domingo, 19 de julho de 2015

DE SANTA ANA DESCENDE CRISTO (Romanos 9,4-5)


De Santa Ana e São Joaquim  "descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém." "Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas e os patriarcas;"(Romanos 9,4-5).





 Bem-aventurados os olhos de Santa Ana e São Joaquim e  ditosos os seus  ouvidos, porque ouviram!
 Porque muitos profetas e justos desejaram ver o que eles viram e ouvir o que ouviram  (Mateus 13, 16-17) .

Foram eles a raiz de Jessé proclamada por Isaías de onde saiu Maria a qual nos deu  Jesus, o descendente de Davi, que reinará sobre os povos".(Isaías 11,1 ; Romanos 15,12).
A memória desses justos alcança bênçãos (Provérbios 10,7) , por isso seus nomes vivem de século em século e os povos proclamam a sabedoria deles,e a Igreja canta seus louvores (Eclesiástico 44,14-15), pois foram os pais da Virgem Maria e a educaram, preparando-a como digna morada para o Senhor.













A Virgem Maria ouvia "a instrução de seu pai e não desprezava o ensino de sua mãe" (Provérbios 1,8; 6,20), guardando no coração "o ensino dos sábios, fonte de vida, que afasta o homem das armadilhas da morte" ( Provérbios 13,14).  









Santa Ana nos lembra a história de outra Ana, a mãe do Profeta Samuel, que também era estéril, mas após orar e confiar em Deus recebe a graça de conceber um filho (I Samuel 1,1-28). 

Santa Ana concebeu uma filha, a filha de Sião, que foi feita habitação de Deus (Zacarias 2,10) a Virgem prometida que deu à luz ( Isaías 7,14; Miquéias 5,3) ao Emanuel, o Deus Conosco.

Santa Ana concebeu aquela que está coroada de doze estrelas, vestida de sol e com a lua debaixo de seus pés,a Mãe do rei que regerá o mundo com cetro de ferro (Apocalipse 12)

Santa Ana deve ter orado como a Mãe do Profeta Samuel:
"Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida"
1 Samuel 1,11

Diferente da outra Ana, nossa Santa teve uma menina, que também foi apresentada e dediacada ao Templo, mas que depois se tornou ela mesma o Templo e a Habitação de Deus (Lucas 1,35; Zacarias 2:10).

 Se o Senhor Deus concedeu o pedido de Santa Ana, num momento de grande angústia e tristeza, também pode conceder os pedidos do nosso coração. 

Se as orações dessa serva foi aceita uma vez e, hoje, ela é avó de Jesus, imagine quantas graças ela não nos pode alcançar por sua intercessão, pois mesmo depois de morta ela ainda fala (Hebreus 11,4), pois foi uma Mulher de fé, que temeu o Senhor, por isso é digna de ser louvada  (Provérbios 31,30).



















A fé na intercessão de Santa Ana e São Joaquim ficou gravada no coração do Cristianismo (2 Coríntios 3,2)
 na Tradição católica que nos foi ensinada  "quer de viva voz, quer por carta" (II Tessalonicenses 2,15) pelos Apóstolos e primeiros cristãos.

 A vida desses Servos de Deus está no Proto-Evangelho de Tiago, um evangelho apócrifo, não inspirado, mas considerado confiável pelos primeiros cristãos.


Santa Ana e São Joaquim, 
confio a vocês a conversão de meus familiares.
 Assim como pela oração vocês conseguiram de Deus um filha, e fostes abençoados com a graça de ter o Salvador do mundo como neto, alcançem para cada um deles as graças necessárias para enxergarem a verdadeira fé e caminho; a coragem para abandonarem todas suas concepções e se refazerem; a proteção de terem ao lado anjos e amigos que os estimule a trilhar os passos em direção a Cristo e a aceitação para tomarem a Cruz do Senhor.



Santa Ana e São Joaquim, 
alcançem de Deus a graça do fervor,
 da piedade e devoção para a comunidade onde moro. 
Que a festa de vocês seja um momento de conversão e de crescimento espiritual para todos. 
Que aumente a união, a qualidade e o número de fiéis e que nossa fé católica e apostólica possa contagiar a todos. 
Livrai-nos da desunião, das intrigas, 
da maledicência e de todos os males que possam atrapalhar a conversão e a salvação das almas.
Alcançem de Deus milagres, graças e bênçãos
 para todos que forem para a Igreja 
e que a procissão como toda a festa 
seja bem organizada e participativa.
Tudo para honra e glória 
da Santíssima Trindade de um só Deus.
Mãe de Deus, orai por nós!
Santa Ana, orai por nós!
São Joaquim, orai por nós!
Amém.   




"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, 

e os pais são o orgulho dos seus filhos."





Nenhum comentário:

Postar um comentário