domingo, 19 de abril de 2015

EXORCISMO CATÓLICO, ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO, COMO EXPULSAR MAUS ESPÍRITOS -


Na Igreja Católica, temos dois tipos de exorcismos: o simples e o solene ou Grande Exorcismo. 

O EXORCISMO SIMPLES

O exorcismo simples ocorre no rito do batismo, quando o cristão é preparado para confessar sua fé à Igreja. 

§1237 Visto que o Batismo significa a libertação do pecado e de seu instigador, o Diabo, pronuncia-se um (ou vários) exorcismo(s) sobre o candidato. Este é ungido com o óleo dos catecúmenos ou então o celebrante impõe-lhe a mão, e o candidato renuncia explicitamente a satanás. Assim preparado, ele pode confessar a fé da Igreja, à qual será "confiado" pelo Batismo.
Catecismo da Igreja Católica

Todo Sábado de Aleluia renovamos nossas promessas Batismais e fazemos a renúncia a Satanás, um exorcismo simples.













O EXORCISMO SOLENE

Já o exorcismo solene, que só pode ser celebrado por um presbítero designado, tem aspecto sacramental e é celebrado em casos de opressão ou possessão. Esse tipo de prática precisa ser autorizada pelo Ordinário, o bispo local, que pode ordenar um exorcismo solene mediante estudo do caso.

O exorcista deve ser um sacerdote, autorizado pelo bispo local ou com autorização expressa da Santa Sé.


§1673 Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a influência do maligno e subtraído a seu domínio, fala-se de exorcismo. Jesus o praticou, é dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcizar. Sob uma forma simples, o exorcismo é praticado durante a celebração do Batismo. O exorcismo solene, chamado "grande exorcismo", só pode ser praticado por um sacerdote, com a permissão do bispo. Nele é necessário proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja. O exorcismo visa expulsar os demônios ou livrar da influência demoníaca, e isto pela autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, verificar antes de celebrar o exorcismo se se trata de uma presença do maligno ou de uma doença.
Catecismo da Igreja Católica





São Francisco Bórgia exorcizando






ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO

  O poder de expulsar demônios que Jesus conferiu a todos os fiéis é válido, ou seja, todos nós, batizados, temos o poder de expulsar os demônios. Este poder é baseado na lei e na oração, e pode ser exercido por indivíduos ou comunidades sem nenhuma autorização. Entretanto, esse tipo de ato, trata-se de preces de libertação, e não devem ser chamadas de exorcismos. 
No caso de haver desconfiança de uma real possessão um padre deve ser chamado e o Bispo comunicado e deve ser instarurada uma investigação para saber se seria o caso de um Exorcismo Solene.

 A BÊNÇÃO DA CASA

Diz o Catecismo que  "Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a influência do maligno e subtraído a seu domínio, fala-se de exorcismo. "
A Bênção de uma Casa não é propriamente um exorcismo, mas também possui a finalidade de proteger aquele ambiente da influência do maligno e é uma boa opção para quem sente que  precisa de proteção em sua residência.







São Francisco expulsando os demônios de uma cidade.







É IMPORTANTE NÃO CONFUNDIR DOENÇAS MENTAIS, PSICOLÓGICAS, OU PARAPSICOLÓGICAS COM POSSESSÕES


Antes de qualquer Exorcismo Solene é necessária a autorização do Bispo da Diocese e essa autorização só deve ser concedida após rigoroso exame médico, psicológico ou parapsicológico, para que se tenha a certeza de que os fenômenos são espirituais e não naturais, humanos, psicológicos.

Muitos fenômenos que eram considerados demôniacos  passaram a ser desconsiderados com o avanço da ciência. É o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, assegurar-se, antes de praticar o exorcismo, se se trata de uma presença do malígno ou de uma doença (cf. Código Dir. Can., cân. 1172).” ( cf. Catecismo §1673).

 O progresso da medicina e da psicologia ensinam que muitos dos sintomas outrora atribuídos ao demônio, podem ter a sua causa em efeitos patológicos, nervosos, ou mesmo parapsicológicos. Por isso, a Igreja exige que haja um discernimento muito sério antes de se praticar o ritual do exorcismo, que deve ser autorizado pelo Bispo, incumbindo um sacerdote preparado para realizá-lo.




Image result for exorcism SAINT

São Bento exorcizando um demônio






O EQUILÍBRIO

Por outro lado não podemos nos deixar levar pela tentação de que a Ciência pode explicar tudo. A parapsicologia, a psicologia e as demais ciências têm nos ajudado muito a discernir entre possessões ou fenômenos naturais, mas elas por si só não explicam tudo. Nem todo fenômeno é demoníaco, mas  também nem sempre todo fenômeno é absolutamente psicológico, psiquiátrico ou parapsicológico. 

É preciso buscar o discernimento dos espíritos, por isso faz-se necessário paciência, investigação e auxílio de pessoas especializadas em diversas áreas, para enfim chegar-se a uma conclusão.




Image result for exorcism SAINT



AS SUPERSTIÇÕES E OS CUIDADOS

A Igreja Católica afirma sua fé cristã no poder de expulsar os demônios, mas nos previne a evitar o fanatismo religioso e as superstições tão presentes no nosso cotidiano, no qual para muitos tudo é culpa do demônio.

Pior que a possessão é a tentação. O possesso não mata, não rouba, não mente,etc. Quem faz isso não é o demônio, mas o ser humano que por seu livre abítrio faz essa escolha. Logo, não acredite em quem diz que matou ou roubou porque estava possuído. Se ele o fez, fez porque o quis, ainda que tenha sido tentado a culpa é dele e não do diabo.

A Igreja é cuidadosa quanto aos exorcismos. Só um padre escolhido pelo Bispo deve fazê-lo, um padre que tenha uma vida piedosa. E os fiéis devem fazer orações de libertação, mas não devem realizar o Ritual do exorcismo, nem conversar com os demônios afim de saber seus nomes,etc.








São Zenóbio expulsando demônios





 Norma da Sagrada Congregação da Fé sobre o exorcismo:
SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

 INSTRUÇÃO SOBRE O EXORCISMO

24 de Setembro de 1985


Excelentíssimo Senhor,

Há alguns anos, certos grupos eclesiais multiplicam reuniões para orar no intuito de obter a libertação do influxo dos demônios, embora não se trate de exorcismo propriamente dito. Tais reuniões são efetuadas sob a direção de leigos, mesmo quando está presente um sacerdote.

Visto que a Congregação para a Doutrina da Fé foi interrogada a respeito do que pensar diante de tais fatos, este Dicastério julga necessário transmitir a todos os Ordinários a seguinte resposta:

1. O cânon 1172 do Código de Direito Canônico declara que a ninguém é lícito proferir exorcismo sobre pessoas possessas, a não ser que o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto (1º). Determina também que esta licença só pode ser concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, sabedoria, prudência e integridade de vida (2º). Por conseguinte, os srs. Bispos são convidados a urgir a observância de tais preceitos.
2. Destas prescrições, segue-se que não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os srs. Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade.

3. Por fim, pelas mesmas razões, os srs. Bispos são solicitados a que vigiem para que - mesmo nos casos que pareçam revelar algum influxo do diabo, com exclusão da autêntica possessão diabólica - pessoas não devidamente autorizadas não orientem reuniões nas quais se façam orações para obter a expulsão do demônio, orações que diretamente interpelem os demônios ou manifestem o anseio de conhecer a identidade dos mesmos.

A formulação destas normas de modo nenhum deve dissuadir os fiéis de rezar para que, como Jesus nos ensinou, sejam livres do mal (cf. Mt 6,13). Além disso, os Pastores poderão valer-se desta oportunidade para lembrar o que a Tradição da Igreja ensina a respeito da função própria dos Sacramentos e a propósito da intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos na luta espiritual dos cristãos contra os espíritos malignos.

Aproveito o ensejo para exprimir a Vossa Excelência meus sentimentos de estima, enquanto lhe fico sendo dedicado no Senhor.



Joseph Card. Ratzinger
Prefeito




NÃO TER MEDO, CONFESSAR-SE E ORAR

Muitos têm medo do demônio. Devemos temer o pecado e a tentação, mas o demônio nada pode contra a gente se vivemos na graça de Deus. Quem busca uma vida de piedade, oração, participando dos sacramentos, não deve ter medo demônio. A oração, o jejum e a penitência são nossas armas eficazes.



ALGUMAS ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO:


PEQUENO EXORCISMO FEITO PELO PAPA LEÃO XIII:

"São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, sede nosso auxílio contra a malícia e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e Vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno a Satanás e a todos os  espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas". Amém!.




São Miguel Arcanjo expulsou Lúcifer, o Demônio, do Paraíso e o baniu para o Inferno



ORAÇÃO DE RENÚNCIA DE TODO MAL 

Senhor Jesus, por esse sinal da cruz, envolva a mim, meus familiares e meus bens em seu amor, no seu poder e no seu Sangue. 

Peço também que o manto da Virgem Maria nos proteja de toda vingança do inimigo sobre nossas vidas.Em teu nome, Jesus, e no poder do teu sangue derramado, declaro guerra aos espíritos das trevas. Acabaram os seus direitos e suas exigências sobre mim.

Em nome de Jesus eu renuncio a satanás, autor de todo pecado, de todo mal e pai de toda mentira. Renuncio ao demônio; suas seduções, enganações, infestações, opressões ou obsessões.

Em nome de Jesus eu renuncio a todo espírito de impaciência, raiva, ressentimento, mágoa, agressividade e presunção, ira e ódio, fofoca e mentira, revolta, vingança, desprezo, decepção e frustração, amargura, tristeza, infelicidade, ciúme e inveja, preguiça, hipocrisia, fingimento, falsidade, auto punição, auto condenação e auto rejeição.

Renuncio a todo espírito de suicídio, morte, angustia, preocupação exagerada, complexo inferior e auto piedade, auto suficiência e falsas enfermidades, traumas e rejeições.

Renuncio a todo espírito de egoísmo, orgulho, ambição e poder, materialismo e consumismo, furto e roubo, a todo desamor, complexo de culpa, carência afetiva, timidez, falta de perdão e calúnia.

Em nome de Jesus eu renuncio a gula, droga, fumo. A todo espírito de alcoolismo, blasfêmia e sacrilégio. A todo espírito de desequilíbrio emocional e psíquico, neurose, síndrome do pânico, ansiedade e auto destruição, luxúria, erotismo, masturbação e fornicação, prostituição e adultério, orgia e farra. Renuncio a toda contaminação por revistas e filmes pornográficos, literaturas não cristãs, filmes e músicas contrárias à sã doutrina da salvação.

A toda impureza, experiências eróticas, homossexualismo e lesbianismo, toda força escravizadora de erotismo, aberrações sexuais e ao aborto.

Em nome de Jesus eu renuncio a todo e qualquer espírito de medo; medo de Deus, de satanás, de pessoas, de animais, medo do futuro, doença e morte, sangue, altura, escuro, acidente, assalto. Medo de falar em público, ou da perda de um familiar, medo do inferno, medos compulsivos, medo de fracassar e de não ser amado.

Renuncio a todo espírito de apego ao dinheiro, ao trabalho ou cargos, objetos e pessoas.Em nome de Jesus eu renuncio a toda espécie de contaminação com falsas religiões; renuncio ao espiritismo, a reencarnação, a invocações dos mortos.

Contaminação com passes espíritas, remédios, tratamentos e cirurgias espirituais. Renuncio a todos os espíritos guias que invocaram sobre mim.

Renuncio a maçonaria, rosa-cruz, seicho-no-iê, igreja messiânica, controle da mente, meditação transcendental, yoga, gnosticismo, racionalismo cristão, santo daime, reiki, tarõ, sociedades esotéricas, superstições, nova era, numerologia, esoterismo, anjos cabalísticos, sincretismo, ocultismo e horóscopo, pirâmide, cristais, búzios, crenças em gnomos, duendes, mapas astral, ferradura, figos, simpatias, talismãs e patuás.

Renuncio a todo espírito de magia negra e bruxaria, feitiçaria, cartomancia, necromancia, quiromancia, sortismo, curandeiro, benzedeira e satanismo. Renuncio a umbanda, quimbanda e candomblé. Renuncio a toda dúvida e confusão religiosa, descrença, renuncio a todos os trabalhos e despachos, maldições ou pragas, maus olhados que lançaram sobre mim e a todos os objetos supersticiosos que trago comigo ou tenho em casa.

Em nome de Jesus eu renuncio a todo espírito de pomba gira, preto velho, tranca rua, Maria mulambo, sete flechas, espírito do cabloco e do índio, exu e ogum, sete quarteirões, cigana, Maria bonita, exu caveira, vó maria conga, maria padilha, pai jacó, exu da maria noite, cigana, pai seta branca, sete porteira, espírito de amarra tudo, maria pretinha, capa preta, espírito jancan, pinga fogo, ventania, espíritos das matas, e a qualquer espírito guia.

Renuncio de todo coração, a todo efeito de batismo, oração, consagração, cruzamento, trabalhos e despacho feito para minha pessoa a falsas religiões; está agora desfeito pelo sangue de Jesus.

Em teu nome Jesus e pela intercessão da Virgem Maria, a qual pisou a cabeça da serpente, o inimigo é obrigado a afastar-se de mim. Eu reivindico sua vitória Jesus e quero agora proclamar Vosso senhorio em todas as áreas de minha vida. Amém.

Rezar o Credo.




Image result for saint exorcism



ORAÇÃO DE LUTA ESPIRIRTUAL

Por Padre Vagner Baia


Pai Celestial, coloco-me agora em adoração e louvor diante de Ti. Revisto-me de Teu Sangue e me entrego inteiro a Ti, sem reservas. Convoco o Espírito Santo para me capacitar neste momento.

Agradeço-te Pai, por ter enviado Jesus, para morrer em meu lugar e, através dEle, tu me perdoaste completamente meus pecados, minha dívida contigo, dando-me vida eterna. Pai, mostra-me sempre como Tu és grande e que nada me faltará através de Ti.

Agradeço-te hoje hoje e sempre por tudo que sou, por tudo que tenho, por minha família, por meus amigos; pelos bons e maus momentos, por tudo que deu certo em minha vida e por todos os meus erros e fracassos, pois foi através deles e com tua ajuda que os transformei em acertos e vitórias.

Pai, agradeço-te por me querer para Ti e quanto te custei caro, me trocastes por teu amado Filho. Agradeço tuas bênçãos em minha vida e por me tornar herdeiro de Jesus. Reconheço que esta é a Tua vontade e que eu nem merecia, e hoje posso viver cheio de teu Espírito, de amor , alegria e autocontrole em minha vida. E é por isso, que hoje rejeito e resisto a todas as tentativas de Satanás de me roubarem de minha vida a vontade de Deus. 

Revisto-me como Sangue de Jesus, com a benção do Pai e o poder do Espírito santo para proteger a minha família de tudo aquilo que não vem de Deus e esta procurando atingir-nos com aflição, doenças, misérias, adultérios, traição, abandono do lar e brigas constantes, e para quebrar todas as cadeias do mal, todos os tropeços e armadilhas de satanás. É somente em teu nome que nada interfira na obra do Senhor que se realiza em minha vida e na vida dos meus familiares.

Portanto, eu em nome do Senhor Jesus e pelo seu poder, derrubo hoje as fortalezas de Satanás contra meus pensamentos, minha mente, e a submeto a ti Senhor e através do seu poder e do seu amor terei sempre uma mente sã e cheia de sabedoria de Deus.

Derrubo também as muralhas do inimigo constituídas no meu corpo e no meu coração. Entrego-os a Ti e peço-te toma conta deles, pois eles são seus.

Mostra-me como satanás está impedindo, tentando, mentido, distorcendo tudo em minha vida, e por isso, minha mente, meu corpo e meu coração sofrem. Mas agora por Ti, através de ti pai, retiro da mão do inimigo tudo que ele tinha dominado pela minha fraqueza, minha ignorância e minhas revoltas. Retiro da mão do inimigo e entrego a Ti… receba pai, meu corpo, minha mente, meu coração e meu Espírito. 

Eu me submeto a Ti e suplico de todas as maneiras a Tua vitória sobre todas as forças malignas em minha vida, vinda geneticamente, pelo sangue do meus antepassados e que chegaram a mim e eram iniqüidades deles que me contaminaram a minha vida.

Renuncio a tudo que vem do maligno e que por desconhecimento entraram em minha vida. E tudo isso faço em nome e pela autoridade de do Senhor Jesus Cristo.

E agora agradeço-te Pai, pela armadura que providenciaste: Eu me cinjo com o cinturão da verdade, revisto-me da couraça da justiça, calço-me da sandálias da paz e coloco o capacete da salvação, levanto o escudo da fé contra os ardentes dardos do inimigo e tomo em minha mão a espada do Espírito Santo, que é a palavra de Deus.

Contra toda as forças do mal me revisto desta armadura, tornando-me assim, um verdadeiro soldado teu, Pai!!!! Amem, Aleluia!!! 
(reze o creio em Deus Pai)




São Zeno exorcizando a filha do Imperador



PARTE DO RITUAL DO EXORISMO SOLENE:

Santo, Santo, Santo É o Senhor, O Deus dos exércitos

V - Oh, Senhor, ouve a minha oração.
R - Permite que o meu clamor chegue até Vós.
V - Que o Senhor esteja contigo.
R. - Ele está no meio de nós

Oremos

Deus do Céu, Deus da terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens, Deus que tem o poder de dar a vida depois da morte e descanso depois do trabalho, porque não há outro Deus além de Ti e não pode haver outro, porque Tu És o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, cujo reino não terá fim, prostramo-nos humildemente perante a Tua Gloriosa Majestade e Te rogamos que nos libertes com o teu poder, de toda a tirania dos espíritos infernais, das suas ciladas, das suas mentiras e das suas furiosas maldades; propícia, oh, Senhor, que desça sobre nós a Tua poderosa proteção e nos Mantenha seguros e saudáveis. Rogamos-Te através de Jesus Cristo, Nosso Senhor. AMÉM! 

Das ciladas do demônio, liberta-nos, oh, Senhor. Que a Tua Igreja possa servir em paz e liberdade. Rogamos que nos ouças, Senhor. Que afastes a todos os inimigos da Tua Igreja, rogamos que nos ouças, Senhor.AMÉM.



 



       

Imagem medieval do Exorcismo durante o Batismo.




FONTES:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19850924_exorcism_po.html
http://eventos.cancaonova.com/cobertura/o-exorcismo-segundo-o-catecismo-da-igreja/
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/o-que-e-a-possessao-diabolica.html
http://cleofas.com.br/o-que-diz-o-catecismo-da-igreja-sobre-exorcismo/
http://arcanjomiguel.net/oracao_libertacao_exorcismo.html
http://arcanjomiguel.net/oracao_luta_espiritual_pe_baia.html
http://arcanjomiguel.net/oracao_renuncia_sacramento.html

11 comentários:

  1. É verdade que a oração de liberação tem o mesmo efeito do oxorcismo solene.né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não, as duas têm o poder de afastar demônios, mas cada uma tem especificidades próprias.
      A oração de libertação qualquer católico leigo pode fazer e tem excelentes resultados. Pode-se rezar sempre que quiser.
      O exorcismo solene só é realizado em casos "graves" ( digamos assim). O possesso deve ter passado por exames médicos, psicológicos, etc. E o ritual só pode ser realizado com autorização do Bispo local e, de preferência, por um padre exorcista escolhido pelo Bispo. Nem todos os padres estão aptos para tal ou não têm preparação para isso ou não gostam de fazer. São casos raros os de possessão demoníaca real. Na maioria, as pessoas somatizam experiências negativas da vida, adoecem psicologicamente, isso pode se manifestar em fenômenos parapsicológicos reais, mas , na verdade, é o eu inconsciente da própria pessoa se manifestando. Por isso, a Igreja pede para sermos prudentes, fazer exames médicos e psicológicos e só no fim, em último caso, usar o ritual do Exorcismo solene. Desconfie sempre dessas manifestações de possessão em tv, histerismos gospel, etc. Nossa mente tem muito poder também.

      Excluir
  2. podemos rezar o exorcismo de papa leao xiii sozinho para nos mesmos como uso particular se acharmos que estamos sofrendo um ataque do maliguino ???

    ResponderExcluir
  3. No Brasil não tem padres exorcistas em alguma diocese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada diocese, normalmente, tem um padre responsável por exorcismo. Você deve buscar o Bispo ou Arcebispo e ele providenciará.

      Excluir
    2. como sei se há um exorcista na minha diocese e se tiver,como saberei quem é?

      Excluir
    3. como saberei se há um exorcista na minha diocese e se tiver como saberei quem é?

      Excluir
    4. Você precisa conversar com seu pároco ou bispo.

      Excluir
  4. uma destas orações e falsa foi inventada :oração de renuncia de todo o mal. Totalmente falsa vai ser reportada a quem de direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual oração não é inventada?

      Desconheço o autor, mas essa oração consta em alguns livros católico de oração ( Orações de poder, etc.), que se vende em livrarias católicas.

      Ainda que não constasse em livros de oração, não vejo nada demais nessa oração.

      É uma oração feita por católicos para católicos, renunciando às outras crenças, possíveis espíritos de outras religiões, e reafirmando sua fé.

      Excluir