segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A ORAÇÃO MAIS ANTIGA PARA NOSSA SENHORA

Image result for SUB TUUM PRAESIDIUM latin iluminura

O "Sub tuum praesidium" ( À vossa proteção) é a oração mais antiga dedicada à Mãe de Deus que temos. O papiro é datado de mais ou menos (243), Século III. É uma oração que continua a inspirar os corações dos cristãos de hoje, assim como fez mais de 1.773 anos atrás.

ORAÇÃO " À vossa proteção":

À Vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre, de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.


Image result for SUB TUUM PRAESIDIUM latin iluminura





 Esse texto foi encontrado em 1917,  na Biblioteca John Ryland, de Manchester, que adquiriu no Egito um pequeno papiro, cujo conteúdo foi identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima invocada como Theotókos (Mãe de Deus) no século III. Quando em 431 o Concilio de Éfeso proclamou Maria Theotókos, fez eco a uma tradição cujo primeiro termo conhecido remonta a Orígenes (243).




Image result for SUB TUUM PRAESIDIUM en grego




Este é o primeiro exemplo de uma oração a Nossa Senhora, expressando a crença em seu poder de intercessão. O texto contém a palavra "Theotokos", no caso vocativo (qv), o título dogmático de "Mãe de Deus".



Image result for SUB TUUM PRAESIDIUM en grego



Image result for SUB TUUM PRAESIDIUM en gregoImage result for SUB TUUM PRAESIDIUM latin




Nenhum comentário:

Postar um comentário