domingo, 27 de agosto de 2017

O LIVRO DE SÃO CIPRIANO NÃO FOI ESCRITO POR ELE


Embora o livro se coloque como escrito por São Cipriano, o livro real apareceu séculos após sua morte e não poderia ter sido escrito por ele; na verdade, a primeira edição conhecida saiu em 1846, sendo, portanto, um livro pseudepigráfico.



Image result for saint cyprian book





A lenda de Cipriano, tido como autor do livro, também conhecido como Cipriano de Antioquia, confunde-se com Cipriano de Cartago, santificado pela Igreja Católica. São dois Santos diferentes, um foi um feiticeiro de Antioquia que se converteu, o outro foi um Bispo de Cartago e grande escritor do início da Igreja.

Image result for saint cyprian of carthage

Os escritos de São Cipriano de Cartago são muito importantes para compreendermos a História da Igreja e fazem parte da Patrística, os escritos dos Primeiros Padres da Igreja.




Image result for saint cyprian of carthage

São Cipriano de Antioquia (o feiticeiro) , após renunciar à magia, batizou-se, tornou-se Bispo e sofreu o martírio com Santa Justina, a responsável por sua conversação.


Image result for livro de são cipriano

 Apesar do abismo histórico que os afasta, as lendas combinaram-se, e o Exorcista de Cartago e o de Antioquia, muitas vezes, tornam-se um só na cultura popular. É comum encontrarmos fatos e características pessoais atribuídas equivocadamente. Além dos mesmos nomes, os mártires coexistiram, mas em regiões distintas.

No livro de São Cipriano há orações católicas comuns e belas, mas misturadas com simpatias e rituais do ocultismo, nada que assuste quem estudou um pouco de mitologia e parapsicologia ou tem fé apenas no poder de Deus.

É improvável que  São Cipriano depois de se converter ao Cristianismo teria ainda escrito ou mantido tal livro, isso não é compatível com a vivência de fé dos cristãos da época do martírio, na qual ele viveu e morreu junto com Santa Justina, que o converteu.




LEITURA BÍBLICA (ATOS  19,18-20):


Muitos dos que haviam acreditado vinham confessar e declarar as suas obras.
19. Muitos também, que tinham exercido artes mágicas, ajuntaram os seus livros e queimaram-nos diante de todos. Calculou-se o seu valor, e achou-se que montava a cinqüenta mil moedas de prata.

20. Foi assim que o poder do Senhor fez crescer a palavra e a tornou sempre mais eficaz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário