terça-feira, 7 de julho de 2015

POR QUE CATÓLICOS TÊM TANTOS SANTOS? BÍBLIA ( Efésios 3,15 - família nos céus )


São Paulo nos diz que temos uma família no céu, por isso temos muitos Santos:

"Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,"
Efésios 3,14,15


São Paulo também nos diz que os cristãos batizados se aproximaram de uma Igreja que está na terra e no céu, ou seja, não existe Igreja sem os Santos, os espíritos dos justos inscritos nos céus:

"Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel."
Hebreus 12,22-24





Como nos diz a Bíblia é uma multidão que não se pode contar, de todos os povos e línguas:

"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; "
Apocalipse 7,9


 E para nós, católicos, isso é muito bom, pois os nossos Santos estão dia e noite diante do trono de Deus e são nossos intercessores:

"Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra."
Apocalipse 7,15









"E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro (SANTOS) anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."
Apocalipse 5,8












 Quanto mais intercessores temos nos céus, mas as graças de Deus vêm até nós, pois Deus não escuta os pecadores (João 9,31), mas os justos. Nada melhor que termos uma forçinha ao nosso lado, as orações de um amigo santo pedindo por nós (Tiago 5,16), pois as orações dos Santos nos dão proteção, salvação e milagres:

"Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
Filipenses 1,19

Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;
2 Tessalonicenses 1,11

3 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;
Colossenses 4,3


No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
2 Tessalonicenses 3,1,2


Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.
2 Coríntios 1,11

 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6,8







E assim como há anjos responsáveis por cada igreja, nação (Daniel 10,18-22;11,1), por aspectos da natureza (Apocalipse 7,1-3), com missões específicas, etc. 

Os Santos, semelhantes aos anjos (Mateus 22,30; Isaías 62,6-7;Apocalipse 8,2-4),pois já ressuscitaram pelo batismo ( Colossenses 2,12; 3,1) cumprem o mesmo papel (Apocalipse 5,8) e são invocados como protetores (Daniel 12,1; Apocalipse 2,1), vigias, guardas, sentinelas (Isaías 62,6-7) para que intercedam por assuntos específicos relacionados a algo de suas vidas, pois a obra dos Santos os segue (Apocalipse 14,13). 

Assim como os Santos Abraão , Moisés  e Elias  acompanhavam a vida de Jesus, interessados na história da salvação. (João 8,56; João 5,45; Lucas 9,28-31; Lucas 11,30-32; Lucas 22,28-30;).

Nossos Santos também nos acompanham como uma nuvem de testemunhas (Hebreus 12,1)  interessados para que completemos o número dos que devem ser salvos (Apocalipse 6,8-11).

 Os Santos não cessam de interceder pela salvação dos homens (Lucas 16,22-31; Apocalipse 5,8; 6,9-11), pois estão vivos para Deus (Lucas 22,28-30) e mesmo depois de mortos ainda falam, como o Santo Abel (Hebreus 11,4). 

É uma pena que nem todos creem na comunhão dos Santos, mas os primeiros cristãos da única Igreja fundada por Cristo, a Igeja Católica, que vem desde o início (Mateus 16,18;18,17; Efésios 4,5)  sempre professou esta fé, como nos relatam cartas e testemunhos dos cristãos dos primeiros séculos da Igreja.

Felizes somos nós que temos os Santos, grandes exemplos e intercessores! 

Os protestantes nos criticam, mas vivem correndo atrás dos pastores ou algum irmão para pedir oração. Enquanto eles correm atrás de homens que ainda vivem e pecam, nós vamos atrás de homens que estão diante de Deus e já não pecam, pois vivem para Deus no céu.

As imagens de nossos Santos e Anjos são bíblicas feitas para nos recordarmos de suas vidas e exemplos e a Bíblia diz que Salomão também fez imagens de Anjos  e figuras para o Templo:

E estes foram os fundamentos que Salomão pôs para edificar a casa de Deus... revestiu, com ouro, as traves, os umbrais, as suas paredes e as suas portas; e lavrou querubins nas paredes.

2 Crônicas 3,3-7

Também fez na casa do lugar santíssimo dois querubins de obra móvel, e cobriu-os de ouro. 
2 Crônicas 3,10


Então me levou ao templo...E foi feito com querubins (Anjos) e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
A saber: um rosto de homem... e um rosto de leãozinho... assim foi feito por toda a casa em redor.

Ezequiel 41,1.18,19

Deus quem mandou fazer imagens de Anjos e da Serpente para ajudar o povo na oração: 

Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
 Êxodo 25,18


E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. 
Números 21,8

Assim, fazemos cruzes, imagens, pinturas, desenhos, etc, para nos ajudar a lembrar de pessoas, acontecimentos santos, de histórias bíblicas, da igreja, e direcionar nossa mente em oração.













Nenhum comentário:

Postar um comentário