sábado, 6 de novembro de 2010

INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Infância e juventude




Apesar de escassa a realidade histórica do período da infância e juventude da vida de Santa Rita de Cássia, muitas biografias antigas afirmam que Rita era para seus pais um precioso dom concedido à fé e às orações deles,que até então pensaram serem estéreis.

Analfabetos, procuravam transmitir à criança seus conhecimentos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Santa Virgem Maria e dos santos populares, e do Evangelho.

 

Apenas chegara à idade da razão e apareceram em Rita os primeiros sinais de virtude que, sob influência da graça divina, desenvolveram-se em sua bela alma.

 

Rita era um anjo, dócil, respeitosa e obediente para com seus velhos pais, a quem amava com delírio.

Os ensinamentos que seus pais lhe davam levaram-na a decidir, aos 8 anos de idade, a consagrar a sua virgindade a Jesus, esposo das virgens.

Gostava tanto da vida retirada que seus pais lhe permitiram ter um oratório dentro de casa; alí passava os dias meditando no amor de Jesus e purificando seu inocente corpo com penitências.

Aos 16 anos já pensava no modo de confirmar definitivamente sua consagração a Jesus Cristo por meio dos votos perpétuos.

Rita chegou a pedir, de joelhos, licença para entrar no convento. Seus pais, porém, com a idade avançada, guiados pelo amor natural e não querendo deixá-la só neste mundo, resolveram casá-la com um jovem que pedira sua mão.





Não se sabe exatamente qual a idade de Rita nessa época. Certos autores dizem que ela tinha 18 anos.

Ela se via ntre o amor à virgindade e a obediência devida a seus pais. Não tinha coragem de dar a um homem o coração que desde a infância consagrara a Deus e, por outro lado, causava-lhe piedade seus velhos pais, muito idosos, aos quais se acostumara a obedecer nas mínimas coisas.







O jovem que pedira a mão de Rita era Paulo Fernando, descrito como um homem pervertido, de caráter feroz e sem temor a Deus, com o qual não se podia discutir e que seria capaz de provocar um verdadeiro escândalo se Rita e seus pais não consentissem nesse casamento.

 Foi assim que Rita se viu obrigada a esse casamento. Algo que aumentou ainda mais a simpatia que muitos devotos, entre eles eu, sentimos por ela.

Rita foi uma Santa que vivenciou os três estágios de vida, solteira, casada e viúva, ninguém melhor no céu para entender nossas queixas de amor, saúde, trabalho, família, etc, como essa amiga celeste, que pode interceder junto a Jesus por nós com sua experiência de vida.











Oração
Santa Rita, rogai por nós! Rogai por mim, para que eu entenda os caminhos por onde Deus quer me levar, para que surjam anjos que me guiem e me ajudem com bons conselhos, acompanhai-me como uma boa amiga, e me ajude a ter uma vida calma, dedicada a Deus e cercada por pessoas que me ajudem nesse caminho de amor e aprendizado. Amém. Obrigado, Santa Rita. Obrigado, Jesus, meu Amado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário