quinta-feira, 13 de março de 2014

INTERCESSÃO DOS SANTOS NO ANTIGO TESTAMENTO


O Antigo Testamento já nos mostra que Deus quer e aprova a intercessão dos Santos, da forma como sempre aconteceu na Igreja fundada pelo Senhor, a Igreja Católica.

Muitas passagens mostram que Deus quer que peçamos a intercessão de seus Santos amigos.

 O próprio povo de Israel já pedia a mediação de seus Santos servos e profetas.

A Intercessão dos Santos atingiu seu auge no Novo Testamento.

Com a abertura dos céus, pela Morte, Ressurreição e Ascenção do Nosso Salvador, Jesus Cristo (Lucas 23,43; II Coríntios 5,1; Filipenses 1,23), os Santos estão no céu e oram por nós (Apocalipse 5,8; 6,9-11).

Por meio de Cristo é que os Santos intercedem (I Pedro 2,5), como membros de seu corpo (I Coríntios 12,20.25-26), pois Cristo vive para interceder (Hebreus 7,25).

 A morte não nos separa do Senhor (Romanos 8,38-39), mas nos une (II Coríntios 5,6-8; I Tessalonicenses 5,10; Filipenses 1,23) , pois vivos ou mortos pertencemos ao Senhor (Romanos 14,8) e procuramos agradá-lo (II Coríntios 5,9).

Pelo fato dos Santos já estarem na presença de Deus (Lucas 23,43; Filipenses 1,23; Apocalipse 7,15;14,4),  a intercessão deles tem sido um valioso auxílio para a Igreja de Deus (Tiago 5,16; Filipenses 1,19; Apocalipse 5,8; 6,9-11).

Assim como Abel, mesmo após à morte os Santos ainda falam, intercedem, clamam (Lucas 16,22-31; Hebreus 11,4; Apocalipse 5,8; 6,9-11;14,1-5).

São inumeráveis os milagres que os cristãos já alcançaram pela intercessão da invocação dos Santos e suas relíquias (II Reis 13,20-21; Atos 5,12-16; 19,11-12)

Abaixo, coloquei algumas passagens do Antigo Testamento que mostram o valor e a prática da  intercessão pedida por Deus e pelo povo da Bíblia:


ABRAÃO INTERCEDE POR SODOMA

23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?

25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

26 Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.

30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.

31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.

32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.

33 E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.
Gênesis 18, 23-33
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ABRAÃO INTERCEDE POR ABIMELEC

" Deus disse-lhe em sonhos: ...Devolve agora a mulher deste homem, que é profeta, e ele rogará por ti para que conserves a vida. Mas, se não a devolveres, sabes que morrerás seguramente, tu e todos os teus." (....)


  E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;
Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

Gênesis 20,7. 16-18
 
 
 
 


ISRAEL INTERCEDE  POR JOSÉ E INVOCA O ANJO DA GUARDA:


  E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
Gênesis 48,14-16

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
...o mendigo morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Lucas 16,22
 
 
 
 
 
 


 MOISÉS INTERCEDE PELA VITÓRIA DE ISRAEL:

  E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
 
Êxodo 17,10-13


 


 



 
 
 
 


MOISÉS INTERCEDE PELO PECADO DO POVO




  E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado.
Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Êxodo 32,29-33
 

  Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui.
E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei.
Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
Números 14,18-23

 
 
 AARÃO INTERCEDE PELO POVO
 
  E disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, e põe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do Senhor; já começou a praga.
E tomou-o Arão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiação pelo povo.
E estava em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga.
E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.
E voltou Arão a Moisés à porta da tenda da congregação; e cessou a praga.
Números 16,45-50

 
 
 
MOISÉS INTERCEDE PELO PECADO DO POVO E DE AARÃO


  E me lancei perante o Senhor, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
Porque temi por causa da ira e do furor, com que o Senhor tanto estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda por esta vez o Senhor me ouviu.
Também o Senhor se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.
Porém eu tomei o vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte.
Deuteronômio 9,17-21
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O POVO PEDE A INTERCESSÃO DE SAMUEL

  Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
1 Samuel 7,7-10


SAMUEL INTERCEDE PELO POVO

  Então disse Samuel ao povo: O Senhor é o que escolheu a Moisés e a Arão, e tirou a vossos pais da terra do Egito.
Agora, pois, ponde-vos aqui em pé, e pleitearei convosco perante o Senhor, sobre todos os atos de justiça do Senhor, que fez a vós e a vossos pais.
1 Samuel 12,5-7
  



  Não é hoje a sega do trigo? Clamarei, pois, ao Senhor, e dará trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade, que tendes feito perante o Senhor, pedindo para vós um rei.
Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor deu trovões e chuva naquele dia; por isso todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel.
E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.
Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi ao Senhor com todo o vosso coração.



21 E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.
22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.



23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.



24 Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.

25 Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.

1 Samuel 12:16-25
 

 


  Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.

1 Samuel 15,9-11

 





  No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
1 Pedro 3,19

  Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;
1 Pedro 4,5-6
 
 
 
 
 
 
 
 
O REI EZEQUIAS INTERCEDE PELO POVO:


Grande parte do povo, com efeito, muitos de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zabulon, comeu a Páscoa, contrariamente à prescrição, sem se ter purificado. Mas Ezequias fez por eles esta prece: Digne-se o Senhor, na sua bondade,

19. perdoar todos os que aplicaram seu coração à procura de Deus, o Senhor, Deus de seus pais, conquanto não tivessem a purificação exigida para o santuário!

20. O Senhor escutou Ezequias e perdoou o povo.

II Crônicas 30,18-20
 
 
 
O ANJO RAFAEL INTERCEDEU POR TOBIT:
 
11. Vou descobrir-vos a verdade, sem nada vos ocultar.
12. Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.
13. Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse.
14. Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.
15. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.
Tobias 12,11-15
 
 
 
 
OZIAS E OS ANCIÃOS PEDEM A INTERCESSÃO DE JUDITE:
 
29. Roga, pois, a Deus por nós, porque és uma mulher santa e piedosa.
30. Judite respondeu-lhes: Se reconheceis que o que eu vos disse vem de Deus,
31. examinai se vem igualmente dele o que eu resolvi fazer, e orai para que Deus me ajude a realizar o meu desígnio.
32. Ficai esta noite à porta, e eu sairei com minha criada. Orai então para que, como vós o dissestes, o Senhor olhe para o seu povo de Israel dentro de cinco dias.
33. Mas não quero que procureis saber o que eu vou fazer; enquanto eu mesma não voltar para vos avisar, não se faça outra coisa que rogar por mim ao Senhor nosso Deus.
 Judite 8,29-33
 


EZEQUIAS PEDE A INTERCESSÃO DO PROFETA ISAÍAS

 
A este relato, o rei Ezequias rasgou suas vestes e, envolvendo-se num saco, dirigiu-se ao templo do Senhor.
2. Depois enviou Eliacim, prefeito do palácio, o escriba Sobna e os decanos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós,
3. para dizer-lhe: Eis o que diz Ezequias: este dia é um dia de tribulação, de castigo ... Intercede, pois, em favor do resto que subsiste ainda!
5. E os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías,
Isaías 37,1-5

 
 
 

O PROFETA ISAÍAS FALA QUE OS ANJOS INTERCEDEM:

 



"Sobre tuas muralhas, Jerusalém, coloquei vigias; nem de dia nem de noite devem calar-se. Vós, que deveis manter desperta a memória do Senhor, não vos concedais descanso algum


7. e não o deixeis em paz, até que tenha restabelecido Jerusalém para dela fazer a glória da terra. "

Isaías 62,6-7
 
 
 
 
 
 
O PROFETA JEREMIAS INTERCEDE PELO POVO:
 
 
 

"Estou, porém, possuído do furor do Senhor, cansado de contê-lo. Difunde-o à criança que vagueia pelas ruas e à assembléia dos jovens, porque todos serão presos, o marido e a mulher, o ancião e aquela que é cumulada de dias."

Jeremias 6,11




"Quanto a ti, não intercedas por esse povo. Não ergas em favor dele queixas ou súplicas e não insistas junto de mim, porque não te escutarei.

17. Não vês o que faz ele nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?"
Jeremias 7,16-17


"Quanto a ti, não intercedas por esse povo, nem ores por ele, nem supliques, porque ao tempo de sua desgraça, quando clamarem por mim, não os escutarei.
15. Por que cometeu minha bem-amada tanta maldade em minha casa? Porventura teus votos e as carnes imoladas apartarão de ti teus males, para que possas exultar?"
Jeremias 11,14-15


"Disse-me o Senhor em seguida: Não intercedas em favor desse povo.

12. Se jejuar, não escutarei seus lamentos, e se oferecer holocaustos e oblações não os aceitarei. Quero destruí-los pela espada, pela fome e pela peste."
Jeremias 14,11-12

"... Lembrai-vos de que ante vós me apresentei a fim de por eles interceder e deles afastar a vossa cólera."

Jeremias 18,20

 
 


 






 





 Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
1 Coríntios 15,28-29





 



 
JUDAS MACABEU INTERCEDE PELOS MORTOS:
 
 
39. No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais.
40. Ora, sob a túnica de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jânia, proibidos aos judeus pela lei: todos, pois, reconheceram que fora esta a causa de sua morte.
41. Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas,
42. e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados.
43. Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição,
44. porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.
45. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente,
46. era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.
II Macabeus 12,39-46
 




 
O PROFETA JEREMIAS E ONIAS INTERCEDE PELO POVO, APÓS A MORTE:
 
12. Eis o que vira: Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto em seu aspecto, de caráter ameno, distinto em sua linguagem e exercitado desde menino na prática de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo o povo judeu.
13. Em seguida havia aparecido do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos, de aparência muito venerável, e nimbado por uma admirável e magnífica majestade.
14. Então, tomando a palavra, disse-lhe Onias: Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus.
15. E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, e, ao dar-lha, disse:
16. Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagarás os inimigos.
II Macabeus 15,12-16





DEUS ORDENA QUE SE PEÇA A INTERCESSÃO DE JÓ:

Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
Jó 42,8
 
 
 
 
 
O PROFETA DANIEL FALA DA INTERCESSÃO DOS ANJOS:
 

18. Então o ser em forma humana tocou-me novamente e me reanimou.
19. Não temas nada, homem de predileção! Que a paz esteja contigo! Coragem, coragem! Enquanto ele me falava senti-me reanimado. Fala, meu senhor, disse, pois tu me restituíste as minhas forças.
20. Sabes bem, prosseguiu ele, porque vim a ti? Vou voltar agora para lutar contra o chefe da Pérsia, e no momento em que eu partir virá o chefe de Javã.
21. Mas (antes), far-te-ei conhecer o que está escrito no livro da verdade.
22. Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe.
1. Assim como eu, (no primeiro ano do reinado de Dario, o medo, mantive-me) junto a ele para auxiliá-lo e protegê-lo.
Daniel 10,18-22;11,1
 
 
 
UM ANJO INTERCEDE POR JERUSALÉM:
 
 

12. O anjo do Senhor disse: Senhor dos exércitos! Até quando ficareis insensível à sorte de Jerusalém e das cidades de Judá? Já faz setenta anos que estais irritado contra elas!
13. O Senhor respondeu ao anjo que me falava, e disse-lhe boas palavras, cheias de consolação.
Zacarias 1,12-13
 
 
 
 
 

 

  E eis que estavam falando com ele (Jesus) dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
Lucas 9,29-31
 
 
 
 

4 comentários:

  1. Belíssimo e útil levantamento de alguns intercessores do Antigo Testamento.

    ResponderExcluir
  2. Os protestantes não creem na intercessão dos santos, porque ninguém é santo neste meio protestante ou ninguém é reconhecido como tal em em tal meio. Os protestantes pelo menos os mais numerosos do Brasil de nossos dias que são os neopentecostais, eles dizem mesmo que ninguém é santo só Jesus Cristo na interpretação deles. Ali ou se é muito burro e ingênuo para ser protestante ou se é bandido para explorar a boa fé do povo como o são bandidos todos e sem qualquer exceção os grandes pastores protestantes brasileiros atuais. Os ingênuos quando morrem Deus certamente tem misericórdia deles para colocá-los no céu, enquanto os demais ainda vivos ignoram que podem contar com intercessores no paraíso. Já os bandidos vão é mesmo para o inferno. O meio protestante é meio de trevas duplas, a da ignorância e a da maldade.

    Visite o meu blog clicando AQUI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É uma pena, pois essas doutrinas destroem a piedade popular, o respeito por todas as formas de sagrado, pela santidade de pessoas, objetos, lugares,etc., mesmo o respeito pela religião dos outros. É mais comum um Católico respeitar as imagens e rituais das outras crenças do que um neopentecostal.

      Excluir
    2. Até o respeito pela Bíblia como livro sagrado não existe. Eles riscam, sujam, como se fosse apenas um "livro de estudo",etc.. Não possuem a História de mais de mil anos ,como a Católica, que por saber o valor do livro , entra em procissão com a Bíblia na missa desde a Idade Média, ou antes.

      Excluir