sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SÃO MIGUEL ARCANJO E AS ALMAS DO PURGATÓRIO - BÍBLIA , TRADIÇÃO E PIEDADE CRISTÃ









São Miguel é muito invocado em orações aos moribundos e defuntos, para que os ajude no caminho ao céu.

 A piedade cristã atribui ao Arcanjo S. Miguel três tarefas: 

1- ele pesa as almas para separar os puros dos amaldiçoados e condenados;

2- ele conduz as almas ao Céu, protegendo-as do demónio, 

3- e por último ele guarda as portas do paraíso. 

Desta crença resulta outra representação comum de S. Miguel com uma balança de dois pratos na mão destinada a pesar as almas.









A retratação de São Miguel pesando as almas, na verdade, é simbólica, baseada em alguns textos bíblicos que afirmam que os anjos, diante da ordem de Cristo separarão os maus dos bons.

E  como São Miguel é chamado de o Grande Príncipe (Dn 10,13; 12,1), Príncipe dos Exércitos Celestes (Jos 5,13-15; Apo 12,7),  acredita-se que esteja ao seu encargo a tarefa de coordenar esses anjos (1 Tes 4,16; Mat 13,49; Mat 24,31; Mac 13,27), como coordenou no combate ao Dragão (Apo 12,7).


A passagem de Daniel (Dan 12,1) nos dá a entender que São Miguel estará presente no dia do juízo final, separando os que estão escritos no livro da vida (Mat 13,49) .


Ao retratar São Miguel pesando as almas, lembramos alguns trechos bíblicos que falam que os seres humanos são pesados, medidos por suas obras (Dn 5,27; Sl 62,9; Mat 7,2) e serão retribuídos por elas após a morte (Heb 9,27).

Já que, assim que morremos, somos julgados pelo o que fizemos em vida (Heb 9,27) e comparecemos diante do tribunal de Cristo (II Cor 5,10), o que a Igreja chama de juízo particular.





 




 Por isso, São Miguel é invocado para que  conduza as almas ao Céu (Lc 16,22), protegendo-as do demónio , como ele protegeu outrora o corpo de Moisés (Jud 1,9).




Dessa forma, a tradição da piedade cristã atribui a São Miguel tudo o que diz respeito aos assuntos dos mortos, em vista dessas passagens bíblicas.


Por esse motivo, em orações pelas almas, é comum se invocar o Arcanjo Miguel para que apresente nossas orações (Apo 8,3-4) a Deus por elas, "já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados" (2Mc 12,46).

Pedimos, também, que São Miguel nos ajude com sua intercessão (Zac 1,12; Apo 7, 2-3;) a levar-lhes consolo e luz (Lc 16,25; 1 Ped 4,6), caso estejam passando pelo fogo do Purgatório (1 Cor 3,15).

 Suplicando, por meio desse Arcanjo, que paguem rapidamente até o último centavo do que devem ( Mt 5,26) e   entrem no reino do céu (Lc 16,22). 




 









Quadro de São Miguel libertando uma alma do Purgatório







Os anjos são nossos companheiros de caminhada na terra  (Gn 48,16; Ex 23, 20) e Deus os designou para nos socorrerem, nos aconselharem e nos guiarem no bom caminho (Gn 48,16; Mt 18,10; Ex 23,20-23).

Enquanto precisarmos ser socorridos, nosso Anjo da Guarda ainda precisa estar conosco. 

Ora, no purgatório ainda estaremos em estado de sofrimento por nossos pecados (ICor 3,15. 11,32; Lc 12,48. 58-59; Mt 5, 25-26).

Logo, precisamos ser "socorridos", auxiliados pela intercessão (I  Tim 2,1; ICor 13,5) do próximo, da igreja, dos santos (Rm 14,8; Gl3,27-28), para que o tempo desse sofrimento seja atenuado.

Nesse "tempo" ou "estado" após a morte recebemos o que fizemos em vida (II Cor 5, 10).

 Assim, nosso arrependimento na outra vida não tem validade e não nos purifica nem nos liberta das consequências do pecado (1Sam 3,13-14; 4,18; 2 Sam 12,13-14; Jon 1,12) e da necessidade de reparação deles ( Mt 3,8; Lc 3,3; 13,3; 2 Cor 7, 9-10; 1 Ped 1,22; 2 Ped 1,9).








 







Pintura representando São Miguel confortando as almas presas no Purgatório
















  A Bíblia afirma que as portas do céu  são guardadas por  dois querubins e e a árvore da vida por uma espada flamejante (Gênesis 3,24).

  Como a espada é sinal de um anjo guerreiro e Ele  é considerado o Príncipe dos Exércitos Celestes (Jos 5,13-15; Apo 12,7), São Miguel seria, segundo a opinião de alguns, o guarda delas e  ,assim, responsável de conduzir as almas até lá.









ORAÇÃO PELOS MORIBUNDOS:

Ó Clementíssimo Jesus, que Vos abrasais de amor pelas almas, eu Vos suplico pela agonia do Vosso Sacratíssimo Coração e pelas dores da vossa Mãe Imaculada, que purifiqueis no Vosso Sangue os pecadores de todo o mundo que agora estão em agonia e hoje mesmo têm de morrer. Amén.

Coração agonizante de Jesus, tende piedade dos moribundos.




RECOMENDAÇÃO DE UM DEFUNTO (antes e durante a agonia da morte)






Sai, alma cristã, deste mundo, em nome de + Deus Pai Todo Poderoso, que te criou;
 em nome de + Jesus Cristo Filho de Deus Vivo, que por ti padeceu e morreu; em nome do + Espírito Santo, que copiosamente se te comunicou.
 Aparta-te e sai deste corpo mortal com o favor e protecção da Santíssima Mãe de Deus e tua 
Mãe Imaculada, a Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria; Vai, alma cristã, ao encontro do teu Senhor, com o amparo dos Anjos e Arcanjos; 
dos Tronos e Dominações; dos Querubins e Serafins; 
dos Patriarcas e Profetas; dos Santos Apóstolos e Evangelistas;
 dos Santos Mártires, Confessores, Monges, religiosos e eremitas; das santas Virgens e esposas de Jesus Cristo,
 e de todos os Santos e Santas de Deus, o Qual Se digne dar-te lugar de descanso 
e gozo de paz eterna na cidade santa da celestial Sião, onde O louves por todos os séculos dos séculos. Amém.

Ao morrer o moribundo:
Acudi-lhe, Santos de Deus.
Vinde, Anjos do Senhor, tomai esta alma e levai-a à presença do Altíssimo.
V. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno.
R. Entre os esplendores da luz perpétua, que descanse em paz.

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Pai-Nosso…

V. O repouso eterno, dai-lhe, Senhor.
R. Sobre ele brilhe a eterna luz.

V. Da porta do Inferno.
R. Livrai-o, Senhor.
V. Descanse em paz.
R. Amén.

V. Senhor, ouvi a minha oração.
R. Chegue até Vós o meu clamor.

Oração:
A Vós, Senhor, encomendamos a alma do Vosso servo N., que defunto para este mundo, viva agora conVosco; 
E os pecados que cometeu pela fragilidade humana, perdoe-lhe a Vossa benigníssima Misericórdia.

 Por Cristo, Nosso Senhor. Ámem.








Oração pelas Almas do purgatório:

Ó Deus que usais de misericórdia e sempre estais disposto a perdoar, humildemente vos pedimos que tenhais pena das almas dos fiéis defuntos enterrados no cemitério.

 Não entregueis esses vossos servos ao poder do inimigo, nem deles vos esqueçais para sempre; mas ordenai aos vossos santos Anjos que os recebam e conduzam à pátria eterna, o paraíso. 

E já que em sua vida na terra confiaram em vossa misericórdia, não permitais que eles venha a sofrer na mansão dos mortos, mas ao contrário, fazei que a sua esperança se torne realidade, ao entrar na posse da felicidade eterna. 

  Que as almas de todos os fiéis defuntos pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.  

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. 

E a luz Perpétua os ilumine. 

Descansem em paz.
 Amém.




ALGUNS VERSÍCULOS CITADOS NO TEXTO:




"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;"
Apocalipse 12,7

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."
(1 Tes 4,16)


"E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."
(Mat 24,31)

"E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu."
(Mac 13,27)


"Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,"
(Mat 13,49)




"Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro."
(Dan 12,1)



"E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." (Apo 20,11-15)



" E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, " (Heb 9,27)

" Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal." (II Cor 5,10)


" TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. "  




"Certamente que os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão; postos na balança, subiriam; todos juntos são mais leves do que um sopro."
(Sl 62,9)

 "Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós."
(Mat 7,2)



"Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda."
(Jud 1,9)


" Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado." (Lc 16,22) 




" E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida." (Gn 3,24)









Nenhum comentário:

Postar um comentário