segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os livros de Judite e Tobias - contêm erros históricos, cronológicos e geográficos, comprovando que não são divinos? CATOLICO RESPONDA:

Lembre-se que a Bíblia não é um livro histórico ou 

geográfico, nela Deus através das limitações humanas 

comunicou seus desígnios. 


Se formos analisar erros históricos ou Geográficos 

jogaríamos fora toda a Bíblia.


Veja, por exemplo, algumas outras contradições bíblicas, históricas 

ou geográficas de outros livros considerados inspirados:



Este verso insinua que a terra está em fundações e não se move. Mas é claro que nós sabemos que a terra está em movimento constante ao redor do sol. [Jr 31:37]:

" Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor."
Jeremias 31,37



Para Ezequiel a terra é plana e tem quatro cantos. [Ez 7:2]:

"E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra."
Ezequiel 7,2


A terra é fixa em fortes fundações e se não move [Mq 6:2]:

"Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo."

Miquéias 6,2


Jesus  disse que a semente de mostarda é a menor semente, mas existem outras sementes muito menores. [Mc 4:31]

"Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando." Mas tal local não é conhecido na história. Betânia é um subúrbio de Jerusalém e não "do outro lado do Jordão." [Jo 1:28]

"Havia, naqueles dias, gigantes na terra." Eu imagino que seja bom saber isto, mas por que não há nenhuma evidência arqueológica da existência destes gigantes? [Gn 6:4]

Noé envia uma pomba para ver se havia qualquer terra seca. Porém ela volta sem achar nenhuma. Então, só sete dias depois sai novamente, e retorna com uma folha de oliveira. Mas como uma oliveira pôde sobreviver à inundação? E se acontecesse de qualquer semente sobreviver, certamente ela não germinaria e produziria folhas num período de sete dias. [Gn 8:8-11]

"Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos. " 

Esta declaração pode ter sido figurativa, um típico exagero bíblico, ou uma descrição real dos filhos de Anaque. Neste caso, eles deveriam ter aproximadamente 90 metros de altura. Seriam estes os mesmos gigantes que resultaram quando os "filhos de Deus entraram às filhas dos homens" [Gn 6:4] (?) Mas eles não foram todos mortos no dilúvio? [Nm 13:33]


O texto original de [Nm 23:22] foi substituído em muitas Bíblias pela palavra Búfalo, mas no original, fala-se em "unicórnio".
Deus tem a força de um unicórnio. Eu apostaria que ele é mais forte que um unicórnio. [Nm 23:22] Unicórnio existe ou existiu?


Essas são apenas algumas contradicoes cientificas, geográficas e históricas.

Mas isso não significa para nos, católicos, que a Bíblia não seja inspirada por Deus, muito menos os livros de Tobias ou Judite, já que a intenção desses livros não e falar de ciência, as de fé, de uma experiência de Deus na vida de um povo.

Nos cremos que Deus inspirou os homens a escrever mediante o conhecimento de mundo que eles tinham na época.  

A Bíblia não é livro de ciências, mas uma leitura religiosa da historia de um povo, por isso, a Igreja, hoje, busca conciliar seu conhecimento com a Ciência.

 Cada coisa tem seu lugar: a fé e a ciência. Uma não é melhor que a outra, ou não deve querer ser melhor que a outra, mas devem caminhar juntas.

Sempre haverá repostas que a ciência não poderá dar e só a fé o pode, assim como há respostas que só a ciência e  capacitada a propor.


FONTES:http://www.bibliadocetico.net/ciencia.html




3 comentários:

  1. Meu camarada, você colocou que em Jeremias 31:37 a terra está em fundações e não se move.Isso é um erro grotesco de sua parte ou então uma mentira, pois em momento algum a passagem cita isso. E logo em seguida você tira uma interpretação medonha a respeito do livro de Ezequiel, não entendendo a forma figurativa da narrativa e em Mq 6:2 você faz a mesma coisa, interpretando de forma assustadora a passagem. Amigão parece que interpretação não é o seu forte, é melhor estudar um pouco mais antes de compartilhar qualquer coisa sobre as sagradas escrituras. Espero de coração que tenha sido um erro e não malabarismo biblico para poder defender os livros deuterocanonicos que são repletos de erros e heresias, pois no erro se ora e pede-se mais discernimento e é concedido pelo Pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Leonardo, não sei onde está o erro. Leia Jeremias 31,37:

      37 Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os FUNDAMENTOS DA TERRA cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor.

      Talvez você precise estudar mais a Bíblia para saber que no passado acreditava-se que a terra tinha quatro cantos, quatro fundamentos para sustentá-la, era quadrada, não se movia, a não ser por vontade de Deus nos terremotos. Não existia a noção de que a terra era redonda.

      Por isso, Ezequiel 7,2 fala dos quatro cantos da terra:

      2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre OS QUATRO CANTOS da terra.

      E Miquéias a mesma coisa cita os fundamentos da terra:

      Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes FUNDAMENTOS DA TERRA; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo.
      Miquéias 6:2

      Você diz que os deutercanônicos são cheios de erros? E só por isso eles não são inspirados?

      Então jogue toda sua Bíblia fora, porque toda ela contem erros históricos, geográficos, biológicos.

      Quem escolheu todo o Novo Testamento foi a Igreja Católica. E essa Igreja não teria autoridade para escolher os do Antigo Testamento? Se não existia lista de livros da Bíblia na época?

      Quando os judeus fizeram sua lista de livros os cristãos já eram uma religião separada. A Igreja pode ligar e desligar e quem deu esse poder foi Cristo.

      Você prefere acreditar em Lutero que nasceu 1500 anos depois da Igreja e ainda queria queimar a Carta de Tiago e tirar o Apocalipse da Bíblia porque ele não concordava com esses livros? Você prefere seguir a loucura dos homens a seguir a verdadeira e única Igreja fundada desde o início, a unica que vem desde os primeiros cristãos?

      A Igreja Católica fez a Bíblia, deu o nome, dividiu em capítulos e versículos, zelou por ela por mais de 1500 anos a reproduzindo através de seus monges copistas, ensinou que ela é a Palavra de Deus. Existiam muitos outros evangelhos e cartas, mas foi a Igreja Católica que escolheu o Novo Testamento.

      Você usa uma Bíblia feita pela Igreja Católica e nega a ela sua autoridade! Contraditório, né?

      Excluir
  2. A única coisa que eu não concordei aí, foi a questão da Betânia."Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando." Mas tal local não é conhecido na história. Betânia é um subúrbio de Jerusalém e não "do outro lado do Jordão." [Jo 1:28]. RESPOSTA: Betânia do Além Jordão era uma antiga cidade da Judeia/Samaria, na margem oriental do Rio Jordão, fora da Terra Santa. Nessa antiga cidade Jesus foi batizado por João Batista. Não deve ser confundida com Betânia, cidade próxima a Jerusalém.

    Existem duas cidades de Betânia sim....

    Estando próximos de Jerusalém, perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos. (Mc.11/1)
    Ora Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. (Jo.11/18)
    Chegaram a Jerusalém, Jesus entrou no templo e, depois de ter examinado tudo quanto o rodeava, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze.
    Depois afastou-se deles saiu da cidade e foi para Betânia, onde pernoitou.(Mt.21/17)
    Estava então doente um certo homem, Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. (Jo. 11/1).
    Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu.(Lc.24/50).
    Ao aproximar-se de Betfagé, de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos… (Lc.19/29).

    A UNESCO inscreveu Betânia Além do Jordão como Patrimônio Mundial por "incluir vestígios de igrejas e capelas romanas e bizantinas, um mosteiro, e cavernas e piscinas que foram usadas por eremitas na celebração do batismo, testemunhando o caráter religioso do local. É um local de peregrinação para os Cristãos"

    ResponderExcluir