segunda-feira, 5 de junho de 2017

SANTO ANTÔNIO MARIA GIANELLI - O7 DE JUNHO


Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI




Santo Antônio Maria Gianelli nasceu em Cereta, perto de Chiavari, na Itália, no dia 12 de abril de 1789, ano da Revolução Francesa. A seu modo, foi também um revolucionário, pois sacudiu as instituições da Igreja no período posterior ao “furacão” Napoleão Bonaparte.

Sua família era de camponeses pobres e nesse ambiente humilde aprendeu a caridade,  o espírito de sacrifício, a capacidade de dividir com o próximo. Desde pequeno era muito assíduo à sua paróquia e foi educado no seminário de Gênova, onde ingressou em 1807.











Aos vinte e três anos estava formado e ordenado sacerdote. Lecionou letras e retórica e sua primeira obra a impressionar o clero foi um recital organizado para recepcionar o novo bispo de Genova, monsenhor Lambruschini. Intitulou o recital de “Reforma do Seminário”. Assim, tranqüilo, direto e com poucos rodeios; defendia a nova postura na formação de futuros sacerdotes. A repercussão foi imediata e frutificou durante todo o período da restauração pós-napoleônica.

Entre os anos de 1826 e 1838 foi o pároco da igreja de Chiavari, onde continuou intervindo com inovações pastorais e a fundação de várias instituições, entre elas seu próprio seminário. Em 1827, criou uma pequena congregação missionária para sacerdotes, que colocou sob a proteção de santo Afonso Maria de Ligório, destinada a aprimorar o apostolado da pregação ao povo e à organização do clero.


Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI




Depois, fundou uma feminina , de caráter beneficente, cultural e assistencial, para a qual deu um nome pouco comum, “Sociedade Econômica”, e entregou-a às damas da caridade, destinada à educação gratuita das meninas carentes.



Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI




 Era, na verdade, o embrião da congregação religiosa que seria fundada em 1829, as “Filhas de Maria Santíssima do Horto”, depois chamadas de “Irmãs Gianellinas”.


Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI



Em 1838, foi nomeado bispo de Bobbio. Com a ajuda dos “padres ligorianos”, reorganizou sua própria diocese, punindo padres pouco zelosos e até mesmo expulsando os indignos.

Também reconstituiu a pequena congregação com o nome de “Oblatos de Santo Afonso Maria de Ligório”.  Aos cinquenta e sete anos, morreu no dia 7 de junho de 1846, em Piaceza. Na obra escrita que deixou, expõe seu pensamento “revolucionário”: a moralidade do clero na vida simples e reta de trabalho no seguimento de Cristo.

Reacionária para aqueles tempos tão corrompidos pelo fausto napoleônico das cortes que oprimiam o povo cada vez mais miserável. Portanto um tema atual, que deve ser lembrado, sempre, nas sociedades de qualquer tempo.



Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI

Antônio Maria Gianelli foi canonizado por Pio XII em 1951 e suas instituições femininas ainda hoje florescem, principalmente na América Latina. Por esse motivo é chamado de o “Santo das Irmãs”.




Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI




Gianelli deixou muitos escritos, incluindo um "Life of St. Columba" , panegíricos, regras, sermões, discursos e uma correspondência moral com sua correspondência.

  • "Endereço para o Povo de Chiavari para a colocação da pedra fundamental do Conservatório" , Tip. Argiroffo, Chiavari 1857
  • "sermões diferentes" - 2 volumes -, Sac. Marcone, Genoa 1875
  • "Discursos e Panegíricos" , Sac. Marcone, Genoa 1878
  • "Cartas Pastorais" , publicado Gianelliane de 1980 
  • "Vou dar um sinal para ver" , Pensamentos de St. Antonio Gianelli, Roma 1988


Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI


ORAÇÃO
Santo Antonio Maria Gianelli, 
fundador de duas congregações religiosas, 
intercedei junto a Deus para que dê aos nossos sacerdotes
 essa mesma fidelidade para serem agradáveis a Deus
 e verdadeiros testemunhos para o povo. 
Por Cristo Nosso Senhor. 
Amém!


Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI



Oração de Santo Antônio Maria Gianelli:
 Deus, nosso Pai, não fazeis distinção de pessoas. Diante de vós, Senhor, todos somos iguais: ninguém é mais justo, é mais correto, é mais digno que o outro. Diante de vós, frágil é quem se julga forte; pobre, quem se acha rico; nada, quem se considera tudo; tolo, quem se reputa sábio. Ajudai-nos, pois, a construir um mundo em que a dignidade de cada pessoa seja respeitada e garantida. Uma sociedade em que os sentimentos de fé e de esperança prevalesçam sobre os da descrença e da falta de horizontes. Fazei florescer, em frutos de paz, as lágrimas dos corações aflitos. Saciai os que têm fome de justiça, de verdade e de libertação. Nenhuma voz seja calada à força; tropeço algum nos desvie do bom caminho. Nem a abundância nem a necessidade obscureçam nossa dignidade humana. Que se cumpram um a um nossos sonhos de fraternidade. Amém.





Image result for SAN ANTONIO MARIA GIANELLI









Nenhum comentário:

Postar um comentário