terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A MÃO PODEROSA - DEVOÇÃO MEXICANA



Estava pesquisando algums imagens de Santos e econtrei a representação da Mão Poderosa ( la Mano Poderosa).

Image result for la mano poderosa



Fiquei curioso para entender essa iconografia, que me pareceu bem estranha. No centro da pintura está a mão chagada do Cristo crucificado. Na parte lateral, estão alguns símbolos da paixão:  a lança com a esponja embebida em fel, o açoite da flagelação, o martelo, os cravos, a cruz, a coroa de espinhos.

        Na parte superior do quadro, que sempre é alusiva ao céu, está pintada a sagrada família. O menino Jesus carregando o mundo, ladeado pela Virgem Maria e por S. José, ao lado dos quais estão Santa Ana e São Joaquim, os pais da Virgem Maria.

 Encontrei algumas variações na qual Jesus está no centro e Deus Pai acima, ou  temos a representação do cálice com sete cordeiros simbolizando o sangue de Cristo na Missa e os sete sacramentos da Igreja.  Entre outras representações diferentes. 



Image result for la mano poderosa

"Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? "
                                  1 Coríntios 10,16


Image result for la mano poderosa

Aqui, temos o Espírito Santo acima  e da chaga de Cristo, ao centro, brota a fonte dos Sete Sacramentos da Igreja.

"escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas. "
                                          1 São Pedro 1,2

Pelo que entendi, lendo alguns sites em espanhol,  esta representação não é bem aceita pela Igreja no México por causa do sincretismo religioso daquele povo.  Apesar disso, esse símbolo estranho nos remete ao centro da fé, que é o mistério do sacrifício de Cristo na Missa, em seu corpo e sangue.

Mas achei duas orações lindas sobre a A Mão Poderosa e muitos recebem graças por meio dela:



"e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. "
Colossenses 1,20

ORAÇÃO:

Casa de Jerusalém,
onde Cristo entrou, o mal logo saiu
entrando, rapidamente, o Bem.
Peço a Jesus:
que o mal se vá de .......
(Seu nome ou  outra pessoa )
e venha o  bem e a cura para (mim/ ele /ela)
por esta santa oração
e por Cristo, nosso Senhor.
(Dizer com muita fé e esperança o desejo difícil que você quer alcançar,)

Aqui eu venho com a fé de uma alma cristã,
para buscar a sua misericórdia
em tal situação angustiante para mim.

Não me abandone,
e  a porta que se quer abrir no meu caminho,
seja a tua mão poderosa que a feche ­l
para não entrar nela, se não me convém,
ou deixe­-me aberta
 se me trouxer a paz de espírito
que tanto  desejo.

A teus pés Deixo esta súplica,
que te faz uma alma abatida
de tanto sofrimento,
que não pode combater
se a tua poderosa mão não intervir.

Meu Deus, perdoa os erros
que eu fiz durante nesta existência,
os quais trago em tua presença;
dá-­me forças para suportar
a amargura da vida,
a amargura da minha vida.

(Ore três Pai-­Nossos e três Glorias.)

Faça essa oração quinze dias seguidos.
Oito dias depois que se faz esta oração
se obtém o que se pede
por mais difícil que seja,
mas você tem que fazer 15 dias.
Acenda uma vela branca no primeiro e no último dia.



Image result for la mano poderosa

ORAÇÃO DA MÃO PODEROSA:

         Aqui venho Senhor com fé de uma alma cristã à procura de Vossa misericórdia em situação bem angustiosa para mim.


         Peço-vos, que não me desampareis e que as portas que quiseram abrir em meu caminho para entrar saúde, a fortuna e a paz, não seja a Vossa Mão Poderosa que a feche.


         A Vossa Mão Poderosa faça entrar em minha casa, paz, saúde, sossego e tranqüilidade que tanto necessito e anseio para mim e todos os meus familiares.


         Atrás desse quadro de Vossa Mão Poderosa deixo eternamente essas súplicas e com todo o empenho Vos peço e rogo com o coração cheio de confiança de ser atendida.


         (Faz-se o pedido).



"Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz,
 temos comunhão uns com os outros, 
e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
 1 São João 1,7

“La Mano Ponderosa/The Powerful Hand”  (courtesy Colonial Arts):

FONTES:
http://vamonosalbable.blogspot.com.br/2011/01/la-mano-poderosa-un-nuevo-encuentro-con.html
http://hispanismo.org/simbologia-y-heraldica/18968-imagen-de-la-mano-que-lleva-santos.html
http://www.oracionesmilagrosasypoderosas.com/2014/10/mano-poderosa-oracion-para-conseguir-un.html
http://maopoderosa.blogspot.com.br/
https://br.pinterest.com/pin/281123201720147235/

16 comentários:

  1. Estava justamente procurando uma oração forte que tocasse o meu coração Achei A Oração da Mão Poderosa e tenho a rezado todos os dias com tamanha fé que já visualizo a graça Hoje estou no 5° dia. Amém

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, conheço essa imagem desde criança (hoje, tenho 40 anos), agora procurei por ela e a encobtrei com a oração. aqui.

    ResponderExcluir
  3. Esta oração é forticima acreditem

    ResponderExcluir
  4. Esta oração é fortíssima acreditem

    ResponderExcluir

  5. Casa de Jerusalém,
    onde Cristo entrou, o mal logo saiu
    entrando, rapidamente, o Bem.
    Peço a Jesus:
    que o mal se vá de .......
    (Seu nome ou outra pessoa )
    e venha o bem e a cura para (mim/ ele /ela)
    por esta santa oração
    e por Cristo, nosso Senhor.
    (Dizer com muita fé e esperança o desejo difícil que você quer alcançar,)

    Aqui eu venho com a fé de uma alma cristã,
    para buscar a sua misericórdia
    em tal situação angustiante para mim.

    Não me abandone,
    e a porta que se quer abrir no meu caminho,
    seja a tua mão poderosa que a feche ­l
    para não entrar nela, se não me convém,
    ou deixe­-me aberta
    se me trouxer a paz de espírito
    que tanto desejo.

    A teus pés Deixo esta súplica,
    que te faz uma alma abatida
    de tanto sofrimento,
    que não pode combater
    se a tua poderosa mão não intervir.

    Meu Deus, perdoa os erros
    que eu fiz durante nesta existência,
    os quais trago em tua presença;
    dá-­me forças para suportar
    a amargura da vida,
    a amargura da minha vida.

    (Ore três Pai-­Nossos e três Glorias.)

    Faça essa oração quinze dias seguidos.
    Oito dias depois que se faz esta oração
    se obtém o que se pede
    por mais difícil que seja,
    mas você tem que fazer 15 dias.
    Acenda uma vela branca no primeiro e no último dia.

    ResponderExcluir
  6. Conheci uma senhora que tinha devoção com a mão poderosa.E uma oração muito forte.

    ResponderExcluir
  7. Que a mão poderosa estenda sobre o meu sobrinho Mateus

    ResponderExcluir
  8. Conheço essa imagem e oração da santa mão poderosa desde criança há 45 anos com a minha vó que a fazia. Resolvi procurar depois de um sonho que tive. E achei. Fiquei muito feliz iniciei a oração hoje. Amém Senhor!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou passando por uma situação financeira muito difícil e estou fazendo essa oração para a mão de poderosa de Jesus me ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Recebi da minha mãe manuscrita a oração das mãos poderosas de Jesus para alcançar algo difícil. Faço todos os dias há três anos e creio conseguir minha vitória pelas bençãos das mãos poderosas de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe, tem o quadro e a oração à muito tempo, alcançamos muitos milagres, A santa mão poderosa, rogai por nós.

    ResponderExcluir