quarta-feira, 31 de maio de 2017

SÃO FRANCISCO CARACCIOLO - PROTETOR CONTRA PROBLEMAS DE PELE E PELA CONVERSÃO DOS PRESIDIÁRIOS- 04 DE JUNHO







São Francisco Caracciolo Ascânio Caracciolo era um italiano descendente, por parte de mãe, de santo Tomás de Aquino, portanto, como ele, tinha vínculos com a elite da nobreza. Nasceu próximo de Nápoles, na Vila Santa Maria de Chieti, em 13 de outubro de 1563. A família, muito cristã, preparou-o para a vida de negócios e da política, em meio às festas sociais e aos esportes.

Na adolescência, decidiu pela carreira militar. Mas foi acometido por uma doença rara na pele, parecida com a lepra e incurável também, alguns afirmam ter sio uma elefantíase que o desfigurava todo.

 Quando todos os tratamentos se esgotaram, Ascânio rezou com fervor a Deus, pedindo que ele o curasse e prometendo que, se tal graça fosse concedida, entregaria a sua vida somente a seu serviço. Pouco depois a cura aconteceu.








Cumprindo sua determinação, tinha então vinte e dois anos, foi para Nápoles, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Começou seu trabalho junto aos “Padres Brancos da Justiça”, que se dedicavam ao apostolado dos encarcerados, doentes e pobres abandonados.

Entretanto, Deus tinha outros planos para ele. Na organização dos “Padres Brancos” havia um outro sacerdote que tinha exatamente o seu nome: Ascânio Caracciolo, só que era mais velho. 

Certo dia de 1588, o correio cometeu um erro, entregando uma carta endereçada ao Ascânio mais velho para o mais jovem, no caso ele. A carta fora escrita pelo sacerdote João Agostinho Adorno e por Fabrício Caracciolo, abade de Santa Maria Maior de Nápoles. E ambos se dirigiam ao velho Ascânio Caracciolo para pedir que colaborasse com a fundação de uma nova Ordem, a dos “Clérigos Regulares Menores”, dando alguns detalhes sobre o carisma que desejavam implantar.

O jovem Ascânio percebeu que a nova Ordem vinha ao encontro com o que ele procurava e foi conversar com os dois sacerdotes. 







Depois os três se isolaram no mosteiro dos camaldulenses, para rezar, jejuar e pedir a luz do Espírito Santo para a elaboração das Regras. Ao final de quarenta dias, com os regulamentos prontos, Ascânio propôs que fosse incluído um quarto voto, além dos três habituais de pobreza, obediência e castidade: o de não aceitar nenhum posto de hierarquia eclesiástica. O voto foi aceito e incorporado à nova Ordem.

Quando a comunidade contava com doze integrantes, os três foram ao papa Xisto V pedir sua aprovação, concedida no dia 1º de junho de 1588. Um ano depois, Ascânio vestiu o habito dos Clérigos Regulares Menores tomando o nome de Francisco, em homenagem ao santo de Assis, no qual se espelhava.

Eles pretendiam estabelecer-se em Nápoles, mas o papa sugeriu que fossem para a Espanha, região que carecia de novas Ordens. Porém, ao chegarem em Madri, o rei não permitiu a sua fundação. Voltaram para Nápoles. Nessa ocasião morreu Adorno, que era o prepósito-geral da Ordem, tarefa que Francisco Caracciolo assumiu com humildade até morrer.

Fiel ao pedido do papa, não desistiu da Espanha, para onde voltou outras vezes. Entre 1595 e 1598, Francisco fundou, em Valadolid, uma casa de religiosos; em Alcalá, um colégio; e, em Madri, um seminário, no qual foi mestre dos noviços. Mais tarde, retornou para a Casa-mãe em Nápoles, que fora transferida para Santa Maria Maior devido ao seu rápido crescimento.








Foram atividades intensas de que seu corpo frágil logo se ressentiu. Adoeceu durante uma visita aos padres do Oratório da cidade de Agnone e morreu, aos quarenta e quatro anos de idade, em 4 de junho de 1608. 

Três dias após a morte foi feita uma autópsia de seu corpo. Em torno de seu coração, foram encontradas impressas as seguintes palavras: "O zelo da tua casa me devorará!".









Durante a sua estada em Agnona, São Francisco Carcciolo encontrou um jovem levando uma  vida dissoluta. Ele o exortou a se converter para evitar a condenação eterna. O tolo acolheu a exortação com um sorriso superior, zombando da ameaça. Em seguida, São Francisco Caracciolo disse, com olhar severo: "Tudo bem que você zombe de mim, mas peça a misericórdia de Deus ou dentro de uma hora você vai cair nas mãos de sua justiça!" Antes que o tempo previsto, é cumprida a profecia e o jovem mundano caiu morto.

No dia em que morreu, uma hora antes do amanhecer, ele levantou-se e gritou: “Para o Céu” e logo depois faleceu.  

O santo, ao morrer, lembrou-se dos sacerdotes, deixando quase um testamento: "Precioso Sangue do Meu Jesus, você é meu, e em você e com você espero me salvar. Ó sacerdotes, esforcem-se em  celebrar a Missa todos os dias e de enebriar-se por completo desse sangue. " 


Na Bula de canonização foi dito que nada em Francisco Carcciolo era mais doce do que falar sobre Deus, nada era normal que o desejo de amá-lo, porque ele foi chamado o promotor e pregador do amor divino. Nele, o fogo do amor divino era tão grande que até brilhava em seu rosto. 



Distinguiu-se especialmente pelo seu ardente amor pela Eucaristia expressa pela prática da adoração perpétua. 







Foi um promotor da adoração ao Santíssimo.  Diante do Sacramento ficava, às noites,  em adoração, durante a qual, inflamado, derramava copiosas lágrimas.

Para promover o culto da Eucaristia, decidiu que os alunos de sua ordem todos os dias, por sua vez, se revezariam adorando o Santíssimo Sacramento. Esse exercício piedoso escolheu como sua principal característica.

 Ele não se cansava de exortar os sacerdotes a celebrar a missa diária e aos fiéis a receber a comunhão com frequência, e para promover a adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, promovia uma adoração a cada primeiro domingo do mês. Para isso seu bispo em Abruzzo deu-lhe o título de protetor do movimento eucarístico da sua região.

O fervor eucarístico se transformou em entusiasmo para cuidar do próximo.  



São Francisco Caracciolo converte uma prostituta



Em Nápoles, o Santo, era conhecido como o Bom Samaritano "dos subúrbios geográficos e morais". "Tal era a sua preocupação pela  conversão dos pecadores, prostitutas e os condenados à morte  que foi chamado de" caçador de almas ".

 Ele foi diligente em visitar os doentes, ajudar os moribundos, para recolher esmolas para garantir a educação e o casamento de meninas. Foi realmente o "pai dos pobres". Incansável na escuta das confissões, no sentido de tornar a doutrina acessível para as crianças, para pregar as verdades eternas para os fiéis, organizou congregações e foi também  chamado de "o homem bronze." 







Quadro de São Francisco Caracciolo escrevendo a regra de sua Congregação.

Canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.  Em 1838, ele foi escolhido como um dos santos padroeiros de Nápoles , onde seu corpo descansa. 





Igreja de Monteverginella


Ele foi enterrado em Santa Maria Maggiore, mas depois foi transferido para a igreja de Monteverginella . Seu culto em Nápoles atingiu o seu apogeu durante o primeiro terço do século XIX, declinando mais tarde.








 É padroeiro da Associação dos cozinheiros, chefs, italianos, escolhido em 1838. Entre seus numerosos milagres, temos a cura de um aleijado precisamente durante seus funerais, acendendo totalmente a devoção dos napolitanos para com este grande santo.




Relicário de prata de São Francisco Caracciolo




Suas relíquias estão parte em Nápoles e parte em San Lorenzo in Lucina, Roma.








ORAÇÃO CONTRA PROBLEMAS DE PELE:


Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.

Deus Todo Poderoso, que sentis prazer em glorificar os Vossos servidores, eu Vos peço, humildemente, que me socorrais na minha aflição, pela intercessão de São Francisco Caracciolo, que foi curado de uma doença grave na pele, eu vos imploro.

Ouvi a minha prece, Senhor Deus,
 pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Assim seja.

Repetir três vezes:

São Francisco Caracciolo, 
que nunca faltais com o Vosso socorro aos que Vos invocam,
 rogai por nós.


Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.

Deus Todo Poderoso, que sentis prazer em glorificar os Vossos servidores, eu Vos peço, humildemente, que me socorrais na minha aflição, pela intercessão de São Francisco Caracciolo,
 que serviu ao Senhor em adoração e ajudando o próximo.

Ouvi a minha prece, Senhor Deus,
 pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e assim que ficar curado também servirei ao Senhor em adoração 
e nos cuidados ao próximo.

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Assim seja.

Repetir três vezes:

São Francisco Caracciolo, 
que nunca faltais com o Vosso socorro aos que Vos invocam,
 rogai por nós.




ORAÇÃO PELOS PRESIDIÁRIOS E MARGINALIZADOS:

São Francisco Caracciolo, 
peço-vos, pelo amor que tivestes junto aos presidiários,
 que inspire leigos e religiosos para o conforto 
e para a conversão desses homens e mulheres 
que por falta de um berço cristão
 e pelas más companhias tornaram-se criminosos e marginalizados. Que todos os cristãos lembrem-se de orar diariamente por eles 
e por todas as crianças 
e jovens que também se encontram encarcerados. 
Por Cristo Nosso Senhor. 
Amém.



ORAÇÃO:
Senhor, 
pelos méritos de São Francisco Caracciolo, 
nós vos pedimos que nos seja dado
 um coração disponível para servir-Vos
 através de nossos irmãos e da Vossa Igreja, 
sempre na discrição, na humildade e solicitude, 
sem almejar nossos próprios interesses.
Amém!





FONTES:
http://www.fatima.pe/articulo-948-san-francisco-caracciolo
http://leyendasdesevilla.blogspot.com.br/2013/01/iglesia-de-santa-cruz-iii-y-final-nave.html
http://www.fatima.pe/articulo-948-san-francisco-caracciolo
https://es.wikipedia.org/wiki/Francisco_Caracciolo
https://www.youtube.com/watch?v=aSawWvz-DGA
http://www.padricaracciolini.org/pages/IL%20CORPO%20DI%20SAN%20FRANCESCO%20CARACCIOLO%20NEL%20DUOMO%20DI%20NAPOLI.html
https://gpcentofanti.wordpress.com/2014/06/04/santi-e-beati-memoria-di-oggi-san-francesco-caracciolo-sacerdote/









Nenhum comentário:

Postar um comentário