sábado, 18 de julho de 2015

DAR VIVAS AOS SANTOS NA BÍBLIA. VIVA !!! HONRÁ-LOS, RESPEITÁ-LOS.


Viva é  uma exclamação de aplauso ou felicitação. Exprime aplauso, alegria, felicitação.
Na Bíblia, o povo dava viva ao seus reis, os ungidos, assim como damos aos Santos,  ungidos pelo batismo:

Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei! 1 Samuel 10:24

E sucedeu que, chegando Husai, o arquita, amigo de Davi, a Absalão, disse Husai a Absalão: Viva o rei, viva o rei! 2 Samuel 16:16

Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre. 1 Reis 1:31

E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão! 1 Reis 1:34

E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão! 1 Reis 1:39



Então Joiada fez sair o filho do rei, e lhe pôs a coroa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram, e bateram as palmas, e disseram: Viva o rei! 2 Reis 11:12



Então tiraram para fora ao filho do rei, e lhe puseram a coroa; deram-lhe o testemunho, e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram, e disseram: Viva o rei! 2 Crônicas 23:11




Alguns que se dizem cristãos acham que os Santos não merecem nosso respeito, afirmando que louvar os Santos é esquecer Jesus. Ignoram que a Bíblia diz que devemos respeitar os servos do Senhor e que todo louvor dado a um Santo se dirige a Deus que o fez, pois tudo o que o Santo é ou fez, é ou fez por Jesus e para a glória de Jesus.






As imagens são representações dos Santos permitidas pela Bíblia (Êxodo 25:18; Êxodo 37:7;  2 Crônicas 3:10; Ezequiel 41:18-19)
Ao olhar as imagens direcionamos a mente a Deus por meio dos Santos e Anjos. (Números 21:9)
Deus proibiu ídolos (imagens de deuses) e mandou fazer imagens de Anjos e da Serpente para ajudar o povo a orar.



A Bíblia diz que devemos respeitar, temer e honrar os Santos:


Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.
1 Crônicas 16:22


Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.
Salmos 105:15

E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
 1 Samuel 24:6


 E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?
I Samuel 26,9

E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor? 
2 Samuel 1:14

Então respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isto, havendo amaldiçoado ao ungido do Senhor?
 2 Samuel 19:21


E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão! 1 Reis 1:39


Então tiraram para fora ao filho do rei, e lhe puseram a coroa; deram-lhe o testemunho, e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram, e disseram: Viva o rei! 2 Crônicas 23:11


Devemos honrar os Santos:

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 
2 Timóteo 2,21

Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha. Provérbios 3:35

Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mateus 15:4


Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Marcos 10:19

Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento. Êxodo 28:40

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 1 Timóteo 5:17

E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. Mateus 13:57


Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
 1 Timóteo 6:1

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus. Deuteronômio 5:16


Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:32







Devemos honrar os Santos porque tudo fizeram por Jesus:

Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra;
Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço.
Filipenses 2:29,30


São Paulo diz que Jesus é digno de maior glória que Moisés, ou seja, Moisés é digno de louvor, mas é lovado como Santo e Jesus é louvado como Deus Salvador:

Porque ele (Jesus) é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
Hebreus 3:3

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:5,6


Devem ser louvados (elogiados) pelo exemplo de vida, pois o louvor dado a eles se direciona a Deus e só a Deus se direciona todo louvor, mesmo o dado aos Santos:

Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda. Eclesiastes 4:2

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desprezo. Provérbios 12:8

Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios. Provérbios 27:2


Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Provérbios 31:28

Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 1 Pedro 2:14


Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. Cânticos 6:9

Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. Isaías 52:13

Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Sofonias 3:19

Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor. Sofonias 3:20

Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Gênesis 49:3


E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11


Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Romanos 13:3

Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1 Coríntios 11:22

Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 1 Coríntios 11:17


E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. 1 Coríntios 11:2



E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho está espalhado em todas as igrejas. 2 Coríntios 8:18


Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 2 Coríntios 12:11



Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos, 2 Coríntios 9:3


Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? 2 Coríntios 3:1


Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 2 Coríntios 7:4


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8






É Deus quem faz os Santos e todo louvor dado a eles se direciona a Deus:

Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar. João 13:32

E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo. Josué 3:7

Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Efésios 1:12

Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11



Os Santos não precisam de nosso louvor, somos nós que precisamos ver seus exemplos. Os Santos esperam o louvor de Deus:

Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. 1 Coríntios 4:5

Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. 1 Coríntios 1:31

Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva. 2 Coríntios 10:18


Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento. 2 Coríntios 10:12

Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 2 Coríntios 10:17

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Coríntios 12:7











Nenhum comentário:

Postar um comentário