terça-feira, 19 de abril de 2011

RELÍQUIA - A COROA DE ESPINHOS DE JESUS



O Livro " Novas Curiosidades", editado pela editora Conquista, RJ, no Quarto Volume, às fls. 76, trás um fato interessante, conforme abaixo transcrevo:






 


"ONDE ESTARIAM OS RESTOS DA COROA DE ESPINHOS DE JESUS CRISTO?



A relíquia, de que tanto fala S. Mateus no Evangelho, achar-se-ia na França ou em Roma.

Afirma-se que esse precioso objeto foi entregue em 1239 a Luís IX (São Luís), rei de França, e o presente, ganhou-o das mãos do rei de Jerusalém, João de Birene, e do imperador de Constantinopla, Balduíno.


Nos fins do século XVIII, em 1791, para alguns autores, teria essa coroa, já incompleta, sido entregue à guarda da igreja de Notre Dame de Paris.








 
Há quem diga que Pio X em 1905 levou a relíquia para o Vaticano.

Fora de dúvida é a afirmativa do apóstolo e evangelista São Mateus, autor do primeiro Evangelho do Novo Testamento, que esteve em companhia de Cristo. Diz ele que depois da tragédia do Gólgota a coroa, ainda com os espinhos intactos, ficou em poder dos algozes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SÃO LUÍS E A COROA DE ESPINHOS
 
Um dos traços da religiosidade do monarca da França, São Luís,  se manifestou  na aquisição da coroa de espinhos e de um fragmento da cruz da crucificação de Jesus Cristo, em 1239-1241, a Balduíno II, imperador de Constantinopla, por 135.000 libras.
 
Para estas relíquias mandou edificar a capela gótica de Sainte-Chapelle no coração de Paris, que curiosamente só custou 60.000 libras para construir. Sob este reinado foram também construídas as catedrais de Amiens, Rouen, Beauvais, Auxerre e Saint-Germain-en-Laye.















Relíquias da Paixão que se conservam na "Igreja da Santa Cruz de Jerusalém"




















Um Espinho da Coroa


Ao contrário do que se julga, comumente, a Coroa de Espinhos de Nosso Senhor não tinha a forma de um diadema, mas a de um barrete, com 21 cm de diâmetro, cobrindo-Lhe toda a cabeça.

 É feita de ramos de longos espinhos trançados.

Depois de colocá-la na adorável fronte de Jesus, os algozes golpearam-na de modo a provocar grandes ferimentos, como pode ser atestado pelas manchas de sangue no Santo Sudário.



A Coroa permaneceu na Basílica do Monte Sião, em Jerusalém, até 1053, quando foi levada para Constantinopla.

Em 1238, o Imperador Balduíno II entregou-a – juntamente com a ponta da lança de Longinus – como penhor de empréstimo contraído com bancos de Veneza.

De comum acordo com esse Imperador, São Luís IX, Rei de França, resgatou a referida dívida e recebeuu em seu país as duas preciosas relíquias, com todas as demonstrações de veneração.


O próprio rei, a rainha-mãe, inúmeros prelados e príncipes foram encontrá-los perto da cidade de Sens.

São Luís e seu irmão, Roberto d’Artois, descalços, as levaram até a Catedral de Santo Estevão, nessa cidade.
 
Desejoso de acolher em lugar digno tão inestimáveis relíquias, o Rei santo fez construir em Paris uma verdadeira jóia da arquitetura gótica: a Sainte Chapelle (Capela Santa), uma maravilhosa igreja de vitrais, que extasia todos quantos tem a ventura de conhecê-la.








 

Atualmente, a Coroa de Espinhos está nos Tesouros da Catedral de Notre Dame de Paris.








RELICÁRIO DO ESPINHO


Em Roma encontra-se apenas um desses espinhos.





A veneração do relicário da Santa Coroa de espinhos tem lugar especialmente nas sextas-feiras da Quaresma.







Sainte- Chapelle


 





 
Sainte- Chapelle é uma magnífica obra gótica do ano 1248, situada em Paris para abrigar o que se acredita ser a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo.

A principal característica é a cor e a luz que se filtram através de seus 15 lendários vitrais, construídos como um caleidoscópio em cores vermelho, azul, dourada, verde e malva que formam cenas religiosas assombrosamente belas. Suas altas torres de 15m de altura, estão coroadas por uma espécie de espinhas talhadas em pedra que representam as espinhas que Cristo levou em sua cabeça.






O edifício foi concebido por Louis IX (São Luis), em 1244, e foi construído em um período relativamente curto de 4 anos. Louis imaginou a estrutura como um tipo de relicário gigantesco para as relíquias mais preciosas em toda a Cristandade - a " verdadeira cruz " de Cristo, a " Coroa de Espinhos " e outras relíquias ligadas à paixão de Cristo.




Esta verdadeira jóia gótica está dentro do próprio complexo do Palace de la Cite, que era então sua residência oficial.



Consta que Luis IX, após a morte canonizado como São Luis, desejava um templo à altura das relíquias que trouxera, em especial a verdadeira Coroa de Espinhos de Cristo, que havia comprado do Rei Bauduíno II, de Constantinopla.





Segundo os registros, a coroa de espinhos foi adquirida por cerca de três vezes o valor de construção da própria capela.

 Ao contrário da maioria das igrejas góticas onde predomina a penumbra, Sainte Chapelle é um verdadeiro mar de luzes coloridas que entram pelos quinze magníficos painéis de vidro decorados com mosaicos.








 
Atualmente, a Santa Coroa de espinhos pode ser venerada na Catedral de Paris, onde se encontra pro­tegida por fino anel de cristal, sob a custódia dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém.


Esta Ordem Militar foi fundada por Godofredo de Bouillon, célebre general cristão que conquistou a Terra Santa aos sarracenos, em 1099, e recusou ser coroado de jóias no local onde Nosso Senhor houvera sido coroado de espinhos.



Ao longo dos séculos, vários relicários foram elaborados pela piedade católica para guardar a sagrada relíquia. O mais belo e rico deles, foi desenhado em 1853 por indicação de Viollet­le-Duc, o famoso arquiteto que restaurou Notre Dame de Paris.



 

A base do relicário, em estilo neogótico, representa São Luiz IX, Santa Helena e o Imperador latino de Bizâncio, Balduíno de Courtenay, que sustentam uma coroa de flores-de-lis, cujas pilastras são, por sua vez, apoiadas em doze estátuas representando os Apóstolos.




















REFERÊNCIAS


http://www.regiaosantana.org.br/site/?secao=noticias&cod=500&titulo=Presidente+Medvedev+venera+a+Santa+Coroa+de+espinhos

http://semanasanta.arautos.org/2010/02/23/cravos-lanca-coroa-de-espinhos/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_IX_de_Fran%C3%A7a

 
http://tudojoia.blog.br/blog/2010/04/12/o-relicario-da-santa-coroa-de-espinhos/
 
http://misteriosdomundo2000.blogspot.com/2009/03/coroa-de-espinho-de-jesus-cristo-onde.html
http://joiasesimbolosmedievais.blogspot.com/2009/05/o-relicario-da-santa-coroa-de-espinhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário