sexta-feira, 9 de outubro de 2015

APARECIDA, SÍMBOLO DA VERDADEIRA FÉ CRISTÃ NO BRASIL


Aparecida é o símbolo da verdadeira fé cristã.

A Virgem Aparecida não veio para os ricos, mas veio ajudar os pobres, os pescadores que precisavam de peixes.

A Virgem Aparecida não veio pedir dinheiro como vemos em algumas igrejas que se dizem cristãs, ela veio pedir nossa fé em seu Filho.

A Virgem Aparecida não pediu dízimo de seus fiéis, mas pediu nosso amor e o dízimo dá quem pode como demonstração desse afeto e consciência de colaboração com a Igreja que acolhe todos.

A Virgem Aparecida não promete felicidades se damos o dízimo, mas nos convida a rezar o terço, que começa pela Cruz. A Cruz que devemos carregar todos os dias seguindo Jesus, como Ele nos pediu.


A Virgem Aparecida não vem na cor da elite brasileira, mas vem na cor dos mais sofridos, marginalizados, para nos mostrar que devemos ter mais atenção em nosso país com aqueles que mais precisam. 

Ela não exclui a elite, mas a chama à reflexão, a questiona, denuncia seu egoísmo, a falta de amor à justiça de uma grande parcela de nossa sociedade.









A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede quarenta centímetros de altura.  A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. 






É feita do barro, da terra, mostrando que somos filhos desta terra, falando-nos do amor e respeito que devemos ter pela natureza e por este país. 

A Virgem Maria é a Mãe da fé e da Igreja que se fez presente desde o início desta nação, a Terra de Santa Cruz, o Brasil.

Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.

Sua aparição nos mostra que a verdadeira fé nos leva a fazer sacrifícios,a perder a cabeça. 


Ao mesmo tempo, nos fala da necessidade de sair do fundo do rio de nossas fraquezas, de emergir, de lutar, de vencer. 

Ela nos dá o exemplo ao sair do fundo do rio, mostrando-nos que a fé deve nos levar a sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro, deve nos fazer sair de nossa depressão, vencer a lama do pecado,  nos jogar na rede do amor e da entrega aos planos de Deus.

A cor de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos. 

Essa cor nos fala de uma maioria excluída em nossa sociedade, a cor de muitos rostos brasileiros que não aparecem na televisão, em ambientes luxuosos, nem desfilam em passarelas.

A Virgem nos fala que o Evangelho de Cristo veio para os fracos, pois "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes." (1 Coríntios 1:27).

A Virgem Aparecida em sua aparência de fraqueza nos lembra que "a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem." (1 Coríntios 1:25).






A forma sorridente dos lábios com o queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha, nos lembra que a fé em Cristo nos faz mais alegres e não tristes, que a verdadeira fé nos traz alegria de viver:

Alegrem-se sempre. 
1 Tessalonicenses 5:16

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. 
Romanos 12:12

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Filipenses 4:4

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
Tiago 1:2





O penteado e flores nos cabelos em relevo com broche de três pérolas na testa e porte corporal empinado para trás, nos recorda que a fé verdadeira nos embeleza, nos dá auto estima, faz-nos pessoas melhores, nos enriquece.

 Mas a beleza ou riqueza da verdadeira fé não é ter dinheiro, é praticar o bem, o amor: 

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. 
Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. "
1 Pedro 3:3- 4

A Imagem de Aparecida é o símbolo da verdadeira fé cristã, da única cristã totalmente perfeita que nos exorta a seguirmos seu Filho, nos convida a sermos Igreja voltada para o povo, como o povo e pelo povo e não uma igreja voltada para os ricos, o sucesso e a prosperidade como vemos milhares por aí. 

O Evangelho de Cristo não promete felicidades, riquezas ou prosperidade neste mundo, mas no outro.

Que São Francisco nos traga o verdadeiro Evangelho e o amor à pobreza aos nossos corações. 

A Pobreza que é humildade, simplicidade, entrega total a Deus, dizer não às ambições, aos desejos impuros, à cobiça, ao desejo de ser o centro das atenções, ao orgulho, à vaidade.





Salve, Virgem Maria,
Mãe e Senhora Aparecida,
nossa Padroeira e Alegria
Rogai por nós ao Cristo,
 Caminho, Verdade e Vida!





Um comentário:

  1. rosemeire,


    Êxodo (25, 18-22):
    Farás dois querubins de ouro (DEUS MANDOU FAZER IMAGENS); e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro,
    19. fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa.
    20. Terão esses querubins (IMAGENS) suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada.
    21. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der.
    22. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins (DEUS FALAVA EM CIMA DE IMAGENS DIANTE DAS QUAIS MOISÉS SE AJOELHAVA) que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.”

    ResponderExcluir