Hebreus 12:22,23


Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (...)
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
Apocalipse 7:9-15




 O dia da morte do Santo é o dia de seu nascimento no céu.




4 - OS MAUS IRÃO PARA O INFERNO:

Os maus, que negaram e fizeram uma opção livre sem Deus, irão para o inferno, que é eterno, diferente do que dizem os espíritas.


E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga
Marcos 9:43


Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 
Mateus 25:41

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:29

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. 
Mateus 10:28

Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo .
Marcos 3:29




4 - ALGUMAS ALMAS PASSAM PELO PURGATÓRIO:

Se morremos sem nos purificar de pecados que não são para a morte (pecados veniais), seremos salvos passando pelo Fogo ( Purgatório), que é passageiro. 

Purgatório é certeza de salvação. Não é segunda chance.

É necessário para que 
"cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 
2 Coríntios 5:10"


Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 
1 Coríntios 3:15


Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12:48




Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5:22

Jesus nos diz que há pecados que serão perdoados no mundo futuro, ou seja, após a morte, no outro mundo:

E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. 
Mateus 12:32







6 - NÃO EXISTE REENCARNAÇÃO. EXISTE RESSURREIÇÃO:

Não existe reencarnação, pois os homens morrem só uma vez.  A Bíblia nos fala de ressurreição e não reencarnação.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
 Hebreus 9:27


E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
1 Coríntios 15:13

Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
 Filipenses 3:11

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. 
João 5:29

Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
1 Coríntios 15:42



Muitos Santos foram abençoados por Deus com o milagre da incorrupção, sinal da sacralidade do corpo e de que ele será ressuscitado.


7 - NO CÉU, A ALMA REINA COM CRISTO. LOUVA, INTERCEDE PELOS OUTROS CRISTÃOS. NÃO ESTÃO DORMINDO:


Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Apocalipse 5:8


E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Apocalipse 6:9,10


E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
Apocalipse 7:13-15

E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, (...)  e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. E cantavam um como cântico novo diante do trono, (...)  Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
Apocalipse 14:1-4









8 - AS ALMAS SANTAS FAZEM A MESMA FUNÇÃO DOS ANJOS:

Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. 
Marcos 12:25

Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
 Mateus 22:30

Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;


Apocalipse 5:8










9 - AS ALMAS SANTAS NOS AJUDANDO INTERCEDENDO POR NÓS:

 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5,8

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. 
Hebreus 11:4







10 - DEUS PODE PERMITIR VERMOS ALMAS ou ouvir suas inspirações.  Mas DEUS PODE ENVIAR SEUS SANTOS para nos ajudar QUANDO FOR DA SUA VONTADE:

E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, 
Lucas 9:30

E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus
Marcos 9:4

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
 Mateus 17:3




12. Eis o que vira: Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto em seu aspecto, de caráter ameno, distinto em sua linguagem e exercitado desde menino na prática de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo o povo judeu.
13. Em seguida havia aparecido do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos, de aparência muito venerável, e nimbado por uma admirável e magnífica majestade.
14. Então, tomando a palavra, disse-lhe Onias: Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus. (JÁ HAVIA MORRIDO)
15. E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, e, ao dar-lha, disse:
16. Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagarás os inimigos.

II Macabeus 15,12-16








14 - FENÔMENOS ESPIRITUAIS NÃO PODEM SER CONTROLADOS PELOS HOMENS. Por isso, o espiritismo é proibido pela Bíblia. A tentativa de controlar manifestações espirituais é uma tentativa enganosa. Jesus e os Apóstolos não conversavam com espíritos ou possessos, mas os expulsava. Toda incorporação é vista como demoníaca, ainda que ela diga supostas verdades:


E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
Atos 16:16-18








15 - O ESPIRITISMO É PROIBIDO PELA BÍBLIA. Jesus não conversava com espíritos imundos, nem os doutrinava, mas os expulsava.
É PROIBIDO "EVOCAR" OS MORTOS E O ESPIRITISMO.




E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam. 
Marcos 1:34


E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.
Mateus 8:31,32


Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
 Levítico 20:27

Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. 
2 Crônicas 33:6


Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa. 
Deuteronômio 18:14





16- DEVE-SE SUSPEITAR DE VOZES E MANIFESTAÇÕES EPIRITUAIS. Se elas nos dizem algo que não é conforme o ensinamento da Igreja e do Evangelho, devem ser consideradas malignas, excomungadas, "anátemas".




Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8






17 - MANIFESTAÇÕES ESPIRITUAIS DEVEM SER INVESTIGADAS PELA IGREJA ( como mensagens, aparições, visões, etc.), pois a pessoa sozinha pode se deixar levar pelo engano. Há vários fatores psicológicos, sociais, paranormais,etc, que podem influenciar alguém e só a opinião da Igreja pode efetivamente dizer se há manifestação divina em tal fenômeno.


mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 
1 Timóteo 3:15


Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. 
Mateus 18:17









18- A UNÇÃO DOS ENFERMOS OU EXTREMA UNÇÃO  NOS DÁ CERTEZA DE SALVAÇÃO ANTES DA MORTE.
Esse Sacramento perdoa todos os pecados:

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados."

Tiago 5:14,15



Obs: Todos podemos nos abrir  ouvir as inspirações de nossos Santos e Anjos. O problema é quando a pessoa se torna fanática e acha que é dona da verdade por ter ouvido uma voz e não se questiona se essa voz lhe leva a fazer o bem ou desobedecer aos ensinamentos da Igreja.

Um bom exemplo é o de Santa Joana Darc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário