quarta-feira, 29 de março de 2017

A AVÓ, A BISAVÓ E A TIA AVÓ DE JESUS



  • SANTA EMERENCIA ou EMERENCIANA - AVÓ DE MARIA E BISAVÓ DE JESUS







Santa Emerenciana no alto, Nossa Senhora com o Menino Jesus ao lado de Santa Ana, sua Mãe.


Segundo os evangelhos apócrifos, Ana era filha de um judeu nômade chamado Akar, da tribo de Levi, e de Santa Emerenciana. O casal Akar e Emerenciana teve além de Ana outra filha: Santa Esméria (ou Sobe), mãe de Santa Isabel e avó de João Batista. 

Por isso Maria e Isabel eram primas (Lc 1,36). José de Arimatéia era seu tio materno. Algumas tradições afirmam que os nomes dos pais de Santa Ana eram Estolano e Emerenciana, outros afirmam que era Akar e Maria.


Havia três irmãs de Belém , filhas de Matã ou Fanuel, o sacerdote, outros dão o nome de Akar, e Maria, sua esposa, sob o reinado de Cleópatra e Sosipatrus, antes do reinado de Herodes , o filho de Antípatro :


  • a mais velha era Maria, 
  • a segunda foi Sobe (conhecida também por Esméria), 
  • o nome da mais nova era  Ana.




  • A irmã mais velha (Maria) casou-se em Belém, teve por filha Salomé, a parteira; 

  • (Esméria) Sobe se casou em Belém, e foi a mãe de Santa Isabel, que foi mãe de São João Batista ; 

  • Por fim, a terceira (Ana) casou na Galiléia , e trouxe à luz Maria, mãe de Cristo.



No lado esquerdo, São Joaquim, Santa Ana, a Virgem e o Menino.
No lado direito, Santa Emerenciana ou Emerencia e seu marido Estolano, pais de Santa Ana e bisavós de Jesus.








  • SANTA ESMERIA - IRMÃ DA AVÓ (TIA AVÓ) DE JESUS - TIA DE NOSSA SENHORA -  MÃE DE SANTA ISABEL E AVÓ DE SÃO JOÃO BATISTA


De acordo com Santo Hipólito de Roma (c. 170-c. 236),  Esmeria ou Sobe foi a primeira filha de Fanuel Sumo Sacerdote e sua esposa Maria ou chamada de Emerencia, e a irmã mais velha de Santa Ana. 


Santa Esmeria era a avó de João Batista. 
Santa Ana era a avó de Jesus.

"Em alguns hagiografias do final do século XV,  Santa Emerencia é descrita como a mãe de Santa Ana, e ela tinha uma irmã chamada Esmeria."
Essa genealogia que circulou na Idade Média, diz que a irmã de Santa Ana foi Hismeria ou Esmeria (não Sobe). Ela era a mãe de Santa Isabel e avó de João Batista. Esmeria também era a mãe de Eliud, que por sua vez foi o avô de São Servácio.

Esmeria, também conhecido como Sovin ou Sobe , era a mãe de Santa Isabel e uma irmã de Santa Ana, a mãe de Maria, mãe de Jesus , de acordo com fontes medievais bizantinas fontes.

A Bíblia registra apenas que Isabel como uma descendente de Arão, e uma prima (ou parente) de Maria .  O nome de Sobe aparece pela primeira vez nos escritos de volta do século 8 por Hipólito de Tebas , André de Creta , e Epifânio Monachus ,  e mais tarde em Nicéforo Calisto e Andronicus . 


Todos recontam essencialmente a mesma passagem, dada por estes dois últimos como se segue:

Havia três irmãs de Belém , filhas de Matã ou Fanuel, o sacerdote, e Maria ou Emerencia, sua esposa, sob o reinado de Cleópatra e Sosipatrus, antes do reinado de Herodes , o filho de Antípatro : a mais velha era Maria, a segunda foi Sobe, o nome da mais nova era  Ana. A irmã mais velha casou-se em Belém, teve por filha Salomé, a parteira; Sobe se casou em Belém, e foi a mãe de Santa Isabel, que foi mãe de São João Batista ; Por fim, a terceira casou na Galiléia , e trouxe à luz Maria, mãe de Cristo.






Acima, no lado esquerdo, temos Santa maria Salomé com seus dois filhos, em pé Zebedeu, seu marido, e ao lado dele, Santa Esméria com Eliud, seu filho, irmão de Santa Isabel, e bisavô de Saõa Servácio. Santa Esméria era irmã de Santa Ana, avó de São João Batista e Tia Avó de Jesus.




OUTRAS TRADIÇÕES: OS TRÊS CASAMENTOS DE SANTA ANA


De acordo com outra tradição, Santa Ana teria ficado viúva e se casado três vezes. 

  • A primeira, com Joaquim de quem teve Maria, a Mãe de Jesus
  • Depois com Cléofas de quem teve Maria de Cléofas
  •  e por último com Salomé de quem nasceu Maria Salomé. Por isso, em muitas imagens os três maridos são retratados acima dela.
Ao lado direito, temos Maria de Cléofas, esposa de Alfeu, com os irmaõs do Senhor, João, Tiago, Judas e José, e em pé Santa Isabel com São João Batista menino e Zacarias ao lado.

10 comentários:

  1. A familia sagrada de jesus é realmente muito maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. A familia sagrada de yeshua,jesus,era realmente uma familia divina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divina no sentido de maravilhosa. Divino, no sentido de Deus, só Cristo, o Espírito Santo e o Pai, Deus em três pessoas. Santíssima é Maria e Sagrada sua Família.

      Excluir
  3. Sou católico e amo estudar os documentos da igreja de jesus Cristo, São histórias reais

    ResponderExcluir
  4. Pues yo sigo la genealogia que dejo ana catalina emmerick

    ResponderExcluir
  5. Se eram da tribo de Levi Jesus tbm era

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia, José era da tribo de Davi, por isso Jesus era filho de Davi.
      Alguns estudiosos defendem que a Virgem Maria também era.
      Os textos apócrifos não são considerados como textos sagrados ou históricos. São apenas textos edificantes.

      Excluir
    2. Nenhum católico é obrigado a acreditar em textos apócrifos ou em Santos apócrifos. O católico só é obrigado a crer nos dogmas oficiais da Igreja. As histórias ou lendas apócrifas pertencem à fé popular e não são proibidas pela Igreja desde que não preguem alguma doutrina herética.

      Excluir
  6. Caros irmãos, isso não impede de termos um conhecimento sobre a evolução histórica da genealogia de Jesus. O teor desse texto, torna-se edificante, em um paralelo onde a análise vamos descobrir o que compete e o que não compete com a nossa fé. E quando fala que os antecessores de Jesus são da tribo de Levi é uma afirmativa, que Jesus vem da família de rei e sacerdotes uma família separada.

    ResponderExcluir
  7. O filho de Maria, filha de Anna , foi chamado Emmanuel , ungido ( Cristo ) em óleo por Zacarias, para ser o salvador do povo de Israel ,sem rei por descendência...

    ResponderExcluir