sexta-feira, 29 de abril de 2016

MILAGRES E GRAÇAS DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA E PAI ADOTIVO DE JESUS







Tudo o que pedirdes com fé na oração,

 vós o alcançareis. 
(Mt. 21, 22)


Índice:


1 - MILAGRE DA ESCADA DE SÃO JOSÉ
2- DEVOTO CONSEGUE CIRURGIA DEPOIS DE REZAR A SÃO JOSÉ

3-LIVRA NAVIO DE NAUFRÁGIO

4- MILAGRES DE SÃO JOSÉ DO RIBAMAR.
5-  SALVA SANTA TERESA E OUTRAS FREIRAS DA MORTE

6- SANTA TERESA AGRADECE A INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ



1- MILAGRE DA ESCADA DE SÃO JOSÉ


Há na cidade de Santa Fé, no Estado do Novo México, EUA, uma capela conhecida como Loretto Chapel. Nela destaca-se uma bela e despretensiosa escada atribuída à intervenção de São José.

Em 1898 a Capela passou por uma reforma. Um novo piso superior foi feito, porém faltava a escada para subir. As Irmãs consultaram os carpinteiros da região e todos acharam difícil fazer uma escada numa Capela tão pequena.

As religiosas, então, rezaram uma novena a São José para pedir uma solução. No último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas. Ele aceitou fazer a escada, porém exigiu que fosse com as portas fechadas.

Meses depois a escada estava construída como queriam as Irmãs. No momento de pagar o serviço, o homem desapareceu sem deixar vestígios. As religiosas puseram anúncios no jornal local e procuraram por toda a região sem encontrar quaisquer notícias ou informações sobre o ignoto carpinteiro. Nesse momento as Irmãs perceberam que o homem poderia ser São José, enviado por Jesus.


Há vários elementos que reforçam a aura de piedoso mistério que envolve a construção da escada: A madeira utilizada não é da região, e ninguém sabe como foi parar lá. Também não foi utilizado prego na escada, apenas pinos de madeira.

Além do mais, hoje soa misterioso que ela se mantenha em pé pois é do tipo caracol e não tem apoio central. Na verdade apenas um apoio colateral metálico foi acrescentado a posteriori que não resolve a essência do incógnita. Diz-se que engenheiros e arquitetos não conseguiram desvendar a física por trás da obra.





Por fim, a escada tem 33 degraus, a idade de Jesus Cristo, o que reforça ainda mais a suposição de um fenômeno de origem sobrenatural.

A Capela recebe em média 200 casamentos e mais de 250 mil visitantes por ano. Ela ficou conhecida como a Escada Milagrosa. Grande número de artigos e programas de TV foram dedicados a ela e seus “mistérios”.





Ide a José; o que ele vos disser, fazei.
 Gênesis 41,55








2- DEVOTO CONSEGUE CIRURGIA DEPOIS DE REZAR A SÃO JOSÉ:

O Sr. Helio sofria de um problema que alterava o seu batimento cardíaco. Ele tentou marcar a cirurgia de implantação do marca-passo no Hospital Souza Aguiar, mas nunca conseguia devido a falta do aparelho.

Ao ver sua condição, sua esposa Maria da Glória da Graça Batista (o nome tinha que ser Maria mesmo!), juntamente com os amigos e parentes, resolveu fazer a Novena de São José, pedindo a intercessão de nosso grandioso santo. E o que ocorreu? Ligaram do hospital para avisar que conseguiram o marca-passo para realizar a cirurgia, que ocorreu EXATAMENTE NO DIA DE SÃO JOSÉ! E foi um sucesso!


“Grande e muito grande é o valimento de São José,
 como o prova a experiência 
e o ensinam os doutores da Igreja. "
Santo Antonio Claret









3-  LIVRA NAVIO DE NAUFRÁGIO:

Quando o capitão português, tentava entrar na baía de Guaxenduba (hoje São José) enfrentou uma tempestade que lhe ameaçava tremendo naufrágio. O que fazer? A quem pedir ajuda, na tremenda aflição? Todos lutando contra a fúria das ondas e a instantes da morte pavorosa que os esperava, eis que o capitão do navio lança aos céus um grito de socorro: “Valei-nos, glorioso São José!”.

A essas palavras, uma onda joga o navio numa coroa de areia. Logo o mar se acalma, o vento abranda, as ondas recuam. É o milagre.

A maré vaza. A tempestade passa. Todos estão salvos. O capitão e seus companheiros se levantam e contemplam a paisagem que surge ao longe. Ao chegarem em terra firme, são recebidos pelos índios de forma pacífica. 

O capitão, então, formula uma prece:

 “São José, esposo de Maria, pai adotivo do Menino Jesus! Por nos terdes salvado de morrermos afogados, eu vos prometo que aqui haverei de retornar trazendo uma imagem de Vossa Sagrada Família, para deixa-la neste promontório, que terra o vosso nome!”.

Passado anos, retorna ao Maranhão o capitão português com a imagem para pagar sua promessa. Aportando à baía ordena que seja organizada uma procissão para conduzir ao promontório as imagens. 

Para acolher as imagens é erguida uma modesta ermida coberta de palha, em cujo altar é entronizando a imagem do santo de botas trazendo o menino pela mão, tendo ao lado sua mãe. A lenda cresceu de proporções e tornou-se uma verdade da fé do povo do Maranhão.




A Igreja de São José de Ribamar está localizada 
na cidade homônima dedicado ao santo padroeiro do Maranhão.



E Jacó gerou a José, marido de Maria,
 da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. 
São Mateus 1,16


4- MILAGRES DE SÃO JOSÉ DO RIBAMAR.


Conta-se que, em certa noite, no Maranhão, um índio revoltado com a chegada do homem branco a terra natal, tomou uma canoa e atravessou a enseada de Guaxenduba em direção ao promontório, onde estava a capela de São José, ali chegando, dirigiu-se a capela e levou consigo as três imagens, até a sua aldeia. 

Quando o dia amanheceu no arraial de Arriba-Mar, as pessoas foram para a capela orar, ao chegarem não encontraram as imagens no seu lugar.

 Observando o rastro do índio correram até a praia, mas já era tarde, não mais o viram. As pessoas tiveram um dia muito triste e foram dormir cedo.

 No outro dia, ao chegarem a capela, encontram as imagens em seu nicho. Reza a tradição , que São José, Maria e o Menino Jesus, à noite, vieram à pé pelo município de Paço do Lumiar (passos de luz) até a sua capela. Contam que durante o trajeto, já na praia de São José, a família resolver beber água, sendo que a fonte que hoje existe na beira da praia e atribuído aos milagres de São José.

Conta-se, também, que a população querendo construir uma capela maior, resolveram construí-la de costas para o mar, veio abaixo. Depois com a frente de lado, também, vaio abaixo.

 Até que chegam a conclusão que o santo a queria de frente para o mar, e assim permanece até hoje. Cerca de 500 mil romeiros visitam Ribamar no mês setembro, quando depositam os ex-votos na Casa dos Milagres.






E foram apressadamente,
 e acharam Maria, 
e José,
 e o menino deitado na manjedoura.
São Lucas 2,16








5-  SALVA SANTA TERESA E OUTRAS FREIRAS DA MORTE:

Santa Teresa d’Ávila nada empreendia sem se recomendar a São José. Foi a grande apóstola da devoção a São José. Numa das suas viagens, dirigia-se com algumas freiras a uma cidade da Espanha, onde iria fundar mais um mosteiro em honra de São José. O carro era puxado por cavalos. 

Quando atravessavam uma região montanhosa, em estrada cercada de precipícios, o condutor perdeu as rédeas e os cavalos se precipitaram montanha abaixo.

Iam na direção de um enorme precipício. 

Santa Teresa, ao perceber o perigo em que se achavam, com voz firme e confiante disse:

— Aqui só existe um meio de escapar da morte: é recorrer a São José e implorar-lhe a proteção.

E bradaram por São José.







De repente, ouve-se uma voz forte, enérgica:

 – Parem! parem! Se derem mais um passo, todos morrerão!, como se estivesse segurando os cavalos.

Imediatamente os cavalos pararam.

– De que lado havemos de seguir? perguntam as carmelitas.

A voz responde:

— Por tal caminho, que é mais seguro e menos perigoso.

Curioso é que os cavalos, como que por si mesmos, tomaram logo a direção indicada. Estavam fora do perigo…

Procuraram quem lhes falara e onde estava o benfeitor que as salvou, e a cuja voz os cavalos obedeceram. 

Não viram por ali nenhum ser humano.

Santa Teresa disse às suas Irmãs: “em vão procuramos nosso salvador do perigo; quem nos salvou foi nosso padroeiro São José!”


A grande santa nunca empreendeu viagem ou negócios sem pedir a proteção de São José.







6-  SANTA TERESA AGRADECE A INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ :

Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele. 

Vi claro que, tanto desta necessidade como de outras maiores, de perder a honra e perder a alma, este pai e senhor meu me livrou melhor do que eu lhe saberia pedir. Não me recordo, até agora, de lhe haver suplicado nada que não tenha deixado de fazer.

É coisa que espanta (que maravilha) as grandes mercês que me tem feito Deus por meio deste bem-aventurado santo, dos perigos que me tem livrado, tanto de corpo quanto de alma.

 A outros santos parece que o Senhor lhes deu graça para socorrer em uma necessidade; a este glorioso santo tenho experiência que socorre em todas e que quer o Senhor dar-nos a entender que assim como esteve submetido a ele na terra, que como tinha nome de pai - sendo custódio - podia mandar Nele, também no céu faz quanto lhe pedem. 

E isto o tem comprovado algumas pessoas, a quem eu dizia que se encomendassem a ele, também por experiência; e ainda há muitas que começaram a ter-lhe devoção havendo experimentando esta verdade.

Queria eu persuadir a todos para que fossem devotos deste glorioso santo, pela grande experiência que tenho dos bens que ele alcança de Deus. 

Não conheci pessoa que deveras lhe seja devota e faça particulares serviços, que não a vejamos mais adiantada nas virtudes porque muito aproveitam as almas que a ele se encomendam. 

Parece-me, já há alguns anos, que a cada ano, em seu dia, lhe peço uma coisa e sempre a vejo cumprida. 

Se o pedido segue meio torcido, ele o endereça para o meu bem.

Se fosse uma pessoa que tivesse autoridade no escrever, de bom grado me estenderia em dizer muito a miúdo as mercês que este glorioso santo tem feito a mim e a outras pessoas.

 Só peço, pelo amor de Deus, que o prove quem não me crê e verá por experiência o grande bem que é o encomendar-se a este glorioso Patriarca e ter-lhe devoção.

Pessoas de oração, em especial, sempre deveriam ser a ele afeiçoadas. 

Não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo que passou com o Menino Jesus, e não se dar graças a São José pelo bem com o qual lhes ajudou. 

Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome este glorioso santo por mestre e não errará no caminho.


Santa Teresa de Jesus

Vida 6,6-8

LEIA MAIS SOBRE MILAGRES DE SÃO JOSÉ CLICANDO AQUI










FONTES:
http://www.derradeirasgracas.com/3.%20V%C3%A1rios%20Assuntos/O%20mist%C3%A9rio%20da%20escada%20Milagrosa%20de%20S%C3%A3o%C2%A0Jos%C3%A9.htm
https://capelasaojoseoperariodeparadadelucas.wordpress.com/2015/04/28/fieis-agradecem-a-graca-alcancada-na-capela-de-sao-jose-operario/
http://www.gloriososaojose.org.br/oracoes_detalhe.php?oid=103
http://averequete.blogspot.com.br/2012/01/lenda-de-sao-jose-de-ribamar.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Ribamar
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Ribamar
http://educadora560.com.br/historia-do-santuario-de-sao-jose-de-ribamar/







2 comentários:

  1. olá, me chamo Joselito, estava eu a quase dois anos desempregado, os pouco serviço que conseguia só passava dois ou três meses, com dois filhos na faculdade, uma estudando fora de nossa cidade e a nossa situação financeira indo de mal a pior, nosso carro bateu o motor, minha esposa trabalhando sozinha e muita angústia da minha parte por não conseguir um emprego, foi que em um dia, minha esposa saiu para o trabalho, meu filho para a faculdade, eu me vi só e fui conversar com Jesus, chorei muito e roguei ao senhor que me orientasse, após esse conversa com Deus, perguntei a ele por que eu estava passando por tanto sofrimento. Deixei a sala e me dirigi ao quarto, havia feito uma entrevista onde o proprietário da empresa disse que me ligaria a tarde daquele dia, esperei e passou alguns dias e nada, fiquei mais angustiado ainda, minha idade também já complicava a minha vida profissional, foi quando liguei a tv e coloquei no yutber para assistir algum vídeo religiosa pois sempre recorro nesses momentos e em
    todos, nesse instante aprece um irmã por nome de Zélia, ela estava em uma reflexão e falava da devoção dela com são José, que tudo que ela pedia a ele ele atendia, falou sobre o terço de são José e da ladainha, nesse momento fui tomado por uma vontade imensa de rezar o terço, liguei o computador, achei o terço e ladainha e ali mesmo comecei a rezar marquei o dia era 17 de outubro e enceraria em 26 de outubro,
    havia três dias , era sábado fui para minha rotina de ajudar na casa e iniciei o almoço e a faxina, logo o celular tocou, era um número
    desconhecido, não atendi, por três vezes, o celular tocou, eu atendi era o senhor que eu havia feito a entrevista a quase duas semanas atrás.
    ele dizia eu sou fulano, você fez uma entrevista de emprego e eu fiquei te retornar mais não consegui, podemos conversar na segunda-feira? de imediato meu coração só faltou pular de alegria e felicidade, era são José me mostrando a graça, ao desligar me ajoelhei, agradeci chorando pois sabia que ali estava nascendo uma grande devoção. hoje estou empregado , a empresa é muito boa, meus horários muito bom, meus patrões também, e continuei fazendo minha novena, e não parou as graças, pedi por um filho a ele e nossa senhora que o colocasse em um emprego que ele pudesse trabalhar na sua área, dias depois meu filho me liga e diz painho vou iniciar em uma empresa e vou trabalhar em minha área de arquitetura. nossa mais uma confirmação do amor de força de são José em minha vida, ele continua a trabalhar e eu tb
    ajudando meus filhos e minha esposa nas obrigações de um pai e esposa assim como ele. obrigado são José, ainda continuando meu filho João Vitor que cursa medicina, iria parar no primeiro semestre e
    minha esposa estava muito preocupada, eu disse ele não vai parar de estudar, aguarde. Iniciei minhas orações pedindo desta vez por João que ele não parasse os estudos, pedi tanto que no último momento ele mostrou uma saída, o João está no segundo semestre e agora minha caminhada e da minha esposa continua pedindo pelo FIES, para ele ser abençoado, e eu não tenho dúvidas que ele será. Louvado seja o nome de nosso senhor Jesus Cristo, seu pai adotivo são José e nossa mãe Maria, pois a minha família vossa é. obrigado são José.

    ResponderExcluir