terça-feira, 19 de setembro de 2017

SETE PECADOS DA IGREJA E DOS BRASILEIROS QUE AFUNDAM O PAÍS E A FÉ


1 - A Gula

Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. O povo brasileiro não tem tempo para ir à Missa, mas vira a noite do sábado para o domingo e do domingo para a segunda em boates, bares, shows e festas.

Esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça, o que leva o povo brasileiro a ser corrupto.



Image result for ostentação charge




Na música, a cultura da ostentação , que idolatra o rico e despreza o pobre é um reflexo desse egoísmo. Na Igreja Catolica do Brasil, vimos o esquecimento com os trabalhos sociais. A Igreja se tornou uma Igreja" mais do louvor e da oração", do que "da caridade com os mais pobres". 

2 - A Avareza

É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É  o pecado que mais foi cometido nos útlimos anos pela Igreja e pelos brasileiros . A Teologia da prosperidade protestante ganhou espaço dentro e fora da Igreja Católica. Ser cristão deixou de ser sinônimo de ser caridoso, humilde e pobre. As pessoas vão à Igreja não com medo do inferno, mas para terem dinheiro, emprego, luxo, prosperidade,etc.


Image result for brasil pecados

E em nome do dinheiro, muitos ricos clase média, empresários e políticos preferiram e preferem tirar direitos dos trabalhadores e pobres, para sobrar mais dinheiro para viajarem para o exterior. Não pensam na desigualdade social, nem nos milhares de pobres que voltarão para a marginalidade, nem que o aumento da violência tem relação com esse tipo de política.
Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. 


Related image



O povo brasileiro cometeu demais esse pecado, pois na medida em que muitos deixavam as classes mais pobres, abandonavam também tradições e costumes piedosos, como rezar, devoções, etc., principalmente ser humilde, reconhecer-se como pobre e ajudar o próximo. 


Image result for padres dinheiro


Com relação à Igreja,  não é ou era difícil conhecermos padres e bispos que só pensam nos ricos e não trabalham nas favelas , com os pobres. Isso fez com que em bairros de periferia o número de protestantes se elevasse. Poucos padres e bispos trabalham com amor junto com os pobres, em bairros , paróquias, cidades ou dioceses pobres. Muitos querem só paróquais de destaque, evitando visitar o povo mais pobre ou desempenhar algum trabalho social com eles. Há conventos cheios de frades que servem para nada. Celebram uma Missa num domingo e só. Inúteis comendo do pão da Igreja.   Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus, algo que muitos cristãos têm feito.






Apesar de todos os pecados, nunca perdi minha fé, pois sempre digo a mim mesmo: "dos doze apóstolos , um foi traidor de Cristo por dinheiro, um o negou publicamente, outros fugiram com medo da morte, falta de fé e vergonha,  e só um ficou junto Dele e de Sua Mãe Santíssima aos pés da Cruz". 

Ou seja, escândalo e pecados existem na Igreja desde sua origem, só se assusta quem não sabe disso.

Continuarei na próxima postagem falando dos outros pecados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário