terça-feira, 17 de maio de 2011

SANTA RITA E O MILAGRE DA VIDEIRA, DAS UVAS






A Vida no Convento





















A primeira coisa que Rita fez, ao ser admitida no convento, foi repartir entre os pobres todos os bens que possuía.

Livre dos empecilhos terrenos, admirável era a sua obediência, profunda era a sua humildade, grandes eram as suas mortificações e penitências.

Para colocar à prova a obediência da noviça, a superiora do convento ordenou-lhe que regasse de manhã e à tarde um galho seco, provavelmente um ramo de videira ressequido e já destinado ao fogo.

 Rita não ofereceu dificuldade alguma, e de manhã e de tarde, com admirável simplicidade, cumpria essa tarefa, enquanto as irmãs a observavam com irônico sorriso.

Isso durou cerca de um ano, segundo certas biografias da santa.


 

Um belo dia, as irmãs se assombraram: a vida reapareceu naquele galho ressequido, surgiram brotos, apareceram folhas e uma bela videira se desenvolveu maravilhosamente, dando a seu tempo deliciosas uvas.

E essa videira, velha de cinco séculos, ainda hoje está viçosa no convento.












Irmã Rita, nunca questionou essa tarefa diária de obediência, embora muitas das freiras no convento riram e zombaram dela.
 Após um ano de cuidados, a vara floresceu como uma videira bonita.
As uvas foram usadas ​​para fazer o vinho sacramental usado na liturgia diária.

A videira ainda está crescendo em seu convento, hoje, a mais de 700 anos, as uvas são colhidas, e enviadas ao Vaticano e são dadas como um presente para dignitários do mundo.





Quarto dia da novena de Santa Rita






Tema: Santa Rita, um coração de mãe para seus filhos.











Ó admirável Santa Rita de Cássia, foste paciente e carinhosa para com teus dois filhos que queriam vingar a morte do pai.

Ensina aos pais de hoje a ter um coração sempre aberto, preocupado e carinhoso para com seus filhos a exemplo do pai do filho pródigo, a quem imitaste em tua vida





Oração final







Deus Pai de bondade, vós nos dais o exemplo dos santos para que imitando-os na terra, possamos chegar um dia às alegrias do céu. Dai-me, vos peço, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente vos suplico...


PAI NOSSO. AVE MARIA. GLÓRIA AO PAI.









Nenhum comentário:

Postar um comentário