sexta-feira, 4 de agosto de 2017

FAÇA UM DIÁRIO ESPIRITUAL - UMA TRADIÇÃO CATÓLICA DOS SANTOS











Um hábito católico antigo, que é bom resgatar, é o caderno de orações ou o Diário  Espiritual. Lembro que minha mãe tinha um caderno com suas orações, depois ela comprou um Livro de orações, mas era comum se anotar ou colar orações  em um caderno.  





Os livros de orações sempre inspiraram até mesmo o imaginário popular com a ideia do Livro utilizado pelas bruxas, que na verdade se inspira nas  Bíblias feitas pelos monges decoradas por belas iluminuras, algumas vezes assustadoras com visões de dragões, inferno e demônios. Os livros medievais sempre inspiraram o imaginário mítico.
Na wicca,  todo adepto deve ter seu livro das sombras para registrar sua experiência nas práticas, por eles, consideradas mágicas. 



No Catolicismo, nosso livro por excelência é a Bíblia. Santa Isabel amava seu Evangeliário, que  foi encontrado milagrosamente intacto, mesmo depois que caiu num rio e se perdeu por vários dias. 

Mas algo que também nos ajuda a crescer na fé é a prática de escrever nossas orações e experiências de Deus . Abaixo, destaquei alguns Santos, entre vários, que tiveram esse hábito de registrar suas experiências e orações. 


SANTO AGOSTINHO

É com Santo Agostinho que temos o início canonizado das escritas autobiográficas na Igreja. Em 379 d.C. ele escreve as suas Confissões, importante livro onde retrata a sua vida desde a época de pecador e agnóstico até sua conversão ao Catolicismo e os motivos que o levaram a ela.  Confissões foi escrito na sua velhice, é comovente como retrata a “luta” de sua mãe – Santa Mônica – para que ele se convertesse, o autor faz um verdadeiro levantamento do seu estado de “cegueira” espiritual antes de se encontrar definitivamente com Deus, não é à toa que um dos capítulos mais belos da obra se chama justamente Tarde Te Amei.


SANTA TERESA DE ÁVILA

Outra autobiografia de peso – O Livro da Vida – de Santa Teresa de Ávila, é um verdadeiro “itinerário” espiritual de sua alma, no livro Teresa estabelece os “níveis” acéticos para se chegar ao infinito que é Deus; chega mesmo a utilizar expressões e palavras de caráter íntimo para relacionar-se a Deus e a Jesus – tratasse da intimidade entre a alma e o Criador que estabelecem relações de intensa proximidade. 


SANTA VERÔNICA GIULIANI






 Em obediência às ordens dos seus confessores, durante 33 anos ela redigiu o seu Diário. Trata-se de um registro monumental que conta 22 mil páginas manuscritas. Este texto permaneceu inédito até o fim do Século XIX. Santa Verônica Giuliani é uma santa mística e uma das grandes representantes italianas do período barroco da espiritualidade da Paixão. Alguns trechos do Diário, foram ditados pela própria Virgem Maria, que a ajudava a lembrar de suas experiências.



SANTA FAUSTINA ESCREVEU UM DIÁRIO




Santa Faustina começou a escrever seu Diário a pedido do seu confessor o Padre Sopoćko. Nesse Diário, ela deixou registradas as aparições do Senhor Jesus para ela revelando o mistério da devoção para com sua Divina Misericórdia.
“Devo anotar os encontros de minha alma Convosco, ó Deus, nos momentos de Vossas especiais visitas. Devo escrever sobre Vós, ó inconcebível em misericórdia para com a minha pobre alma."

SANTA TEREZINHA E SEU DIÁRIO 



Santa Terezinha também deixou registrada sua experiência de fé e vida pessoal num diário a pedido de sua irmã, que era Madre do Convento no qual ela morava. É uma leitura muito agradável, que mostra a pureza de sua alma e a imensidão de seu amor para com Deus.


SANTA TERESA DE LOS ANDES


Seu diário começou a ser escrito em 1915 e é pequeno, pois não o escrevia de forma regular, todavia é rico em considerações pessoais e espirituais.


SÃO JOÃO DA CRUZ


João da Cruz não escreveu um diário, mas deixou sua experiência mística registrada em seus poemas, ele é amplamente considerado como um dos principais poetas da língua espanhola. Apesar de seus poemas contarem com menos de 2 500 versos, dois deles - o "Cântico Espiritual" e "A Noite Escura da Alma" - são considerados obras-primas da poesia espanhola, tanto do ponto de vista estilístico formal quanto por seu rico simbolismo. Suas obras teológicas são majoritariamente comentários sobre estes poemas. Todas as suas obras forma escritas entre 1578 e sua morte em 1591, o que resultou numa grande consistência de ideias apresentadas neles.





Escritos de Santa Verônica Giuliani





O LIVRO DE SÃO CIPRIANO




Embora o livro se coloque como escrito por São Cipriano, o livro real apareceu séculos após sua morte e não poderia ter sido escrito por ele; na verdade, a primeira edição conhecida saiu em 1846, sendo, portanto, um livro pseudepigráfico.

A lenda de Cipriano, tido como autor do livro, também conhecido como Cipriano de Antioquia, confunde-se com Cipriano de Cartago, santificado pela Igreja Católica. Apesar do abismo histórico que os afasta, as lendas combinam-se, e os Exorcistas de Cartago e os de Antioquia, muitas vezes, tornam-se um só na cultura popular. É comum encontrarmos fatos e características pessoais atribuídas equivocadamente. Além dos mesmos nomes, os mártires coexistiram, mas em regiões distintas.

Já li esse livro e achei nele orações católicas comuns e belas, mas misturadas com simpatias e rituais do ocultismo, nada que assuste quem estudou um pouco de mitologia e parapsicologia ou tem fé apenas no poder de Deus, como eu.

Mas não acredito que São Cipriano depois de se converter ao Cristianismo teria ainda escrito ou mantido tal livro, isso não é compatível com a vivência de fé dos cristãos da época do martírio, na qual ele viveu e morreu junto com Santa Justina, que o converteu.






FAÇA A EXPERIÊNCIA. ESCREVA SUAS ORAÇÕES.

Este Blog funciona como meu Diário Espiritual, às vezes, escrevo minhas orações ou pesquiso sobre temas relacionados à fé católica. Na era da internet, temos a bênção de viajar e conhecer histórias fascinantes de Santos e lugares sagrados e enquanto pesquiso aprendo coisas que nunca imaginei ter existido.

Também tenho meu caderno de orações, noutra postagem colocarei algumas coisas que gosto de fazer seguindo a proposta do Altered Book ou Art Book (exemplos da internet, abaixo).


















Nenhum comentário:

Postar um comentário