quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SANTO NIÑO DE CEBU - O SANTO MENINO DE CEBU











O Santo Niño de Cebu (" Santo Menino de Cebu ") é uma imagem do Menino Jesus muito semelhante ao Menino Jesus de Praga , venerada nas Filipinas.

Como a imagem em Praga, ele é  vestido com muitas roupas caras  doações de devotos fervorosos das Filipinas e do exterior.

 A estátua é a mais antiga relíquia católica nas Filipinas e colocada permanentemente desde 1565 na Basílica Menor del Santo Niño de Cebu, na cidade de  Cebu .











História


Em abril de 1521, o explorador português Fernão de Magalhães , a serviço de Carlos I de Espanha , chegou a Cebu durante sua viagem para encontrar uma rota para o oeste às Índias .

Ele convenceu Rajah Humabon e sua esposa Hara Amihan, para jurar fidelidade a Espanha.

Eles foram mais tarde batizados na fé católica, levando os nomes cristãos de Carlos e Juana.

Magalhães apresentou o Santo Niño para o recém-batizado e a rainha Juana como um símbolo da aliança.










Para o seu marido Carlos, Magalhães apresentou o busto do "Ecce Homo", ou a imagem de Cristo, diante de Pôncio Pilatos.

Ele deu uma imagem de Nossa Senhora aos nativos que mais tarde foram batizados com seus governantes.









No entanto, Magalhães morreu mais tarde em 27 abril de 1521 na batalha que teve lugar em Mactan.

 
Muitos anos depois, em 1565, Juan de Camus, um marinheiro da segunda geração da campanha espanhola Colonial sob Don Miguel López de Legazpi encontrou dentro de uma caixa de pinho uma imagem incólume do Santo Menino.










A imagem, que acredita-se ser de origem belga, tem cerca de 30,48 centímetros de altura, vestindo uma túnica de veludo solto, uma corrente dourada no pescoço e uma capa de lã vermelha.

É esculpida em madeira e revestida com pintura.

A imagem tem uma bola de ouro, uma réplica do mundo na mão esquerda e a mão direita está ligeiramente levantada, como um gesto de bênção.
Profundamente impressionado com esta descoberta, Camus apresentou a imagem de Legazpi  aos padres agostinianos.

Eles ficaram tão emocionados com a importância do achado da imagem, que na solenidade, a imagem foi levada em procissão para uma capela provisória.

Legazpi, em seguida, ordenou a criação da Confraria do Santo Niño de Cebu com o Padre Andrés de Urdaneta como seu líder.

 Como devoto do Menino Jesus, Legazpi instalou uma festa em comemoração à descoberta da Santa Imagem.









Embora a festa ainda sobreviva até hoje, o Papa Inocêncio XIII mudou a comemoração para o terceiro domingo do mês de Janeiro de modo a não colidir com a celebração de 40 dias da Páscoa.

Os nativos Cebuano reverenciam a Imagem do Santo Niño como Bathala.

Eles provavelmente untam a imagem com  óleo ou oferecem sacrifícios ao Santo Menino pedindo por sua ajuda em tempos de dificuldades,  necessidades ou suplicando consolo em suas adversidades.

Atualmente vestida de realeza com a sua decoração e ornamentação, incluindo uma faixa adornada com moedas antigas e um castelhano Toison de Ouro (Golden Fleece) com um carneiro pingente supostamente dada pelo rei Carlos III, no século 17, a imagem agora está em grandeza, que continua a cativar os corações e as almas de seus devotos fervorosos.











Histórias de Milagres Señor Niño Santo se espalharam como fogo pelos mares, colocando Cebu como o berço da devoção ao Santo Menino nas Filipinas.

Sua devoção estendeu-se à vizinha ilha-província de Visayas, em seguida, avançou para o norte, até na medida em que o Ilocandia e atingiu o sul de Mindanao.

A Basílica Menor










A Basílica Menor do Santo Niño foi construída no mesmo lugar onde a imagem foi encontrada em 28 de abril de 1565,e abrigou a estatueta do Santo Menino.

Originalmente feita de bambu e palmeiras de mangue,a Igreja  do Santo Niño desenvolveu-se em uma fortaleza, onde os devotos fervorosos de todos os estilos convergem para agradecimento ou súplica ao Menino Jesus, a quem têm venerado através dos séculos.

Com o crescente número de devotos indo a Igreja de Santo Niño, o Papa Paulo VI elevou sua posição a Basílica Menor com todos os direitos e privilégios decorrentes de tal atribuição para a celebração Quadricentennial do cristianismo, nas Filipinas.










Numerosos milagres têm sido realizados pelo poder do Santo Menino.

Diz-se que um livro volumoso é necessário para conter todos os atestados e testemunhos da bondade e da misericórdia do Menino Jesus de Cebu.

Considerado como a principal de todas as relíquias cristãs, nas Filipinas, a imagem do Menino Jesus continua a brilhar como a estrela que atrai o coração do povo filipino.










Enquanto isso, o Visayans continuam a manifestar carinho para com o Santo Niño,  não só durante seu dia de festa, mas durante todo o ano eles vêm  prestar homenagem com um presente, de forma simples, porém profunda.



A Festa


A celebração da festa começa na quinta-feira após a solenidade da Epifania do Senhor.

A cada ano, a celebração começa com uma procissão chamada de andar com Jesus e termina com a Caminhada com Maria, no qual a imagem de Nuestra Señora de Guadalupe de Cebu , em trajes de gala, é levada em procissão pelas ruas de Cebu ao amanhecer.







 No último dia da novena, as imagens de Señor Santo Niño de Cebu , Nuestra Señora de Guadalupe de Cebu , e o  Ecce Homo , é levada para o Santuário Nacional de São José, na cidade de  Mandaue para a "tradicional" transladação.

 As imagens serão então enviadas de volta para a Basílica na véspera da festa de Señor Santo Niño de Cebu em uma procissão fluvial pelo canal de Mactan.

Após a chegada na Basílica, é  cantada a Missa e se comemora o primeiro batismo.

Depois, é feita uma grande procissão solene com a participação de mais de um milhão de devotos do Santo Niño em uma rota que muda a cada ano.



Missas são rezadas, na maior parte por bispos Cebuanos.

A Santa Sé aprovou os textos litúrgicos especiais para utilização durante a  Festa do Santo Menino, nas Filipinas, situada no terceiro domingo de janeiro.

O festival que se segue é conhecido como o Sinulog , que combina as festas e devoção religiosa do povo Cebuano.









Padroeiro

O Santo Niño já foi considerado o patrono de Cebu.

No entanto, o Santo Niño como uma representação do Menino Jesus, não pode ser considerado como patrono ou intercessor a Deus em nome dos Cebuanos.

A Igreja Católica nas Filipinas define o Menino Jesus como um exemplo de humildade, e como uma celebração da Encarnação.

No entanto, muitos cebuanos não consideram o Natal, até que chegue a Festa do Santo Menino.








Em 2002, o Arcebispo de Cebu, Dom  Ricardo J. Vidal Cardeal , declarou a Virgem Maria, Mãe de Jesus, sob o título de Nuestra Señora de Guadalupe de Cebu ( Nossa Senhora de Guadalupe de Cebu ) como a rainha e padroeira oficial de Cebu.

Isso perturba a declaração de alguns dos devotos do Santo Niño, que sentem o rebaixamento da Santa Criança.

No entanto, a declaração é coerente com o pensamento católico que exige um patrono que reze a Deus em nome da vida dos fiéis, e não o próprio Ser divino.
Já que  o Menino Jesus é uma representação de Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, ele não pode, como Deus, ser considerado um patrono.

 Nesse sentido, o movimento do cardeal Vidal foi realmente instalar um padroeiro para Cebu, quando antes não havia.









Devoção Popular

A devoção ao Santo Niño de Cebu começou a longa fila de devoção ao Menino Jesus, nas Filipinas.

A partir de Cebu, os Agostinianos levaram a devoção a Manila, Iloilo, Laguna e Tacloban.

Em Bohol, uma devoção profunda prospera com cinco municípios que aderem ao patrocínio do Menino Jesus.

Além disso, a imagem do Menino Jesus  sempre adorna os altares das casas, estabelecimentos comerciais e até mesmo em veículos de serviços públicos na região.

 Realmente, como foi dito, a devoção ao Santo Niño de Cebu é popular no Visayas como é em todo o país

 
 
 
 
 
 
 




FONTE:

http://en.wikipedia.org/wiki/Santo_Ni%C3%B1o_de_Ceb%C3%BA

http://santoninoshrine.blogspot.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário