segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PORQUE MARIA É TÃO IMPORTANTE NA BÍBLIA? - REFLEXÕES BÍBLICAS




Alguns afirmam que Maria aparece muito pouco na Bíblia e, por isso, ela não é importante. No entanto, o Espírito Santo nos deixou o necessário para vermos a importância dela e a Bíblia foi escrita por causa de Cristo, daí ele ser o centro de nossa fé e não Ela.

A importância de Maria para nós  cristãos católicos está totalmente vinculada à divindade de Jesus.

Analisarei, aqui, algumas alusões bíblicas feitas a Maria, e os paralelos entre os símbolos do Antigo e o Novo Testamento relacionados a ela, ou nas quais vemos sua figura.




A GRANDIOSIDADE DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO E EM MARIA:


 





Lendo o Evangelho de João, vemos a afirmação de que Jesus é Deus, a Palavra por quem tudo foi feito:


1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (Jo 1, 1-4.14)



Reconhecendo que Jesus é Deus , cheio de graça, verdade e glória, glória do unigênito do Pai, isso nos leva a pensar quão grandiosa não é essa mulher que foi escolhida para Mãe do Senhor, pois diz a escritura:

..., habitará Deus com os homens na terra? Eis que o céu e o céu dos céus não te podem conter; quanto menos esta casa que tenho edificado! (2 Cron 6, 18)


Ora, Maria conteve em seu seio Aquele" que o céu e o céu dos céus não  podem conter", o Deus de Israel, cujos atributos divinos são tão temíveis e sua grandiosidade majestosamente descritas na Bíblia:



20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. 
( Ex 33, 20)
5 Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. (Sl 97,5)

9 Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses. (Sl 97,9)
4 Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas.(Sl 93,4)

 


6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário. (Sl 96,6)



1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso?.( Is 66, 1)

 
3 Deus veio de Temã, e do monte Parã o Santo. [Selá]. A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
4 E o seu resplendor é como a luz, da sua mão saem raios brilhantes, e ali está o esconderijo da sua força.
10 Os montes te vêem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas maos. 
 (Habac 3, 3-4.10)


Se homem algum podia ver a face de Deus ( porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver  ( Ex 33, 20)) , então, Maria foi realmente Satíssima, pois deu sua própria genética, para a formação do seu Único Filho, Deus e homem.





 



E se Moisés resplandecia apenas porque falou com Deus face a face, Maria, então, deveria ser revestida de sol, como diz João, no Apocalipse:



29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tsbuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.(Ex 34, 29)


1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. (Apo 12,1)






A ARCA E O TEMPLO SÃO FIGURAS DA VENERAÇÃO QUE DEVEMOS  A MARIA


Se pensarmos na preciosidade que era a Arca da Aliança,  apenas porque guardava a Lei escrita pelo próprio Deus, ficamos a imaginar a preciosidade de Maria, que guardou Cristo, a Nova Lei por nove meses, funcionando como uma Arca da Aliança. 





 





E, como vemos no texto mais abaixo,  se uma caixa de madeira merecia tanta veneração pelo povo, quanto mais a que carregava carne e o sangue de Nosso Senhor, e o próprio Deus dentro de si:

 
28 Assim todo o Israel fez subir a arca do pacto do Senhor com vozes de júbilo, ao som de buzinas, trombetas e címbalos, juntamente com alaúdes e harpas. (1 Cron 15,28)

A Arca da Aliança era temida e reverenciada não só por Israel, era tão sagrada que aqueles que não a respeitavam eram castigados, imaginemos, assim,  o respeito devido a Maria, Mãe de Nosso Senhor e Deus:

8 Levanta-te, Senhor, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca da tua força. (Sl 132,8)

1 Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus, e a levaram de Ebenézer a Asdode.
2 Então os filisteus tomaram a arca de Deus e a introduziram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom. 
6 Entretanto a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou, e os feriu com tumores, a Asdode e aos seus termos.
7 O que tendo visto os homens de Asdode, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel, pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus. (1 Sam 5, 1-2.6-7)


19 Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o Senhor o ferira com tão grande morticínio.
20 Disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante o Senhor, este Deus santo? e para quem subirá de nós? (1 Sam 6,19-20)




9 Quando chegaram a eira de Quidom, Uzá estendeu a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
10 Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o Senhor o feriu por ter estendido a mão à arca; e ele morreu ali perante Deus.
11 E Davi se encheu de desgosto porque o Senhor havia irrompido contra Uzá; pelo que chamou aquele lugar Pérez-Uzá, como se chama até o dia de hoje.
12 Temeu Davi a Deus naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?
13 Pelo que não trouxe a arca a si para a cidade de Davi, porém a fez retirar para a casa de Obede-Edom, o giteu.
14 Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que lhe pertencia. 
 (1 Cron 13, 9-14)


Algo parecido com as palvras de Davi ( Como trarei a mim a arca de Deus? )  disse Isabel diante de Maria Santíssima:

"Como pode vir a mim a Mãe de meu Senhor?" (Lc 1,43)

E o Evangelho diz que Maria ficou em sua casa três meses até que ela foi "abençoada " com o nascimento de João Batista.

 Se Davi temeu a Deus pelo respeito devido a sua Arca da Aliança, quanto temor não devemos ter a Maria, não uma caixa de madeira, e sim a Mãe, que deu carne e o sangue de Nosso Senhor e Deus.





 


O respeito que os judeus tinham à Arca e ao Templo é o respeito que devemos ter a Santa Maria, Mãe de Deus, pois ela é Arca e Templo perfeito de Deus, Pai ,Filho e Espírito Santo (Lc 1,35).

 



Alguns trechos que mostram o poder e a reverência ao Templo de Deus, que nos levam a pensar na veneração que devemos ter para com Maria:



1 Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa do Senhor.
 11 Então veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo:
12 Quanto a esta casa que tu estás edificando, se andares nos meus estatutos, e executares os meus preceitos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, que falei a Davi, teu pai;
13 e habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel. 
 22 Assim cobriu inteiramente de ouro a casa toda; também cobriu de ouro todo o altar do oráculo. (1 Re 6, 1.11-13.22)




10 E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor;
11 de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé para ministrarem, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor. (1 Re 8, 10-11)


Nos trechos acima, vemos que a Casa do Senhor, o Templo de Jerusalém, é um lugar que seria a habitação de Deus no meio do povo de Israel, porém quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, (Gal 4,4). 

 Assim, Deus habitou com os homens no seio de Maria, fazendo dela sua casa.

A ela, podemos atribuir a palavra do Salmo 132, 14, pois  Deus desejou habitar em Maria:

 Este é o lugar do meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o tenho desejado.(Sl 132,14)



Trecho parecido com "uma nuvem encheu a casa do Senhor;" , "a glória do Senhor enchera a casa do Senhor", temos na Bíblia ao falar de Maria, ao dizer que "o Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra" (Lc 1,35).

Imaginemos, então, será que essa mulher seria uma qualquer quando pensamos  que tudo o que Deus fez e tocava no Antigo Testamento era sagrado e temível?

Será que um Deus temível, diante do qual "os montes se derretem" (Sl 97,5), de quem a Escritura diz "Quem poderia subsistir perante o Senhor, este Deus santo?"(1 Sam 19,20), iria se encarnar no seio de uma mulher pecadora, qualquer ?


 Se a escritura diz que o Deus santo não convive com o pecado, poderia ele se encarnar no seio do pecado, e receber a carne e o sangue de uma pecadora?

Alguns trechos da Bíblia que asseguram que Deus não convive com quem está em pecado e é impuro, encontramos nos Salmos


Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação. (Sl 23, 3-5)

1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; ( Sl 14, 1-2)


"Quem do imundo tirará o puro? ninguém." (Jó 14,4)


Lendo esses trechos, que Mulher poderia ser a Mãe de Jesus, Nosso Senhor e Deus, se Ele é o Santo, Santo Santo?

Se diz a escritura: "Quem do imundo tirará o puro? ninguém." (Jó 14,4), Como uma mulher impura daria à luz ao Senhor dos Céus?

Como uma mulher marcada pelo pecado de Adão poderia dar à luz ao Verbo Divino e daria sua própria carne e sangue para que Ele se fizesse carne, se "todos os homens pecaram" ( Rom 5, 12)?

A Bíblia nos diz que Maria foi predestinada desde o início dos tempos  (Ef 1, 4), (Gen 3,15), (Is 7,14) para ser a Mãe , "santa e irrepreensível diante dele em amor "(Ef 1, 4) de Nosso Senhor.

Em Efésios, Paulo nos diz que "o Senhor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1, 5). 

Desse modo, foi segundo o beneplácito da vontade de Deus que Maria fosse sua Mãe, pois cada um é "predestinado conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1,10-11), fazendo-a pura e sem mancha de pecado.



MARIA É PURA E SEM MANCHA (IMACULADA)

Se Deus mandou fazer uma Arca incorruptível (Ex 25, 10-11), (Deut 10,3), e exigiu reverência ao seu templo, sendo-o todo coberto de ouro (1 Re 6,22), quanto mais não exigiu pureza daquela que deveria dar carne, sangue, sua genética ao seu Filho. 

 Deus quis se fazer conhecer através da face de Maria, então essa mulher deve ter sido muito especial e para poder ser a Mãe de Deus tinha que ser pura, a mais Santa entre as mulheres. 

Deus se encantou com Maria como o Rei se encantou com Ester: 
Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.
Jó 14:4



E o rei amou a Ester mais do que a todas mulheres, e ela alcançou graça e favor diante dele mais do que todas as virgens; de sorte que lhe pôs sobre a cabeça a coroa real, e afez rainha em lugar de Vasti. ( Est 2, 17)

Assim também nos diz o Evangelho:

"Bendita sois vós entre as mulheres "(Lc 1,42)

 Deus se encantou com Maria e a preparou para ser sua esposa, Mãe de seu Filho, sua irmã, sua filha predileta.

 Podemos ver no livro dos Cântico dos Cânticos, trechos relativos à relação entre  Maria e Deus, que se encantou com a Virgem de Nazaré:

 Enlevaste-me o coração, minha irmã, esposa minha; enlevaste- me o coração com um dos teus olhares, com um dos colares do teu pescoço.(Cant 4,9)

9 Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada; ela é a única de sua mãe, a escolhida da que a deu à luz. As filhas viram-na e lhe chamaram bem-aventurada; viram-na as rainhas e as concubinas, e louvaram-na.
10 Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, imponente como um exército com bandeiras? (Cant 6,9-10)


Maria é a imaculada, sem pecado, pois senão não poderia gerar e dar à luz um Deus Santíssimo e Altíssimo (Jó 14,4), pois o pecado não pode conviver com a graça de Deus (Sl 23, 3-5).

De Maria, podemos dizer como diz o Cântico dos Cânticos:



  Eis que és formosa, ó amada minha, eis que és formosa; os teus olhos são como pombas.(Cant 1,15)


Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas. (Cant 2,2)
  Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha. (Cant 4,7)



  Formosa és, amada minha, como Tirza, aprazível como Jerusalém, imponente como um exército com bandeiras.(Cant 6,4)
 Como Maria foi pura, se a Bíblia diz que todos os homens pecaram e Jesus é que é o nosso redentor?

Deus a preservou do pecado, em vista dos méritos antecipados de seu Filho, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1, 5), fazendo-a "santa e irrepreensível diante dele em amor "(Ef 1, 4)  pois desde o início do mundo o plano da salvação foi traçado de que a descendência da mulher esmagaria a cabeça da serpente:


15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gen 3,15)


E a descendência da mulher é tanto Maria, quanto Jesus, mostrando a união entre a Mãe e o Filho.

A Mãe foi preservada pelos méritos do Filho, ou seja, Maria, assim como toda humanidade foi remida por Cristo, mas Ela, "predestinada conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1,10-11), de um modo especial, por isso ela cantou:

"Minha alma glorifica o Senhor e exulta meu Espírito em Deus, meu Salvador "(Lc 1, 46-47)





MARIA É SANTA POR OBSERVAR DA PALAVRA DE DEUS:


Mesmo sendo preservada do pecado, Maria, assim como os anjos, deveria demonstrar sua fé e afirmar sua opção pela vontade de Deus, por isso, o Senhor enviou o Anjo Gabriel para anunciar-lhe o nascimento do Senhor.

Naquele momento, Maria teve o seu direito de escolha, ela poderia ter demonstardo a falta de fé de Zacarias, castigado pelo Anjo Gabriel com a mudez:

 
  Disse então Zacarias ao anjo: Como terei certeza disso? pois eu sou velho, e minha mulher também está avançada em idade. (...) 20 e eis que ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo hão de cumprir-se. (Lc 1, 18.20)

 Maria escolheu não duvidar das palavras do Anjo por mais estranhas que parecessem e demonstrou sua fé na palavra de Deus:


  Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.(Lc 1,38)

Por isso Maria é "proclamada Bem-aventurada por todas as gerações" (Lc 1,48) da Igreja, pois creu "nas coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas " (Lc 1,45). 

Maria é Santíssima, não só porque deu à luz o Filho de Deus, mas antes pelo fato de ter acreditado na Palavra de Deus e a vivê-la, por isso ela foi a predileta entre as  mulheres, como o próprio Jesus nos diz:


 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.
28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam. (Lc 11, 27-28)




A VIRGINDADE DE MARIA

Por ser uma mulher sagrada, digna do mais alto respeito e veneração, como o era o Templo de Jerusalém e a Arca da Aliança, é fácil crer e aceitar a virgindade de Maria, pois o que é tocado por Deus, é só de Deus: 


1 Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, a qual olha para o oriente; e ela estava fechada.
2 E disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada. 
(Ez 44, 1-2) 




 




Por Maria, Cristo veio ao mundo, assim ela é uma porta sagrada e sua virgindade é o sinal dessa santidade e consagração:





12 Jardim fechado é minha irmã, minha noiva, sim, jardim fechado, fonte selada.(Cant 4,12)
15 És fonte de jardim, poço de águas vivas, correntes que manam do Líbano!(Cant 4,15)


14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.(Is 7,14)

As palavras de Maria no Evangelho de Lucas, mais abaixo, deixam claro que, apesar de ser noiva, prometida a José, ela não tinha a intenção de "conhecer varão", pois ela poderia concluir que logo teria um filho, assim que casasse:

  Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? (Lc 1, 34)








































Nenhum comentário:

Postar um comentário