segunda-feira, 1 de maio de 2017

SANTA MAFALDA (DE PORTUGAL) - RAINHA E MONJA - 02 DE MAIO

Image result for santa mafalda



Santa Mafalda de Portugal ou Mafalda Sanches (1195/1196 a 1/2 de maio de 1256 em Tuias), era filha de D. Sancho I, Rei de Portugal e de Dulce de Aragão, recebeu em herança o nome de sua avó, a Rainha Mafalda de Sabóia, casada com o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.


Enganosa é a beleza e vã a formosura, 
mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. 
Provérbios 31,30


Image result for santa mafalda INVOCADA


Santa Mafalda era também irmã das Beatas Teresa, rainha de Castela e Leão  e Sancha Sanches.

Teresa, a primogênita, nasceu em 1177. Desde de cedo, muito bem educada, sentiu o chamado à vida religiosa, mas conforme o costume do tempo, acabou sendo dada em casamento com o Rei Afonso e tornou-se Rainha de Lion. Por diversos motivos o casamento foi nulo. Ela voltou pra casa e entrou para a vida religiosa. Afonso não gostou e armou uma guerra contra o pai de Teresa e contra Portugal. Ela, já no convento, consumiu-se na intercessão. Um exemplo a seguir de despojamento e de busca da vontade de Deus.


Sancha: uma jovem que não se casou como acontecera com suas irmãs. Fundou um convento da Ordem Cisterciense em Coimbra, onde viveu as regras com fidelidade até sua morte.

No ano de 1705, as três irmãs portuguesas foram beatificadas.


Image result for santa mafalda milagres
As beatas Teresa e Sancha




SOBRE SANTA MAFALDA:


A sua vocação religiosa afirmou-se bastante cedo, na opção por uma vida retirada nos seus Paços de Alenquer, onde se entregou ao cuidado de enfermos pobres e peregrinos, diretamente ou através dos mendicantes, que protegeu especialmente, mesmo depois da tomada do hábito cisterciense.

Em 1215, celebrou-se o contrato de casamento com seu primo Henrique I de Castela. 


Mafalda e Henrique, porém, eram muito novos. Ambos tinham menos de 14 anos, não se tornaram amigos e nem chegaram a coabitar, apesar de ficarem juridicamente casados durante um ano e morando no mesmo castelo. Indignada com este casamento forçado, a mãe do Rei Henrique fez de tudo para anular o casamento (que, de fato, nem chegou a ser consumado).

Porém, antes que a mãe do rei conseguisse seu intento, um acidente aconteceu e o rei morreu. Logo depois chegou a declaração de nulidade do casamento emitido pela Santa Sé, através do Papa Inocêncio lll. 

No ano de 1217, retorna a Portugal sem que o casamento tivesse se consumado.



Image result for santa mafalda INVOCADA

Brasão da Rainha





Por sua sabedoria e conduta de amor, Mafalda era a favorita de seu pai, Sancho I. Quando este faleceu, deixou a maior parte do reino de Portugal como herança para a princesa Mafalda. Isso, porém, causou divisão no reino. Muitos eram a favor, mas muitos eram contra Mafalda.

Não queriam que as riquezas de Portugal fossem parar nas mãos de uma menina. O irmão de Mafalda, Afonso I, mais velho, temia pelo futuro do país se Mafalda viesse a assumir toda a herança a que tinha direito. E assim, instalou-se a divisão no reino de Portugal.



Image result for santa mafalda milagres




E a princesa, mesmo tão nova, percebeu o grave problema e não pensou em si, mas sim no seu país e no bem dos outros. Ela abriu mão de tudo: muito dinheiro, fortunas, terras, castelos e poder. Mafalda só quis um pouco de dinheiro para distribuir aos pobres e ajudar alguns mosteiros, que precisavam de ajuda. Depois, abraçou sua vocação para a vida religiosa. E o reino de Portugal seguiu seu curso normal.



Image result for santa mafalda milagres

Rainha Santa Mafalda




Com a morte de seu pai D. Sancho I (1211), constava no testamento (do ano de 1210), o pedido para que o Mosteiro de Arouca fosse deixado a sua filha Mafalda. Além desta doação paterna, conseguiu ainda a Santa Rainha, que o seu irmão, agora em posição de Rei Afonso II, lhe concedesse os direitos reais e a jurisdição da Vila de Arouca, as propriedades e rendas de Estarreja e o padroado de diversas igrejas.



Image result for santa mafalda INVOCADA


Mulher virtuosa quem a achará? 
O seu valor muito excede ao de rubis. 
Provérbios 31,10


A princípio, Mafalda ajudava as monjas e os mosteiros. Quando, porém, sua vocação amadureceu e teve idade suficiente, ela entrou para a Ordem de São Bernardo de Claraval, chamada Ordem Cisterciense, mais precisamente no mosteiro de Arouca, em Portugal.


Tendo ainda algumas jóias de muito valor, Mafalda as doou para a reconstrução de povoados vizinhos, para os mais pobres e para os mosteiros da região. Essas doações foram tão importantes e necessárias que o Papa Alexandre IX escreveu uma carta para Santa Mafalda, agradecendo todas as obras que ela tinha feito para ajudar a Igreja e principalmente os povoados e os mais pobres.



Recolhendo-se ao mosteiro de Arouca, após a anulação do casamento com Henrique I em 1217, foi hábil administradora, aumentando os bens fundiários, privilégios e renda da comunidade, revitalizando o mosteiro feminino de Arouca. Como padroeira, substituiu no ano de 1224, a regra de S. Bento pela de São Bernardo (Cister). Viveu no mosteiro entre 1217 e 1256.


Quando Santa Mafalda amadureceu na vida religiosa, foi eleita superiora do mosteiro de Arouca e exerceu esta função por alguns anos. Nesse tempo, por causa de sua grande cultura e sabedoria, ela conseguiu levar as irmãs a uma vida religiosa mais profunda, mais rica e mais de acordo com a regra cisterciense, que prevê um seguimento fiel e incondicional a Cristo vida do cotidiano.


O mosteiro floresceu sob a coordenação de Mafalda e se tornou famoso pela caridade que exercia com os pobres. Depois, quando terminou seu mandato, ela recolheu-se à sua vida simples de freira obediente e de profunda vida de oração.

Morreu aos 90 anos durante uma cobrança de foros e rendas em Rio Tinto, cujos habitantes queriam que D. Mafalda fosse sepultada nessa mesma terra.
Mas em Arouca discordavam, porque era no Mosteiro que ela vivia e na sua igreja deveria repousar o seu corpo para sempre.

Estava a discórdia instalada quando alguém se lembrou de dizer que se pusesse o caixão em cima da mula em que a Infanta costuma viajar e para onde o animal se dirigisse seria o local onde seria sepultada. 
A mula não teve dúvidas e quando chegou à igreja do Mosteiro de Arouca, acercou-se do altar de S. Pedro e aí morreu.






Mosteiro de Arouca


Após a sua morte, logo ganhou fama de santidade. Em 1616 na abertura e exumação de seu túmulo pelo Bispo de Lamego, seu corpo foi encontrado incorrupto, gerando uma onda de fervor religioso. Iniciava-se o processo de beatificação. 

O seu túmulo e datado do Séc. XVIII, e se encontra dentro da capela principal do Mosteiro.


Image result for santa mafalda INVOCADA


A 27 de Junho de 1793 foi beatificada pelo Papa Pio VI, sendo atualmente venerada sob o nome de Rainha Santa Mafalda, cuja festa litúrgica se celebra a 2 de Maio em toda a Igreja Católica e feriado municipal de Arouca em homenagem a sua padroeira.


Por sua atitude em favor da Igreja e dos pobres, e por sua bondade, Mafalda é conhecida em Portugal como a Rainha Santa e amada pelo povo. Ela nos deixa o exemplo de que o que vale nesta vida é cumprirmos nossa missão, realizarmos nossa vocação, fazermos aquilo para o que fomos chamados, cumprir o plano de Deus na nossa vida.





Related image



Oração a Santa Mafalda
Santa Mafalda, tu que nos ensinas a cumprir a vontade de deus em Nossa vida acima de todas as coisas; tu que nos mostras que os bens materiais nada valem se, por causa deles viermos a perder nossas almas, ensina-nos a buscar em nossa vida o cumprimento da Vontade do Pai acima de tudo. Que por sua intercessão se cumpra em nossa vida o plano maravilhoso que o Pai tem para cada um de nós. Ensina-nos a fazer a descobrir vontade do Pai para nós e a cumpri-la todos os dias de nossa vida, pois assim, seremos felizes. Amém




Confessai as vossas culpas uns aos outros,
 e orai uns pelos outros, para que sareis.
 A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
 Tiago 5,16


Image result for santa mafalda teresa sancha


Oração:

Senhor nosso Deus, que inspirastes às Bem-aventuradas Sancha, Mafalda e Teresa a renúncia a todo o esplendor do mundo e as chamastes às núpcias do Cordeiro Celeste, concedei-nos que, livres dos prazeres efémeros da terra, possamos gozar eternamente as alegrias do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espirito Santo. Amém



Image result for santa mafalda milagres



Um dos milagres que lhe é atribuído foi aquando do incêndio que ocorreu nas oficinas do Mosteiro de Arouca, pouco tempo depois da morte de Mafalda. Quando as cistercienses se preparavam para retirar da enfermaria os doentes internados, viram D. Mafalda a apagar as chamas com o sinal da cruz, possibilitando a salvação de todos os que lá estavam .



Related image

Que um outro te louve, 
e não a tua própria boca; 
o estranho, e não os teus lábios. 
Provérbios 27,2


FONTES:
http://portugalglorioso.blogspot.pt/2015/01/lendas-historicas-mula-da-rainha-santa.html
http://ascendensblog.blogspot.com.br/2011/02/rainha-santa-mafalda-1-parte.html
http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2017/04/beata-sancha-de-portugal-princesa-monja.html
http://folcloredearouca.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html
http://santo.cancaonova.com/santo/bem-aventuradas-teresa-mafalda-e-sancha-mulheres-de-oracao/
http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-mafalda/96/102/#c


Nenhum comentário:

Postar um comentário