domingo, 30 de dezembro de 2012

DIÁLOGOS E RESPOSTAS A PROTESTANTES E ATEUS


 
 
 
Resolvi guardar umas respostas e diálogos com alguns protestantes e ateus num site católico do you tube. Esse povo adora entrar em canais católicos para destratar a fé alheia e resolvi dizer meu ponto de vista. 
 
Guardei pelas citações bíblicas de algumas mensagens que desejo arrumar posteriormente em um texto sobre o culto aos santos e a origem da Igreja.
 
O texto na íntegra está no you tube:
 
 
 
 
 
 
  • TheWandho
    • TheWandho
      Podemos e devemos venerar os santos ( 1 Sm 9,6. 28,14;1 Re 18,7;Heb 6,12; Jo 8,39 Deus quer que recorramos a eles (Ex 32,11. 13-14; Jó 42,7-9;Jer 15,1; At 18,11-12; 1 Tim 2,1; Tg 5,16) Eles intercedem por nós no céu (Heb 11,4; Apo 5,8.6,9-10; 7,15; Lc 16,24 2 Re 2,9) Podemos invocà-los (Sl 131,10; Êxodo 32:13; 2 Re 2,14;) Deus nos escuta por eles (Sl 105,42; 2 Reis 13:23; Jer 15,1)
      · 4 em resposta a Mchamone Rodrigues
    • TheWandho
      Há uma diferença entre as numerações das Bíblias no que se refere a salmos. "Lembra-te, Senhor, a bem de Davi, de todas as suas aflições;"(Sl 132,1) Nessa oração, implorasse a Deus invocando a vida e os méritos de Davi, algo muito usado em nossas orações ao suplicarmos que Deus nos escute pela intercessão ou pelos méritos da vida de algum santo, seu servo.
      · 3 em resposta a Mchamone Rodrigues
    • TheWandho
      Você está lendo o Antigo Testamento. Não sou judeu, sou cristão. A revelação chega a sua plenitude no Novo, que ,entre outras coisas, mostra João vendo os santos anciões no céu apresentando as orações dos fiéis da terra diante de Deus (Apo 5,8). O que é isso se não uma intercessão dos mortos pelos vivos?
      · 6 em resposta a Mchamone Rodrigues
    • Mchamone Rodrigues
      E outra coisa de fato você derrubou tirou o espirito santo da trindade e pós sua santa.. eu não vou perder mais tempo pois cada resposta me surpreende mais ainda , tua Igreja é tao santa que eu vive entre católicos e só fui conhecer Jesus com 31 anos de idade e os frutos de sua unica e verdadeira religião que gostam tanto de arrotar isso por ai nem vou comentar..
      · em resposta a TheWandho
    • TheWandho
      "tirou o Espírto da trindade e pôs a santa" essa afirmação é bem paranóica, hein? Você prega a livre interpretação da Bíblia, então porque não aceita que temos apenas modo de ver diferente, mas somos irmaõs em Cristo e todos podemos chegar a salvação? Porque só serão salvos quem pensa como você? Isso não é fundamentalismo e fanatismo?
      · em resposta a Mchamone Rodrigues
    • Mchamone Rodrigues
      bom como não fala nada do Espírito Santo me parece que não bota muita fé nele confia mais em outras pessoas.e fanatismo pode ate ser pois pra Deus é tudo ou nada não tem como ser meio cristão viver com um pé no mundo e outro na Igreja. pra mim tudo que eu quero é ser um louco por Jesus fazer grandes loucuras por ele e demonstra gratidão por tudo que ele fez honrando ele dando toda glória devida por que tudo que Deus faz e fez é através de Cristo.
      · em resposta a TheWandho
    • TheWandho
      Hoje, também estava conversando com um aluno que ostentava a foto de Fernanda Brum em seu notebook. Quando disse que era católico ele disse: deixe desses bonecos. Eu lhe disse: Você tem a foto de uma boneca (Fernanda Brum). Ele me disse que a admirava e não idolatrava e eu lhe disse que eu admiro Nossa Senhora que é melhor que uma pecadora que só vende CD.
      · em resposta a Mchamone Rodrigues
    • Mchamone Rodrigues
      O mais engraçcado é as desculpas para justificar a idolatria. eu vi um video de resposta ao Pr Silas Malafaia falando de um poster dele em frente uma loja anunciando um livro dele. e falando de foto da esposa na carteira e quando senti saudade olha a foto e tal e você falando do jovem ai com a foto da Fernanda Brum uma coisa é você ter uma foto de uma pessoa que você admira? Deus nos proibi admirar as pessoas? tenta entender o que criticamos é quando vocês se prostam diante das imagens continua
      · em resposta a TheWandho
    • TheWandho
      E quando Moisés se prostrava diante da arca rodeada por imagens de anjos?
      E quando salomão encheu o Templo com esculturas de anjos, figuras de animais (que também eram deuses para muitos povos) e se ajoelhava lá? O problema é que você quer entrar no coração das pessoas, você as julga. Do mesmo modo que não posso questionar uma imagem de Fernanda Brum não posso questionar uma imagem de Maria. Entre uma Santa e uma vendedora de Cd pecadora, prefiro a Mãe de meu Senhor.
      · 6 em resposta a Mchamone Rodrigues
    • Mchamone Rodrigues
      cara você não vai usar mesmo exemplo de Salomão vai? por favor nos fale dele de todas amantes que ele teve e dos deuses pagãos que ele trouxe para o povo de tantos bons exemplos você pega justamento os piores caraca... e não estou adorando a imagem da Fernanda...nos fale o motivo que Deus tirou Salomão do poder explique ai por favor.
      · em resposta a TheWandho
    • TheWandho
      Acho q vc ñ deve ter lido a vida tudo direito. Antes dele pecar contra a fé do Deus d Israel, Salomão fez o Templo com muito ouro , esculturas de anjos, figuras e símbolos de flores e animais(2 Re 6,22-35;7,29;8,10s; 2 Cron 3. 4,3s). Diz a Bíblia q Deus se agradou do Templo e o encheu d sua glória (2 Cron 7,1-3.12s). Deus não acusou Salomão d idólatra porque fez e colocou imagens d anjos e figuras d animais (cultuados como deuses por outros povos) em seu templo.
      · em resposta a Mchamone Rodrigues
    • Mchamone Rodrigues
      e outa coisa eu passo em frente a uma loja que vende imagens de Santos essas coisas e ao lado de santos tem tbm caboclos imagens de terreiro de macumba e outras coisas mais bizarras e sera que não estão se curvando a outros deuses? tem plena certeza que é de Deus tais imagens? ai se perdem e não sabem pq a maioria de vocês são perdidos veja bem o vídeo da Dilma falando sobre Deus na qual ela fala que crer numa especie de deusa dos céus nossa senhora da aparecida.
      · em resposta a TheWandho
    • TheWandho
      Numa loja q o importante é o lucro se vende d tudo. Não há problemas em ao lado d um santo ter uma imagem d um orixá. Cada um compra aquilo no q acredita. São imagens. Dilma é livre pra ter sua fé. Não vi o vídeo, mas pela sua descrição, ela coloca o ponto d vista não de uma católica, mas de uma pessoa que procura crer numa força superior. Ilusão é achar q Dilma é uma católica de verdade. Ela tem influencias de conceitos filosóficos, marxistas e comunistas. Mas ela nunca foi católica de fato.
      · em resposta a Mchamone Rodrigues
    • TheWandho
      • TheWandho
        Ninguém busca outro caminho, porque pede ajuda de Santo Antônio, São Jorge, etc. Pedimos uma força a mais, um intercessor a mais e quanto mais oração melhor (2 Cor 1,11) e se for um Santo justo diante de Deus melhor ainda (Tg 5,16). Deus nos basta, mas podemos pedir orações a um irmão e a força da oração do outro poderá nos ajudar diante de Deus a conseguir muito mais (2 Cor 1,10-11; Fil 6,18s).
        · 3 em resposta a Mchamone Rodrigues
      • TheWandho
        Esse é o príncipio da fé na intercessão: Eles estão vivos em Deus, no céu (Lc 23,43), por isso podem intercerder por nós e ouvir nossas preces, pois veem Deus face a face e se o veem e são semelhantes a Ele (1 Jo 3,2;1 Cor 13,12), podem receber nossas orações e as apresentar no céu como os anciãos no relato do Apocalipse (5,8)
        · 2 em resposta a Mchamone Rodrigues
      • TheWandho
        Onde está escrito q não podemos orar aos santos e pedir a intercessão deles? Cite a passagem. Deus responde a nossas orações, mas a Bíblia afirma que um justo pode mais (Tg 5,16; Pr 15,29), tem mais merecimento. Vc é Justo, santo? E não me venha dizer q o sangue d Jesus nos justifica, pois pecamos a toda hora e p sermos justificados temos q pedir perdaõ a toda hora e fazer por onde andar na luz, assim justo mesmo só quem está diante de Deus.
        · em resposta a Mchamone Rodrigues
      • TheWandho
        Só Deus pode dizer quem é justo. O justo mostra isso com suas obras. mas nossas obras só são conhecidas completamente no dia de nossa morte. Ninguém pode se dizer justo. Jesus nos justifica com seu sangue pela fé, mas essa justificação é um trabalho que exige nossa cooperação, pois se não fizermos por onde não seremos salvos pela graça de Deus, pois a salvação é graça. Mas justo, só podemos dizer que alguém foi , após morrer, pois não há como pecar mais.
        · em resposta a Mchamone Rodrigues
      A Igreja substituiu a festa de Mitra, cultuado como o sol nascente, pela festa do Nascimento de Cristo, para que os povos pagãos esquecessem Mitra e adorassem a Deus, o verdadeiro Sol nascente, que é Cristo (Lc 1,79). A Igreja usou e substituiu elementos pagãos para converter os povos e levá-los a uma realidade maior. A Bíblia é cheia de elementos pagãos: festas, símbolos, ideia de anjos, demônios, etc. Era importante usar os elementos positivos do paganismo a nosso favor, como fez a Bíblia.
    • TheWandho
      continuando: Claro q os Santos podem nos escutar, pois vivem uma realidade diferente da nossa: "As coisas q olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as q Deus preparou para os q o amam."
      (1 Cor 2,9)
      S. Antônio, S. Galvão, S. Padre Pio, a beata Jacinta e muitos outros podiam estar em 2 lugares ao mesmo tempo, como relatado por testemunhas. S Deus fez isso aos santos em vida, quanto mais após à morte?
    • TheWandho
      Os Santos estão onde Cristo está (Apo14,4). Cristo está presente ao nosso lado e sempre que rezamos, assim, com Cristo, estão ao nosso redor uma nuvem de testemunhas (Heb 12,1), que são os santos," as almas dos justos que chegaram à perfeição " (Heb 12,23) da qual nos aproximamos pelo batismo.
    • TheWandho
      Continuando:  Deus havia dado a Abraão a função de consolar as almas (Lc 16,25). Abraão desenvolvia a função de uma anjo, interceder e cooperar com Deus. Abraão não toma o lugar de Deus e o rico o sabe. Assim são os santos, são como os anjos no céu (Lc 20,36; Apo 5,8;8,3), pois já participaram da primeira ressurreiçaõ (Col 2,12; 3,1;Ef 2,6).
      · 2 em resposta a TheWandho (Mostrar o comentário)
    • TheWandho
      O texto I Sam 28, 1s é muito discutido. Não se pode dizer claramente que quem apareceu ali foi um demônio, isso é uma interpretação. O texto é claro em afirmar que a alma do Profeta apareceu, porém adverte que essa é uma prática proibida: a prática de evocar os mortos ou a incorporação deles. Isso em nada se relaciona em orar a um Santo como o rico na parábola o fez ( Lc 16,24). Apesar dele estar morto, veja que orou a Abraão, pediu que ele enviasse ajuda aos familiares.
    • TheWandho
      Moisés estava morto quando apareceu a Cristo, ele não ressucitou, a Bíblia não diz isso, diz que S. Miguel disputou com o diabo o corpo de Moisés ( Jud 1,9) As visões de João mostram ele em contato com Santos mortos, conversam com ele (Apo 7,13), ele vê os Santos mortos no céu (Apo 7,9), ("mortos", segundo voce), pois em minha fé todos os Santos são vivos em Deus (Mt 22,32). Os textos Is 8,19; Ap 21,8 se referem ao espiritismo, nada tem a ver com invocação aos santos.
    • TheWandho
      Em Apo 14, 4 diz : "4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá." Cristo está em toda parte. Eles se faz presente em nossas orações. Se os Santos vão com ele onde quer que vá, claro que estão presentes em nosso meio (Heb 12,1; 22-13)
    • TheWandho
      Voce sabe muito pouco da doutrina católica. Falando de teoria espírita que não tem nada a ver com a fé cristã.
    • TheWandho
      " Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." (2 Tes 2,15)
    • TheWandho
      Ainda que Elias fosse levado ao céu vivo. Ele já não pertencia mais ao nosso mundo, mas ao mundo divino, dos céus.
    • TheWandho
      A Bíblia não diz q Moisés ressucitou: " Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, " (Jud 1,9) Esse trecho faz referencia a um texto apócrifo a ascensão de Moisés. Isso mostra q os Apóstolos também acreditavam em tradições, que não estavam escritas só na Bíblia, desde que não fossem contra a fé recebida por eles. Fé essa transmitida aos seus sucessores e bispos na Igreja católica, única desde o início dos seculos.
    • TheWandho
      O Novo testamento nos dá uma nova perspectiva com relação à vida após a morte. Podemos orar aos santos como o rico orou a Abraão pedindo por seus familiares (Lc 16,24). Jesus nos mostra nessa parábola que a intercessão na vida após a morte é possível e que a morte não é o fim, vemos, rezamos, falamos, porém uns vão para o ´ceu outros não. Orar aos Santos é conversar, pedir que se interessem e não cessem de lembrar o Senhor de olhar por nós, como nos diz Isaías 62,6-7.
    • TheWandho
      A fé cristã não está só na Bíblia, mas também na tradição apostólica (Jud 1,3.9):
      " Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." (2 Tes 2,15)
      "E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem." (Jo 21, 25)
      " Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi:"(1Cor 15,3)
    • TheWandho
      Lembre-se que toda inspirada Bíblia não é a única fonte de fé para os cristãos desde o início dos séculos. Antes da Bíblia, a Igreja já existia, ela, por sua tradição e magistério (união dos bispos com o Papa) definiu quais seriam os Evangelhos, ela desde o início sempre invocou os santos e enterrou seus mártires lembrando seus exemplos, festejando suas mortes, seus exemplos de amor extremo a Cristo. Desde o início dos séculos Deus fez milagres por seus santos mártires, em seus túmulos.
    • TheWandho
      Você não tem uma doutrina séria sobre isso né? Percebe-se que você lê tanto e mistura tudo sem direção doutrinal. Diz uma coisa, depois outra, e uma nega a primeira. A morte é o fim. Somos julgados e se formos encontrados puros, vamos para o céu. O céu é estar com Cristo. Não é o fim. A Igreja é a união de todos que estão no céu, ou em purificação e os que estão na terra. Os condenados não podem mais receber alívio por nossas orações. Mas nós não podemos ter certeza d quem está no inferno.
    • TheWandho
      Concordo com vc que por nossas obras sem Cristo nada podemos, mas também afirmar que não precisamos das obras isso é um erro. Só podemos nos salvar se tivermos fé, mas essa fé deve ser uma fé viva, uma fé que se mostra nas obras (Tg 4, 17-26)
    • TheWandho
      Você afirma o tempo todo algo que nós católicos já sabemos, pois lemos a Bíblia a mais tempo e temos a tradição apostólica que nos guia desde o início dos séculos.
    • TheWandho
      Isaías 62 também nos fala do valor da intercessão dos anjos, e por conseguinte, dos santos, pois os santos desempenham o papel dos anjos no céu (Lc 20,36):
      6 e Jerusalém, sobre os teus muros pus vigias, que não se calarão nem de dia, nem de noite; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não descanseis,
      7 e não lhe deis a ele descanso até que estabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.
    • TheWandho
      Você confunde Santo com um deus. Pedir a um Santo que reze por nós é reconhecer que o Santo por si só nada pode, Ele mesmo chegou ao céu por Jesus Cristo. Através de sua própria vida, obras e palavras os santos nos mostram que Jesus é Deus e devemos amá-lo acima de tudo. A citação de Is 59,16 não fala contra a intercessão deles, mas enfatiza que a salvação é dom de Deus e isso os próprios Santos nos dizem com seus exemplos.
  • TheWandho
    Você se antecipa se julgando um Santo, já salvo, nem S. Paulo ousava isso (1 Cor 4):
    4 Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor.
    5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor.
  • TheWandho
    Tudo isso nós temos em nossa fé, porém temos mais reforço da graça de Deus, pois temos intercessores que " nem de dia nem de noite, devem calar-se, eles devem manter desperta a memória do Senhor até que tenha restabelecido Jerusalém ( a Igreja, todos nós) pra dela fazer a glória de Deus" (Is 62,6-7)
  • TheWandho
    O problema é sempre o mesmo falta de reflexão teológica. Reflexão essa, que so os cristãos tiveram durante séculos desde o tempo de Cristo, por isso tanto ortodoxos quanto romanos invocam os santos desde o início dos séculos. Você confunde o tempo todo a oração e intercessão dos santos por nós como sendo algo que se coloca no lugar de Cristo. Muito pelo contrário, os Santos reforçam o poder de Cristo, pois apenas oram por nós e nos dão exemplos.
    • TheWandho
      • TheWandho
        • TheWandho
          O problema é q essa objeção para nós não tem lógica, pois se estão em Deus e Deus pode tudo, porque não permitiria que ouvissem nossas orações se mostra em diversas passagens do Evangelho essa possibilidade de vida após a morte, como quando Moisés participa da vida de Cristo, conversando com ele (Lc 9,30)
        • TheWandho
          Se eles estão com taças cheias de orações dos fiéis, claro que significa que eles receberam essas orações e apresentam elas a Deus.
        • TheWandho
          Se os Santos estão em Deus e o acompanham onde quer que vá (Apo 14,4) é pq podem nos ouvir e rezar por nós também.
        • TheWandho
          Já lhe disse muitas passagens que afirmam que Deus escuta a oração dos justos com mais eficacia.
        • TheWandho
          O Cristianismo trouxe uma nova perspectiva: a vida após a morte. Essa vida não se acaba e podemos ajudar os outros, como ajudamos aqui na terra, rezando por eles. A oração é uma conversa. Do mesmo modo que converso com você, converso com os Santos. A oração pode ser adorção quando é direcionada a Deus, mas pode ser um pedido de intercessão quando direcionada a um Santo.
        • TheWandho
          Não. A vida de Santo Antônio, e a de muitos outros santos, é um exemplo pq ninguém foi igual a ele. Ele fez coisas únicas, daí ser um exemplo, um modelo de fé. Exatamente pq todos pecamos em vida, só chamamos de Santo, oficialmente, quando a pessoa morre e aí podemos julgar sua vida (no processo de beatificação e canonização), se foi um exemplo para nós ou não, pois enquanto vivemos podemos pecar e não conhecemos a vida do outro em plenitude.
        • TheWandho
          Só Deus pode dizer quem é justo. O justo mostra isso com suas obras. mas nossas obras só são conhecidas completamente no dia de nossa morte. Ninguém pode se dizer justo. Jesus nos justifica com seu sangue pela fé, mas essa justificação é um trabalho que exige nossa cooperação, pois se não fizermos por onde não seremos salvos pela graça de Deus, pois a salvação é graça. Mas justo, só podemos dizer que alguém foi , após morrer, pois não há como pecar mais.
        • TheWandho
          Isso não interfere em nada na intercessão dos Santos. Eles podem interceder para que Deus nos escute, como São João disse que devemos orar pelos que cometem pecados leves (1 Jo 5,15)
        • TheWandho
          Você vive no Antigo Testamento, onde os mortos não rezam nem louvam. O Novo Testamento nos mostra que os Santos estão junto de Deus e podem rezar por nós, pois estão vivos em Cristo Jesus. Os primeiros cristãos sempre entenderam assim, por isso, desde o século I já enterravam os santos e celebravam sua memória. É melhor crer numa fé desde o século I, do que numa invenção deturpada dos séculos XVI em diante.
        • TheWandho
          Deus ouviu o publicano (Lc 18,13) por que ele estava pedindo perdão, não por ele ser santo. São Tiago nos dá um exemplo de intercessão dos Santos mostrando o Profeta Elias que orou e logo Deus fez chover (Tg 5, 17-18). Os santos estão junto de Deus (Apo 7,15) e Deus está em todo lugar, claro que eles podem nos ouvir, pois acompanham o Cordeiro onde quer que vá( Apo 14,4).
        Eu tenho certeza de que Deus e Nossa Senhora existem, os vejo e os sinto. Eles só querem nosso bem e atuam em nossa vida quando abrimos a porta da fé para eles. Mas concordo q esse debate ñ vai dar em nada. Mas pra q entrar em canais católicos para criticar o povo? É igual aos evangélicos. Não vejo católico entrando em site evangélico p criticar ou perturbar. Mas concordo isso vai dar em nada. Bom Natal e Feliz Ano Novo!
      • TheWandho
        O mundo tem as provas d q precisa. Não citei qui milagres e curas, que podem até ser alegados como prova. Mas a própria reflexão sobre a vida e seus mistérios nos leva a crer a Deus. O q vc chama de racional e lógico é apenas uma das leituras possíveis diante do mundo. Um cientista por mais convicto q seja, sabe q há possibilidades q fogem de seu domínio. Hj a física mostra já essa possibilidade, desenvolvendo teorias q antes pareciam mais contos de fadas.
      • TheWandho
        Quanto mais avançam as descobertas, mais mistérios vemos. Vc fala d 2\3, mais quem disse q 2\3 precisam d provas? O q vejo é q ateus são a minoria. Existem muitos religiosos ateus tb. Mas ainda assim são minorias. O ser humano vive da fé. Vc tem fé q sabe toda verdade. Vc tem fé d q tem tudo q precisa. Vc tem fé d q é mais racional q os demais. Vc tem tanta fé quanto qualquer religioso. A diferença é q vc transformou suas convicções na sua religião.
      • TheWandho
        mas quem disse q 2\3 precisam de provas?
      • TheWandho
        Continuando- Concordo q as pessoas têm de ser menos ingenuas, mais inteligentes, menos religiosas no sentido de (religiosidade ingênua, aquela q faz com q a massa ss deixe manipular por puro interesse). Tenho amigos agnósticos e ateus, mas são pessoas ótimas. Sou confundido facilemente com um ateu em meu trabalho, pois sempre me coloco contra o fanatismo e a alienação das pessoas religiosas, mas sou extremamente religioso. Seja ateu, só não se ache melhor q os outros, pois vc ñ é.
      • TheWandho
        A religião sempre foi e será manipuladora. Acho q o q tem de melhorar no Brasil é o papel da educação. Fazendo q as pessoas fiquem mais críticas. Nosso povo é manipulado por tudo: esporte, tv, cantores, amigos etc. Nosso povo não questiona, não é edcuado a ter o olhar de um cientista, historiador, psicólogo, etc. O problema não é só a religião. A religião bem direcionada é benéfica ao ser humano
      • TheWandho
        Em nenhum momento argumentei tal coisa. Acho que as pessoas são livres e ateus ou crentes todos merecem ser respeitados, pois o que nos une é mais que isso, somos todos seres humanos, não temos certeza de nada além da morte. Só questiono o modo como vc s coloca, sempre superior, tentando mostrar q ser ateu é ser inteligente, ser ateu é ser desenvolvido, etc. e uma coisa nada tem a ver com outra. Países religiosos ou ateus, não é o que importa.
      • TheWandho
        A morte é uma certeza para ateus ou crentes. Mas o q tem fé tem sua certeza pessoal em Deus e na vida após morte. A ciência não se faz necessária quando sentimos a verdad dentro d nós. Sou da opinião q temos de ter diversos olhares sobre o mundo e os fatos, e entre eles: o olhar do cientista e o olhar do religioso. Procuro ver os fatos e a vida sob esses 2 ângulos. Como cientista, não posso provar a existência d Deus, mas como religioso, ser humano, não preciso de mais provas, além das q tenho.
      • TheWandho
        Quem questionou a existênvcia dele foi vc. Então prove q Ele não existe, pois para mim Ele é uma pessoa muito presente em minha vida. A fé em Deus é anterior à Bíblia. Quando defendo minha fé na Divindade uno-me a todos q creem em Olorum, Thor, Jeová, Buda, etc. Todos cremos numa mesma essência, um poder acima de nós e isso nos une.
      • TheWandho
        • TheWandho
          Você deve ser um ET para não fazer parte dos pecadores. Pedofilia, homossexualidade, estupradores, ladrões, etc, sempre exitiram na Igreja e sempre vão existir, pois são seres humanos. Nós somos pecadores e todos são acolhidos, pois Cristo veio para todos, não p q fiquemos no pecado, mas nos ajudar a sair dele. Isso não muda o fato d Deus existir.
        • TheWandho
          Vc é péssimo d interpretação d texto. O texto vc me indicou afirma q os ateus argumentam q os países desenvolvidos são menos religiosos, ou seja, isso não e baseado em uma pesquisa séria. Onde estão os dados? Quem fez essa pesquisa? O que se quer dizer com menos religioso? Uma pessoa pode não ir a uma igreja e ser extremeamente religioso. Sempre fui religioso, mas não vivo na Igreja.O texto rebate os argumentos dos ateus.
        Os santos estão em Deus, junto com o Senhor, e o Senhor está em toda parte, porque os santos tb não? A realidade no céu transcende nossa ideia. Vc não pode afirmar q eles não podem ouvir nossas orações, qual é a passagem q diz isso? É mais fácil uma passagem q nos mostre q eles recebem as orações, como os anciãos segurando a taça cheia das orações dos fiéis (Apo 5,8). S eles carregam essas taças é para apresentá-las a Deus, ou seja, eles escutam e intercedem, como o anjo (Apo 8,4)(Mt 22,30)
      • TheWandho
        Todo o seu discurso gira em torno do fato d q vc tem a vrdadeira doutrina. Estou lhe mostrando q há explicações p nossa fé católica. Tudo tem uma lógica em nossa fé. Não estou aq p lhe converter. Mas p lhe dizer temos nossa fé q é diferente da sua. Aceite. Entenda pq somos diferentes e pare com sua tentativa proselitista. Sempre q vc para um católico p dizer q ele está errado vc está sendo intolerante. Critique sim sua postura, suas atitudes morais, mas não nossa fé. Cada um tem a sua.
      • TheWandho
        O tempo todo vc nos acusa e fala como s vc e quem é protestante é perfeito.
      • TheWandho
        Os textos referetes a idolatria q vc apontou s referem aos deuses pagãos. Não adoramos santos nem Maria. Se eles rogam por nós, s estão no céu s são santos é pq há um só Deus. Como posso rezar a um santo adorando ele, se peço q ele interceda por mim, pois está mais junto de Deus? Rezar a um santo significa automaticamente reconhecer q há um Deus acima dele, a quem peço seu favor de orar por mim.
      • TheWandho
        Como um protestante pode falar em erro doutinário se não há uma só doutrina protestante e vcs prezam pela livre interpretação da Bíblia? A Igreja católica sempre considerou um erro a livre interpretação, pois há um só Senhor e uma só Igreja, que vem desde o início, e a ela foi prometido q o inferno não a venceria. Dizer q a Igreja errou na foutrina é dizer q o Espírto Santo e Cristo erraram, pois ele prometeu q estaria sempre c ela.
      • TheWandho
        A intercessão de Cristo e do Espírito Santo é única, pois são um só Deus, eles operam a salvação. A intercessão dos santos e a nossa se apóia neles, em Jesus e seu Espírito, eles querem q colaboremos, ao rezar vc mostra amor e interesse pelo próximo e isso nos faz igreja.
      • TheWandho
        O texto (Heb 4,16) diz q podemos chegar com confiança ao trono da graça, mas não  proíbe q eu peça a intercessão de alguém. S. Paulo em todas as suas cartas pede q os cristãos orem uns pelos outros. Para q ele pediria isso s isso não fosse necessário?
      • TheWandho
        Então porque S. Paulo insistia tanto pedidno orações aos outros, se ele pensasse como vc? Uns estão vivos na terra, outros vivos no céu.
      • TheWandho
        O senhor volta p nos buscar sempre q morremos. Na nossa morte Jesus volta p nos buscar, pois compareceremos diante dele. Entenda q há 2 juízos um pessoal (heb 9,27; Rom 14,10) q acontece assim q morremos e um universal (Jo 12,48; Mt 25,31). Assim q morremos s formos santos ou estivermos purificados, livres d qualquer pena temporal, vamos p o céu (Lc 23,43;2 Cor 5,1)
      • TheWandho
        Então não seria necessário nossa intercessão tb. Vc separa muito as coisas. A Igreja é uma só: é a união entre os q estão na terra e os q estão no céu, como também os q ñ foram muito santos e ainda s purificam p entrar no céu. Vc fala como s a morte fosse uma barreira, enquanto q o Novo testamento nos diz q "vivos ou mortos pertencemos ao Senhor "(Rm 14,8)
      • TheWandho
        A doutrina da Igreja é baseada nessas 3 colunas: Bíblia, Tradição, Magistério. Uma não nega a outra, e as 3 se completam. A intercessão dos santos faz parte da nossa tradição, pois está na igreja desde o início dos séculos. S fosse uma invenção seria uma doutrina só da igreja de Roma, mas a igreja oriental tb tem seus santos. Cristo ñ teria dito q sua igreja venceria o inferno e já no ano 100 ela teria s corrompido como vcs dizem, ficando 1500 anos pregando algo q vcs viriam dizer q é mentira
      • TheWandho
        Lembre q nem tudo foi escrito na Bíblia. A Bíblia não é a única fonte de fé. Em nenhum momento vc vê escrito isso nela, quem inventou isso foram os protestantes a partir d Lutero. A fé cristã sempre foi uma união da Bíblia, da Igreja reunida em Concíclio, que chamamos de Magistério, e da Tradição que é o jeito d orar e cultuar q existe desde q a igreja é igreja. A Missa, os santos, etc. já fazem parte da igreja desde o século 1, 2, como dizer q isso é errado?
      • TheWandho
        Vc pensa assim pq vê a morte como um fim. Os cristãos desde os primeiros séculos sempre acreditaram q os santos estão no céu e pdiram orações a eles desde o século I e II. Temos o relato histórico e fidedigno do Martírio d S. Policarpo, discípulo de João, do ano 150. Os romanos mandaram queimar o corpo dele, p q os cristãos não o "adorassem", pois os cristãos já veneravam os santos, mas eram mal interpretados pelos romanos como hj, somos por vcs.
      • TheWandho
        Vc ñ está distinguindo Antigo do Novo Testamento, nem está fazendo distinção entre a evocação dos mortos, q é o espiritismo, e a invocação dos santos q é a oração de intercessão. A oração a Deus pela mediação dos santos já pode ser encontrada em algumas passagens do antigo testamento de um modo ainda velado: Ex 32,13; 2 Re 2,14;Sl 105,42; 2 Re 13,23 Sl 103,10 (os salmos mudam dependendo da Bíblia))
      • TheWandho
        A intercessão dos santos tem base bíblica, pois o Novo testamento nos mostra q a morte ñ é o fim (2 Cor 5, 6-9), q vamos p junto do Senhor no céu, e ñ somos mortos como no antigo testamento ( ñ escuta, nem louva). O novo testamento mostra os santos louvando e intercedendo (Apo 5,8; 6,9-10; 7,9-15). S a morte ñ é o fim, claro q podemos conversar com nossos santos e pedir q rezem p nós como pedimos a quem está na terra. O q não há é base bíblica p não pedirmos a intercessão dos santos.
      • TheWandho
        Lembre-se q o Apóstolo disse q: "vivos ou mortos esforçamo-nos por agradar-lhe" (2 Cor 5,9), mostrando q a morte ñ é o fim. Vc fala dos santos como pessoas mortas, para o cristão os santos são pessoas vivas (Mt 22,32), pois estão em Deus, no céu, a realidade deles, não é como a nossa.
      • TheWandho
        O Profeta Samuel não gostou de ser evocado. Evocar é pedir q a alma apareça. Invocar é direcionar orações p q a alma ore por nós. No Antigo testamento, no livro dos Macabeus q vc ñ tem pq Lutero s achou mais inteligente q 1500 anos d história, há uma pssagem q mostra a alma do Porfeta Jeremias intercedendo pelo povo (2 Mac 15,14)
      • TheWandho
        Não é isso o q ele diz no texto d Jó, afirmando q escutaria apenas a prece dele caso intercedesse pelos amigos (Jó 42,8). Não é isso o q pensa S. Tiago ao afirmar q "a oração do justo tem grande eficácia" (Tg 5,16). Deus tb menciona q valoriza e escuta mais a oração dos seus santos, ao citar q ainda q Moisés e Samuel orasse pelo povo não os ouviria (Jr 15,1), assim mostra q a intercessão deles é preciosa, porém o povo ñ a merece.
      • TheWandho
        E vc é o q então nessa história? Bondoso? Um sábio? Só vc tem a verdade pelna? De onde vc tira tanta certeza d q vc está certo? Prove-me q Deus não existe já q vc é tão convencido disso. Acho apenas q vc trocou Deus por vc mesmo, e vc apenas s idolatra.
      • TheWandho
        Onde está escrito q não podemos orar aos santos e pedir a intercessão deles? Cite a passagem. Deus responde a nossas orações, mas a Bíblia afirma que um justo pode mais (Tg 5,16; Pr 15,29), tem mais merecimento. Vc é Justo, santo? E não me venha dizer q o sangue d Jesus nos justifica, pois pecamos a toda hora e p sermos justificados temos q pedir perdaõ a toda hora e fazer por onde andar na luz, assim justo mesmo só quem está diante de Deus.
      • TheWandho
        O Bom ladrão está no paraíso e não vê Deus face a face? Jesus diria a ele:"Hoje, estarás comigo no Paraíso" . E quando chegou lá disse: agora espera a ressurreição no último dia p me ver? O paraíso não é a plena comunhão com Deus? O Apocalipse diz q os santos "estão" diante de Deus (Apo 7, 15), verbo no presente e q "acompanham" o Cordeiro (Apo 14,4), verbo também no presente. Ou seja, estão diante de Deus vendo-o face a face, pois na morte vamos ao encontro do Senhor se formos santos (Fl 1,23).
      • TheWandho
        Percebi não agora, mas há algum tempo, que vc adora atacar as pessoas demonstrando fraqueza em seus argumentos. Há padres pecadores e ateus pecadores. O pecado faz parte do ser humano não da religião dele. Argumente. Não apele para o baixo nível, pois assim não posso convencer-me de sua refinada e desenvolvida inteligência atéia.
      • TheWandho
        Li o texto por vc citado e ele cita e rebate sua afirmativa. Outro texto que li cita nome de países afirmando q não são muito religiosos, porém não são formados por ateus em sua maioria. Não vi afirmações de países q se dizem ateus. O texto citou a União Soviética e lembrou seu fracasso por lutar por um país sem religião. E ainda lembrou q na Idade Média a europa era considerada desenvolvida e de maioria cristã para a época. Ou seja, os textos não provam nada.
      • TheWandho
        Essa citação Jo 14,13-14 nos fala da oração ao Pai e do poder do nomo de Jesus, mas não proíbe pedir orações aos santos. Em nenhuma parte da Bíblia há uma proibição a pedir orações aos mortos. Primeiro q é necessário entender q a revelação bíblica não se deu de uma punica vez. No Antigo testamento o conceito de vida após morte era de que eles nada podem, não louvam, descem ao Sheol onde não há vida, etc.
      • TheWandho
        Esse é o príncipio da fé na intercessão: Eles estão vivos em Deus, no céu (Lc 23,43), por isso podem intercerder por nós e ouvir nossas preces, pois veem Deus face a face e se o veem e são semelhantes a Ele (1 Jo 3,2;1 Cor 13,12), podem receber nossas orações e as apresentar no céu como os anciãos no relato do Apocalipse (5,8)
      • TheWandho
        " os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. " (Apo 5,8) Os anciãos são santos que tem taças cheias das orções dos santos, mostrando que eles receberam essas orações e intercedem pelos fiéis. Já falei nesse tema anteriormente. Eu creio na interpretação da minha igreja pq é a única desde Cristo, vc tem suas convicções. respeitemo-nos.
      • TheWandho
        "3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Quem está firme ou caia, isso é la com seu Senhor; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. (...). Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente." (Rom 14, 3-5) Aprenda com S. Paulo e respeite a convicção dos outros.
      • TheWandho
        Não pegue textos isolados fora do contexto para causar intriga. Vc apenas está "pregando o Cristo por espírito de intriga" (Fl 1,17) Lembre-se do dever da tolerância: Vc e sua igreja crê que não ése pode e não é certo usar imagens, eu e minha igreja cremos que podemos e é útil sim, mas nossas crenças buscam servir o mesmo Deus, então pq não se tolerar a fé do outro. Leia Romanos 14,3-6
      • Mchamone Rodrigues
        texto fora de contexto? cara vc ataca para se defender e não mostra o contexto correto que alega ter e não estou causando intriga acredito. não estou sendo intolerante bom acho q não.
      • TheWandho
        Refazendo esse texto: Algusn protestantes.
      • TheWandho
        Há uma idolatria mutio mais grave que deuses estrangeiros que está sempre presente nos cristãos: o amor ao dinheiro, a cobiça, a avareza (Cl 3,5). Cristo poderia ter pregado contra a idolatria dos romanos, mas pregou contra esse tipo de idolatria (Mt 6,24). A idolatria também está presente quando vc dá a sua religião um valor exagerado, o fanatismo, passando por cima de princípios éticos como o respeito pelo outro.
        · em r
      • TheWandho
        • TheWandho
          Refazendo esse texto: Algusn protestantes.
        • TheWandho
          Há uma idolatria mutio mais grave que deuses estrangeiros que está sempre presente nos cristãos: o amor ao dinheiro, a cobiça, a avareza (Cl 3,5). Cristo poderia ter pregado contra a idolatria dos romanos, mas pregou contra esse tipo de idolatria (Mt 6,24). A idolatria também está presente quando vc dá a sua religião um valor exagerado, o fanatismo, passando por cima de princípios éticos como o respeito pelo outro.
        • TheWandho
          Os protestantes servem mais a criatura que o criador sempre que colocam o dinheiro acima de tudo, sempre que acham que vão comprar a Deus fazendo grandes ofertas no dízimo e competem para ver quem doa mais dinheiro. Muitos usam o nome de Deus só p conseguirem dinheiro e tirarem proveito da fé. Olhe para a idolatria presente em sua fé , pois parece q vcs se acham muito perfeitos, quando não são. A cobiça é uma idolatria (Cl 3,5)
        O texto Jo 19,31-33 diz que quebraram as pernas dos ladrões, pois ainda estavam vivos, para que morressem mais rápido. Ao quebrar as pernas morreriam sem ar. Na minha fé, Jesus desceu à morada dos mortos e resgatou as almas dos justos levando-as para o céu assim como o Bom ladrão.A questão é que a afirmação de Cristo no texto do evangelho é clara: Hoje, estarás comigo no paraíso. Lembrando que o paraíso do fiel é o próprio Cristo (Fil 1,23).
      • TheWandho
        A ressurreição é a reunião definitiva da alma com seu corpo que se dará no último dia (Jo 6,39-40). As almas dos santos estão diante de Deus (1 Cor 5,8), eles têm uma visão beatífica, mas aguardam o desfecho da história da humanidade, o juízo final, esperando serem unidas a seus corpos como lemos em Apo 6, 9-11. De certo modo já ressucitamos com Cristo (Cl 2,12;3,1). Ja participamos da vida celeste de Cristo, mas esta vida permanece escondida com Cristo em Deus (Cl 3,3).
      • TheWandho
        Eu não acho que as imagens de santos conduzem à idolatria, mas conduzem as pessoas a pensar em Deus, no céu, na santidade. As imagens de Maria muitas vezes a apresentam com as mãos e oração, mostrando que ela reza por nós. Olhar para uma cruz me lembra o Senhor, num crucificado, contemplamos e lembramos as dores do Senhor, que ele morreu por nós. As imagens dos anjos nos lembram a proteção de Deus. As imagens servem só para nos lembrar da realidade celeste e os exemplos dos santos.
      • Mchamone Rodrigues
        concordo não.. vejo cada absurdo igual sexta no meu trabalho tinha um carro estacionado na loja e vi um crucifixo com a imagem de nossa senhora na cruz. não sei vc mais acho absurdo isso como se o sacrifício maior foi de Maria ou de Jesus..
      • TheWandho
        Vc entendeu errado. Maria estev aos pés da cruz. Essa imagem quer mostrar q ela se uniu a seu Filho na cruz, sofrendo por amor a Ele. Maria, assim ,nos mostra que devemos fazer como ela e ficar d pé mostrando fé mesmo nas dores. Ao mesmo tempo, Maria esteve unida ao mistério do sacrifício de Cristo, pois deu sua carne e sangue com o qual Deus se encarnando nos salvou,Ele a quis. Esa imagem não quer dizer q ela é uma deusa, mas alguém d santidade muito elevada e por isso é um mistério p nós.
      • TheWandho
        Ninguém busca outro caminho, porque pede ajuda de Santo Antônio, São Jorge, etc. Pedimos uma força a mais, um intercessor a mais e quanto mais oração melhor (2 Cor 1,11) e se for um Santo justo diante de Deus melhor ainda (Tg 5,16). Deus nos basta, mas podemos pedir orações a um irmão e a força da oração do outro poderá nos ajudar diante de Deus a conseguir muito mais (2 Cor 1,10-11; Fil 6,18s).
      • TheWandho
        Vc chegou a conclusão exata: Deus não proíbe imagens, proíbe a adoração não só a imagens, mas a qualquer coisa. O problema é q vcs veem a idolatria apaenas como imagens. Tudo a q damos uma amor exagerado e indevido é idolatria. A idolatria pode estar no dinheiro, no sexo, no prazer desmedido, num relacionamento, num artista que gostamos muito, etc. Quando damos um valor exagerado a um aspecto da vida isso passa a ser idoltria. Mas o amor a Maria e aos santos é muito diferente disso.
      • TheWandho
        Vc disse muito bem o mal não está nas imagens. Uma coisa é uma imagem ( a serpente usada por Moisés). Outra coisa é um ídolo ( a serpente idolatrada pelo povo, retirada de seu contexto e transformada em uma deusa Nehustã)
        Não há problemas em ter uma imagem de um santo, pois sabemos que ele pede por nós, não é um deus onipotente.
      • TheWandho
        Ezequias mandou destruir a serpente pq o povo passou a adorá-la. Há uma diferença muito grande. O povo passou a chamála de deusa. Mas Deus sabia do perigo. As serpentes eram cultuadas no deserto. Deus mandou fazer uma imagem mesmo assim. Assim como mandou fazer as imagens dos anjos e elas nunca foram destruídas. A imagem como vc mesmo disse mostra q Deus nos deu uma lição: podemos usá-las, não adorá-las. Temos um culto q se presta a Deus o de adoração.
      • TheWandho
        Qual passagem diz que a serpente feita por Moisés foi destruída pq o povo a adorou depois?
      • TheWandho
        Os Santos são apenas um reforço a mais em nossa fé. Eles nos ensinam a amar só a Deus. Santa Terezinha do Menino Jesus é um grande exemplo, viveu no convento, morreu aos 24 anos, mas escreveu um livro contando sua vida e seu amor a Jesus, e que preferia uma vida simples assim, sem milagres, sem grandes feitos, pois ela queria ser uma criança, humilde e pequena nas mãos de Jesus. Ela dizia que queria ser uma bola para que o Menino Jesus fizesse da vida dela o que Ele quisesse.
      • TheWandho
        Ao ver uma imagem d Nossa Senhora, imediatamente penso no céu e como tenho de me dedicar mais a Deus.Ao ver imagens d santos, procuro saber quem foi, ou fez, que o levou a ser santo. Essa é a intenção da Igreja , q eles sejam modelos, exemplos para nós. Muitas mulheres s identificam com Santa Rita, pq ela sofreu com o marido, mas rezou até convertê-lo. Assim, se animam a rezar por eles, a buscar a conversão deles. Ou s identificam pq ela perdeu os 2 filhos, preferindo vê-los morto q em pecado.
      • TheWandho
        Ninguém atribui o milagre a uma imagem. Deus nos cura, mas pode usar de símbolos para que focalizemos a mente e a oração, foi o que ele fez no caso da serpente de bronze e é o q fazemos quando oramos diante d uma imagem. Todos sabem q imagem é pdera e madeira e elas servem apenas pra meditarmos, olhar p elas, pensar em como tal santo viveu, ou como deve ser belo os santos no céu. As imagens ajudam nossa meditação e oração, só isso. Uma imagem nos faz refletir, nos convida a orar.
      • TheWandho
        Numa loja q o importante é o lucro se vende d tudo. Não há problemas em ao lado d um santo ter uma imagem d um orixá. Cada um compra aquilo no q acredita. São imagens. Dilma é livre pra ter sua fé. Não vi o vídeo, mas pela sua descrição, ela coloca o ponto d vista não de uma católica, mas de uma pessoa que procura crer numa força superior. Ilusão é achar q Dilma é uma católica de verdade. Ela tem influencias de conceitos filosóficos, marxistas e comunistas. Mas ela nunca foi católica de fato.
      • TheWandho
        Os santos já estão diante de Deus (Lc 23,43; Fl 1,23), o veem tal como ele é (1 Jo 3,2), face a face (Apo 7,1514,4;22,4) veremos face a face e teremos conhecimento pleno, pois seremos semelhantes a Deus (1 Jo 3,2; 1 Cor 13,12) pois os santos vão julgar o mundo (Lc 22,30) e como julgarão sem nada conhecer? Os santos já reinam com Cristo e sempre reinarão (Apo22, 5). Essa realidade e sua capacidade de ouvir nossas preces foge de nossa compreensão (1Cor 2,9)
      • TheWandho
        Não sei a que pensamento distorcido é esse ao qual vc s refere. Os católicos bem formados sabem para quem rezam e por que rezam, mesmo pessoas simples sabem distinguir entre um santo e Deus e o amor q se deve para com cada um.
      • TheWandho
        Vc pode ajudar as criancinhas com quem vc tanto se preocupa. Deus amaria ver suas boas ações, sua demonstração de uma pessoa evoluída e inteligente.
      • TheWandho
        Vc se diz tão evoluído e inteligente, mas o tempo todo mostra seu lado perverso, desrespeitoso, e mal educado. Gostaria q vc me apontasse suas fontes de pesquisa. Os países desenvolvido q na sua opinião nao são religiosos conseguiram esse desenvolvimento às custas de quem? Cite, por favor, q países são esses. Ser cético em busca de riqueza e desenvolvimento tecnológico, deixando de lado valores morais e humanos não é muito meu conceito de desenvolvimento mesmo.
      • TheWandho
        São Cirilo, viveu em outra época e foi movido por essa cultura. Ser santo não significa não ter erros. Gosto de São Francisco, mas prefiro santa Clara q era mais doce e amável. Todo santo católico, de 1200 aos nossos dias, passa por um Processo de canonização exatamente para pesar seus feitos bons e ruins e aí se chegar a um veredito se ele deve ser um exemplo de fé ou não. Um santo não é um dogma. Nós podemos acreditar em são cirilo ou achar q ele foi não merece ser um exemplo de santidade.
      • TheWandho
        Essa é sua experiência. Deus fez e faz tudo por mim, não pq sou melhor q os outros,fico doente, sofro, naõ tenho a vida perfeita, tenho mil defeitos, mas em minhas fraquezas sinto que Deus fala, e me ajuda. Deus não esquece d ninguém. Em minhas necessidades, ele nunca desceu do céu e me ajudou fisicamente, mas sempre mandou pessoas para me ajudarem. Nós podemos ajudar todos q passam necessidade. Nós somos os anjos de Deus. Deus nos inpira a amar e esse amor faz milagres.
      • TheWandho
        Como vc poderia provar q Deus não existe?
      • TheWandho
        Fé é acreditar no que não se vê. Onde está a ignorância desse argumento? Vcs que chamam quem crê em Deus d ignorante. estou apenas lhe dizendo que vc não pode provar q ele ñ existe, então há a possibilidade q ele exista, então pq chamar os outros d ignorantes s creem numa possibilidade? Os cientistas se baseiam em possibilidades e teorias até provarem. Nossa prova só será possível com nossa morte. Assim, não somos ignorantes, somos pessoas q creem numa possibilidade de vida, que vc rejeita.
      • TheWandho
        Fanatismo cético e fundamentalismo bíblico. A história de adão e Eva é mais simbólica que histórica. Fala de nossas escolhas. A origem do pecado é um mistério, a única certeza é que é uma escolha humana. O universo é uma maravilha, a vida é um milagre ainda que exista o bem e o mal. Claro que existe uma força superior que nos guiou e guia que nos tornou seres racionais. O acaso simples não explica tantas possibilidades e a construção perfeita da máquina humana.
      • TheWandho
        Perceba que você só falou em suas hipóteses de Deus e a sua parte, o que vc faz para tentar acabar com o mal? Vc não acha q ao invés de um Deus, vc quer um empregado ou um robô? Vc não acha q suas afirmativas estão excluindo nossa capacidade de lutarmos por um mundo melhor? Vc não acha q culpar Deus é uma forma d s abster d querer fazer o bem? Vc não acha q está querendo alguém q limpe suas cagadas? Vc não acha q o mal está dentro d nós e s ele é uma escolha nossa, como Deus pode mudar isso?
      • TheWandho
        Deus não afogou criancinhas, assim como não matou seu próprio Filho. Tudo é consequência de nossos atos, de nossas escolhas, do pecado, da natureza marcada pelo mal da desordem do pecado. Nós não devemos nem precisamos encontrar culpados para catástofres naturais, a não ser que pudessem ser evitadas, como poderia ter sido evitado a morte de todas as pessoas no dilúvio se tivessem escutado Noé. Isso é simbólico: mostra a necessidade de prevenção.
      • TheWandho
        Vc não pode provar nada. Os cientistas já provaram q existem elementos q não podemos ver e trabalham já com hipóteses mais filosóficas q empíricas em suas formulações teóricas. Vc estabelece apenas uma hipótese: ele não existe e s existe é mal. Pq não pensa n segunda: ele não existe, mas pode ser q exista e seja bom. A inteligênica nos leva a pensar em todas as hipóteses, não apenas e exclusivamente uma. Vc acaba s tornando um fundamentalista d suas próprias argumentações.
      • TheWandho
        S Deus resolvesse todos os nossos problemas seríamos seus bonecos não teríamos vida própria. A Bíblia diz q somos deuses exatamente pq temos o livre arbítrio posso escolher em fazer o bem ajudando meu proximo ou o mal. Deus só nos conhece pq mostramos quem somos diante das necessidades da vida. É no sofrimento e nas necessidades que mostramos de verdade quem somos. Vc já deve ter feito essa experiencia com um amigo. Na necessidade vemos quem é quem.
      • TheWandho
        Claro que você é ignorante: por desconhecer o direito e o respeito à fé do outro. Do mesmo modo, que não é justo nem digno que eu diga que você vai para o inferno, que o Diabo é quem está ao seu lado, que sua vida será uma desgraça,etc, e todas as barbaridades que um fundamentalista diria. Não é digno e respeitoso chamar os outros de ignorantes pq creem no q não se pode ver. Vc ñ pode provar q Deus ñ exist e eu ñ posso provar q ele exist, isso é uma questão d fé.
      O descrição bíblica do dilúvio é o ponto d vista de um povo q sofreu uma catástofre. Quando o relato bíblico diz q Deus mandou o dilúvio, que castigou o povo,etc. Essa é a visão d Deus do Antigo Testamento. A visão q Cristo nos deu de Deus é que ele é Pai e é amor, e q nossos pecados tem consequências, q são os castigos ou penas. Deus quer nos livrar delas, mas enquanto estamos na terra temos q imitar seu Filho na vida, na cruz e no sofrimento pra merecermos viver uma vida eterna e feliz no céu.
    • TheWandho
      • TheWandho
        • TheWandho
          Voce fala como se conhecesse nossa fé, mas vc demonstra total conhecimento dos seus prórprios argumentos protestantes e não da verdade da fé católica. Tive um professor assim na 5 série. Ame Jesus, faça loucuras por Ele, tb quero fazer o mesmo, apenas use um dosador para não exagerar. Muitos justificam desrespeito, perseguições, maledicências e agressões verbais e físicas, usando a desculpa de estar atuando em nome de Jesus e para sua glória.
        • TheWandho
          Rezarei uma Ave Maria já que vc pediu. Gostaria de pedir por todos q vem aqui e por você: AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO, BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS. SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, DE UM MODO PARTICULAR POR ZION ZELUX, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. AMÉM.
          Aceite essa oração como demonstração de respeito.
        • TheWandho
          A religiosidade bem dosada contribui para o crescimento da sociedade. Nossa sociedade está regredindo com a falta de religiosidade principalamente nas famílias. Famílias desestruturadas que geram crianças e adolescentes marginais.
        • TheWandho
          Deixe d acusar os outros, Deus, o mundo, as religiões e faça como São Francisco, São Vicente d Paula, Madre Tereza: Faça sua parte. Ajude os pobres. Se engaje em algo que procura mudar o mundo. S vc é tão revoltado com o q está à volta, ao invés de culpar um deus e atirar blasfêmias, mostre q vc é um ser humano superior de verdade: cultive o bem por palavras e atos, mostre educação, gentileza, respeito, transforme o mundo que está ao seu redor. Faça isso e vc terá ensinado a verdadeira religião.
        Vc ignora q faz parte d uma história. Seus antepassados cometeram erros. Os brancos escravizaram negros e índios, todos os brancos devem s sentir culpados, s envergonhar e serem castigados por isso? devemos alimentar o ódio entre as raças por isso? Vc não tem como fugir d seus débitos p com a sociedade. Todos temos. Todos somos monstros cegos ignorantes em potencial, mas a pergunta é: Vc aprendeu com seu passado, sua história? Mude. Faça diferente.
      • TheWandho
        S vc fosse religioso seria um fanático terrorista. Vc s apega a detalhes q mostra um fundamentalismo pior q os religiosos. O ser humano desde o início dos tempos acreditou numa força superior. Cada um tem sua crença. Eu creio em anjos, santos, etc. Nunca fui desapontado e Deus e Nossa Senhora sempre responderam minhas orações. Mas a melhor resposta de Deus é apenas crer nele, isso cura, alivia dores, tristezas, nos encoraja, crer me faz viver.
      • TheWandho
        Como vc pode ter tanta certeza d q ele não existe? E s vc estiver enganado? Lembre-se q pra quem estuda e age como cientista, tudo parte de uma hipótese. Minha hipótese é q ele existe, isso m faz bem, mas não posso provar empiricamente, pois é uma questão de fé. Vc argumenta q ele não existe, porém tb nada pode provar, pois toda sua argumentação se baseiará mais em impressões pessoais que em fatos concretos. Acho q vc deveria s dar ao luxo d duvidar d si mesmo.
      • TheWandho
        O q percebo é q vc espera q Deus conserte nossos erros. S há pessoas morrendo d fome isso não é culpa dele, nós q não aprendemos a dividir, a partilhar. Você comete outro erro: o sacrilégio e a blasfêmia. Não posso insultar o Deus do outro. Não pq tema esse Deus, mas por educação, em consideração à fé do outro. Posso não acreditar nos Orixás, mas mesmo assim os respeito. Não acredito em Maomé, mas não o insulto. Aprenda a respeitar já q vc s considera um iluminado.
      • TheWandho
        Saindo da ignorãncia medieval e bíblica e indo p onde? Quando nosso pensamento muda, nosso modo de ler a Bíblia tb muda. O que não muda são pontos fundamentais da fé: Deus é amor, quer nosso bem, somos feitos para ser felizes, Jesus é nosso salvador,o Espírito santo nos ilumina para o bem, etc.
      • TheWandho
        Você faz parte dessa história humana, cheia d erros e acertos. Não tm como fugir disso, você é tão malvado, e estúpido quanto qualquer um deles do passado. Nós devemos ler a história pra tentar não repetir o erro. Isso é ser inteligente. Não adiante entrar nesse jogo paranóico d se sentir um ser superior aos demais, um iluminado q detém toda verdade e ataca as pessoas chamando-as d ignorantes. Você, eu, todos somos iguais, possuímos na alma as mesmas tendências q levaram essas pessoas a errarem.
      • TheWandho
        Acho q vc ñ deve ter lido a vida tudo direito. Antes dele pecar contra a fé do Deus d Israel, Salomão fez o Templo com muito ouro , esculturas de anjos, figuras e símbolos de flores e animais(2 Re 6,22-35;7,29;8,10s; 2 Cron 3. 4,3s). Diz a Bíblia q Deus se agradou do Templo e o encheu d sua glória (2 Cron 7,1-3.12s). Deus não acusou Salomão d idólatra porque fez e colocou imagens d anjos e figuras d animais (cultuados como deuses por outros povos) em seu templo.
      • TheWandho
        Você não sabe o significado de mediador e intercessor então né? Mediar e ficar entre duas pessoas, tentando aproximar uma da outra, que o pedido de uma seja aceito pelo outro. Interceder é pedir em favor de alguém, ficando entre duas pessoas, tentando aproximar uma da outra tb. Faça a distinção: Jesus é nosso mediador da salvação, nosso intercessor principal, nós somos mediadores, intercessores secundários, sempre que pedimos por alguém. Nosso pedido é unido ao de Cristo.
      • TheWandho
        Muitos vão pedir a bênção ao pastor tal. Está nos jornais e tv o povo se desesperando vendendo tudo pq o pastor pediu mil reais para isso ou aqlo. Isso não é idolatria? Essa adoração toda um homem pecador e sua palavra? Muitos louvam o pastor sim, (é um santo homem! ele é ungido! ele é cheio do poder!) Falam que quem seguir o q eles dizem vão ser vencedores (prosperidade, saúde, etc.). Isso não é idolatria, transformar Deus num robô que fará milagres só pq o pastor marcou q hj é dia d milagres?
      • TheWandho
        Em João 1,42 Jesus mudou o nome de Simão para Cefas que quer dizer Pedra (Jo 1,42), já mostrando a missão de Pedro como líder. Os evangelhos afirmam o tempo todo que Pedro é o chefe da Igreja: (Mt 16, 18; Lc 22, 31s; Jo 1,41s; 21, 15s) Pedro sempre agiu como líder nos evangelhos e nos atos, liderou o Concílio de Jerusalém (At,2, 14-36; 11,1-18; 15,7-11) Paulo mesmo o criticando reconhece sua influência. (Gl 1,18;2,11-14).
      • TheWandho
        A Igreja tem o Pastor invisível, Cristo e o visível, Pedro e seus sucessores. Pedro representa a liderança do Senhor, é escolhido por ele, é guiado pelo Espírito Santo.
      • TheWandho
        Toda religião tem trevas e luz, tem qualidades e defeitos. Isso é ser humano. Tenho orgulho da minha, não pq nunca errou, mas pq busca não errar mais e aprender com os erros, pq tem uma história, desde Cristo até hoje, conduzida por Deus, apesar dos pecadores. Tenho orgulho da minha, por convicções d fé e por gosto pessoal (tradições, histórias, lendas, liturgia, santos, etc.) Busque uma religião, lhe faria muito bem. Você seria uma pessoa mais leve e pacífica.
      • TheWandho
        Até agora Zion Zelux, suas reflexões é que mostram ignorância. Falta de conhecimento básico sociológico, psicológico, antropológico e filosófico. Toda sua análise tem sido preconceituosa e pessimista com relação aos passos da humanidade, atribuindo erros feitos pelos homens ao poder divino, na tentativa de atacar religiões.
      • TheWandho
        Gostei do histórico. Não há nada que já não tenha lido, mas foi legal. Como dizia, a luta entre o bem e o mal acontece dentro de nós e no seio da igreja. Sempre houve erros e sempre haverá. ms também sempre houve santos e sempre haverão. Lembro que São Francisco foi uma cruzada e pregou contra ela, enquanto outro santo na época a instigava. Agimos algumas vezes como produto de nosso meio, mas Deus atua apesar de nossas loucuras.
      • TheWandho
        Moisés e profetas santos comandaram chacinas e guerras. Na história da Igreja, isso não mudou. Ninguém está inventando desculpas. Erro é erro. Mas o importante é entender o porque ele aconteceu e aprender com ele. Tudo o que você descreveu teve motivos dependendo do contexto e pensamento da época. A igeja é formada por homens e esses homens passaram por uma evolução histórica de ideologias dependendo do seu contexto. É muito fácil para nós dizer que é errado olhando daqui para trás.
      • TheWandho
        Será q não teríamos a mesma atitude se vivêssemos naqla época? Nós pensamos diferentes pq tivemos uma outra formação com o avanço das ciências humanas e tecnológicas. Esse avanço tb é devido à ação do Espírito Santo q atua na sociedade e transforma a igreja. A Igreja sofre influencia da sociedade, do seu meio,mas também buca influenciá-la. Nessa troca, o pensamento d uma época pode prevalecer, como aconteceu com a escravidão, Paulo não a critica (Flm 1,11-16) Hoje, para nós, ela é inadmissível.
      • TheWandho
        O pensamento de que a mulher é inferior ao homem tb perpassa toda a Bíblia, mas hoje, graças tb ao pensamento feminista (bem dosado) o conceito do poder de atuação da mulher na igreja mudou e ainda vem mudando. Tudo é uma questão de época, contexto, situação, influencias,etc. Não posso por exemplo, me matar pq nasci no Brasil. País q escravizou negros matou populações inteiras de índios, guerreou contra povos, etc. Apesar de todo mal, uma nação linda e diversificada se formou.
      • TheWandho
        É fácil apontarmos os erros do passado, pq estamos em outro contexto. Mas é sempre bom nos perguntarmos, se eu vivesse lá será que eu faria diferente, ou teria o mesmo pensamento da época? Igenuidade é crer que a mais antiga instiutição organizada se manteria de pé sem pegar em armas para se proteger de guerras com árabes, protestantes, ou hereges. Do mesmo modo, todas as nações de maioria protestante foram colonizadas e mantidas pela força e pela inquisição. Esse era o pensamento da época.
      • TheWandho
        O homem sempre teve medo do diferente. Veja os países árabes. Porque possuem maioria mulçumana? Fale mal d Maomé ou Deus lá e vc nem poderá falar em liberdade d expressão. Esse é um direito q conquistamos após séculos d repressão. Hoje, os mulçumanos têm a idade q a igreja tinha na idade Média, daí o pensamento ser tão parecido. A sociedade deles ainda está em evolução. Aos poucos, a tendência é q s abram, quem sabe. Tudo é uma questão de cultura e pensamento de uma época.
      • TheWandho
        Exortar é diferente de chamar de idólatra, que somos errados, que vamos para o inferno, que não oramos, que não somos santos. Você e alguns seus apenas atacam. Mas quando dizemos nosso ponto de vista, vocês usam a palavra de Deus como desculpa. "Pregam um Cristo por espírito de intriga "(Fl 1,17). Como você disse acho que não devemos mesmo nos calar e dizer que não somos o que vocês afirmam e só julgam.
      • TheWandho
        São Paulo nos diz que é bom receber orações dos outros, mesmo tendo a proteção de Deus, quanto mais melhor: "o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará,
        11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. " (2 Cor 1,10-11) Assim, fazemos pedindo a quem tem mais merecimento, por serem justos e estarem diante de Deus (Apo 5,8; 7,15)
      • TheWandho
        Todas as nossas orações fazemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nossas orações litúrgicas sempre dizem Por Cristo Nosso Senhor.
        Nós temos tudo o que você tem. Mas temos a mais Anjos e Santos amigos que oram por nós, pois a oração do justo tem valor, mas nós na terra não podemos nos dizer justos, pois pecamos sempre. Então porque não pedir mais orações? Qual mal há em pedir orações a quem vê Deus face a face e tem mais intimidade?
      • TheWandho
        E quando Moisés se prostrava diante da arca rodeada por imagens de anjos?
        E quando salomão encheu o Templo com esculturas de anjos, figuras de animais (que também eram deuses para muitos povos) e se ajoelhava lá? O problema é que você quer entrar no coração das pessoas, você as julga. Do mesmo modo que não posso questionar uma imagem de Fernanda Brum não posso questionar uma imagem de Maria. Entre uma Santa e uma vendedora de Cd pecadora, prefiro a Mãe de meu Senhor.
      • TheWandho
        Deus mandou que olhassem a imagem de uma serpente para ser curado. O que você acha desse atitude dele? Ele é louco? Ele instigou a idolatria, já que a serpente também era o símbolo de um deus no deserto?
      • TheWandho
        Você está julgando. Você não conhece a vida de todos os católicos. Conheci pessoas santíssimas e mesmo assim se chamavam de pecadores. Não se ache melhor que os outros. Sempre há alguém melhor que nós. Muitas vezes de outra religião que pode nos ensinar.
      • TheWandho
        Para se chegar a um dogma leva-se séculos e é um ponto da fé que já foi discutido até às últimas consequências. Um ponto da fé necessário à lógica de todos os outros dogmas. Ex: se afirmo que Cristo é Deus, sua Mãe, logo é a Mãe de Deus, sendo Mãe de Deus não podia ser tocada por um homem, era virgem, assim não teve filhos, etc. Maria é especial por causa somente de Cristo.
      • TheWandho
        Lembre-se que no início da igreja o importante era pregar e conscientizar o povo sobre quem era Jesus. Passado esse período é que começou-se a refletir em detalhes como se Jesus é Deus, se Maria é Mãe de Deus, se os anjos e santos realmente nos acompanham, quais são os sacramentos, se o pão se transforma relamente em corpo de Cristo,etc. Tudo isso foi questionado antes da reforma. Quando a reforma protestante surgiu muitos dogmas já estavam estabelecidos.
      • TheWandho
        Sempre que houve heresias a Igreja fez Concílios para resolvê-los, como foi feito em Jerusalém para manter a unidadeda fé. O dogma da Mãe de Deus foi pronunciado após o dogma da divindade de Jesus. Se a Igreja afirmou que Jesus é Deus, lógico que Maria tem de ser Mãe de Deus. A mais antiga oração dedicada a Maria ( sob vossa proteção) já a chamava assim e é do século III. O concílio se deu numa igreja dedicada a ela, isso cem anos antes. Mostrando que essa fé é bem anterior mesmo a essa data.
      • TheWandho
        Primeiro, lembre-se que Cristo disse que o Espírito santo nos ensinaria tudo e que havia muito ainda por ser ensinado, que estaria conosco até o fim e o inferno não a venceria. Desde o século I temos relatos da invocação aos santos mártires, Leia o relato do martírio de Santo Inácio de Antioquia, discípulo do último apóstolo morto, João. Temos orações à Virgem Maria desde o século II. Se você ler os textos de Santo Agostinho verá que ele já fala da virgem Maria, dos santos, do purgatório, etc.
      • TheWandho
        Gostei que você citou Santo Agostinho. Então você deve ter lido como ele afirma que há só uma igreja, a Católica e como ele afirma a pureza dessa fé recebida dos apóstolos.
    • TheWandho
      Seria apenas essa interpretação se em João ele não tivesse mudado o nome de Simão para Cefas que quer dizer Pedra (Jo 1,42), já mostrando a missão de Pedro como líder. Os evangelhos afirmam o tempo todo que Pedro é o chefe da Igreja: (Mt 16, 18; Lc 22, 31s; Jo 1,41s; 21, 15s) Pedro sempre agiu como líder nos evangelhos e nos atos, liderou o Concílio de Jerusalém (At,2, 14-36; 11,1-18; 15,7-11) Paulo mesmo o criticando reconhece sua influência. (Gl 1,18;2,11-14)
    • TheWandho
      Você falou bem essas questões são básicas em minha fé, assim como:
      O chefe visível da Igreja:
      "Tu és simão, filho de João serás chamado CEFAS ( que quer dizer PEDRA)"(Jo 1,42)
      "Tu és PEDRO e sobre esta PEDRA edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. eu te darei as chaves dos reinos dos céus..." (Mt 16,18) "tu, por tua vez, confirma teus irmãos"(Lc 22,32) "Simão, tu me amas?(...) Apascenta meus cordeiros" (Jo 21,15)
    • TheWandho
      Nunca neguei nada, muito menos a Igreja,em relação às cruzadas ou à inquisição. Você está falando disso agora. Não fuja do assunto. A Igreja reconheceu e reconhece seus erros. Não há instituição que não erre. Mas lembre-se que a Inquisição e a força também foi usada por igrejas protestantes mais antigas em suas colonizações. A política e o poder sempre usaram a religião. A própria reforma protestante só aconteceu pq havia príncipes interessados e Lutero também foi usado nesse jogo de poder.
    • TheWandho
      Como Constantino fundou uma igreja que já existia antes dele nascer? Matou todos os cristãos e inventou uma nova igreja? O Inferno então venceu a Igreja? Então você nega a palavra de Deus que disse que sua Igreja nunca seria vencida? Deus dexiou que almas fossem para o inferno numa igreja falsa por 1500 anos? Como uma igreja falsa conservaria um livro que poderia destruí-la? Como é que você não quer enxergar algo tão claro e nega a palavra que diz crer?
    • TheWandho
      Muito bem concordo: desde o tempo de Pentecostes, ou seja, a única Igreja que tem essa história e tradição é a Católica Romana e a Ortodoxa ( separada em 1100 de Roma). As demais surgiram na época da reforma ou nasceram a 20, 10, 5 anos ou menos. Então como podem pregar uma verdade se não têm tradição, se não acompanharam a fé dos discípulos dos Apóstolos? Pois essa fé não só foi escrita, mas transmitida oralmente (2 Tes 2, 15).
    • TheWandho
      Você disse: "qualquer um que crê é parte do Corpo de Cristo" Mas que crê em que? Se há tantas doutrinas protestantes diferentes, qual é a verdadeira e onde está o Espírito Santo se todas dizem tê-lo e receberem a verdade inspirada por Ele?
    • TheWandho
      Sua citação é perfeita. Se as igrejas bebessem de um mesmo Espírito, teriam tanta divisão? Se elas bebem do mesmo espírito, porque algumas pregam que Jesus era só Filho de Deus e outras que ele também era Deus? ou que quem aceitar Jesus terá dinheiro, saúde prosperidade? ou umas batizam crianças e outras não? ou umas fazem a ceia e outras não? ou umas guardam o sábado com todo rito judáico e outras não? umas profetizam o fim do mundo e outras não? Onde está o Espírito Santo nessas revelações?
    • TheWandho
      Você mistura o conceito de igrejas locais com dennominações cristãs. Uma igreja local segue os princípios de toda uma comunidade maior, chamada de universal, desde que esteja presente em todo o mundo, caso que não acontece com certas denominações. Uma paróquia católica é uma igreja local, mas peretence à Igreja Católica universal, pois partilha a mesma fé, mesmo rito, sacramentos, etc. As leituras bíblicas em uma Missa católica a cada dia são as mesmas em qualquer lugar no mundo, por exemplo.
    • TheWandho
      Se você ler o Novo Testamento Paulo critica a desunião dos cristãos em denominações diferentes ou seguidores separados (1 Cor2, 11-13). Nos Atos dos Apóstolos (15,4-31) vemos o esforço em manter a unidade com o 1 Concílio feito para se evitar doutrinas diferentes (uma igreja seguidora de Tiago e outra de Paulo). O Concílio foi realizado, provando que essa divisão não é querida pelos Apóstolos ( Ef 4,3-6). As igrejas portestantes só começaram a surgir após 1500.
      • TheWandho
        Eu concordo com você: Jesus veio salvar católicos, protestantes, espíritas, etc, a humanidade. A Igreja Católica em seu catecismo fala sobre esse tema: a salvação de todos que creem. Mas é você quem vive criticando nossa fé, é você quem vive criticando a religião alheia. Impossível é ser um discípulo de Cristo sem ser religioso isso é um paradoxo. Ser católico é ser discípulo de Cristo, e é ser religioso. Assim como você é religioso, pois esse é a base de todo seu discurso.
      • TheWandho
        Concordo q a Igreja não é um prédio. Mas a Igreja de Cristo tem uma história, ñ surgiu do nada, ñ nasceu no século 21, nem da vontade de um leitor da Bíblia. Ela tem uma história d testemunhos de discípulos dos Apóstolos ( da tradição oral) e de seus sucessores. Essa Tradição é um modo d interpretar a Bíblia. O Novo Testamento não veio antes da Igreja, ele é fruto da pregação dela. É preciso entender essa construção que não parou no tempo, mas chegou a nossos dias na única fundada sobre Pedro.
      • TheWandho
        A Igreja universal é uma só, unida numa mesma doutrina, numa mesma comunhão de fé. Isso é impossível com a livre interpretação da Bíblia idealizada pela reforma protestante. Você afirma que "a igreja universal é composta por aqueles que já confiaram em Cristo", então porque não reconhecer o testemunho e escritos dos os cristãos desde o séc I afirmando uma só fé na Igreja Católica?
      • TheWandho
        Acorde para a realidade de Deus. Ele não é nada do que você diz ou pensa. Por que experiência péssima você passou para odiar tanto a Deus? Seja qual for, reavalie: tudo o que nos acontece de mal se deve à influência do pecado de toda a humanidade e não por vontade de Deus.
      • TheWandho
        Jesus serviu para nos dar o exemplo. Ele era Deus e aceitou a morte e o sofrimento, pois sabia que no final venceria, não conforme nosso pensamento humano. O reino de Jesus não é deste mundo. Quem quiser segui-lo deve tomar sua cruz todos os dias e viver com amor, esse foi um dos grandes ensinamentos de Cristo ( a loucura da cruz). Nós, cristãos, nãoesperamos a felicidade neste mundo, mas no outro. Aqui podemos ter alegrias, mas nunca a felicidade plena. Muitos pregam o contrário, mas é falso.
      • TheWandho
        A vida por pior que seja é a melhor escolha, Todos querem viver. Pergunte a alguma delas se querem morrer? Se elas estão passando fome, sofrendo, leia a história da Africa e veja que a culpa é dos homens e não de Deus. Sou negro, pobre e nordestino e sofro com as desigualdades sociais, mas sei que isso tudo é culpa do egoísmo e do mal provocado pelos homens. Posso escolher não fazer o mesmo com os outros. Podemos tentar consertar o erro dos outros e mudar a vida de alguém.
      • TheWandho
        É claro que Cristo fundou a Igreja o nome Católica se deve ao fato de ela ter a missão de pregar a todos os povos. Se apenas uma igreja se estruturou, como Cristo não fundou ela? Houve aslgum momento histórico que todos os cristão sumiram e deposi apareceram do nada? A história da Igreja foi uma continuidade e evolução. Nessa evolução tivemos o 1 concílio em jerusalém lá nos Atos dos apóstolos e sempre que necessário temos concílios como o que fez o Credo por você citado.
      • TheWandho
        Seja mais educado. O povo do qual falo é o povo de Israel, e os apóstolos e discípulos que fizeram a experiência de conviver com o Cristo. A Bíblia é literatura. A literatura nos dá difrentes interpretações. Qual a interpretação certa? Eu fico com a interpretação da única Igreja que organizou a Bíblia cristã desde o inicio, a católica. Pois após 1500 anos, como podemos falar em correta interpretação da Bíblia se não estávamos lá na época de quem a escreveu e organizou?
      • TheWandho
        • TheWandho
          Ignorância é naõ entender o que é literatura. Ignorância é não entender que certos textos refletem a mentalidade do povo de uma época e não necessariamente a mentalidade de Deus. ignorãncia é não entender que há uma enorme diferença no Deus descrito no Antigo Testamento e o do Novo Testamento, pois Cristo nos deu uma nova visão de quem é Deus (amor, pai, bondade, salvador,etc.) Ignorância, fanatismo e fundamentalismo é levar tudo ao pé da letra sobre o que está escrito na Bíblia.
        • TheWandho
          Deus nos criou para o céu. Muitos, porém, vão para o inferno. Ele não tem culpa, pois as pessoas escolhem nesta vida se querem o bem ou o mal, como Lúcifer, que sendo uma anjo, escolheu ser contrário a Deus. Somos livres. Deus é bom e quer nosso bem. Basta esolhermos o bem, o céu. Tudo é uma escolha.
        • TheWandho
          Você pergunta como se fosse Deus quem quisesse o mal das pessoas. Não é justo criança nenhuma sofrer por causa da irresponsabilidade dos pais, porém pode ser um mal inevitável, já que elas nascem sob a tutela dessas pessoas. A explicação plena para todo o mal nos foge da razão e só conheceremos os motivos reais de tudo o que nos aconteceu nesta vida, somente no outro mundo. Temos só uma certeza: Deus quer nosso bem. Isso é uma questão de fé.
        • TheWandho
          Cristo morreu na cruz por isso. Sofremos também pelos pecados dos outros. Quantas crianças sofrem nas mãos de péssimos pais! Mas a vida é sua, você faz suas escolhas. O problema é que suas escolhas podem magoar ou matar alguém. Se Deus interferir em tudo nunca conheceremos quem somos e até onde podemos ir. Somos livres. Isso é bom. Mas isso também implica que posso sofrer na mão de alguém sem motivo nenhum, como Jesus.
        O afogamento de crianças não é justo, moral ou inteligente e não podemos dizer que Deus quis isso, pois a interpretação justa nos impõe crer no príncípio de que Deus é amor e bem e não quer nosso mal. As crianças morreram não porque Deus quis, mas porque estavam sob a guarda de seus pais. Os pais foram avisados, mas não ouviram Noé. Noé não ia tirar essas crianças à força deles. Os pais escolheram o destino deles e de seus filhos, assim pagaram pelos pecados de seus progenitores.
      • TheWandho
        Não podemos ler a Bíblia preocupados se o dilúvio aconteceu, se Adão e Eva existiram, se a mula falou...? Alguém lhe dirá que tudo isso aconteceu, mas não sou fanático. O importante é o que essas histórias querem dizer, a mensagem por trás desses contos. Uma certeza eu tenho a Bíblia não mente, pois ela é literatura e a literatura nunca é mentirosa. O importante na literatura é o que o simbolismo esconde, o que de fato posso trazer para minha mudança de vida, meu aprendizado.
      • TheWandho
        Novamente você olha pelo prisma errado. Repetindo: a Bíblia não é nem pretende ser um livro científico, nem apenas histórico, é um livro literário, isso não significa que o que está escrito é mentira, nem que é totalmente verdade. A Bíblia é a leitura da vida ou de fatos de um povo do ponto de vista da fé.
      • TheWandho
        Zion Zelux já lhe mostrei as passagens. Claro que você não vai encontrar o nome Igreja Católica no Evangelho, nem precisa pois só uma igreja se formou. Católica significa universal. Esse nome já era usado no séc I, por Santo Inácio, bispo discípulo do Apóstolo João, antes mesmo dos imperadores tornarem o cirstianismo a religião do Império.
      • TheWandho
        Todas as religiões, principalmente em países desenvolvidos têm perdido fiéis por conta de nossa sociedade estar cada vez mais laica, e se sentindo onipotente com os avanços tecnológicos. Mas se você ler o Catecismo, verá que a própria Igreja afirma que a vinda de Cristo não se dará por um triunfo da Igreja e que nos fins dos tempos o esperado é que ela diminua, pois o próprio Senhor disse: quando o filho do homem voltar acaso encontrará fé sobre a terra? (Lc 18,8)
      • TheWandho
        Tenha sua fé. Mas aceite e respeite a do próximo. Nos evangelhos, Cristo nunca criticou os romanos, que eram pagãos, muito pelo contrário, chegou até a elogiar a fé de um. Acho que falta isso nos protestantes. Vejam Deus no outro,como Jesus, mesmo que a fé do outro não seja igual a sua, e a respeite. Dê seu testemunho com seu exemplo, com certeza, fará mais diferença.
      • TheWandho
        Você também pegam versículos isolados e caem em contradição sempre: imagens, protrar-se, mediação, etc. Não basta ler a Bíblia como se quer é preciso entender sua evolução histórica e principalmente como os primeiros cristãos entenderam essas passagens, pois eles eram os únicos mais próximos da tradição apostólica. Como após 1500 anos pode uma pessoa ler a Bíblia e simplesmente querer dizer que a fé cristã está errada, se você não conviveu com os apóstolos e seus sucessores?
      • TheWandho
        Hoje, também estava conversando com um aluno que ostentava a foto de Fernanda Brum em seu notebook. Quando disse que era católico ele disse: deixe desses bonecos. Eu lhe disse: Você tem a foto de uma boneca (Fernanda Brum). Ele me disse que a admirava e não idolatrava e eu lhe disse que eu admiro Nossa Senhora que é melhor que uma pecadora que só vende CD.
      • TheWandho
        Passei em frente a uma Igreja Protestante e tinha a foto de um Pastor e um convite: se você quiser milagres venha pedir a benção com o Pastor tal. Porque isso não é idolatria aos olhos dos protestantes e tem de ser quando pedimos orações aos santos?
      • TheWandho
        Ele fez essa crítica aos fariseus, queservem de exemplo para todos nós, mas nem por isso ele mesmo deixou de ir ao Templo. O próprio Jesus foi religioso, mostrando que a religião mesmo tendo seus males, é importante para o bem do homem.
      • TheWandho
        Dizer que Constantino criou o cristianismo é tampar o sol com a peneira. O Cristianismo existia muito antes de Constantino. Temos as atas dos mártires e relatos históricos como o de Santo Inácio de Antioquia que atestam a fé cristã católica muito antes de ser oficializada por um imperador. E Santo Inácio em suas cartas já chama a Igreja de Católica, isso antes dela ser considerada religião do império pelos imperadores.
      • TheWandho
        Se Jesus não fundou igreja, porque ele fala nela no Evangelho de Mateus e diz a Pedro que sobre ele, a pedra , edificaria sua Igreja? Ele afirma claramente nos evangelhos que a Igreja foi edificada por ele sobre a autoridade e liderança de Pedro. Isso é muito claro.
      • TheWandho
        Concordo com esse seu discurso.
      • TheWandho
        Concordo com você. Não podemos ser fanáticos. Ter religião não significa cegar-se.
      • TheWandho
        Se ele não criou uma religião, porque ele disse: "se recusa ouvi-lo dize-o à IGREJA. E se recusar ouvir à IGREJA seja  ele para ti um pagão e um publicano"?
      • Mchamone Rodrigues
        quem ta distorcendo é você momento algum falei que não precisava de ninguém. se achasse assim não congregaria ficava só em casa, o que eu falo é que posso chega a Deus através de Jesus. e preciso sim da ajuda de irmãos..
      • TheWandho
        Você acabou de dizer que tem pena porque precisamos dos santos. Precisamos dos santos, pois ninguém se salva só, todos devemos nos ajudar e os santos, já salvos, nos ajudam orando por nós. Precisamos da ajuda dos irmãos, pois" vivos ou mortos pertencemos ao Senhor"(Rm 14,8) e "vivos ou mortos esforçamos por agradar-lhe" (2 Cor 5,9).
      • TheWandho
        São Paulo nos diz que ser igreja não é ser sozinho: "Vós vos aproximastes (...) da jerusalém celestial, das miríades de anjos, da assembleia festiva dos primeiros escritos nos livros do céus e de Deus, juiz universal e das ALMAS DOS JUSTOS que chegaram à perfeição,enfim de JESUS, o Mediador da Nova Aliança (...)" (Heb 12, 22-24)
      • TheWandho
        Deus não quis, nem quer a morte de ninguém, muito menos de criancinhas. O texto foi escrito numa época em que o pensamento do povo era o de uma Deus castigador. Ao mesmo tempo, o texto nos mostra que as crianças podem sofrer sim a consequência dos pecados dos pais, ou você não vê quantas nascem doentes por culpa da irresponsabilidade de seus pais, com aids, doenças mentais e outras por causa do uso do cigarro, drogas e sexo sem prevenção ou compromisso, etc.
      O ponto de vista certo que devemos ter diante do mal e suas consequências é: Deus quer o meu bem, ele não me traz e nem me quer nenhum mal, se isso aconcteceu e ele permitiu deve haver uma lição aí que devo aprender. Não há mal neste mundo que não possa superar. (Rm 8,18.28; Fl 4,13)
    • TheWandho
      Você está se apegando a um texto isolado e esquecendo de interpretá-lo numa perspectiva cristã. O mal sempre existiu neste mundo. A natureza é boa e má.Quando há uma catástofre não posso culpar a Deus, essas coisas fazem parte de nosso mundo natural, marcado pelo sofrimento.
    • TheWandho
      Zion você está olhando do ponto de vista errado. Entenda que o texto do dilúvio reflete o pensamento de uma época ( o deus castigador), a partir do cristianismo nossa ótica muda para o Deus amor, e os castigos são vistos como consequências de nossos crimes. Antes, doenças, sofrimentos,etc eram vistos como castigo, no cristianismo, são vistos como ensinamentos, meios de purificação. unindo-se a Cristo sofredor.
    • Zion Zelux
    • TheWandho
      Não há dúvidas de que Cristo fundou a Igreja, eis alguns textos (Mt 16,18;18,17; 1 Cor12,28). A igreja se estruturou cedo (At 2, 41-47) foi perseguida, até que tornou-se religião do império. A partir de 1100 houve o 1 cisma ficando a igreja católica romana e a ortodoxa, as duas, no entanto, possuem a doutrina bem parecida. Só em 1500 começam a surgir algumas igrejas protestantes. Logo, as únicas históricamente fundadas por cristo são a romana e a ortodoxa, que eram 1 só.
    • TheWandho
      Zion Zelux, você está muito alterado. Defenda seu pontode vista, mas não mate ninguém por isso. Não seja fanático. Posso responder qualquer dúvida a respeito de meus argumentos, mas o mínimo que deve existir entre nós é respeito.
    • TheWandho
      Se o povo do dilúvio foi castigado, sofreu apenas a consequência de seus delitos e as crianças pagaram pelos erros dos pais. Mas Cristo quando desceu à morada dos mortos foi em busca desses inocentes que foram rebeldes no tempo de Noé, mas não mereciam o inferno.
    • TheWandho
      "tirou o Espírto da trindade e pôs a santa" essa afirmação é bem paranóica, hein? Você prega a livre interpretação da Bíblia, então porque não aceita que temos apenas modo de ver diferente, mas somos irmaõs em Cristo e todos podemos chegar a salvação? Porque só serão salvos quem pensa como você? Isso não é fundamentalismo e fanatismo?
    • TheWandho
      Se Jesus não veio fiundar uma religião para que deixou a Igreja na terra? Porque os Evangelhos citam o poder da Igreja e das chaves de Pedro? Jesus salvou o mundo e deixou sua Igreja, sua esposa, como instrumento de salvação (Apo 22,17).
    • TheWandho
      Santo Ambrósio, no século II , afirmava que sem a tradição recebida dos apóstolos a interpretação da Bíblia é imperfeita e não é feita em plenitude.
    • TheWandho
      Esse seu discurso está bem esotérico e nada bíblico.
    • TheWandho
      A vida de todo católico está somente nas mãos do Senhor Jesus também. A diferença é que sabemos que somos pecadores e que precisamos das orações dos outros e nada melhor que um santo intercessor que ore por nós. Somos cristão como você o que você nós cremos, porém temos mais forças e orações na companhia do próximo, principalmente se ele já estiver no céu.
    • TheWandho
      O problema é que você se prende a um versículo e esquece de interpretar eles em união com toda a revelação cristã e com outros textos bíblicos. Todos somos advogados quando oramos por outro. Jesus é nosso principal Advogado, pois é o mediador da salvação. Nós somos mediadores secundários sempre que intercedemos por alguém.
    • TheWandho
      A Igreja nasceu Católica, Apóstólica Romana. Isso é fato histórico. Claro que houve um processo de evolução institucional e de formação até por conta das perseguições romanas e dos inúmeros mártires. Essa verdade revelada foi mantida pelos sucessores dos apóstolos e temos muitos escritos deles desde o século 1.
    • TheWandho
      Você leu os Evangelhos? Você estudou a história da Igreja, do cristianismo? Conte-me sua versão. Pois sei de muitas distorções, talvez seja uma das que conheço.
    • TheWandho
      Ninguém disse que Maria intercede melhor que Jesus. Você adora distorcer a fé alheia. Estou dizendo que a intercessão dos santos se apoia na intercessão única de Cristo, pois sem Cristo nossas orações não teriam poder. Você diz que não precisa de ninguém, São Paulo pensava diferente, pois o tempo todo pedia orações aos cristãos.
    • TheWandho
      Muitos nascem evangélicos e se descobrem espíritas, católicos, mulçumanos,etc. Esse é o mau de nascer numa religião e se acomodar, não alimentar a fé e o amor para com sua religião. Acontece nas melhores famílias.
    • TheWandho
      Eu fico com o Meu Salvador Jesus, o Pai e o Espírito Santo. Reconheço diante dele meus pecados. Peço em meu auxílio as orações de grandes Santos, meus irmãos, e as orações da melhor intercessora, a Virgem Mãe, pois somos seus filhos na fé (Apo 12,17).
    • TheWandho
      Esses textos soltos não dizem nada. Não diz aí que a sagrada escritura é composta por uma lista de livros feita por Lutero e que essa tal lista é a qual o apóstolo se refere. Como ele mesmo diz ela é útil para ensinar, mas não afirma que só nela temos toda a doutrina.
    • TheWandho
      Lutero foi usado não por Deus, mas simpelos príncipes alemães que queriam se livrar da influência do Papa e roubar os bens da igreja, se apropriando do dinheiro que ficaria em seu próprio reino. Lutero foi manipulado num jogo político.
    • Mchamone Rodrigues
      Alguns levantam uma placa como quem prepara um braseiro: querendo puxar a sardinha para a sua brasa.
      Há muitas passagens sobre o assunto, mas esta aqui é bem pertinente:
      "Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça" (Jo 7.18).
    • TheWandho
      Não existe sardinha, nem brasa. Existe o fato que Cristo afirmou que não deixaria o inferno vencer sua igreja. Na sua teoria Cristo mentiu ou se enganou, pois deixou a igreja 1500 anos nas trevas até aparecer o salvador protestante Lutero? Você não acha que passou tempo demais para que haja alguma verdade revelada que ficou perdida? E depois desse tempo como saber o que é verdade?
      · em resposta
    • TheWandho
      Não existe sardinha, nem brasa. Existe o fato que Cristo afirmou que não deixaria o inferno vencer sua igreja. Na sua teoria Cristo mentiu ou se enganou, pois deixou a igreja 1500 anos nas trevas até aparecer o salvador protestante Lutero? Você não acha que passou tempo demais para que haja alguma verdade revelada que ficou perdida? E depois desse tempo como saber o que é verdade?
    • TheWandho
      A intercessão dos santos é uma fé que está fora de seu alcance, pois não tens tradição de fé, crês no que queres crer, te prendes à noção de vida após morte do antigo testamento e simplesmente não se abre para pesquisar o diferente sem preconceitos definidos. No céu, verás ao lado do Senhor sua Mãe e o que farás? Jesus a tratará com toda a reverência de um filho e você como a de uma qualquer? Rezamos sempre vocês protestantes sem história, passado, doutrina, e prespectiva de vida após a morte.
    • TheWandho
      Nós católicos, originados da única igreja, de uma fé milenar, com testemunhos históricos cremos que Maria é nossa melhor intercessora, pois ela nos mandou cumprir seus mandamentos, mudou o pensamento de seu Filho que diante de seu pedido fez o primeiro milagre manifestando sua glória ( Jo 2,3-5.7.11) Esse poder nenhum dos seus pastores tem.
    • TheWandho
      Primeiro prove que a Bíblia é a palavra de Deus. Quem disse a você e a todos os protestantes isso foi a Igreja Católica desde os primeiros séculos. Segundo tudo o que afirmamos é uma questão de fé e a fé não é comprovada por ninguém: Se Jesus é Deus, se existe céu, inferno, etc. Ninguém pode provar nada, mesmo com a Bíblia na mão, pois ela pode deturpada como fazem.
    • TheWandho
      Você pede orações a um pastor pecador para ficar curado. Porque alguém pode ser impedido de pedir orações a um Santo que está na presença de Deus? Se os santos vão julgar o mundo, como julgarão sem conhecer o que se passa nele? Se veremos Deus face a face e seremos semelhantes a ele, como não conhceremos as necessidades dos que estão na terra?
    • TheWandho
      Onde está escrito que Deus proibiu orações direcionadas aos que morreram? Você tem que estudar direito o que é evocar mortos e invocar, o que é espiritismo, necromância e súplica, orações.
    • TheWandho
      Você sabe o que é mediador? Como você diz que podemos orar pelos outros, se afirma que jesus é o único que pode? Você está pegando só um versículo e não está interpretando a revelçaõ cristã em sua plenitude.
    • TheWandho
      Você está lendo o Antigo Testamento. Não sou judeu, sou cristão. A revelação chega a sua plenitude no Novo, que ,entre outras coisas, mostra João vendo os santos anciões no céu apresentando as orações dos fiéis da terra diante de Deus (Apo 5,8). O que é isso se não uma intercessão dos mortos pelos vivos?
    • TheWandho
      O povo tanto venerava paulo que levava lenços para tocarem seu corpo para curarem doentes e expulsarem demônios ( At 19,11). Não consta que Paulo fizesse caso disso.
    • TheWandho
      Se você lê-se com atenção veria que ajoelhar-se nem sempre é adoração, pode ser também veneração:
      Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, (...); pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra.(Números 22:31) Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, inclinando-se à terra,
      (1 Samuel 25:23)
    • TheWandho
      Concordo com você, mas aqui não falamos de espiritismo ou feitiçaria, falamos de invocação de santos. Cristo também conversou com os santos (Lc 9,30s). A morte dos santos é uma partida para o céu (2 Cor 5,1; Lc 23,42). E lá podemos rezar pelos daqui (Lc 16,27; Apo 5,8; 6,9s)
    • TheWandho
      Não citei para justificar a necromancia, mas o ato de ele se ajoelhar diante do Profeta, mostra o que é um culto de veneração. Saul não adorou Samuel por se ajoelhar diante dele, mas o reconheceu como um servo de Deus, mais próximo do Altíssimo.
    • TheWandho
      Você vive no antigo testamento. O Novo Testamento nos mostra que assim que morremos vamos para o céu. E lá já participamos do governo de Cristo através da intercessão (Apo 5,8). O texto de Moisés cita a promessa que deus fez a Abrão e se ela continua significa que ele está vivo em deus ( Lc 20, 37-38)
    • TheWandho
      Você vê erro onde não existe. Apenas mostraram a você um lado da moeda, porque você reluta tanto em entender o outro lado?
    • TheWandho
      Vocês é que morrem afirmando que adoramos alguém, quando dizemos o tempo todo que os veneramos. Como podemos adorar um irmão que é nosso exemplo? Temos por eles amor, carinho, devoçao e certeza de que oram por nós, só isso.
    • Zion Zelux
      Ta bom amigo, voce ganhou ok? Continue com sua crença em cobras falantes, frutos proibidos, pessoas vivendo dentro de baleias, homem andando sobre as aguas sem afundar, machados boiando, carruagens de fogo indo pro céu, mulheres se transformando em estátuas de sal, arca de noé, torre de babel mais outras milhares de absurdidades irracionais da bíblia.....continue acreditando nisso kkkkkkkkkkk
    • TheWandho
      A Bíblia não foi feita para nos dar uma análise científica. Ela mistura história e literatura (poemas, metáforas, contos, fábulas, etc). O importante é o que está por trás desses símbolos, a mensagem que essas histórias metafóricas, reais ou não, querem passar. Se elas aconteceram exatamente do jeito que está escrito não é taõ importante. O importante é o que Deus quis dizer através delas, o que podemos tirar delas para nosso modo de vida.
      · 5 em resposta a Zion Zelux (Mostrar o comentário)
    • Zion Zelux
      Cada povo interpreta a bíblia de uma forma, visto isso milhares de religiões cristãs, cada uma com sua verdade e cada uma acha que é a única que leva à salvação eterna! Seu deus não foi capaz nem de fazer um livro coerente, não foi capaz de fazer um livro que oferecesse apenas uma interpretação, não foi capaz de manter os originais! Agora poder pra afogar criancinhas ele tem né? Piada!
    • TheWandho
      Cristo orou pela unidade dos cristãos, mas os apóstolos já tinham profetizado que surgiriam falsos profetas. A Igreja que ele fundou é uma só, a Católica, mas por questões humanas de pecado, ganância, poder e paranóias surgiram e surgem muitas por aí. Deus nos criou, mas nos deixa livre para escolhermos entre o bem e o mal, assim uns podem seguir só uma doutrina e outros inventam coisas de sua cabeça ( não necessariamente más, mas que ferem a unidade da fé).
    • TheWandho
      Acho que o problema é que você joga para Deus a culpa que nos pertence. Deus não tem nada a ver com as atitudes erradas de fiéis, pastores, padres, etc. Deus deixou o suficiente para aprendermos a tomar as melhores atitudes, mas quando o homem quer, usa tudo para justificar seus erros, mesmo a Bíblia, ou a religião.
      · 4 em resposta a Zion Zelux (Mostrar o comentário)
    • TheWandho
      A Bíblia não foi feita para nos dar uma análise científica. Ela mistura história e literatura (poemas, metáforas, contos, fábulas, etc). O importante é o que está por trás desses símbolos, a mensagem que essas histórias metafóricas, reais ou não, querem passar. Se elas aconteceram exatamente do jeito que está escrito não é taõ importante. O importante é o que Deus quis dizer através delas, o que podemos tirar delas para nosso modo de vida.
      · 5 em resposta a Zion Zelux (Mostrar o comentário)
    • TheWandho
      Cristo orou pela unidade dos cristãos, mas os apóstolos já tinham profetizado que surgiriam falsos profetas. A Igreja que ele fundou é uma só, a Católica, mas por questões humanas de pecado, ganância, poder e paranóias surgiram e surgem muitas por aí. Deus nos criou, mas nos deixa livre para escolhermos entre o bem e o mal, assim uns podem seguir só uma doutrina e outros inventam coisas de sua cabeça ( não necessariamente más, mas que ferem a unidade da fé).
    • TheWandho
      Acho que o problema é que você joga para Deus a culpa que nos pertence. Deus não tem nada a ver com as atitudes erradas de fiéis, pastores, padres, etc. Deus deixou o suficiente para aprendermos a tomar as melhores atitudes, mas quando o homem quer, usa tudo para justificar seus erros, mesmo a Bíblia, ou a religião.
      · 4 em resposta a Zion Zelux (Mostrar o comentário)
    • TheWandho
      Elias prometeu dar o que Eliseu quisesse. Ainda que Elias não morresse, o pedido só foi realizado após ele subir para o céu, ou seja, mesmo lá Elias continuou com sua intercessão. Eliseu mostra venerar Elias quando exclama "meu pai!"; usa seu manto e invoca seu nome numa oração a Deus. (2 Re 2,9-14)
    11 Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, (...): Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, (...)? 13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste:(...)
    14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer.(Êxodo) Nesse texto, Moisés age como Mediador e invoca pessoas mortas, "Deus não é Deus dos mortos mas dos vivos" ( Lc 20,37-38)
  • TheWandho
    Em Ex 32, 11..13-14, vemos a mediação de Moisés entre deus e o povo de Israel. Essa é a mediação que os santos fazem. Os cristãos desde o início dos séculos veem a morte como uma passagem para o céu e não um fim, daí a intercessão desses santos continua por todos, como nos diz São Paulo "estamos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas" Heb 12,1
  • TheWandho
    Você confunde a mediação da salvação operada por Cristo com a mediação dos santos no céu :
    "os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos." (Apo 5,8)
  • TheWandho
    Mais alguns trechos que mencionam mortos em orações, usando so méritos deles em favor do povo: Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, (...) nem para o seu pecado;
    (Deuteronômio 9:27) O Senhor, porém, teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; (2 Reis 13:23) Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo.
    (Salmos 105:42)
  • TheWandho
    20 Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiam a terra à entrada do ano.
    21 E sucedeu que, estando alguns a enterrarem um homem, viram uma dessas tropas, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu. Logo que ele tocou os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés. (2 Re 13, 20-21)
     Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste.
    (Êxodo 32:13) Nessa oração, também faz-se referência aos mortos
  • TheWandho
    Tantos versículos e ainda há muitos outros, que mostram o que é a veneração dos santos: 7 Quando, pois, Obadias já estava em caminho, eis que Elias se encontrou com ele; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu, meu senhor Elias?
    (1 Re 18,7) 14 Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou.
    (2 Re 2,14)
  • TheWandho
    Há uma diferença entre as numerações das Bíblias no que se refere a salmos. "Lembra-te, Senhor, a bem de Davi, de todas as suas aflições;"(Sl 132,1) Nessa oração, implorasse a Deus invocando a vida e os méritos de Davi, algo muito usado em nossas orações ao suplicarmos que Deus nos escute pela intercessão ou pelos méritos da vida de algum santo, seu servo.
  • TheWandho
    Jesus é o único mediador da salvação entre Deus e os homens (1 Tm 2,5; Heb 8,5.9,15) Mas isso não exclui nossa mediação como intercessores (1 Tim 2,1-5;Tg 5,16; At 18,11-12). Essa intercessão continua e é muito mais eficaz no céu através dos santos, pois eles são justos de verdade para orarem por nós (Jer 15,1s; Heb 11,4. 12,1;Apo 5,8. 6, 9-10;7,14-15; Tg 5,16)
  • TheWandho
    Você confunde um santo, apenas nosso intercessor, com um deus pagão, ídolos.
    Maria disse: fazei o que eles vos disser (Jo 2,5). Ela nos mostra o caminho e através de seu pedido Jesus muda até seus planos (Jo 2, 4.11). Tem intercessor mais poderoso? Invocá-la significa ter certeza de que se depender de orações teremos as melhores.
  • TheWandho
    Nunca a Igreja deu a glória devida a Deus a ela. Ela é nosso exemplo de como buscar a Deus. Depois de Jesus é nosso maior exemplo.
  • TheWandho
    Cristo não disse "acredite ou vá para o inferno". Amar é algo muito antigo, mas não no modo ensiando por Cristo. O amor não é apenas um sentimento é um modo de vida. Você esquece as pessoas, mas não esquece de ser uma pessoa de amor. Amor não é romance, é sacrificar-se pelo bem do outro, é viver sem pensar em sim mesmo, é agradecer por tudo o que tem, mesmo as pequenas coisas. É serviço sem querer nada em troca. A oração de São Francisco resume um pouco o que é amor.
  • TheWandho
    Cristo ensinou alguns coisas nova para a época: que somos irmaõs, filhos do mesmo Pai; que Deus é nosso Pai, por isso devemos ser perfeitos como ele é; que devo perdoar sempre o meu próximo; que ao que me bater devo dar a outra face, que o reino de Deus é para os pobres; Cristo contribuiu para que se estabelecessem na sociedade conceitos de fraternidade, igualdade, assistência social, perdão,misericórdia e partilha, entre outros.
  • TheWandho
    Cristo disse que era filho de Deus e filho do homem. Na cruz, ele sentiu nossa condiçao humana diante do sofrimento e da morte, ele se colocou em nosso lugar, sentiu nossas dores, solidão, angústia e abandono. Ele disse o que dizemos em nossa condição humana: Meu Deus, porque me abandonaste?
  • TheWandho
    A história humana segue seu curso. A luta entre o bem e o mal é travada mesmo no seio da Igreja. Porém a mensagem de Cristo também produz seus efeitos: no meio de tantos pecadores temos grandes santos: São Francisco, Santa Teresa, Santa Teresinha, São Vicente de Paulo, Madre Paulina, Ir Dulce, Madre Tereza, etc.

  • TheWandho
    Leia a vida de São Francisco, Santa Teresa, Teresinha, entre outros, e você verá que eles foram loucos por Cristo, exemplos de vida e de ser humano. O amor não é um sentimento igual aos outros, é o sentimento que nos mantém vivos na alma e no corpo, pois há corpos sem alma neste mundo, já que não amam. A pessoa esquece a memória, mas o amor não é só um sentimento por alguém é um conceito bem mais amplo, é um estilo de ver e sentir o mundo.





  • TheWandho
    Quem veio primeiro a Igreja ou a Bíblia cristã? Quem decidiu quais livros fariam parte do Novo Testamento? E preservou a Bíblia por 1500 anos, através de seus monges? Quem disse a Lutero e aos protestantes que a Bíblia era a palavra de Deus? A Igreja católica fez a Bíblia e a preservou, decidiu quais livros seriam sagrados no Novo e no Antigo testamento. Se ela teve autoridade para um porque não para o outro? Onde está na Bíblia que sua lista de livros é a certa?
  • TheWandho
    Podemos e devemos venerar os santos ( 1 Sm 9,6. 28,14;1 Re 18,7;Heb 6,12; Jo 8,39 Deus quer que recorramos a eles (Ex 32,11. 13-14; Jó 42,7-9;Jer 15,1; At 18,11-12; 1 Tim 2,1; Tg 5,16) Eles intercedem por nós no céu (Heb 11,4; Apo 5,8.6,9-10; 7,15; Lc 16,24 2 Re 2,9) Podemos invocà-los (Sl 131,10; Êxodo 32:13; 2 Re 2,14;) Deus nos escuta por eles (Sl 105,42; 2 Reis 13:23; Jer 15,1)




  • TheWandho
    Rezo não uma, rezo muitas Ave Marias. Depois do Pai Nosso é a oração mais bela. Uma Ave Maria purifica a alma, ilumina a noite, nos cumula de graças, e nos envolve com a proteção dos anjos.
    ·
  • TheWandho
    Fadinha, Cristo disse que o reino dele não era deste mundo e os seguidores dele devem tomar sua cruz e segui-lo. Cristo morreu e deu-nos o exemplo: viver de amor. Se você quiser ser feliz nesta vida apenas, irá perder a vida eterna. Ame em plenitude. O segredo de Jesus é amar.
  • TheWandho
    E os mediadores: Arão, Moisés, os Profetas, Jó,os Apóstolos, Você quando interce por alguém, etc?
    Leia direito: Há um só mediador da salvação entre Deus e os homens.
    Mas todos somos mediadores quando oramos pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário