domingo, 24 de junho de 2012

APARIÇÃO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO A SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Quando li este texto há muitos anos atrás, o que me chamou a atenção era a devoção  de Francisco aos Santos Apóstolos e sua fé na intercessão deles, por isso nesse período em que lembramos de São Pedro, quis reler o texto abaixo.






E feito isto disse S. Francisco:

 “Companheiro caríssimo, vamos a S. Pedro e S. Paulo, e roguemo-lhes que nos ensinem e nos ajudem a possuir o desmesurado tesouro da santíssima pobreza; porque ela é tesouro tão digníssimo e tão divino que não somos dignos de possui-lo em nossos vilíssimos vasos;

 atendendo que ela é a virtude celeste, pela qual todas as coisas terrenas e transitórias são calcadas aos pés e pela qual todo obstáculo se afasta diante da alma, a fim de que ela se possa livremente unir com o Deus eterno.

E ela esta virtude, a qual faz a alma presa à terra conversar no céu com os anjos.

Esta é aquela que acompanhou Cristo na cruz; com Cristo foi sepultada, com Cristo ressuscitou, com Cristo subiu ao céu, e a qual, e ainda nesta vida, concede às almas, que dela se enamoram, agilidade para voar ao céu; para o que ela ainda guarda as armas da verdadeira humildade e da caridade.

E por isso roguemos aos santíssimos apóstolos de Cristo, os quais foram perfeitos amadores desta pérola evangélica, que nos mendiguem esta graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela sua santíssima misericórdia nos conceda o merecimento de sermos verdadeiros amadores, observadores e humildes discípulos da preciosíssima, amantíssima e evangélica pobreza”.

E com este falar chegaram a Roma e entraram na igreja “de S. Pedro; e S. Francisco se pôs a orar em um canto da igreja, e Frei Masseo em outro; 





 





e conservando-se muito tempo em oração com muitas lágrimas e devoção, apareceram a S. Francisco os santíssimos apóstolos Pedro e Paulo com grande esplendor e disseram

“Pois que pedes e desejas observar aquilo que Cristo e os santos apóstolos observaram, Nosso Senhor Jesus Cristo nos envia a ti para anunciar-te que tua oração foi escutada e te foi concedido por Deus, a ti e a teus seguidores, perfeitissimamente o tesouro da santíssima pobreza.

E ainda de sua parte te dizemos que a todo aquele que a teu exemplo seguir perfeitamente este desejo está assegurada a beatitude da vida eterna; e tu e todos os teus discípulos sereis por Deus abençoados”.







 



E, ditas estas palavras, desapareceram, deixando S. Francisco cheio de consolação

O qual se levantou da oração e voltou ao companheiro e perguntou-lhe se Deus lhe havia revelado alguma coisa; e ele respondeu que não.

Então S. Francisco lhe disse como os santos apóstolos lhe haviam aparecido, e o que tinham revelado. 

Do que, cada um cheio de letícia, determinaram volver ao vale de Espoleto, deixando de ir à França.

Em louvor de Cristo. Amém.










FONTE:
TEXTO DOS FIORETTI DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, VEJA EM: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário