quinta-feira, 6 de março de 2014

O que é ser evangélico? O católico ou protestante é evangélico? - Bíblia




O termo Evangélico,  em sua origem,  significa aquilo que é concernente ao Evangelho e sempre foi usado pela Igreja Católica, muito antes do protestantismo, nesse sentido.
 
 Evangélico é um termo dado, pela Igreja Católica, a quem vive o Evangelho em seu radicalismo, em perfeição (Mateus 19,16-29).
 
 Atualmente, muitas pessoas usam esse termo no lugar da palavra protestante, grupo de cristãos dissidentes da Igreja Católica que surgiu no século XVI.

Para nós, católicos, o termo evangélico é um título de honra dado a poucos cristãos que viveram ou vivem o Evangelho radicalmente, na pobreza, simplicidade, castidade ou virgindade e vida missionária,  como São Francisco de Assis, Santa Clara, Santo Antônio de Pádua, São Boaventura, etc.
 
Mas o que significa viver o Evangelho radicalmente, em perfeição?
 
Conheço muitos protestantes que dizem para mim: " Sou evangélico. Não danço. Não fumo. Não vou para festas. Não bebo. Leio a Bíblia."
 
 Falam como se ser evangélico fosse apenas isso, ou significasse ser protestante.
 
Na verdade, acabam tirando o poder do significado e a beleza da palavra "evangélico".
 
Evangélico significa aquele que vive o Evangelho ao pé da letra: vende tudo o que tem e dá aos pobres (Mateus 19,21), deixa de ter família, vivendo em virgindade ou castidade,  por causa de Cristo (Mateus 19,10-12.27-29), pratica as obras de misericórdia (Mateus 25,31-46), é humilde e pregador da Boa Nova com palavras e exemplos, etc.
 
A maioria dos cristãos, católicos ou protestantes, não vivem o evangelho literalmente, ou em perfeição.
 
Viver o Evangelho na radicalidade, ao pé da letra, não é algo fácil e simples.

A maioria dos cristãos não o vive por uma questão de condição de vida, ou vocação.
 
E essa vida de radicalidade não é condição para herdar a vida eterna, é apenas um chamado de Deus que alguns recebem.
 
Viver o Evangelho em perfeição:
 
No evangelho de São Mateus (19, 16-29), quando o jovem rico pergunta a Jesus o que deve fazer para ter a vida eterna, Cristo responde que ele deve observar os mandamentos de Deus.
 
Mas ao ser questionado pelo jovem, que disse observar os mandamentos da lei de Deus desde a infância, Jesus assevera: "se queres ser perfeito, vai ,vende teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!" (Mateus 19,22)
 
Essa passagem resume bem o que é ser evangélico.

Todos os cristãos para herdarem a vida eterna devem observar os mandamentos da lei de Deus. Isso basta para alcançar a salvação.

Porém, os cristãos que se sentem chamados a serem perfeitos, sentem-se impulsionados a cumprir o mandamento de Jesus:
 
"se queres ser perfeito, vai ,vende teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!" (Mateus 19,22)
 
A pobreza é um dos sinais da perfeição evangélica. E para nós católicos, evangélico é um termo usado para quem busca essa perfeição.
 
Perfeição que inclui a vida celibatária:
 
"E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa, receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna." (Mateus 19,29)


 


A pobreza evangélica:
 
A pobreza deve ser a característica daquele que se diz evangélico, pois o Evangelho não diz que aquele que segue Cristo terá dinheiro, sucesso ou vitória.
 
Porém o que mais vemos são pessoas que se dizem evangélicas (entenda-se protestantes) berrando a todos que se nos convertermos (o que significa quase que exclusivamente mudar de igreja) nós teremos sucesso, trabalho, dinheiro, carro, saúde, veremos milagres, curas, etc.
 
Jesus não pregou essa Teologia da Prosperidade propagada por tantas igrejas protestantes.
 
Jesus pregou que aquele que o seguisse deveria buscar antes de tudo o Reino de Deus e sua justiça, que quem o seguisse deveria carregar sua própria cruz, que deveria aprender a ser pobre, humilde, simples, prudente, fazer o bem sem querer ser visto pelos homens, etc.
 
Jesus não prometeu aos seus seguidores felicidades nesta vida, ou saúde, nem prosperidade, ou a vitória do modo como a sociedade concebe.
 
A vitória do cristão muitas vezes se esconde na cruz e no sofrimento de Cristo, porém muitos cristãos berram que Jesus é um Deus vivo e não um Deus morto, como se quisesse distorcer a mensagem evangélica do Senhor, que é loucura para os pagãos.
 
Antes de ressuscitarmos, devemos morrer, passar pela cruz, o sofrimento, seguindo Jesus.
 
Várias passagens atestam que Cristo pregou a pobreza e não a prosperidade e a vitória do mundo berrada por alguns protestantes:


 "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;"
(Mateus 5,2-4)
 
 
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
(Mateus 6,19-21)


 "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?"
(Mateus 6,24-25)
 

 "E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.
E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." (Mateus 8,18-20)
 
"E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível."
(Mateus 19,22-26)
 

 "Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus."
(Marcos 10,22-25)
 
 

" Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos."
(Marcos 10,42-45)
 

 "Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação."
(Lucas 6,23-24)
 

 "E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."
(Lucas 9,56-58)
 


 
 "Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo."
(Lucas 11,40-41)

 "Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (ao dinheiro)."
(Lucas 16,12-13)
 

 "E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus."
(Lucas 18,23-25)



 
Cristo não nos prometeu felicidades neste mundo:


 "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."
(Mateus 5,9-12)


 
"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes."
(Mateus 5,39-42)
 
 
 

"E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."
(Mateus 10,21-22)
 
 
"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á."
(Mateus 10,38-39)
 
 

 "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á."
(Mateus 16,23-25)


"E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me."
(Marcos 8,34)


 "Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.
Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas."
(Lucas 6,21-23)
 
 
 "Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação.
Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis.
Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas."
(Lucas 6,23-26)
 

 "E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós.
E de todos sereis odiados por causa do meu nome."
(Lucas 21,15-17)
 


  "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna."
(João 12,23-25)


  "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."
(João 15,17-19)
 
 
"Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa."(João 15,20)
 
 
 

  "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."(João 16,32-33)






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário