sábado, 26 de fevereiro de 2011

NOSSA SENHORA DO BOM PARTO

Os títulos de Nossa Senhora, "do Bom Parto" e do "Bom Sucesso" nasceram aos pés da imagem da Virgem Negra de Paris, venerada na antiga igreja Saint-Etienne-des-Grès, capital francesa. Invocar a proteção da Mãe durante a gestação e parto é o que toda família cristã sempre fez ao longo dos séculos.


O culto à Virgem do Bom Parto é uma das mais tradicionais devoções da França, Espanha e Portugal, que se espalhou por muitas outras nações.

No mundo cristão, esse culto aparece com títulos semelhantes, como Nossa Senhora do Divino Parto, entre outros, porém as imagens representam a Virgem com a pele clara.



Nos registros das primeiras igrejas cristãs, encontramos muitas indicações sobre estátuas e pinturas da Virgem Maria com a pele morena.

Na Antiguidade, a cor preta em símbolos religiosos, era sinal de fertilidade. Um sinal que a primitiva arte cristã manteve, para invocar a fertilidade física e espiritual de Maria, Mãe de Deus e nossa.



A imagem de Maria da igreja de Paris foi esculpida em pedra negra e data do século XI.

Considerada milagrosa, é diante dela que acorrem constantes peregrinações de devotos.

Nossa Senhora do Bom Parto é especialmente invocada nas ocasiões de tragédias pessoais e públicas.

 Aos seus pés, o Padre Cláudio Poullart dês Places, junto com doze companheiros pobres, fundou a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, em 1703.

A Congregação dos padres espiritanos cresceu rapidamente e, orar diante da Virgem Negra de Paris, era sinal da primeira consagração.



Outras personalidades importantes foram rezar aos pés de Nossa Senhora do Bom Parto, em Paris.

 Dentre os quais: Domingos de Gusmão; Tomás de Aquino; Francisco de Sales, hoje Doutor da Igreja; Sofia Barrat; Vicente de Paulo, que colocou sob a proteção da Virgem Negra de Paris a sua grande Obra de caridade e os seus Institutos; e mais recentemente João Bosco.



Durante a Revolução Francesa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès foi saqueada e destruída.

Mas a escultura da Virgem Negra foi vendida à uma piedosa cristã, que a escondeu muito bem.

Mais tarde, ela doou a sagrada imagem às Irmãs Enfermeiras da Congregação de São Tomas de Vilanova, que construíram uma capela nova para a veneração de Nossa Senhora do Bom Parto, em Neuilly. Desse modo, asseguraram o culto e as constantes peregrinações dos fiéis e devotos.




Foram os missionários espiritanos que divulgaram o culto à Senhora do Bom Parto no mundo.

No Brasil eles aportaram em dezembro de 1885, e encontram essa devoção já estabelecida no país.

Os registros indicam que os cristãos brasileiros começaram a invocar Senhora do Bom Parto, diante da imagem da Virgem do Ó, na igreja erguida no Rio de Janeiro em 1650.

 Isso porque, anexada à ela, os padres fundaram o Recanto do Bom Parto, para acolher as mulheres grávidas rejeitadas pela sociedade



Devoção





É importante que se relacione o título dessa devoção com o nascimento de Jesus. Maria, uma mulher normal, deu à luz um filho, que todos conhecemos como o Filho de Deus, Jesus de Nazaré, o Salvador da humanidade (cf. Lc 2, 1-7).



Como se iniciou esta devoção? Pe. Arlindo Rubert, em seu livro “Os trinta títulos de Nossa Senhora”, assim relata:



“Muitas mães aflitas, principalmente outrora quando não havia recursos médicos, ao chegarem à sua hora tinham momentos de angústia e recorriam confiantes àquela que em milagroso parto dera com felicidade à luz o Salvador do mundo. Sabe-se que, pelo menos a partir do século XVII, no Brasil, se honrava a Virgem Maria por ocasião da preparação da festa do Natal, que era precedida por novena e pregação em honra da expectativa do parto da Virgem Maria. Dizia-se também Nossa Senhora do O: “Ó Sabedoria...; Ó raiz de Jessé...; Ó chave de Davi..., etc.



Aos poucos, a invocação litúrgica da Expectação do Parto de Nossa Senhora, mudou-se, na hora das mães mais humildes, em Nossa Senhora do Bom Parto, à qual sucediam-se promessas e cumprimentos de votos após partos bem sucedidos, formando-se confrarias e levantando-se igrejas e capelas para honrar a benevolência da Mãe da humanidade.



No Rio de Janeiro, havia a bela igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, como havia também em diversas outras cidades e vilas, sendo muito visitadas. Nossa Senhora do Bom Parto também é representada de pé, com o belo Menino nos braços, rodeada de mães grávidas que lhe imploram proteção.



Na Região Episcopal Belém, Arquidiocese de São Paulo, temos a alegria de honrar Maria com este título, através da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro Tatuapé.








Que ela continue, portanto, sendo a grande protetora das mães parturientes! (Texto de Irmã Etel Maria Pereira da Costa, Doutora em Mariologia, da Congregação das Irmãs de Maria Menina)




















ORAÇÃO E NOSSA SENHORA DO BOM PARTO

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto.

Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas.

 Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito.

 Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranqüila porque já sinto a vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!















2 comentários:

  1. Eu sou Católico, e defendo a Igreja Católica, com fervor e determinação, assim como explico aos protestantes sobre a veneração aos santos, confecção de imagens etc. Mas acho que esta imagem colocada por vocês é desrespeitosa, pois espoe a intimidade de Nossa senhora com Jesus, mostrando os seios, as imagens medievais e de contemplação sempre procura mostrar com respeito a realidade da fé, é preciso fazer a imagem com os olhos da comunidade judia e cristã da época de Jesus, pois nossa senhora nunca iria expor a amamentação do minimo Jesus com os seios de fora nem na época da cultura que viveu o menino Jesus, nem muito menos nesta nossa cultura que tratam as mulheres como objeto e sem respeito hético e cristã.

    Poderia mostra esta realidade da maternidade com um repeito histórico, divino, maternal e contemplativo sem expor os seios a qual o pecado toma ocasião de escanda-lo e em sentido desrespeitoso. Não concordo nem com as mães atuais imagine com a mãe de Deus. Que seja feita as imagens como Nossa Senhora nas aparições se apresentou com o menino Jesus no braço, nisto já nos poê uma direção de como deve ser feito as imagens sobre Nossa Senhora e nas demais revelações.

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    1. Essas são imagens de Nossa Senhora do Leite. Não são imagens novas, são antigas.

      Vem da tradição cristã, uma devoção que existe na Terra santa.

      Veja esse vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=cVvyQj7ohOc

      O seio feminino não tem nada de pecaminoso.
      Estão existindo casos de mulheres que amamentam em público serem perseguidas.

      O próprio Papa se colocou ao lado delas e defende o direito de as mulheres amamentarem seus filhos sem sofrerem perseguição ou injúrias:

      https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/08/internacional/1483886442_833141.html

      http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=2230


      https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/declaracao-de-papa-em-defesa-da-amamentacao-em-publico-elogiada-por-mulheres-15024896

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